"Problema" motores BLS e BXE

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Re: "Problema" motores BLS e BXE

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OFF:
Videos interessantes de assistir. Não conhecia a empresa que vende aquelas cabeças alteradas e prontas.....

Mário, são porreiras?
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Mario_Marques
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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Mario_Marques »

johnkk Escreveu: 19 dez 2020, 04:24
Mario_Marques Escreveu: 15 dez 2020, 18:52 Se for um bls tens de trocar a polia da cambota, a árvore de cames e a polia da árvore de cames, o "tens" tem muito que se lhe diga pois ele vai trabalhar na mesma, uma pessoa depois está é sujeita e fazer início de injeção a por ex 16graus btdc e na realidade está a acontecer algo completamente diferente mas ele vai trabalhar na mesma, a centralina só se vai basear na informação que recebe, se tiveres uma mistura de ângulos de sincronização fisicamente diferentes daquilo que a ecu lê depois não bate certo.
A curto prazo, não notas nada, com o uso ou abusos isso pode dar direito a pistão partido e o casquilho superior da cambota, o cavilhao do pistão, ou o casquilho do pistão desfeitos que é o que tipicamente acontece quando o pessoal não faz isso direito, os ângulos de sincronização do bls são diferentes dos outros, até me dá a sensa6 que no vídeo usou a tranca da cambota errada pois o bls usa uma que fica na mesma no tdc mas cerca de 3 graus de diferença.
Na imagem em baixo tem a minha trança de bls e semelhantes e de TDI "normal" elas encaixam ambas e ambas fica no tdc mas a cambota fica em ângulo diferente, qualquer uma das chaves em qualquer motor fica a trabalhar "bem" mas cada uma é específica para um tipo de motor.
E volto a repetir, eles trabalhar, trabalham sempre, o maravilhoso mundo diesel, acho que se expremer um limão na admissão para o motor aspirar é capaz de trabalhar (ainda não experimentei 😁).
Mario dos motores da Série B em caso de swap por um série A só no BLS se tem que fazer as alterações que mencionas?
Em todos, tem sempre de se corrigir as diferenças de ângulos de funcionamento/diferença de sensores/diferença de injetores.
Sem grandes cuidados até pode o motor ficar a funcionar aparentemente tudo bem, o problema é que tanto a longo prazo como em utilização intensiva(isto não é só andar depressa, é por ex reprises e outras situações de esforço) se tiveres uma diferença mesmo que não seja muito grande, no ângulo de injeção causa danos no motor por 2 motivos que estão ligados entre si, o primeiro, o injetor dispara fora do ponto ideal onde tinha a pressão que devia, logo não injeta como devia, e o segundo motivo é que ao fazer isso causa danos no que está a seguir, pistões, cilindros.
Os motores diesel disfarçam muito erro, um erro semelhante num motor a gasolina em pouco tempo destrói o motor ou causa sintomas bem incomodativos, num diesel quando se percebe que há um problema geralmente já é tarde pois o problema já lá estava lá á muito, só se manifestou o resultado desse problema, que geralmente é pistões e cilindros danificados.
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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Mario_Marques »

SuperGolf Escreveu: 24 jan 2021, 11:39 OFF:
Videos interessantes de assistir. Não conhecia a empresa que vende aquelas cabeças alteradas e prontas.....

Mário, são porreiras?
Depende do que se define por porreiras cada coisa tem o seu propósito e finalidade, logo não se pode generalizar, acho que ninguém no seu perfeito juízo a não ser que não saiba o que está a fazer, vai montar uma cabeça extremamente modificada num carro de uso diário, até porque uma cabeça nesse nivel é muitas vezes frágil e tem mau desempenho em alguns regimes, e num diesel pior ainda, pois se afetar negativamente o swirl ficas com uma cabeça que tem elevado fluxo mas não faz potencia.
Eu nunca vi na totalidade o trabalho que a veicomer faz logo não posso dar grande opinião sobre isso, mas não me dá a entender que o façam da mesma forma que um preparador de cabeças "motorsport" faz, eu tive formação/estudei o método de David Vizard, e não me parece que usem um método semelhante, o que me dá a entender, mais uma vez, volto a dizer que nunca vi como fazem realmente logo posso estar bem enganado em relação a isso, mas já vi produtos e dá a entender algo sobre a forma como foram concebidos, dá a entender que usam um método 100% baseado em software e CNC.
O método "motorsport" é muito diferente desse, implica analise com tubos de teste(tubo de Pitot), bolas de teste de zonas de fluxo, banco de fluxos, implica aparelhos para medir consistência e dureza das paredes, distribuição de ar, a direção do fluxo, taxa de descarga, velocidade do ar, turbulência, entre muito mais coisas, é tudo muito mais artesanal e teórico, mesmo nos dias de hoje, e envolve muitos cálculos e cuidados especiais, além do aspeto visual final não ser geralmente tão bom como este, e quem não sabe o que tem á frente muitas vezes nem dá valor só pelo aspeto do acabamento da superfircie.
O método por software/CNC tem muitas vantagens, logo a começar o custo de produzir o produto, leva menos de metade do tempo logo sai a um preço muito mais acessível, consegue um acabamento visual espetacular e perfeito, consegue equalizar muito melhor todos os cilindros, consegue resultados quase tão bons como o método "motorsport" em alguns casos e com muito maior facilidade, consegue repetir o processo várias vezes com facilidade.
Outra diferença é que um preparador motorsport, só faz mesmo esse tipo de serviços, não faz quase mais nada, a veicomer tem uma oferta alargada de serviços, não é um especialista motorsport profissional, ou pelo menos não dá a entender que o seja pelo tipo de serviços que apresentam por exemplo em youtube e afins.
Preparar bem uma cabeça é uma coisa extremamente complexa, não é só lá chegar e alargar aquilo tudo ou fazer canais direitos, tem muito mais por de trás, isso geralmente até são as maneiras mais comuns de se estragar uma boa cabeça.

