Golf 1.6 8 valvulas

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facsl
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Golf 1.6 8 valvulas

Mensagem por facsl »

Boa tarde,

Vou adquirir um Golv IV 1.6 8V,sendo que gostaria de saber qual o melhor óleo para este motor e quais os melhores cuidados.. Segundo li, este motor é bastante fiável e poupado.. Confirmam? Seria igualmente um bom motor para por GPL?

Obrigado
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Mario_Marques
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Re: Golf 1.6 8 valvulas

Mensagem por Mario_Marques »

Esses carros originalmente usavam 5w30, o problema é que quase ninguém o usava.
Podem levar uma grande variedade desde que respeite a norma do fabricante, desde 5w30, 5w40, 10w40, devem ser sintéticos.

Esses motores são muito bons e fiáveis, há que ter em atenção é que geralmente por causa disso, o pessoal fazia pouca ou nenhuma manutenção.
Fica bom com gpl, mas convém antes do gpl meter tudo impecável mesmo para que não surja nenhuma surpresa.
Os problemas mais comuns nesses carros, tendo em conta que já estamos em 2021, já tem uma certa idade, verificar fugas em todo o circuito da admissão, fazer manutenção da borboleta, ver se os sensores estão todos em ordem e são originais, filtro de gasolina, velas, cuidado com o sistema de refrigeração com a montagem do gpl, pois para montar o gpl vao mexer tanto na admissão como no sistema de refrigeração.
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Re: Golf 1.6 8 valvulas

Mensagem por facsl »

Boa noite,

Desde já obrigado. É o óleo não tem uma outra característica, 505 qql coisa?

Obrigado
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Re: Golf 1.6 8 valvulas

Mensagem por Mario_Marques »

facsl Escreveu: 12 set 2021, 23:49 Boa noite,

Desde já obrigado. É o óleo não tem uma outra característica, 505 qql coisa?

Obrigado
Sim, 502.00, para intervalos fixos.
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Re: Golf 1.6 8 valvulas

Mensagem por facsl »

Muito obrigado. É se qto em qto a nível de tempo ou Kms?
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Re: Golf 1.6 8 valvulas

Mensagem por Mario_Marques »

1 ano ou max 15 mil kms, o que ocorrer primeiro.
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Re: Golf 1.6 8 valvulas

Mensagem por facsl »

E existem óleos 10w40 com essa especificação?
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Re: Golf 1.6 8 valvulas

Mensagem por Mario_Marques »

Não, não existe, eu inventei isso agora mesmo só para te baralhar as ideias :lol:
Ora se era o recomendo(o recomendo era o 5w30 mas tinha como opção esses), ora se a norma era aquela, a resposta é bastante óbvia, aliás, está no manual do carro nas últimas páginas.
Atenção é que 10w40 100% sintético não há muitas opções no mercado, é mais raro que aquilo que as pessoas imaginam, quase tudo que há é semi sintético ou mineral, e o que há geralmente não é nada barato as vezes.
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Re: Golf 1.6 8 valvulas

Mensagem por facsl »

OK, sem problema.. Hehe.. E com muitos Kms o 5w30 serve? É se por ventura o mecânico puder na oficina 10w40 semi-sintetico, haverá problema?
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Re: Golf 1.6 8 valvulas

Mensagem por Mario_Marques »

A questão do 5w30 é a vedação e estado do motor, o 5w30 é muito melhor que o 10w40, o problema é que se já tiver usado outros óleos muito tempo pode ter folgas já grandes, contaminação, etc, e o 5w30 vai passar melhor onde um 10w40 passava com maior dificuldade, vai limpar a contaminação que possa existir.
Pode meter o 10w40 á vontade desde que respeite a norma indicada e seja uma marca minimamente conceituada para garantir que é um produto de qualidade.
A desvantagem é que o 10w40 no arranque a frio não protege tanto, tem mais atrito, não atinge tão rápido e uniforme a temperatura ideal de funcionamento, não é tão limpo para o motor, mas ambos fazem o serviço e o motor não vai avariar por causa disso. :wink:
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Re: Golf 1.6 8 valvulas

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Ok, obrigado.

Esse raciocinio serve para qualquer motor a Gasolina ou apenas neste modelo? Suponho que em qql motor..Faço esta questão porque num motor que temos cá em casa, aos 80.000Kms passamos de um 5w40 para um 10w40, na altura o mecânico disse que os melhores oleos para altas quilometragem seria melhor 10w40..Por acaso este motor tem 480.000Kms
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Re: Golf 1.6 8 valvulas

Mensagem por Mario_Marques »

É um tema complexo e não ha uma regra que serve para tudo, excepto a regra do "deve-se usar o que é recomendado pelo fabricante pois é o óleo indicado"

Neste caso o 10w40 está incluído na lista dos óleos que se pode usar, logo é seguro, mas não é melhor que um 5w30 ou 5w40, porém se ele andou bem até agora, não vale a pena inventar a roda como se costuma dizer e essa teoria de ser melhor para altos kms nos dias de hoje já não faz o mesmo sentido que fazia á muitos anos atrás ate porque passar por ex de um 5w30 para um 10w40 reduz significativamente a capacidade de lubrificação no arranque e a frio, logo vai agravar o desgaste e não reduzir.

Agora uma coisa, se vais meter o gpl nesse motor com esses kms, nesse caso, ai deixo só mais umas recomendações adicionais, medir a compressão para não estares depois a ter duas despesas e não era nada ma ideia trocar no mínimo dos mínimo os retentores de válvulas pois quase de certeza se ainda não estão ko é quase certo que com o gpl vao ficar ko.
A cena dos 8v, eles trabalham até nunca mais, mas vão perdendo rendimento e eficiência.
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Re: Golf 1.6 8 valvulas

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Olá,

Desde já obrigado pelos esclarecimentos. Esses retentores podem ser trocados tirando apenas a junta da tampa das valvulas, ou é mesmo na cabeça do motor?

Este motor que tem 480.000 é de um modelo Japones que há cá por casa. Somos fans de Volkswagen e essa marca :)

De qualquer forma, este Golf tem 200.000 e picos, no entanto sei que as valvulas já "foram rodadas"recentemente e junta da cabeça trocada, não sabendo ainda o porquê dessa necessidade de troca de junta. Esta viatura é uma viatura que vou adquirir em segunda mão.

Obrigado
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Re: Golf 1.6 8 valvulas

Mensagem por Mario_Marques »

Para tocar os retentores implica nesse motor especifico, tirar o coletor de admissão, tirar tampa de valvulas, tirar arvore de cames e tuchos para ter acesso, para fazer isso sem desmontar a cabeça é necesário ter o kit de troca de retentores, nem todas as oficinas têm.
Eu perguntei dos 400mil pois também é frequente ver-se esses motores 8v com esses e até mais km's, tens alguns exemplos cá no fórum.
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Re: Golf 1.6 8 valvulas

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Boa tarde,
Obrigado pelos esclarecimentos.
Entretantanto já fiz uns 12.000Kms, e o carro começou a pingar oleo, e esta a perder, mas não de uma forma constante.

O filtro do AR está limpo, mas o Fumo sai um pouco Cinzento, e as vezes, nas acelerações, com alguma quantidade.

Chuumbou tambem nos gases. O qu epoderá ser? Deverei afinar a borboleta? A Admissão ou colector de escape pode estar com problemas? Eu trocquei o catalizador antes deste processo, logo, nao pode ser o mesmo.
Obrigado
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