Golf II 1.3 Parado 10 anos

Responder
facsl
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 07 jan 2012, 14:23

Golf II 1.3 Parado 10 anos

Mensagem por facsl »

Boa tarde,

Por diversos motivos, tive de parar o meu Golf II, 1.3, que na altura teria apenas 90.000 Kms.

Pretendo voltar a pôr o carro a trabalhar, sendo que sei que tenho que rodar o motor à mão (tirando as velas é mais fácil certo?), é mudar o óleo antes de o girar, e igualmente mudar a gasolina.

Podem explicar qual o melhor procedimento e se poderia roda-lo manualmente com as velas e com o óleo antigo? Se o motor rodar bem pode haver perigo de o mesmo gripar?

Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf II 1.3 Parado 10 anos

Mensagem por Mario_Marques »

O carro é carburado ou é um dos raros 1.3 de injeção elétronica?
Vou-te dizer aquilo que pessoalmente faço numa situação dessas.

Fluidos todos fora, líquido refrigerante, óleo, óleo dos travões, óleo da caixa, gasolina, rever pontos de massa, motor de arranque e alternador, rever no geral ligações elétricas, Carter fora, limpeza da bomba de óleo, velas fora durante todo o processo e wd40, óleo para dentro dos cilindros sem rodar motor, correia nova, rever sistema de ignição, rever bomba de gasolina e limpar o sistema, depois filtro novo, filtro óleo e ar novos, no caso de ser carburado leva jogo de juntas novo e limpeza do carburador.
Depois disto tudo revisto, rodar o motor á mão com as velas fora, se livre, meter óleo no Carter e rodar o motor sem velas e sem sistema de combustível ligado para carregar o sistema de lubrificação com pressão (purgar a bomba de óleo).
Depois disto tudo, montar tudo e testar, finalizar o que for necessário, vai sempre aparecer uma coisa ou outra, de certeza o sistema de refrigeração vai precisar de mais cuidados mas o essencial é descontaminar antes de ligar e ter pressão de óleo, o resto vem depois, o sistema elétrico também é importante rever para evitar um incêndio.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
facsl
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 07 jan 2012, 14:23

Re: Golf II 1.3 Parado 10 anos

Mensagem por facsl »

Olá,

Desde já muito obrigado.. O W40 é essencial antes de rodar o motor?

O carro é de carburador, o problema é que não tenho garagem para fazer esse serviço.. O carro está numa garagem de recolha, onde não consigo fazer esse serviço..
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf II 1.3 Parado 10 anos

Mensagem por Mario_Marques »

Eu disse wd40 mas podes usar qualquer outro produto que tenha efeito de remover ferrugem/soltar metal, o wd40 tem também a vantagem de ser bastante fluido e boa penetração, porém como lubrificante é péssimo, precisamente pelos motivos anteriores, é muito fluido e solvente de óleo.
É importante não rodar o motor sem soltar o que possa estar preso, pode fazer logo um risco de cima a baixo no cilindro, mas idealmente era mesmo desmontar tudo, se fosse um motor de alta performance era quase obrigatório pois tem tolerâncias mais justas
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
facsl
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 07 jan 2012, 14:23

Re: Golf II 1.3 Parado 10 anos

Mensagem por facsl »

Olá,

Desde já obrigado, eu tiro as velas e ponho wd40 lá dentro certo? So um pouco?

E o óleo, tem q ser tirado com o carro no macaco ou pode ser como ele está? Onde o carro está não há grandes condições..
Responder