GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Responder
Shaggy
Pro
Pro
Mensagens: 3303
Registado: 11 jul 2008, 21:24
Contacto:

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por Shaggy »

vai vai...
"Buy Portuguese products and help your economy"
isacfpa
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 24 set 2008, 12:23

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por isacfpa »

Olá a todos,
Já recebi a resposta das finanças:
" o ISV a pagar será de € 2.263,26 (= 5.463,98 – 3.200,72), mais IVA à taxa de 20%"

Quanto ao orçamento que fiz à VW ainda estou a aguardar :)

Cpm
zenando
Beginner
Beginner
Mensagens: 3
Registado: 15 jan 2011, 09:18

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiro

Mensagem por zenando »

Olá, já efectuei essa mesma transformação no meu Golf V Van Confortline, no entanto existem alguns valores que diferem:
ISV: depende do ano do carro, do valor de CO2 e particulas, caso tenham filtro de particulas serão menos 500€;
IMTT: 165€ (Emissão do documento unico novo e inspecção nos serviços do IMTT);
SIVA: Homologação neste momento são 117 €.
Gostaria de saber se vocês têm a colunas atrás e se não as têm como é o meu caso se têm os suportes para as colocar e como activa-las?
Abraços Golfistas
José Neves
Vmendes
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 27 jun 2011, 14:35
Veículos: Golf 5

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiro

Mensagem por Vmendes »

Olá a todos,

Grande poster, estou msm no processo de converter o meu Golf 5 em ligeiro de passageiros.
Registei-me no forum ate msm para tirar ilações de todo o processo e procurar os bancos respectivos.

K sao os seguintes:

Imagem

Alguém tem para vender os bancos de trás com a textura igual aos meus da frente ?

Cump.
Vmendes
Pedrocap
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 20 jan 2015, 22:37
Veículos: Polo Van

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiro

Mensagem por Pedrocap »

opelko Escreveu:Boas...


Como já havia informado estava a meio de uma transformação do meu Comercial para ligeiro de Passageiros. (mal imaginava a carga de trabalhos que me ia meter :))

De forma a ajudar qualquer outro utilizador que pretenda efectuar a mesma alteração, vou tentar o mais pormenorizadamente descrever os passos que tive de efectuar, SIM EU, porque não recorri a nenhuma agência de documentos :), só nessa brincadeira poupei 500 "aereos" mais ou menos.


Primeiro passo:

Telefonar à alfandega da zona de Residência para saber a quantidade de ISV que ainda falta liquidar, muita atenção que nesta fase terão já de saber a quantidade de CO2 que a vossa viatura produz, no meu caso são 140g, sei isto pois já vem no livrete esta informação. Para os outros casos que não tem esta informação terão de se dirigir a um centro de inspecções e solicitar o dito teste, sem grandes certezas penso que rondará os 90 "aéreos".

NOTA: A alfandega dá mesmo pelo telefone o quantidade de imposto em falta, ou poderão utilizar o seguinte email: disva@dgaiec.min-financas.pt

Segundo Passo:

Correr as sucatas todas à procura de bancos e cintos, no meu caso vi-me um bocado aflito, uma vez que os bancos traseiros diferem da versão 3 portas para a versão 5 portas. (Uma vez mais atenção que a informação dos bancos difere, foi-me dada pelos sucateiros e uns diziam que era igual enquanto outros diziam que era diferente)

Mesmo assim não consegui arranjar da mesma versão do meu carro (confortline), os bancos que arranjei foram da versão Trendline o que me deixou logo um outro problema nas mãos, o padrão do tecido não condizia. Para este problema tinha duas soluções:

1º - Solução - Estofar todo o carro a pele (a minha favorita) - 750 "aéreos" mais ou menos

2º- Solução - Estofar apenas os centros a tecido (a mais económica) - 125 "aéreos - Devido à conjuntura mundial ;) foi esta a opção escolhida.