Grande parte das empresas usam este tipo de tecnologia hoje em dia, e julgo que será idêntico ao da veicomer:
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Re: "Problema" motores BLS e BXE

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Obrigado Mário.

Há também uma outra marca que vende cabeças TDI, mas agora não me recorda o nome...penso serem tres letras....e estou com preguiça...

Ok.....AMC....é outra opção?
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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Mario_Marques »

Estás a falar de coisas diferentes, a veicomer retífica, repara, modifica cabeças não as fabrica(fundição), a AMC fabrica cabeças similares às originais.
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Re: "Problema" motores BLS e BXE

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Okapa! As AMC são uma boa opção de substituição?
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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por Mario_Marques »

SuperGolf Escreveu: 14 dez 2021, 12:36 Okapa! As AMC são uma boa opção de substituição?
Eu não te posso dar feedback sobre isso nestes motores, só usei essas cabeças em carros de clientes com motores antigos VW/Porsche e nos motores 1.6/1.9 turbo diesel antigos VW, o motivo de ter escolhido AMC foi ou não conseguir mesmo arranjar original ou o preço, até porque por ex nos motores a ar é notório que as cabeças AMC são piores que as originais em alguns aspectos importantes (e as vezes melhores em outros, por ex na zona das velas tem mais metal que ajuda a não partir aí, mas por outro lado também aquecem mais, e tem um trabalho de válvulas e válvulas de qualidade muito má comparativamente a uma original VW/porsche), neste caso particular tem mesmo de ser AMC também porque não há sequer outra alternativa. :)
Nos motores por ex vw type 4 a cabeça AMC "pronta a montar" precisa na verdade de ser revista antes de montar para não dar problemas e é vendida como pronta a montar, quem montar aquilo como vem nunca vai conseguir meter mais o motor a trabalhar como era suposto e também em pouco tempo vai ter problemas de guias de válvulas.
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Re: "Problema" motores BLS e BXE

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Obrigado Mário!
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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por marioleal6 »

Bom dia a todos

Tenho andado a ler este tópico há uns tempos e mesmo assim ainda não sei o que fazer ao meu Golf

O caso é o segunte, tenho um Golf 5 1.9 tdi bls de 2008 com FAP e 141k km
Sou o segundo dono desde outubro e comprei o com 125k km
O carro tem o historial todo de revisões, sendo que fez quase sempre long life na marca, mas nunca fez 30k km com o mesmo oleo, sempre entre os 20 - 25k, ou seja, fazia de 2 em 2 anos (isto durante os primeiros 10 anos)
Depois disso, o antigo dono começou a conduzir menos devido à idade e de 2018 a 2022 fez revisao com 15k km e depois com 5k km

Fiz revisão a semana passada na VW Gavis na Guarda dia 19 aos 140k e levou long life 0w30 norma 507.00 (antes disto o oleo era long life tinha cerca de 18k km e +/- 1 ano e 3 meses)
Planeio daqui para a frente fazer sempre de 15 em 15

O problema é, estou a andar com uma bomba relógio?
O carro puxa perfeitamente bem, zero barulhos, zero soluçares, zero fumo, zero luzes, nao bebe oleo nem água
Faço domingo a domingo entre os 800 - 1000km (700 - 900 destes em AE a 120 com ocasional puxanço)

Estava a pensar trocar os bronzes aos 155k em junho na KFZ em Odivelas, mas será demasiado tarde?

Refiro também que o carro até agora está 100% stock, mas esta sexta tenho marcado para reprogramar o carro na vagspeed...

Obrigado e um bem haja a todos
sflopes
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Re: "Problema" motores BLS e BXE

Mensagem por sflopes »

marioleal6 Escreveu: 27 fev 2024, 10:20 Bom dia a todos

Tenho andado a ler este tópico há uns tempos e mesmo assim ainda não sei o que fazer ao meu Golf

O caso é o segunte, tenho um Golf 5 1.9 tdi bls de 2008 com FAP e 141k km
Sou o segundo dono desde outubro e comprei o com 125k km
O carro tem o historial todo de revisões, sendo que fez quase sempre long life na marca, mas nunca fez 30k km com o mesmo oleo, sempre entre os 20 - 25k, ou seja, fazia de 2 em 2 anos (isto durante os primeiros 10 anos)
Depois disso, o antigo dono começou a conduzir menos devido à idade e de 2018 a 2022 fez revisao com 15k km e depois com 5k km

Fiz revisão a semana passada na VW Gavis na Guarda dia 19 aos 140k e levou long life 0w30 norma 507.00 (antes disto o oleo era long life tinha cerca de 18k km e +/- 1 ano e 3 meses)
Planeio daqui para a frente fazer sempre de 15 em 15

O problema é, estou a andar com uma bomba relógio?
O carro puxa perfeitamente bem, zero barulhos, zero soluçares, zero fumo, zero luzes, nao bebe oleo nem água
Faço domingo a domingo entre os 800 - 1000km (700 - 900 destes em AE a 120 com ocasional puxanço)

Estava a pensar trocar os bronzes aos 155k em junho na KFZ em Odivelas, mas será demasiado tarde?

Refiro também que o carro até agora está 100% stock, mas esta sexta tenho marcado para reprogramar o carro na vagspeed...

Obrigado e um bem haja a todos
Acho que tarde nunca é e mais vale agora antes que apareçam os problemas. Conheço a KFZ em Odivelas, e sei que só trabalham com peças OEM.
Eu por mera precaução mudei aos 140.000 KM.
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