Folga diferencial, embreagem ou caixa?

Responder
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Folga diferencial, embreagem ou caixa?

Mensagem por Martins SDI »

Boas pessoal,

Noto que o meu Ibiza 6K2 SDI tem alguma folga entre a aceleração e desaceleração do motor. Parece que dá um pequeno solavanco em mudanças mais bruscas de velocidade. Para verificar a folga, levantei a roda frontal do lado do pendura, deixando a outra pousada. Com o carro engatado em 1ª velocidade tem a seguinte folga:



O que vos parece? Será normal essa folga, ou será demasiado exagerada? Já verifiquei e as transmissões não tem folga. Os apoios de motor são novos e aparentemente, não apresentam folga.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Folga diferencial, embreagem ou caixa?

Mensagem por Mario_Marques »

Isso não é a maneira correta de identificares a origem da folga, só serve para ver se tens folgas algures no sistema de transmissão.
Agora tens de ver 2 coisas, a primeira é se a folga não é nas próprias homocinéticas da transmissão, a segunda, se a folga não é dentro na embraiagem, a caixa em si não terá folga senao já se tinha defeito em pedaços, podes ter folga no diferencial, o que é relativamente aceitável (há limites específicos e há pecas de desgaste a trocar).
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Folga diferencial, embreagem ou caixa?

Mensagem por Martins SDI »

Mário, em andamento, noto uma folga considerável entre a aceleração e desaceleração. Homocineticas foram novas recentemente, os apoios de motor, troquei o do lado do pendura e o frontal por novos e originais, o da caixa tirei-o fora e pareceu-me estar OK. Achas que poderá ser da embreagem? Talvez as molas frouxas, é possível? A embreagem em si embraia bem, não parece estar gasta (as mudanças entram normalmente). Foi recondicionada com cerca de 100M Km porque as mudanças custavam a entrar, mas o disco penso que na altura não foi mudado porque não tinha desgaste. Desde aí já leva 300M Km. O carro tem 400M e a caixa nunca foi mexida.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Folga diferencial, embreagem ou caixa?

Mensagem por Mario_Marques »

Eu não acho nada, tens de ver o que disse, as homocinéticas vês por baixo, a embraiagem tens de tirar o motor de arranque fora e ver se tem folga, é uma maneira fácil de ver sem ter o trabalho de tirar a caixa, depois engatas o carro e vês se há movimento excessivo.
Se for o diferencial, isto é o sistema que regula a carga, esse casquilho de bronze as vezes vai á vida ou a mola perde tensão e o diferencial demora mais a atracar, no entanto no vídeo não dá para perceber isso pois isso só á mão na caixa de percebe e requer saber sentir a diferença ou então usar os valores de fabrica e ferramentas de medição.
É sempre necessário identificar a real origem do problema para não perderes tempo e dinheiro em coisas desnecessárias e as vezes o problema é um bocadinho em cada lado, se tiveres por ex 2mm num sítio, mais 2 em outro, o total da 4mmm, 4mm não parece muito, mas com a distância ao centro numa roda do carro da muitos graus de movimento
Anexos
IMG_20200828_165334_6.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Folga diferencial, embreagem ou caixa?

Mensagem por Martins SDI »

Se o problema fosse nesse casquilho, não originava barulho na caixa? Barulhos não ouço nada de anormal.
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Folga diferencial, embreagem ou caixa?

Mensagem por Martins SDI »

Mario_Marques Escreveu: 28 ago 2020, 16:54 Eu não acho nada, tens de ver o que disse, as homocinéticas vês por baixo, a embraiagem tens de tirar o motor de arranque fora e ver se tem folga, é uma maneira fácil de ver sem ter o trabalho de tirar a caixa, depois engatas o carro e vês se há movimento excessivo.
Se for o diferencial, isto é o sistema que regula a carga, esse casquilho de bronze as vezes vai á vida ou a mola perde tensão e o diferencial demora mais a atracar, no entanto no vídeo não dá para perceber isso pois isso só á mão na caixa de percebe e requer saber sentir a diferença ou então usar os valores de fabrica e ferramentas de medição.
É sempre necessário identificar a real origem do problema para não perderes tempo e dinheiro em coisas desnecessárias e as vezes o problema é um bocadinho em cada lado, se tiveres por ex 2mm num sítio, mais 2 em outro, o total da 4mmm, 4mm não parece muito, mas com a distância ao centro numa roda do carro da muitos graus de movimento
Estive a ver no ETKA as peças do diferencial da caixa do meu carro e não consegui perceber qual é a mola a que te referes, poderias-me dizer como consigo identifica-la?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Folga diferencial, embreagem ou caixa?

