Radiador EGR - Motor BMM

Responder
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Radiador EGR - Motor BMM

Mensagem por mk4110Leiria »

Bom dia
Tenho um motor BMM 140 CV
O radiador da EGR tem avaria
Além do original, que marcas aftermarket recomendam ? JDEus ? Pierbug ?

Abraços
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Radiador EGR - Motor BMM

Mensagem por SuperGolf »

Não dá para eliminar fisicamente e fazer bypass?
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Radiador EGR - Motor BMM

Mensagem por mk4110Leiria »

Dar dá,
neste caso manteve-se a EGR anulada / Radiador EGR anulado
Montou-se um turbo novo com respetiva limpeza de FAP para resolver o problema principal. A FAP está a funcionar perfeitamente.
Não sou apologista de anular coisas mas por agora andará assim.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Radiador EGR - Motor BMM

Mensagem por SuperGolf »

Eu tirei tudo e meti um kit de juntas cegas, e fiz bypass nos dois tubos que alimentam o radiador.
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Radiador EGR - Motor BMM

Mensagem por mk4110Leiria »

SuperGolf Escreveu: 24 mar 2022, 21:36 Eu tirei tudo e meti um kit de juntas cegas, e fiz bypass nos dois tubos que alimentam o radiador.
Boa opção. Neste caso também está assim, e centralina reprogramada para egr desligada
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Radiador EGR - Motor BMM

Mensagem por SuperGolf »

É isso mesmo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Radiador EGR - Motor BMM

Mensagem por Mario_Marques »

É assim, não sei até que ponto não foi uma má ideia ter anulado a egr, pois a egr tem bastante interferência na estratégia de regeneração do DPF, pelo menos nos carros mais recentes isso seria um erro, esse como utiliza una tecnologia mais antiga, não sei qual será o efeito, mas com certeza vai interferir, pelo menos durante a desaceleração.
No caso de motores antigos o efeito até pode possivelmente ser positivo apenas com agravante dos consumos, nos carros mais modernos, euro 6>=, com um sistema de egr de baixa pressão os resultados geralmente não são bons, pelo menos se for feito de uma forma convencional sem ter isso em conta.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Radiador EGR - Motor BMM

Mensagem por SuperGolf »

Mario são Euro 4.....salvo erro.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Radiador EGR - Motor BMM

Mensagem por Mario_Marques »

SuperGolf Escreveu: 28 mar 2022, 21:57 Mario são Euro 4.....salvo erro.
A questão aqui não é essa, mas sim se desativar a egr vai ter impacto negativo no DPF, pois os ciclos da egr mudam com a regeneração, nos euro 6, sei de fonte segura que se for feito da maneira tradicional causa problemas, nestes não faço ideia, nem creio que haja muita informação sobre isso, até porque normalmente o pessoal ou deixa tudo ou remove tudo, durante a regeneração a egr nos carros antigos tem mais tendência a fechar, mas em desaceleração, tipo numa descida abre, agora qual o impacto disso não sei, e o que queria dizer é que convém estar atento, ver se faz as regeneraçoes como deve ser e se não há efeitos negativos, tipo aumento de temperatura grande, etc, não quero dizer que vai haver um problema mas que se deve estar atento, pois por norma isto só causa efeitos a muito longo prazo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Radiador EGR - Motor BMM

Mensagem por SuperGolf »

NO caso que reportei nao tem FAP, EGR, fisica e electrónicamente....
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Radiador EGR - Motor BMM

Mensagem por Mario_Marques »

SuperGolf Escreveu: 29 mar 2022, 13:26 NO caso que reportei nao tem FAP, EGR, fisica e electrónicamente....
Isso é o mais habitual, ai nesse caso "não há preocupações" com o FAP em si, e já se sabe o resultado expectável, mas em carros mais modernos em que a estratégia da gestão da egr/fap é mais complexa isso pode trazer transtornos, é por exemplo frequente coisas como o cruise control deixar de funcionar, carro entrar em safe sem razão(existe uma razão, é o serviço ter sido feito da forma convencional sem ter em conta que a egr está interligada a outras coisas), etc, tenho ideia de já ter cá visto alguns tópicos disso em mk6 e mk7.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Radiador EGR - Motor BMM

Mensagem por SuperGolf »

De facto o Cruise não funciona...nao sei se é o sensor do pé, do manipulo, ou a repro, ou todas.

Por isso não gosto de motores mais recentes....demasiado variáveis....lol
Avatar do Utilizador
mk4110Leiria
Pro
Pro
Mensagens: 1617
Registado: 16 out 2012, 15:42
Veículos: mk4 110
Localização: Leiria

Re: Radiador EGR - Motor BMM

Mensagem por mk4110Leiria »

Neste caso felizmente até não noto um comportamento mau quando ele regenera. Apenas parece que demora mais a responder.
Euro4 julgo eu.
Obrigado pelas dicas.
Responder