Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por Mario_Marques »

16000lc Escreveu: 25 out 2021, 20:05
MrHelit Escreveu: 13 out 2021, 10:27 Também estou com um problema parecido, mas o meu é o VI 1.6TDI.
Tenho uma fuga pequena de liquido de refrigeração, o mecânico fez o teste de pressão e não perdeu nada, fez o teste químico na agua e acusou CO, diz ele que é problema da junta da cabeça ou a cabeça rachada.
Pelo que li quando é isso deves ver o óleo com um tom de capuccino ou a água com óleo, mas posso estar enganado.
Isso não é uma coisa universal, por norma nos motores modernos se houver essas misturas é sinal de algum problema no permutador de óleo ou algo geralmente sem qualquer reparação possível, tipo uma galeria do bloco partida.
Devido á forma como os motores modernos são construídos não há contacto possível entre o circuito de óleo e o de água, e os motores modernos usam juntas MLS, a única coisa com óleo e agua que pode furar e misturar é o permutador de óleo.
O teste que o colega fez em cima, químico, é o método mais correto para um carro moderno, mas mesmo assim não garante que o monóxido tenha vindo dos cilindros pois há também o permutador de gases de escape que contém obviamente monóxido de carbono e é refrigerador pelo mesmo sistema de refrigeração do resto do motor, no caso de ter um problema, dá o mesmo resultado no teste que se tivesse junta queimada.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
16000lc
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 20 abr 2018, 16:31
Veículos: Golf VII 1.6 TDI

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por 16000lc »

Boa tarde malta.

O mecânico parece que chegou a uma conclusão. Primeiro tirou-se o radiador do intercooler e mandou-se testar a 7 bar, não acusando fuga nenhuma.

Ao tirar o radiador da EGR para testar, constatamos que estava cheio de água por dentro, tendo então o mecânico chegado à conclusão que finalmente se encontrou o problema.

Vai mandar vir um novo na segunda e depois disso veremos.

Uma dúvida: O facto de ter água dentro desse radiador por si só confirma o problema? Não poderá a àgua vir de algum sitio atrás no circuito e ter chegado lá?


Cumps
16000lc
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 20 abr 2018, 16:31
Veículos: Golf VII 1.6 TDI

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por 16000lc »

Boa tarde novamente.

Update: Radiador EGR novo, troca de óleo e de filtros porque estava na altura, e junta do radiador do intercooler também trocada por tê-lo tirado para testar. Desta vez a brincadeira ficou por 550€.
Durante 1000km o mecânico diz que tenho que controlar a água porque vou ter que acrescentar dado as bombas auxiliares que não é possível sangrar. Vou cruzar os dedos para que seja desta

Abraço a todos
Tiago Jesus
Beginner
Beginner
Mensagens: 63
Registado: 17 mai 2017, 20:48
Veículos: Golf 7 All Star Variant 1.6 TDI

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por Tiago Jesus »

16000lc Escreveu: 14 nov 2021, 15:07 Boa tarde novamente.

Update: Radiador EGR novo, troca de óleo e de filtros porque estava na altura, e junta do radiador do intercooler também trocada por tê-lo tirado para testar. Desta vez a brincadeira ficou por 550€.
Durante 1000km o mecânico diz que tenho que controlar a água porque vou ter que acrescentar dado as bombas auxiliares que não é possível sangrar. Vou cruzar os dedos para que seja desta

Abraço a todos
Boas, atenção que é possível sim sangrar todo o circuito com recurso a máquina de diagnostico adequada, e deve ser feito esse processo, caso contrário arriscas a danos no motor.
16000lc
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 20 abr 2018, 16:31
Veículos: Golf VII 1.6 TDI

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por 16000lc »

Tiago Jesus Escreveu: 15 nov 2021, 18:40
16000lc Escreveu: 14 nov 2021, 15:07 Boa tarde novamente.

Update: Radiador EGR novo, troca de óleo e de filtros porque estava na altura, e junta do radiador do intercooler também trocada por tê-lo tirado para testar. Desta vez a brincadeira ficou por 550€.
Durante 1000km o mecânico diz que tenho que controlar a água porque vou ter que acrescentar dado as bombas auxiliares que não é possível sangrar. Vou cruzar os dedos para que seja desta

Abraço a todos
Boas, atenção que é possível sim sangrar todo o circuito com recurso a máquina de diagnostico adequada, e deve ser feito esse processo, caso contrário arriscas a danos no motor.
Boas Tiago.
O que me venderam é que este carro tem umas bombas auxiliares que são elétricas, assim como a bomba de água principal, que tem um mecanismo de abertura quando atinge uma dada temperatura. Sangrar o carro a frio sangra com essas bombas fechadas, pelo que elas abrindo depois do carro aquecer vai provocar uma perda ligeira de água para “ocupar” esses espaços que tinham ar.

Apenas estou a dizer o que ele me disse, pelo que não tenho a certeza pois não tenho conhecimentos de mecânica.

Abraço
Tiago Jesus
Beginner
Beginner
Mensagens: 63
Registado: 17 mai 2017, 20:48
Veículos: Golf 7 All Star Variant 1.6 TDI

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por Tiago Jesus »

16000lc Escreveu: 16 nov 2021, 20:22
Tiago Jesus Escreveu: 15 nov 2021, 18:40
16000lc Escreveu: 14 nov 2021, 15:07 Boa tarde novamente.