Mensagem por Mario_Marques »

Tens aí fotos com mais detalhe, outra coisa que também pode influenciar são os rolamentos.
Fiz um vídeo só para ti, isso é um diferencial sem carga nenhuma, essa folga é normal e desaparece quando se mete carga, a carga é gerada pelas peças que meti nas fotografias bem como pelos rolamentos até certo ponto.
Anexos
IMG_20200829_212152_8.jpg
IMG_20200829_212227_6.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Folga diferencial, embreagem ou caixa?

Mensagem por Martins SDI »

Obrigado pelo vídeo, já consegui perceber. Atendendo aos Km do carro, é bem provável que já tenha alguma folga nessas peças do diferencial. Tenho ideia que a minha caixa (02K) é problemática no que respeita ao diferencial. Mas em primeiro lugar, vou seguir o teu conselho e começar pelo mais básico. Vou tirar o motor de arranque para ver o estado da embreagem. Se não for daí, terei de levar um carro a um mecânico que me teste isso.
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Folga diferencial, embreagem ou caixa?

Mensagem por Martins SDI »

Mario_Marques Escreveu: 29 ago 2020, 21:56 Tens aí fotos com mais detalhe, outra coisa que também pode influenciar são os rolamentos.
Fiz um vídeo só para ti, isso é um diferencial sem carga nenhuma, essa folga é normal e desaparece quando se mete carga, a carga é gerada pelas peças que meti nas fotografias bem como pelos rolamentos até certo ponto.
Mário da tua experiência, achas que a folga entre acelerar e desacelerar pode estar relacionada com as molas da embreagem? Tanto quanto sei, essas molas comprimem para suavizar as trocas de marcha. Poderão já estar com desgaste, originando uma folga exagerada quando se acelera/desacelera, ou se troca de marcha?
Sem Título.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Folga diferencial, embreagem ou caixa?

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, isso era uma das coisas que tinha falado em cima, infelizmente já mandei para o lixo um bom exemplo disso que tinha cá em que fazia precisamente isso e outras coisas, senão fazia mais um vídeo, porém, isso é a tal coisa que deves ver tirando o motor de arranque.
As molas com o uso as vezes partem ou perdem tensão, mas geralmente quando acontece há um ruído que se consegue perceber a fazer a tal inspecção.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Folga diferencial, embreagem ou caixa?

Mensagem por Martins SDI »

Eu penso que o meu problema vai estar aí. Tenho de verificar tudo. Vou arranjar uma camera endoscópica para verificar a embreagem. Entretanto vou dando feedback da resolução do problema.
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Folga diferencial, embreagem ou caixa?

Mensagem por |Guilherme| »

Mario_Marques Escreveu: 28 ago 2020, 14:11 Isso não é a maneira correta de identificares a origem da folga, só serve para ver se tens folgas algures no sistema de transmissão.
Agora tens de ver 2 coisas, a primeira é se a folga não é nas próprias homocinéticas da transmissão, a segunda, se a folga não é dentro na embraiagem, a caixa em si não terá folga senao já se tinha defeito em pedaços, podes ter folga no diferencial, o que é relativamente aceitável (há limites específicos e há pecas de desgaste a trocar).
Recuperando o tópico, Mário, as peças de desgaste a trocar que falas são a mola e o bronze?
Anexos
1021_cec5257a0113a52cce52829911bfa73d.jpg
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Folga diferencial, embreagem ou caixa?

Mensagem por Mario_Marques »

No caso desse tipo de caixa são esses bronzes conicos, as molas e a anilha á partida estarão ok, atenção que isso só se aplica para caixas do tipo aqui falado, 020/02k, se houver folgas/desgaste ai o diferencial fica com menos carga que o normal.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Folga diferencial, embreagem ou caixa?

Mensagem por |Guilherme| »

Ok Mário, muito obrigado.
Responder