Terceiro Passo:

Solicitar à SIVA, o documento que comprova que a viatura está homologada para circular com 5 lugares em Portugal.

Apenas tem que efectuar o pagamento de 32 "aéreos" e enviar uma carta a solicitar expressamente o pedido e a morada para o retorno da declaração

Fotocópia do BI
Fotocópia Cartão de Contribuinte
Fotocópia do Documento Único Automóvel.
Comprovativo do pagamento

Enviar para:

Departamento de Relações Clientes da SIVA, Apartado 9, 2054-909 Azambuja

Pagamento para:

"...Pagamento por transferência bancária N.I.B. 0007.0025.00123840002.24 ou depósito na conta do B.E.S. número 025/12384/000.2 em favor da SIVA, Sociedade de Importação de Veículos Automóveis, S.A.; no valor de 32,00 Euros..." E não, este NIB não é meu :P

Atenção que este processo demora cerca de 10 dias úteis.

Podem também utilizar o seguinte Email para solicitar informações:

carlos.silva@sagservicos.pt

Quarto Passo:

Após reunir toda a documentação fazer uma visita à alfandega, este dia não foi vivido de ânimo leve, "dei" ao estado português qualquer coisa como 1.446.96 € de ISV já c/ IVA.

Recapitulando vão precisar de apresentar:

DAV - Formulário comprado na tesouraria da Alfândega
DCV - Formulário comprado na tesouraria da Alfândega - Ambos fica por 1.90 €
Fotocópia do BI
Fotocópia Cartão de Contribuinte
Fotocópia do Documento Único Automóvel
Fotocópia Certificado de Homologação por parte da SIVA
Uma grande dose de paciência :D, perdi lá 2h30 para um trabalho de 5m.

Quinto Passo:

Proceder à alteração física da carro. Foi nesta fase que me deparei com um problema que me alarmou. Aquando da montagem o meu mecânico reparou que o apoio central dos bancos traseiros (a peça metálica que se encontra soldada à chapa do carro) tinha sido literalmente cortado pela entidade que procedeu à transformação do carro para comercial.

Um conselho quando estiverem à procura dos bancos, já podem também procurar esta dita peça.

Peça custou 30 "aéreos"
M.O. - Montagem dos bancos - 95 "aéreos" - Não achei muito (quando virem o que vai custar retirar a peça cortada e soldar a peça anteriormente mencionada ao corpo do carro vocês entendem.

Solicitar que a empresa que instalou passe um certificado de conformidade. O IMTT(ex. DGV) possui uma minuta com o conteúdo que o certificado terá de conter. Caso desejem posso passa-la para cá.

Sexto e último passo:

Fazer uma visita ao serviço regional do IMTT da sua zona, com os seguintes documentos

Requerimento em modelo9-IMTT - em duplicado (download em - http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Formulari ... odelo9.pdf)
Fotocópia do BI
Fotocópia Cartão de Contribuinte
Fotocópia do Documento Único Automóvel
Certificado de Homologação por parte da SIVA
Fotocópia do Documento Alfandegário (DAV) relativo à regularização prévia do ISV
Certificado de conformidade emitido pela empresa que procedeu à montagem dos bancos.
Levar o Original do Documento Único Automóvel (este servirá de guia durante 3 Meses enquanto aguardamos que seja emitido novo DU)
E pagar mais 150 "aéreos"

É caso para dizer que "eles" voam mesmo, agora vamos a contas:

Primeiro Passo: - Chamada Telefónica, ou Email gratuito
Segundo Passo: - Bancos e cintos - 250,00€
- Estofar - 125,00€
Terceiro Passo: - Declaração SIVA - 32,00€
Quarto Passo: - ISV - 1.446,96 €
- DAV e DCV - 1,90€
Quinto Passo: - Montagem - 95,00€
- Apoio Central Bancos - 30,00 €
Sexto e último passo: - IMTT - 150,00 €

Contas feitas gastei um total de 2.130,86€, o carro, segundo o que andei a pesquisar valorizou cerca de 6M aéreos, apesar de não o querer vender, a questão de números é outra :) a família vai aumentar :P

Espero ter dado um pequeno contributo a toda a comunidade Golfista que já em tanto me ajudou.

