Substituição de um motor 8V por um 16V

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HMG
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Substituição de um motor 8V por um 16V

Mensagem por HMG »

Boas,

Por acaso sabem me dizer, ao certo, que material preciso de ter, além do motor, caixa e centralina, para proceder à mudança (Swap) de um motor 2.0 8V por um 16V? Obrigado, desde já, pela vossa atenção pessoal! :wink:
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Mario_Marques
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Re: Substituição de um motor 8V por um 16V

Mensagem por Mario_Marques »

Houve uma pessoa que enviou PM a pedir ajuda para responder a este tópico e mais 2 parecidos, ora bem, é um desenterranço mas vou tentar ajudar...

Para substituir um 8v por um 16v, dá para fazer a coisa de muitas maneiras, tudo depende do €, e do resultado final pretendido.
Partindo do principio que já se tinha um 2.0 8v de bloco longo, era possível aproveitar o bloco original, trocar os pistões para os pistões 16v e montar só a cabeça com os seus respetivos componentes, geralmente nos dias de hoje não compensa fazer isto pois fica mais dispendioso que trocar logo tudo, pois não há por ai com facilidade cabeças 16v e tudo o que é preciso.....
Nesta opção, poder-se-ia usar a gestão eletrónica de motor completa original do 8V e reprogramar para funcionar com o 16v.

Fazer a troca da mecânica completa, como o nome indica é basicamente tirar tudo de um 16v dador e meter no outro, não tem grande ciência aqui, é tirar de um lado e meter no outro, convém obviamente ter um carro dador completo saudável e trocar absolutamente tudo(!!!!!!!!!!).
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Re: Substituição de um motor 8V por um 16V

Mensagem por catskills »

É possível meter um 8v a andar melhor, a andar como um 16v?
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Re: Substituição de um motor 8V por um 16V

Mensagem por Mario_Marques »

catskills Escreveu: 11 jun 2021, 16:54 É possível meter um 8v a andar melhor, a andar como um 16v?
Sim, é possível meter um 8v a andar um pouco melhor, bastante melhor ou muito melhor, é ao gosto do freguês €€€€€ :lol:
Deixo em baixo um exemplo de uma coisa da época que havia, era uma preparação de mk2, isto é só um exemplo pois havia muito mais, havia mais potentes, menos potentes, turbocompressor, compressor volumétrico, etc....mas só estou a falar em coisas que dava para usar em estrada e que davam garantia e até era aprovado pela VW em uk na época, era uma coisa mais ou menos sem grandes compromissos, era um verdadeiro carro de dia a dia, com o mesmo nível de conforto de utilização, fabilidade e custos de manutenção.

Na época um 8v destes esmagava obviamente um 16v original, isto feito com a tecnologia dos dias de hoje rende ainda mais potencia, e é uma opção a ter em conta antes de meter um 16v, uma conversão 16v não é nada barata e o 16v vai ter de ser revisto, adaptado, etc(e fica esteticamente muito diferente e ilegal fácil de detetar).
Não estou a dizer que o 16v não é melhor nem nada do género, o 16v tem sempre uma vantagem se tiver o mesmo nível de preparação do 8v falando em cabeças 8v de fábrica modificadas(há cabeças especiais aftermarket 8v hoje em dia que superam uma 16v, por exemplo a da SPA turbo), andara na casa dos 15% para cima de vantagem para o 16v, mas é muito mais económico fazer um 8v mais potente que um 16v do que meter apenas um 16 revisto original.

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Re: Substituição de um motor 8V por um 16V

Mensagem por catskills »

Isso parece já ser muito antigo e de facto não fazia ideia que dava para ter esse tipo de ganhos num motor desses :shock:
Pelo que vi no teu projeto o teu cabrio também está modificado, tens alguma ideia de quantos cavalos tem?
Mas já estou a ver que isto é tudo alterações que para a maioria dos preparadores é muita fruta, o pessoal só sabe trocar peças e ligar o pc e as vezes nem isso.
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Re: Substituição de um motor 8V por um 16V

Mensagem por RABBIT GTI »

O problema é arranjar material e sobretudo um preparador com conhecimento de causa pra fazer algo desse género, ninguém vai torrar 5000mil EUR num 8v , o pessoal vai logo ao mais fácil, trocar peças e ficheiro e já tá...
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Re: Substituição de um motor 8V por um 16V

Mensagem por catskills »