Update: Radiador EGR novo, troca de óleo e de filtros porque estava na altura, e junta do radiador do intercooler também trocada por tê-lo tirado para testar. Desta vez a brincadeira ficou por 550€.
Durante 1000km o mecânico diz que tenho que controlar a água porque vou ter que acrescentar dado as bombas auxiliares que não é possível sangrar. Vou cruzar os dedos para que seja desta

Abraço a todos
Boas, atenção que é possível sim sangrar todo o circuito com recurso a máquina de diagnostico adequada, e deve ser feito esse processo, caso contrário arriscas a danos no motor.
Boas Tiago.
O que me venderam é que este carro tem umas bombas auxiliares que são elétricas, assim como a bomba de água principal, que tem um mecanismo de abertura quando atinge uma dada temperatura. Sangrar o carro a frio sangra com essas bombas fechadas, pelo que elas abrindo depois do carro aquecer vai provocar uma perda ligeira de água para “ocupar” esses espaços que tinham ar.

Apenas estou a dizer o que ele me disse, pelo que não tenho a certeza pois não tenho conhecimentos de mecânica.

Abraço

Certo, mas estes carros a purga é feita com maquina de diagnóstico a frio e a quente, e maquina vai acionar os circuitos necessários e sem colocar em stress os componentes, até porque o ar não vai sair do circuito assim do nada, vai estar la e vai criar pressões desnecessárias.
Com 50 euros fazes a troca do liquido de refrigeração num concessionário da marca. É dinheiro bem gasto, é a minha opinião. O carro tem de ficar la 24h para uma purga bem feita
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por Danidasanic »

Boas . Por acaso só li o teu post agora e pelo facto de o mecanico ja ter corrido alguns pontos comuns , também achei que fosse do permutador da egr de baixa de pressão, até porque é comum haver fuga do permutador dos gases de escape . Atenção que há 2 egr's nestes motores , sendo a de baixa pressão atrás do motor, e a de alta pressão no corpo do aftercooler (vulgarmente chamado de intercooler) , a de alta pressão tem refrigeração a agua e a outra é simples , sem refrigeração a agua. A brincadeira ficou te mais cara porque o mecanico a quem recorreste ñ tem grande conhecimento nestes motores .. 1º porque comecou a trocar peças , disse te que a bomba de agua estava colada", que também não dá para perceber muito bem como é que está a perder agua dessa forma , depois ja era do deposito , até que realmente meteu se a desmontar e deu com o problema (que nesse permutador de gases de escape só é mesmo possivel confirmar desmontado-o) . Depois também meteu uma pressão ridicula no aftercooler , que felizmente não te o lixou , e ainda te disse que o carro não faz a purga (sangramento é nos travões) por causa das bombas auxiliares , que também não é verdade..enfim , o que interessa é que está resolvido mas fica caro reparar as coisas assim. Esta purga é feita em cerca de 30minutos com equipamento de diagnostico , não é necessario deixar 1 dia

Quanto ao comportamento que o carro teve com o bypass aftercooler , é de facto normal . A centralina automaticamente corta a potencia do motor para se progeter, se a temperatura do ar na admissão chegar ao um valor critico predefinido
ML Dany
Rookie
Rookie
Mensagens: 91
Registado: 02 nov 2019, 12:20
Veículos: Golf VII

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por ML Dany »

Bem vindo ao clube. O meu perde meio copo de água em 10 mil kms. O mecânico também me fez esses testes e não encontrou nada. E diz k é do radiador afftercoller. O meu se perde se mt água era para mudar o radiador mas como é tao pouca nem se dá conta não vou mudar por enquanto.
16000lc
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 20 abr 2018, 16:31
Veículos: Golf VII 1.6 TDI

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por 16000lc »

Boa noite meus caros.

Venho aqui informar-vos que o problema voltou. Depois de 8000km sem problema aparente, o carro voltou a acusar nível baixo de água, e após reabastecimento, a cada 200km esvazia completamente .
Estou muito desanimado e cansado disto. O carro não me dá sossego!

E depois disto tudo nem sei se levo ao mesmo mecânico ou se vou direto à marca. Estou num beco sem saída.



Melhores cumprimentos.
Barikit
Beginner
Beginner
Mensagens: 28
Registado: 18 abr 2022, 17:44
Veículos: Golf 7 & E30

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por Barikit »

Voltou ? Acho que um pouco estranho..
Nesse caso nao seria do cooler do ic ? visto que levou com 7b de pressao ?
Ja fizeram teste quimico ?
16000lc
Beginner
Beginner
Mensagens: 59
Registado: 20 abr 2018, 16:31
Veículos: Golf VII 1.6 TDI

Re: Carro a perder água(tentadas algumas soluções)

Mensagem por 16000lc »

Barikit Escreveu: 24 dez 2022, 12:11 Voltou ? Acho que um pouco estranho..
Nesse caso nao seria do cooler do ic ? visto que levou com 7b de pressao ?
Ja fizeram teste quimico ?
Boas

Talvez! O mecânico também achou estranho e diz que as unicas coisas que restam é o IC e a junta da colaça.

Não se fez teste quimico ainda.

Melhores cumprimentos
Responder