"The Big Red Machine" - 10 anos depois

Responder
Fifomaniako
Amateur
Amateur
Mensagens: 665
Registado: 23 jan 2007, 15:02
Localização: Abrantes / Barreiro

Re: "The Big Red Machine" - 10 anos depois

Mensagem por Fifomaniako »

Não os podemos deixar morrer 😁😁
Golf III "The Big Red Machine" - viewtopic.php?t=14434
Passat 3B "The Silver Surfer" - viewtopic.php?f=45&t=53003
Avatar do Utilizador
catskills
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 24 set 2007, 17:38
Veículos: MK6 GTI "35"; MK4 1.8t 20v; Jetta MK4 tdi 115, Mk4 R32 dsg
Localização: Essen, Alemanha
Contacto:

Re: "The Big Red Machine" - 10 anos depois

Mensagem por catskills »

Está visto que não morrem, e volta e meia lá sai um da toca :D
Tuned @ Der projekt & MB POWER
Fifomaniako
Amateur
Amateur
Mensagens: 665
Registado: 23 jan 2007, 15:02
Localização: Abrantes / Barreiro

"The Big Red Machine" - admissão

Mensagem por Fifomaniako »

Continuando com algumas coisas que ficaram pendentes neste carro, foi a vez de ir dentro do capot.
Optei por colocar um coletor SDI e aumentar a tubagem para 63. Coloquei também uma árvore de cames SDI. A ideia passa por extrair uns cavalinhos extra.
IMG_20220409_193147_copy_3393x2538.jpg
Golf III "The Big Red Machine" - viewtopic.php?t=14434
Passat 3B "The Silver Surfer" - viewtopic.php?f=45&t=53003
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: "The Big Red Machine" - 10 anos depois

Mensagem por Mario_Marques »

Fifomaniako uma coisa, esse coletor em particular na verdade não te vai levar no sentido que pretendes mas sim no sentido precisamente contrário, ou seja, em vez de te melhorar vai piorar, pois é muito mais restrito que um convencional, atenção, estou a dizer isto com base em ciência, um teste numa bancada de fluxo e vários testes no dyno, o único que funciona e que mesmo assim tem de ser modificado para valer a pena é do dos 1.9d que as vezes o pessoal chama também de SDI, apesar de na verdade ser 1.9d.
O melhor coletor OEM é o dos últimos tdi de 8v, tem mais fluxo, mais velocidade e distribui melhor nos 4 cilindros.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Fifomaniako
Amateur
Amateur
Mensagens: 665
Registado: 23 jan 2007, 15:02
Localização: Abrantes / Barreiro

Re: "The Big Red Machine" - 10 anos depois

Mensagem por Fifomaniako »

Pois, tenho de testar isso. Agora breve quero afinar a electrónica depois dou feedback.
Golf III "The Big Red Machine" - viewtopic.php?t=14434
Passat 3B "The Silver Surfer" - viewtopic.php?f=45&t=53003
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: "The Big Red Machine" - 10 anos depois

Mensagem por Mario_Marques »

Fifomaniako Escreveu: 11 abr 2022, 11:09 Pois, tenho de testar isso. Agora breve quero afinar a electrónica depois dou feedback.
O que te estou a dizer é um facto, tive de gastar algum dinheiro á uns anos atrás para descobrir isso, na altura, isto em 2006 prai, não tinha bancada de fluxos nem acesso facilitado a um dyno, pois na estrada se perdes 7/15cv num carro de 200 ou mais não notas, se me tivessem facultado essa informação tinha poupado dinheiro 8)
Hoje em dia já há mais provas disso:
https://forums.tdiclub.com/index.php?th ... ta.318784/

https://forums.tdiclub.com/index.php?th ... on.487862/

É preciso ter em consideração que num motor turbo diesel o coletor de admissão tem uma função muito diferente de um diesel atmosférico ou um motor a gasolina turbo ou atmosférico, algumas empresas vendem esse e outros coletores como se fossem a última maravilha, mas geralmente não faz nada daquilo que prometem, o problema é que geralmente ninguém testa só componente.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: "The Big Red Machine" - 10 anos depois

Mensagem por |Guilherme| »

Mario_Marques Escreveu: 11 abr 2022, 13:38
Fifomaniako Escreveu: 11 abr 2022, 11:09 Pois, tenho de testar isso. Agora breve quero afinar a electrónica depois dou feedback.
O que te estou a dizer é um facto, tive de gastar algum dinheiro á uns anos atrás para descobrir isso, na altura, isto em 2006 prai, não tinha bancada de fluxos nem acesso facilitado a um dyno, pois na estrada se perdes 7/15cv num carro de 200 ou mais não notas, se me tivessem facultado essa informação tinha poupado dinheiro 8)
Hoje em dia já há mais provas disso:
https://forums.tdiclub.com/index.php?th ... ta.318784/

https://forums.tdiclub.com/index.php?th ... on.487862/

É preciso ter em consideração que num motor turbo diesel o coletor de admissão tem uma função muito diferente de um diesel atmosférico ou um motor a gasolina turbo ou atmosférico, algumas empresas vendem esse e outros coletores como se fossem a última maravilha, mas geralmente não faz nada daquilo que prometem, o problema é que geralmente ninguém testa só componente.
Por acaso há uns tempos tinha lido aqui no forum sobre exactamente este tema, acho que tinhas sido mesmo tu a falar nisso Mário.

E por ex a Darkside vende como sendo o melhor em termos de flow, convém mesmo estar informado para não se ir ao engano.
https://www.darksidedevelopments.co.uk/ ... di-8v.html
Anexos
sdi.JPG
Responder