Cabos do distribuidor

Responder
NickGolf
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 13 abr 2022, 12:30
Veículos: Golf 1.3

Cabos do distribuidor

Mensagem por NickGolf »

Agora sim, devidamente apresentado vou colocar uma questão sobre o meu golf 2 1.3 carburador a gasolina
Durante uma reparação foi cometido o erro( grosseiro) de desligar os cabos do distribuidor sem anotar as posições e agora queria saber se alguém me arranja uma fotografia ou me consegue indicar como fazer corresponder os cabos do distribuidor às velas corretamente pois é o meu primeiro carro e não quero correr o risco de os conectar incorretamente e estragar o motor...😅
Obrigado 😃
Ps:1989
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Cabos do distribuidor

Mensagem por Mario_Marques »

Em vez de explicar a posição pois o teu distribuidor pode estar rodado 180, vou-te explicar como saber em qualquer carro como saber onde é cada cabo.
Ora, primeira coisa, levantar uma roda do chão apenas, engatar quinta, abrir o capot e rodar a roda, para rodar a cambota até o motor ficar no ponto morto superior no primeiro cilindro, vês isso do lado da distribuição observando a marca da cambota(támbem da para ver no orificio de inspeção da caixa) e ver na marca da polia de árvore de cames, depois tirar a tampa do distribuidor, se não estiver rodado 180graus vai ter lá também umas marcas alinhadas e o rotor vai estar apontado para o cilindro 1, depois é só montar os cabos na sequência 1-3-4-2 que é a ordem de ignição do teu carro e da maioria dos 4 cilindros em linha, montar na direção do sentido de rotação do distribuidor, para saberes a direção de rotação, rodas o motor sem a tampa do distribuidor e vês qual o sentido, no caso de carros com distribuidor na cam é sentido anti horário, no caso de distribuidor ao bloco é sentido horário.
Não é boa ideia copiar, pois muitos carros já não estão originais e corres o risco do distribuidor estar 180rodado, aquilo que expliquei, o funcionamento, aplica-se a todos os carros, independente da marca ou motor, só se tem de saber a ordem de ignição, se souberes isso sabes montar os cabos em qualquer carro.

Espero que ajude, se tiveres dúvidas avisa.
Abraço
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
NickGolf
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 13 abr 2022, 12:30
Veículos: Golf 1.3

Re: Cabos do distribuidor

Mensagem por NickGolf »

Muito obrigado!
No caso o carro só tem 4 velocidades portanto faço o procedimento que me indicaste com a 4.ª certo?
Olha, percebi tudo há excepção de colocar o motor no ponto morto superior do primeiro cilindro posso-te enviar umas fotos pra me orientares?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Cabos do distribuidor

Mensagem por Mario_Marques »

Sim, a ideia é usar a mudança "mais pesada" para conseguires rodar o motor sem esforço, em alternativa podes empurrar o carro engatado ou usar uma chave na cambota, mas este metodo que sugeri é o mais fácil e permite estares a ver o que estás a fazer enquanto rodas.

Se puderes coloca cá as fotos em vez de me enviares, assim fica a informação para ajudar toda a gente que um dia precise :wink:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder