Qual o Código BCM do módulo?

Responder
Battoussai
Beginner
Beginner
Registado: 07 nov 2021, 22:02
Veículos: Golf Plus 1.6 Tdi 105cv 2011

Qual o Código BCM do módulo?

Mensagem por Battoussai »

Olá a todos. Espero que o ano esteja a correr sobre rodas.. num Golf claro! :)

Sou o feliz dono de um raro Golf VI Plus 1.6 TDI de 2011. Gosto bastante do carro e tem sido mantido com rigor através de um mecânico de confiança... e por mim próprio obviamente!

Qual o problema? (há sempre um problema) - Os meus piscas dos espelhos estão trocados... ou seja, a manete é acionada para a esquerda e no quadrante acende a seta esquerda e nos piscas da frente e atrás realmente piscam os da esquerda mas o pisca do retrovisor direito é que acende. Estranho né?
O pior é que agora também os comandos dos vidros ficaram descontrolados... para cima afinal desce o vidro e vice-versa, além dos retrovisores eléctricos estarem trocados no joystick.

Lá foi o bicho ao doutor e veredicto? BCM (Body Control Module) ou Módulo Central de Controlo embruxado. (não, não apanhou humidade ou água).

A solução passa por 2 tentativas:
1) Recodificar o Módulo através do código do VAGCOM doutro módulo idêntico e funcional.
2) Comprar um módulo e reconfigurar através do VAGCOM.

Onde é que entra a vossa ajuda? Na obtenção do código do módulo através do VAGCOM ou VCDS.

Presumo que qualquer Golf VI normal sem ser Plus tenha a mesma configuração a nível de electrónica de luzes, piscas e espelhos. Assim, gostava que alguém pudesse postar aqui o seu CODING do módulo 9 (Address 09: Cent. Elect. (J519) que aparece no VCDS. Desta forma posso verificar se o meu sofreu alguma alteração que justifique este comportamento.

De salientar que o meu carro tem luzes em LED traseiras de série (como é nos PLUS) e tem faróis de nevoeiro frontais com função de curva e welcome home.

Segue o número do meu módulo: 1K0 937 086 H
Firmware: S0615
Revisão: AD

Basta efetuar um Auto Scan que essa informação aparece no log ou então apenas entrar no módulo 09: Cent Elect.

Obrigado desde já pela ajuda.

Abraço

Vitor
Anexos
IMG_20220107_142339.jpg
Battoussai
Beginner
Beginner

Re: Qual o Código BCM do módulo?

Lembrei-me que também existe a alternativa de eu ir ter com alguém pois eu tenho o cabo e o programa VCDS e assim o dono do carro a quem eu fizer o scan até fica com um histórico sobre o seu carro. :) Quem sabe até tem algumas opções que queira activar.

Obrigado.
Battoussai
Beginner
Beginner

Já consegui uma pessoa com um Golf 6 de 2011. Depois conto como correu a "clonagem".
n4s
Rookie
Rookie
Registado: 09 out 2013, 10:32
Veículos: VW Tiguan

Mensagem por n4s »

Poderá alguem ter mexido na Can gateway ou nos modulos das portas?
Battoussai
Beginner
Beginner

n4s Escreveu: 09 jan 2022, 01:38 Poderá alguem ter mexido na Can gateway ou nos modulos das portas?
Sim, eu mexi nos módulos das portas só para activar as luzes de presença, mas fiz o procedimento correcto de adicionar +64 ao valor que constava no modulo de cada porta. Entretanto até já desfiz essa numeração e coloquei a que tinha original e mesmo assim mantêm-se os erros.

Será que isso descomandou o BCM?
Battoussai
Beginner
Beginner

Entretanto já experimentei o código de um Golf 6 (não Plus) exactamente do mesmo ano e com a mesma motorização.
Mas não teve sucesso. O BCM aceita o código mas depois baralha-o todo e quando retorno ao menu, já tem um código diferente daquele que introduzi.

Assim sendo, vou apontar para a compra de um módulo usado exactamente com a mesma numeração a ver se realmente é um defeito de hardware.
Responder