Comprado a um amigo meu com 200 e poucos mil, sempre bem tratado, não era um modelo que adorasse inicialmente. Sempre gostei mais dos Golfs, mas confesso que é um modelo que aprendi a gostar, pela raridade ainda assim em relação aos Golfs.
O principal objectivo é ir melhorando o carro tanto a nível estético como mecânico, sem desvirtuar a originalidade.
Algumas das alterações não têm grande finalidade a nível de performance, como é o caso da travagem. Uma original, bem revisionada com o material certo, fará o trabalho de forma mais competente. Ainda assim, o prazer da exclusividade, tem a sua piada e a escolha recaiu por aí em parte e porque era mesmo pancada minha

Como começou:
De uma forma geral o que foi feito é mais ou menos isto:
Trabalho de travagem feito pelo super habilidoso AC Parts, conhecido aqui no forum também.
Travagem Frontal: Renault Megane 2 rs - 323mm - Pintadas e personalizadas com o Logo da VW
A razão desta escolha e não as do Cupra R foi porque achei que estavam a pedir demais por elas usadas e em mau estado, ao preço destas novas.Precisou de adaptador e o resultado final creio ter ficado porreiro
Travagem Traseira: Seat Leon Cupra R - 256mm ventilados - Revisionadas e pintadas de Preto
Pastilhas DS Performance Jantes - Oz Aristo 18'' - Reparadas e pintadas na Brás e Filhos
Pneus - Michelin Pilot Sport 4
Interior
Bancos e quartelas foram estofados no Marinho, também bastante habilidoso e atencioso, nada a apontar.
Volante Passat B6 estofado no Daniel Valtelhas - Aqui talvez seja a escolha mais controversa. A minha principal preocupação foi encontrar um volante com comandos que pudessem ficar funcionar (e estão) mas que ao mesmo tempo, pudesse passar por um OEM. Não escolhi o do Golf 5 GTI propositadamente porque achei que iria ficar demasiado desportivo em primeiro lugar, e depois, meio fora daquilo que procuro para a estética (nada contra quem gosta). Achei que encaixou bem, mas não creio que seja para todos os gostos
Tanto o volante como o display 3d foram montados no Evolutions VAG - Outra pessoa 5 estrelas, gostei imenso do resultado final. O carro parece outro.
Suspensão:
Depois de uma má experiência com os Coilovers AP (pode ter sido de mim, vi muito bom feedback mas eu detestei), optei por uns Bilstein B8 com molas Eibach Sportline. Tudo o resto, topos, batantes, etc levou tudo material genuino.
As molas foram lacadas a preto para poder andar menos alerta, não anda fácil nos dias de hoje não ser chateado. E honestamente também prefiro vê-las em preto. Braços Aerotwin foi um extra recente que embora seja um detalhe, faz alguma diferença, a meu ver. A nível de mecânica tem levado algum material sempre que precisa. Entre outras coisas, levou os apoios de motor genuinos que a meu ver, compensa cada cêntimo, melhora imenso a passagem de vibrações para dentro do habitáculo, que são praticamente nulos.
No fundo, como dá para perceber, não tenho um objectivo racional com este carro, é muito mais emocional. Não procuro valorizar para vender, ninguém me vai dar o valor que já tenho aqui gasto. Seria burro sequer equacionar essa hipótese. É algo que faço porque gosto e felizmente, por agora, posso fazer €€€. Não sei o futuro, por agora vou-me divertindo, acaba por ser um escape e um vicio lol
Deixo umas fotos por fora do estado actual do rapaz

Quem tiver instagram e quiser acompanhar, tenho lá mais algumas coisitas partilhadas
https://www.instagram.com/its.a.bora.build/
Tenho de deixar um obrigado especial ao Mário, que me aturou com algumas questões (bastantes) por mensagem privada, ao Super e ao Silver. Talvez estes últimos 2 não se tenham dado conta, mas sempre que precisei esclarecer alguma dúvida, estiverem sempre disponíveis e isso para mim conta muito.
Obviamente um obrigado ao mecânico que tem toda a paciência do mundo para me aturar e me vai ajudando a montar o material. Ele não anda por aqui mas fica feita a homenagem

Abraços malta, deixo aqui alguma tralha.