Trabalhar irregular e vibração em regimes baixos de aceleração tdi 1Z

Responder
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Trabalhar irregular e vibração em regimes baixos de aceleração tdi 1Z

Mensagem por Silver_Ajm »

Boa tarde.
O meu golf 3 tdi 90cv motor 1Z à uns tempos para cá tem vindo a ficar com um trabalhar algo irregular antes era esporádico agora passou a constante e alguma vibração em regimes baixos de aceleração. Não tem falta de potência. Falei ontem com um senhor que trabalhou muitos anos na reparação de bombas injetoras e depois de escutar o trabalhar do carro disse-me que o defeito quase de certeza que era da cabeça da bomba (regulador de injeção salvo erro). Entretanto estive a ver alguns campos no vag-com que anexo em baixo como imagem e deparei-me que a voltagem que chega à centralina cerca de 10v é inferior à debitada pelo alternador cerca de 14v. Será que eventualmente esta discrepância de valores de voltagem seja a responsável pelo problema relatado? Se houver alguém por aqui que já tenha trocado o dito regulador de injeção agradecia que me elucidasse acerca dos sintomas que o carro teve.
Anexos
IMG_20201012_200206.jpg
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Trabalhar irregular e vibração em regimes baixos de aceleração tdi 1Z

Mensagem por Golf_4_TDI »

Esses 10V como está nos blocos de medição das velas (glow pugs) deve de fazer referência às mesmas à partida. Será noutro bloco de valores que terás a tensão da unidade de comando, verifica isso também.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Trabalhar irregular e vibração em regimes baixos de aceleração tdi 1Z

Mensagem por Silver_Ajm »

Caramba fiquei com a ideia que corri os módulos e mais nenhum me mostrou a voltagem além desse e o da voltagem da bomba injetora.
Tenho que voltar a ver...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Trabalhar irregular e vibração em regimes baixos de aceleração tdi 1Z

Mensagem por Silver_Ajm »

Este fim de semana, estive a correr os grupos de medição um a um e deixo aqui os prints que fiz. De salientar que o carro se encontrava parado e ao relantim. Se alguém conseguir ajudar a tentar perceber de onde virá o problema, se é que é possível agradecia. Aparecem-me alguns valores estranhos, nomeadamente o valor da injeção do cilindro 4 que é zero e a voltagem que chega à centralina, que deve ser aquela que aparece no grupo 12 (não me aparece outra)...
Anexos
IMG_20201018_181355.jpg
IMG_20201018_181211.jpg
IMG_20201018_181151.jpg
IMG_20201018_181134.jpg
IMG_20201018_181041.jpg
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Trabalhar irregular e vibração em regimes baixos de aceleração tdi 1Z

Mensagem por Golf_4_TDI »

Já reparaste nos valores da MAF no atual e no especificado? Deves ter algum problema com a EGR...
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Trabalhar irregular e vibração em regimes baixos de aceleração tdi 1Z

Mensagem por Silver_Ajm »

Golf_4_TDI Escreveu: 21 out 2020, 08:57 Já reparaste nos valores da MAF no atual e no especificado? Deves ter algum problema com a EGR...
Não tinha reparado nisso... É bem possível, vou ver disso, em tempos apanhei-a toda completamente cheinha de carvão... Será que possa ser isso a origem do trabalhar irregular do carro? Obrigado Golf_4_TDI. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Trabalhar irregular e vibração em regimes baixos de aceleração tdi 1Z

Mensagem por Golf_4_TDI »

É possível mas tenho as minhas suspeitas que não só mas também.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Trabalhar irregular e vibração em regimes baixos de aceleração tdi 1Z

Mensagem por Silver_Ajm »

Golf_4_TDI Escreveu: 21 out 2020, 13:35 É possível mas tenho as minhas suspeitas que não só mas também.
Quando comprei o carro vinha com a egr anulada com uma junta cega "home made" em chapa, aquilo vertia óleo por todo o lado. A egr que lá estava andava completamente tapada de carvão. Comprei uma nova, inclusive as juntas e apliquei-a, o carro ficou a trabalhar normal até à pouco tempo... Na realidade já à algum tempo que não vejo o estado em que se encontra, mas no fim de semana tenho que averiguar... Suspeitas de mais algum problema?
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 317
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Trabalhar irregular e vibração em regimes baixos de aceleração tdi 1Z

Mensagem por golf31996 »

Veja a admissão,turbo e sistema de escape. Limpe toda a admissão e verifique o sistema de escape.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Trabalhar irregular e vibração em regimes baixos de aceleração tdi 1Z

Mensagem por Silver_Ajm »

O problema já está resolvido, a falha estava mesmo na bomba injetora, mas propriamente no regulador de injeção.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
NTRI
Beginner
Beginner
Mensagens: 2
Registado: 08 mar 2021, 12:39
Veículos: Golf 3 GT TDi

Re: Trabalhar irregular e vibração em regimes baixos de aceleração tdi 1Z

Mensagem por NTRI »

Boas,
Estou com o mesmo problema,

Será que me pode indicar como solucionar esse questão do regulador de injeção. Obrigado
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 317
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Trabalhar irregular e vibração em regimes baixos de aceleração tdi 1Z

Mensagem por golf31996 »

Boa noite ntri o regulador e uma peça da bomba injetora. Um conselho faça um diagnóstico ao carro. Não e por ter um sintoma igual que o problema e o mesmo. O regulador da bomba e bem caro não o aconselho a mudar peça nenhuma sem fazer um diagnóstico.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Trabalhar irregular e vibração em regimes baixos de aceleração tdi 1Z

Mensagem por Silver_Ajm »

NTRI Escreveu: 08 mar 2021, 12:58 Boas,
Estou com o mesmo problema,

Será que me pode indicar como solucionar esse questão do regulador de injeção. Obrigado
Tem que enviar a bomba para alguém que saiba reparar essas bombas. No meu caso segundo me informaram era excesso de ferrugem e algumas limalhas que estavam alojadas junto ao regulador da injeção. O meu carro estava com um trabalhar muito incerto, mancava muito.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
golf31996
Amateur
Amateur
Mensagens: 317
Registado: 10 mar 2018, 21:41
Veículos: golf 3 1996

Re: Trabalhar irregular e vibração em regimes baixos de aceleração tdi 1Z

Mensagem por golf31996 »

Nitro,numa casa diesel ou q mexa nisso custa lhe 500 euros ou mais.
De q zona e?
Responder