Procedimento correcto de substituir o oleo da embraiagem golf iv 110

Responder
ruipsantos
Amateur
Amateur
Mensagens: 619
Registado: 21 out 2005, 23:53
Localização: Viseu

Procedimento correcto de substituir o oleo da embraiagem golf iv 110

Mensagem por ruipsantos »

Boas,
Já vasculhei o forum de ponta a ponta,falou-se algo sobre o assunto mas nao obtive resposta para a minha duvida:
Qual é o procedimento correcto para substituir o oleo da embraiagem no golf 4 (110cv ,asv)?

Estive a trocar o oleo dos travoes pelo método de duas pessoas,e ia fazer o mesmo para a embraiagem ,mas nao sei porque algo me "bateu", e entao fui consultar o haynes manual do golf iv , e reza lá que devido ao design deste sistema de embraiagem hidraulica? nao pode ser sangrada pelo método convencional,pelo que teria de ser pelo metodo de pressurizaçao do sistema pelo reservatório...
Para nao fazer asneiras,mais uma vez ficou por fazer este item,e já lá anda à 18 anos :oops: (apenas a linha da embraiagem)

Será que nao se pode fazer mesmo pelo método tradicional?

Nao me estava a apetecer comprar esta ferramenta ...já pensei em arranjar uma tampa e aparafusar-lhe um acessorio e "injectarlhe" pressao com um compressor de ar(com pressao regulada está claro,talvez 0,5/1bar),mas arranjar uma tampa onde?sucata...
Outro problema com isto é que os compressores ganham agua no deposito...nao me está a apetecer injectarlhe humidade lá para dentro...
Cump.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Procedimento correcto de substituir o oleo da embraiagem golf iv 110

Mensagem por Mario_Marques »

Olá dá para fazer isso sem ajuda e sem ferramenta especial, e até sozinho.
Precisas de bom acesso ao sangrador e de preferência uma chave estriada que fique lá no parafuso de sangramento (que não caia, uma chave de bocas não se segura la,), um tubo de borracha longo e que vede totalmente de preferência transparente.

Depois sacas a tampa do sangrador, metes a chave, metes o tubo a ir para cima(óleo tem de ir no sentido contrário á gravidade, enches o reservatório, abres o sangrador o mínimo possível para sair óleo, vais dentro do carro e fazes curso completo do pedal várias vezes, tem de ser o curso completo, totalmente em cima e totalmente em baixo, provavelmente o processo no pedal vai ter de ser feito á mão, ao fim, fechas o sangrador, se não houve nenhuma fuga está sangrado.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ruipsantos
Amateur
Amateur
Mensagens: 619
Registado: 21 out 2005, 23:53
Localização: Viseu

Re: Procedimento correcto de substituir o oleo da embraiagem golf iv 110

Mensagem por ruipsantos »

Obrigado Mário.
Foi exactamente assim que fiz nos travoes e como sempre faço(chave estriada,mangueira transparente...)
Mas como disse fiquei na duvida,já que li algures que era preciso ter cuidado já que a bomba mestre(pedal se situava mais abaixo que a bomba escrava...e depois de ler o no manual haynes que isto nao podia ser feito pelo metodo tradicional...opa opa parou...
Mas de facto vejo mta gente fazer assim...
Vi também um metodo interessante,em que a saida do sangrador entrava num recipiente(garrafa com a tampa furada) com alguma quantidade de oleo,assim nao á a hipotese de entrar ar pelo sangrador(excepto esta claro se abrir demais o sangrador ou nao tivermos cuidado com a vedaçao da mangueira neste).

Tem sido uma das coisas que nao tenho tido muita atençao,sempre mudei o oleo aos travoes e esqueço-me deste pormenor.
è que já la anda à 16 anos,pensava que era a 18,mas nao afinal em 2005 foi mudado na vw,(espero que também tenham feito a embraiagem).

Obrigado Mário.
Bom domingo.
ruipsantos
Amateur
Amateur
Mensagens: 619
Registado: 21 out 2005, 23:53
Localização: Viseu

Re: Procedimento correcto de substituir o oleo da embraiagem golf iv 110

Mensagem por ruipsantos »

Venho aqui deixar o meu feedback da coisa.
Correu tal e qual conforme descrevestes Mário, Obrigado, só nao contava ter de abrir tanto o sangrador para que começa-se a sair o oleo em comparaçao com os travoes.Foi preciso algum cuidado pois aquilo é tudo de plastico.
Como tinha oleo de sobra deixei escorrer quase 200ml, mas já à muito que ele estava a sair limpo.
A embraiagem nao notei qualquer diferença,continua relativamente leve como sempre e as mudanças entram bem, excepto a terceira que á ali uma ligeira prisao e pior sempre depois que se lava o motor,venho a descobir que o problema no selector ,pois reparei que os "casquilhos dos tirantes" se estao a ficar destruidos e com folgas ",lubrifiquei mas só camuflei o sintomas já que o mal continua lá.
Será o proxima questao a resolver,mas já vi na net um sr que tem para venda estes "casquilhos" diferentes do original e que me pareceram bem mais duradouros ou entao faço uns em nylon,mas tenho receio que seja mais uma coisa a transmitir mais vibraçoes lá p dentro...mas isto será melhor num novo topico ...

Nao têm nada que fazer? comprem um golf e aguentem-no pelo menos 19anos,vao ver que passam a estar bem ocupados,raiiios... :lol:

Mais uma questao(se nao for incomodo), que massa lubrificante utilizar na manete das mudanças?(na "bola" por baixo do fole),estive a dar uma afinadela e reparei que já esta a ficar algo seco...
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Procedimento correcto de substituir o oleo da embraiagem golf iv 110

Mensagem por Silver_Ajm »

ruipsantos Escreveu: 18 ago 2021, 18:47 Mais uma questao(se nao for incomodo), que massa lubrificante utilizar na manete das mudanças?(na "bola" por baixo do fole),estive a dar uma afinadela e reparei que já esta a ficar algo seco...
O ideal é colocar massa de silicone que é a indicada para lubrificar peças em plástico.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 316
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Procedimento correcto de substituir o oleo da embraiagem golf iv 110

Mensagem por golf31996 »

Bom dia veja o código da sua caixa e mande vir o kit reparação da diesel geek. Não e caro e tem mais 20 anos pela frente
Responder