Apenas peço que leiam atentamente o que escrevi antes de colocarem qualquer tipo de dúvidas que eventualmente já poderão estar explicitas neste extenso post.

Bons "Kilómetros", não vos vou maçar mais :)

OUT.
Sendo o posto já algo antigo, gostaria de saber se tem a minuta da declaração para o IMTT, que tem que ser preenchida por quem proceder a montagem do material no carro. Não encontro esse documento em lado nenhum, e sempre poupava uma viagem ao IMTT para ir buscar a dita minuta.

Obrigado.
PedroRodrigues
Rookie
Rookie
Mensagens: 117
Registado: 03 jan 2015, 21:24
Veículos: Volkswagen Golf VI 1.6 105cv TDi
Localização: Fafe/Bragança

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiro

Mensagem por PedroRodrigues »

Eu prefiro muito mais uma Van que um ligeiro de passageiros. mas pronto são gostos ;)
antoniomanueel
Amateur
Amateur
Mensagens: 275
Registado: 07 set 2014, 21:18

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiro

Mensagem por antoniomanueel »

grande maquina !
dc006
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 02 mar 2022, 14:30
Veículos: VW GOLF MK3, VW LUPO, Seat IBIZA 6J

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por dc006 »

Boa tarde Opelko, estou de volta de um processo deste genero, és de que zona?
tiagogomes_bcl
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 06 out 2022, 05:12
Veículos: VW GOLF V VAN
Localização: Barcelos

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por tiagogomes_bcl »

Boas pessoal.
Preciso de mais um carro de 5 lugares. Como não quero abrir mão da minha van e ter 3 carros em casa não é boa ideia€€€, vou ter que transformar a minha golf 5 van.

Alguém sabe quais os valores €€ a que isso anda neste momento?

Já contactei a alfândega por telefone e por mail mas eles insistem que tenho que primeiro iniciar o processo de transformação e só depois dão os valores. Não faz sentido...


Bancos e cintos, quais são os compatíveis golf 5/6/7? Já li um bocado sobre isso e fiquei todo baralhado.

No meu o tal apoio central também foi cortado...deve ser regra 🤯
dc006 Escreveu: 02 mar 2022, 14:36 Boa tarde Opelko, estou de volta de um processo deste genero, és de que zona?
Boas dc006
A transformação da sua van já está concluída?

Cumprimentos
tiagogomes_bcl
Beginner
Beginner
Mensagens: 4
Registado: 06 out 2022, 05:12
Veículos: VW GOLF V VAN
Localização: Barcelos

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por tiagogomes_bcl »

No seguimento do meu post anterior, e mesmo não tendo recebido qualquer resposta/interação dos membros do grupo, venho dizer que já está feito. O meu Golf 5 já é um veículo de passageiros. Apenas paguei para instalarem os bancos, fui eu que tratei de toda a papelada. Cumprimentos
salty
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 17 set 2016, 22:49
Veículos: Golf V 1.9 Tdi

Re: GOLF V 1.9 TDI VAN - Convertido em Ligeiro de Passageiros!!!

Mensagem por salty »

tiagogomes_bcl Escreveu: 30 nov 2022, 05:31 No seguimento do meu post anterior, e mesmo não tendo recebido qualquer resposta/interação dos membros do grupo, venho dizer que já está feito. O meu Golf 5 já é um veículo de passageiros. Apenas paguei para instalarem os bancos, fui eu que tratei de toda a papelada. Cumprimentos
Boas, qual o valor que pagaste a alfandega no total?
Responder