Gases escape entram para dentro

Responder
Starke
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 02 mai 2021, 19:32
Veículos: Vw golf 4 variant 130cv

Gases escape entram para dentro

Mensagem por Starke »

Boas malta, tenho sentido um cheiro a gases escape dentro do carro principalmente quando vou a puxar..

Estive a ver assim por alto e descobri que eles estão a entrar pela mala..
Antes disso vi possíveis fugas na linha de escape toda e está tudo bem..
Tirei o para choques, tirei os farois e as vedações parecem estar boas.

Meti me dentro da mala e foi dar uma volta e vi com a mala fechada o fumo a entrar para dentro na zona da borracha da mala em baixo perto do fecho.

Alguém já teve este problema? A borracha nem está rota nem nada..

O carro é um golf 4 variant

Obrigado e boas curvas.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Gases escape entram para dentro

Mensagem por gongasfrs »

A tua panela final é original?
Starke
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 02 mai 2021, 19:32
Veículos: Vw golf 4 variant 130cv

Re: Gases escape entram para dentro

Mensagem por Starke »

gongasfrs Escreveu: 04 jul 2021, 23:36 A tua panela final é original?
Neste momento está a original com ponteira para fora, quando ando com a panela que tenho alterada também cheira.

E antes de mexer na linha de escape quando ainda tinha as ponteiras apontar para o chão também cheirava mas não era tão forte. Desde que tirei CAT cheira mais porque o cheiro é mais intenso.
Estive a ver e não encontro fugas na linha de escape
Não percebo..
Mas eu vi mesmo o fumo entrar pela mala..
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Gases escape entram para dentro

Mensagem por Mario_Marques »

O teu problema baseado na tua descrição está mesmo na vedação da mala.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Gases escape entram para dentro

Mensagem por gongasfrs »

Se fosse uma pabela difereque fica mais dentro do carro podia criar cheiro.
Assim pelo que dizes e como o Mário disse deve ser a borracha da mala
Starke
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 02 mai 2021, 19:32
Veículos: Vw golf 4 variant 130cv

Re: Gases escape entram para dentro

Mensagem por Starke »

Mario_Marques Escreveu: 05 jul 2021, 08:08 O teu problema baseado na tua descrição está mesmo na vedação da mala.
gongasfrs Escreveu: 05 jul 2021, 08:12 Se fosse uma pabela difereque fica mais dentro do carro podia criar cheiro.
Assim pelo que dizes e como o Mário disse deve ser a borracha da mala
Ok também penso isso mas a borracha está boa e a mala parece fechar bem..
Já experimentei meter os reguladores da mala mais para dentro e mais para fora e é igual o cheiro, aqueles que se regulam com a chave de umbraque..
Será que a borracha perdeu "altura" e já não veda bem?
Tenho de ver isso..
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Gases escape entram para dentro

Mensagem por Mario_Marques »

Os carros em andamento, os hatchback, em andamento, geram vácuo na traseira, ou seja, naquele ponto da traseira existe uma pressão negativa que puxa tudo para ela, estas imagens são simulações apenas para explicar a ideia, na primeira imagem não é um golf(bastante obvio :lol: ) mas é essencialmente isto que acontece:
Imagem

Imagem

Imagem


Se a mala não vedar bem, e aqui podem as borrachas já não estar a vedar bem, por sujidade, por estarem deformadas, porta desalinhada em algum ponto o fumo vai entrar, mas para entrar em grande quantidade, é preciso outra coisa, que o carro no geral não seja também estanque, pois é suposto o carro ter dentro uma pressão positiva que deveria impedir os gases de entrar, o que pode significar que tens mais passagens de ar algures no carro, mas o ponto forte é mesmo as borrachas da mala.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Starke
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 02 mai 2021, 19:32
Veículos: Vw golf 4 variant 130cv

Re: Gases escape entram para dentro

Mensagem por Starke »

Mario_Marques Escreveu: 05 jul 2021, 23:17 Os carros em andamento, os hatchback, em andamento, geram vácuo na traseira, ou seja, naquele ponto da traseira existe uma pressão negativa que puxa tudo para ela, estas imagens são simulações apenas para explicar a ideia, na primeira imagem não é um golf(bastante obvio :lol: ) mas é essencialmente isto que acontece:
Imagem

Imagem

Imagem


Se a mala não vedar bem, e aqui podem as borrachas já não estar a vedar bem, por sujidade, por estarem deformadas, porta desalinhada em algum ponto o fumo vai entrar, mas para entrar em grande quantidade, é preciso outra coisa, que o carro no geral não seja também estanque, pois é suposto o carro ter dentro uma pressão positiva que deveria impedir os gases de entrar, o que pode significar que tens mais passagens de ar algures no carro, mas o ponto forte é mesmo as borrachas da mala.
Muito bem explicado 👏👏👏 obrigado.
É como digo custa me acreditar que seja a borracha mas eu vi com os meus olhos ele entrar por lá.. vou trocar e ver..