Eu entretanto ando aqui a investigar um golf 3 cabriolet de um vizinho alemão, para possivelmente comprar é um 2.0 todo original em mesmo muito bom estado, mas o que me desapontou foi andamento, não é muito mau mas não é aquilo que se espera de um carro destes, andei a ver aqui na Alemanha orçamentos de alguns especialistas, um deles a Bar-tek, e os valores que me falaram foi abaixo dos 5000 para uma coisa básica de estrada totalmente legal, fazem a parte da legalização, que faria em torno de 140cv, mostraram inclusive alguns testes de potencia de outros carros já feitos e pareceu muito interessante, pois apesar dos apenas 140cv as curvas de potencia e de binário eram muito melhores que as dos 16v originais, explicaram-me que não faz tanta potencia máxima apenas por o motor fazer menos rotação, mas que até ao corte que é superior a um 16v e nos gráficos deu para ver isso claramente.
A ideia seria comprar o material todo tipo kit da bar-tek e depois fazer a montagem(estas a ouvir Mário!!!! :D ) e depois a legalização.
Hoje em dia já é complicado aqui na Alemanha trocar motores, com a nova lei, não aceitam muitas conversões e depois fica-se a pagar um imposto tremendo, com a alteração proposta pela Bar-Tek, tratam da papelada toda do TUV e não me altera o imposto para pior, possivelmente até me irá baixar pois uma das peças é um catalisador de alto desempenho e podem conseguir baixar a taxa de emissões.
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Re: Substituição de um motor 8V por um 16V

Mensagem por Mario_Marques »

Bar-tek é 5 estrelas, fornecem-me algumas peças, inclusive para o meu projeto do mk1, não faltam peças á venda para 8v, há imensas empresas a vender material de preparação de g60/EA827 e como disse, estes motores é tipo legos.
Eu não sei quanta potencia tem o meu mk1 pois nunca medi com este motor atual, nem ando propriamente atrás de nenhum "numero de potencia", o único número que que me interessava era performance em estrada, conseguir uma aceleração 0-100 consistente e fácil na casa dos 8,5/9 segundos e uma velocidade máxima na casa dos 140kmh mas chegar lá rápido, só me interessa que o carro seja rápido em aceleração e recuperações, não me interessa velocidades elevadas.
Dependendo do carro que se parte como base e do que se pretende dá para fazer muita coisa, tanto dá para fazer uma coisa baratinha como uma coisa dispendiosa, vai depender muito do ponto de partida e do objetivo final, mas regra geral prepara um 8v fica sempre a metade do preço de um 16v e o 16v não faz o dobro da potencia, faz cerca de mais 10 a 30%, exemplo, uma cam "fast road" para um 8v 320e, para um 16v modelo equivalente do mesmo fabricante 700e, um set de válvulas xpto 7mm para um 8v 480euros um set equivalente para um 16v 1100e, custo de uma mecânica completa 2.0 8v usada 250euros, custo só de um motor 16v usado sem nada 750e, as únicas coisas que é ela por ela é as peças dos blocos, o motor 16v é um óptimo motor mas também dá para fazer farinha dos 8v.
Em cima tem por exemplo os preços que essa empresa que mencionei cobrava pelos serviços, não foge muito daquilo.
Uma coisa que dispara o valor de qualquer preparação, seja 8 ou 16 válvulas é se optarem por usar uma ecu stand Alone programavel, wideband, bobinas de ignição independentes, etc, o preço dispara mesmo muito.

Outra opção amiga dos 8v, kit turbo, fazer 200cv/300cv num 8v é canja laranja(mais ou menos) e não falta peças para isso, mas neste caso é quase obrigatório uma ecu programavel.
Uma das vantagens dos 8v é que muita coisa TDI afn ou 1.8t 20v de primeira geração, g60, é compatível com 8v, cambota, bielas, coletor de escape, bomba de óleo, linha de óleo, Carter, etc.
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Re: Substituição de um motor 8V por um 16V

Mensagem por catskills »

Pois, quando se fala em turbo e em preparações no geral ninguém pensa, geralmente toda a gente hoje em dia só copia aquilo que vê pelas redes sociais e pouco mais e esquecem-se de coisas deste genero, os 8v e 8V turbo oldschool, e ainda hoje em dia se vê nas pistas.
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Re: Substituição de um motor 8V por um 16V

Mensagem por Mario_Marques »

Não é com toda a certeza o 8v mais potente que anda por aí mas acho que explica bem a ideia :lol:
Mas pondo isto de uma forma mega simplificada, com turbo o céu é o limite, um exemplo fácil de perceber, andam ai hoje em dia tdi pd mega potentes, são 8v, tudo que um carro desses faz, dá para fazer muito mais forte ainda num 8v a "gasolina", mas bem mais forte, agora, justifica? É utilizável? Não! De forma nenhuma!
Não é qualquer chimpanzé que faz num motor a gasolina essas potencias, pois requer bastante mais conhecimento, num diesel o que falta em conhecimento as pessoas investem em material, num gasolina isso não funciona assim, alguns erros na preparação e kabum!, mesmo que não tenha muita potencia.
Pessoalmente, qualquer carro que não seja extremamente bom(tipo um chassis mesmo fenomenal), que seja para usar no dia a dia, a minha recomendação é sempre não cair no mundo das loucuras e fantasias, quando se mete potencia extrema acaba-se com um carro que não dá para usar, uma carrada de problemas e muito dinheiro perdido, é sempre boa ideia fazer as coisas com cabeça e não tirar olhos da realidade e talvez desligar um pouco do youtube e redes sociais nessas alturas.hehehe
Os exemplos que coloquei em cima eram preparações por profissionais, eram coisas que se comprava e funcionavam muito bem mesmo para usar no dia-dia, sem grandes compromissos, ainda hoje muitos carros desses circulam.
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