-Desvalorizar é muito fácil, tirar coisas originais e meter outras diferentes, alterações estéticas/mecânicas, estragar/modificar de forma irreversível componentes originais, usar acessórios/peças que apesar de serem do mesmo modelo, marca, etc não pertencem aquela versão em particular.
-Valorizar, repor tudo que não é original para original, recuperar o que estiver estragado de preferência com peças originais daquele modelo/versão em particular.
Isto da perspetiva de mercado de clássicos.
Agora, quem não está nem aí para isso, que faça as coisas ao seu gosto, e tenha o cuidado de guardar tudo que é original, não estragar nada pois mais tarde ajuda na venda e algumas peças não são depois fáceis ou baratas de repor, algumas peças que parecem simples não se arranja fácil e mesmo usadas é preços de meter medo.....as pessoas não têm noção disso até precisarem mesmo
Uma recuperação é complicado falar em valores pois vai depender de muita coisa, mecânica é barato salvo algumas peças especificas dos sistemas de injeção/gestão do motor que são bastante dispendiosas e/ou difíceis de encontrar, o que fica caro é interiores, chapa, borrachas, acabamentos de interior, capota, por exemplo, algumas capotas, só para dar um exemplo vou a um site conhecido que vende material a bom preço, vou dar um exemplo do meu carro, , esse é o modelo do meu(mohair 303 classic grey/black), só por causa do material custa logo mais 250€ de preço baso que uma preta básica, isto é um exemplo de um orçamento de material para recuperação completa sem mão de obra e não inclui a própria estrutura da capota nem sistema de elevação que no meu caso é hidráulica, nem portes:
Dá para fazer mais barato? claro que dá, mete-se uma mais barata diferente e não se renova tudo, mas lá está, quem souber como era de fábrica e quer um clássico, quer um clássico original e direito, manda logo o preço para baixo ou até nem perde é sequer tempo e procura logo outra alternativa.
Eu no meu carro felizmente não tive de fazer nada na capota, está em bom estado, mas já gastei um valor "considerável" no carro e tenho mais para gastar que nunca será recuperado se o investir, tenho algumas alterações também que obviamente desvalorizam imenso na perspetiva de mercado de clássico, mas tudo é reversível, tenho todo o material original direito guardado, mas na verdade não estou mesmo é nada preocupado com o mercado e ideia dos clássicos pois o carro não é para essa finalidade, pelo menos por agora.