Querem por uma original 160 mais IVA :roll: :roll:
Uma da "concorrência" custa 5€ o metro :lol:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Gases escape entram para dentro

Mensagem por Mario_Marques »

Não tenho 100% certeza, mas creio que a borracha de vedação da mala é algo muito específico e portanto não será fácil de encontrar outra com perfil exatamente igual sem ser original, nova ou usada.

O primeiro passo será melhor tentar perceber porque não veda bem, se estiver seca, houver lixo, estiver mal fixada, se a porta estiver mal afinada, tudo coisas que com os anos acontece, pode levar a não vedar bem.
Não é boa ideia mexer onde mexeste, no batente, pois aquilo tem uma afinação de folga muito específica para que o fecho fique sob tensão.
Outra coisa, o facto de o carro fazer fumo ao ponto de se ver também não é muito bom e é sinal que de certeza vai haver sujidade nas superfícies, o próprio fumo também danifica as borrachas e plásticos pois geralmente é um pouco ácido e reage com plástico, borrachas e tintas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Starke
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 02 mai 2021, 19:32
Veículos: Vw golf 4 variant 130cv

Re: Gases escape entram para dentro

Mensagem por Starke »

Mario_Marques Escreveu: 06 jul 2021, 00:12 Não tenho 100% certeza, mas creio que a borracha de vedação da mala é algo muito específico e portanto não será fácil de encontrar outra com perfil exatamente igual sem ser original, nova ou usada.

O primeiro passo será melhor tentar perceber porque não veda bem, se estiver seca, houver lixo, estiver mal fixada, se a porta estiver mal afinada, tudo coisas que com os anos acontece, pode levar a não vedar bem.
Não é boa ideia mexer onde mexeste, no batente, pois aquilo tem uma afinação de folga muito específica para que o fecho fique sob tensão.
Outra coisa, o facto de o carro fazer fumo ao ponto de se ver também não é muito bom e é sinal que de certeza vai haver sujidade nas superfícies, o próprio fumo também danifica as borrachas e plásticos pois geralmente é um pouco ácido e reage com plástico, borrachas e tintas.
Eu acho que ela não estava bem metida, tirei a fora e meti de novo e parece que ficou melhor, aparentemente. Tenho de ver agora como está..

Isso do fumo ele não larga quase nada, eu é que tirei fora o tubo do IC para ele largar mesmo uma fumarada preta para eu ver bem dentro do carro.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Gases escape entram para dentro

Mensagem por Silver_Ajm »

Starke Escreveu: 06 jul 2021, 14:18 Isso do fumo ele não larga quase nada, eu é que tirei fora o tubo do IC para ele largar mesmo uma fumarada preta para eu ver bem dentro do carro.
Boa ideia. :mrgreen:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Starke
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 02 mai 2021, 19:32
Veículos: Vw golf 4 variant 130cv

Re: Gases escape entram para dentro

Mensagem por Starke »

Silver_Ajm Escreveu: 06 jul 2021, 14:35
Starke Escreveu: 06 jul 2021, 14:18 Isso do fumo ele não larga quase nada, eu é que tirei fora o tubo do IC para ele largar mesmo uma fumarada preta para eu ver bem dentro do carro.
Boa ideia. :mrgreen:
Esquece o carro não andava e parecia uma locomotiva, mas deu mesmo para eu ver direito..
Starke
Beginner
Beginner
Mensagens: 22
Registado: 02 mai 2021, 19:32
Veículos: Vw golf 4 variant 130cv

Re: Gases escape entram para dentro

Mensagem por Starke »

Boas Malta, resolvi o problema dos gases a entrar para dentro da mala, vim aqui dizer porque às vezes pode resolver o problema de mais alguém..

Tinha o fecho da mala mal afinado, isto é, estava muito para cima, a mala fechava mal e não encostava bem na borracha de vedação.

Foi feita a afinação em condições e pronto assunto resolvido..

Boas curvas 💪🏽
Responder