Agora sim, devidamente apresentado vou colocar uma questão sobre o meu golf 2 1.3 carburador a gasolina
Durante uma reparação foi cometido o erro( grosseiro) de desligar os cabos do distribuidor sem anotar as posições e agora queria saber se alguém me arranja uma fotografia ou me consegue indicar como fazer corresponder os cabos do distribuidor às velas corretamente pois é o meu primeiro carro e não quero correr o risco de os conectar incorretamente e estragar o motor...
Obrigado
Ps:1989
Cabos do distribuidor
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- Mario_Marques
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Re: Cabos do distribuidor
Em vez de explicar a posição pois o teu distribuidor pode estar rodado 180, vou-te explicar como saber em qualquer carro como saber onde é cada cabo.
Ora, primeira coisa, levantar uma roda do chão apenas, engatar quinta, abrir o capot e rodar a roda, para rodar a cambota até o motor ficar no ponto morto superior no primeiro cilindro, vês isso do lado da distribuição observando a marca da cambota(támbem da para ver no orificio de inspeção da caixa) e ver na marca da polia de árvore de cames, depois tirar a tampa do distribuidor, se não estiver rodado 180graus vai ter lá também umas marcas alinhadas e o rotor vai estar apontado para o cilindro 1, depois é só montar os cabos na sequência 1-3-4-2 que é a ordem de ignição do teu carro e da maioria dos 4 cilindros em linha, montar na direção do sentido de rotação do distribuidor, para saberes a direção de rotação, rodas o motor sem a tampa do distribuidor e vês qual o sentido, no caso de carros com distribuidor na cam é sentido anti horário, no caso de distribuidor ao bloco é sentido horário.
Não é boa ideia copiar, pois muitos carros já não estão originais e corres o risco do distribuidor estar 180rodado, aquilo que expliquei, o funcionamento, aplica-se a todos os carros, independente da marca ou motor, só se tem de saber a ordem de ignição, se souberes isso sabes montar os cabos em qualquer carro.
Espero que ajude, se tiveres dúvidas avisa.
Abraço
Ora, primeira coisa, levantar uma roda do chão apenas, engatar quinta, abrir o capot e rodar a roda, para rodar a cambota até o motor ficar no ponto morto superior no primeiro cilindro, vês isso do lado da distribuição observando a marca da cambota(támbem da para ver no orificio de inspeção da caixa) e ver na marca da polia de árvore de cames, depois tirar a tampa do distribuidor, se não estiver rodado 180graus vai ter lá também umas marcas alinhadas e o rotor vai estar apontado para o cilindro 1, depois é só montar os cabos na sequência 1-3-4-2 que é a ordem de ignição do teu carro e da maioria dos 4 cilindros em linha, montar na direção do sentido de rotação do distribuidor, para saberes a direção de rotação, rodas o motor sem a tampa do distribuidor e vês qual o sentido, no caso de carros com distribuidor na cam é sentido anti horário, no caso de distribuidor ao bloco é sentido horário.
Não é boa ideia copiar, pois muitos carros já não estão originais e corres o risco do distribuidor estar 180rodado, aquilo que expliquei, o funcionamento, aplica-se a todos os carros, independente da marca ou motor, só se tem de saber a ordem de ignição, se souberes isso sabes montar os cabos em qualquer carro.
Espero que ajude, se tiveres dúvidas avisa.
Abraço
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Re: Cabos do distribuidor
Muito obrigado!
No caso o carro só tem 4 velocidades portanto faço o procedimento que me indicaste com a 4.ª certo?
Olha, percebi tudo há excepção de colocar o motor no ponto morto superior do primeiro cilindro posso-te enviar umas fotos pra me orientares?
No caso o carro só tem 4 velocidades portanto faço o procedimento que me indicaste com a 4.ª certo?
Olha, percebi tudo há excepção de colocar o motor no ponto morto superior do primeiro cilindro posso-te enviar umas fotos pra me orientares?
- Mario_Marques
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Re: Cabos do distribuidor
Sim, a ideia é usar a mudança "mais pesada" para conseguires rodar o motor sem esforço, em alternativa podes empurrar o carro engatado ou usar uma chave na cambota, mas este metodo que sugeri é o mais fácil e permite estares a ver o que estás a fazer enquanto rodas.
Se puderes coloca cá as fotos em vez de me enviares, assim fica a informação para ajudar toda a gente que um dia precise
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