Turbo nas couves? vacuo? P0234

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brucer03
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Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por brucer03 »

Boas pessoal,

num arranque em via de aceleração na AE o meu 2.0TDI AZV entrou em safe-mode, depois de uma fumaradazita preta no escape.
Parei numa estação de serviço, desliguei, liguei e obviamente saiu do safe-mode e pude voltar para casa.

Em casa constatei P0234 overboost captado pelo vcds. Desde então não voltou a dar overboost no vcds nem entrou em safe-mode.
O carro desenvolve menos, tem um certo "lag" quando o turbo devia ser chamado, e desde então a valvula N75 (boost turbo) já não faz o "buu" passados alguns segundos do carro desligar.

Antes de começar a trocar peças estou a tentar perceber se não será a N75 que não tem vacuo suficiente para fazer actuar a geometria do turbo. Faz sentido o que estou a dizer? :o

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6-Valvula N75
3-Actuador Turbo
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Mario_Marques
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por Mario_Marques »

Normalmente as n75 fazem barulho ao desligar quando estão avariadas, tem fuga interna, não conseguem reter a pressão, o som que se ouve é o diafragma a vibrar com o ar a passar.
Excesso de pressão, por norma não é falta de vácuo, aliás, o motivo de estes carros hoje em dia serem controlados por vácuo é precisamente por segurança, prevenir que em caso de falha não faça excesso de pressão, antigamente os carros eram geridos com pressão positiva, aliviavam á medida que a pressão subia, se tivesses uma fuga no sistema era "até rebentar"
Podes também medir o vácuo, á saída da bomba na linha principal deverás ter cerca de -0,5/-0,7 na ordem disso dependendo do ciclo da egr e turbo.
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brucer03
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por brucer03 »

Mario_Marques Escreveu: 10 jun 2021, 13:11 Excesso de pressão, por norma não é falta de vácuo
Nesse caso, sendo a N75 responsável por controlar maior/menor pressão para o actuador do turbo, poderá justificar o overboost? (a minha ideia é esta ter "morrido" enquanto a geometria variava.

Mario_Marques Escreveu: 10 jun 2021, 13:11 Podes também medir o vácuo, á saída da bomba na linha principal deverás ter cerca de -0,5/-0,7 na ordem disso dependendo do ciclo da egr e turbo.
Falas da bomba de vácuo, certo? Se não tiver lá essa pressão vou ter que troca-la, é isso?
Esta bomba pelo que já vi aqui no forum tem tendência a falhar (já vou com mais de 220k kms)
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por brucer03 »

Por alguma razão não consegui fazer o teste da N75 com o vcds, só me faz o da EGR e depois não me deixa fazer mais nenhum. Alguém teve o mesmo problema? A ver se recebo uma pistola manual para verificar o vacúo manualmente.

Ontem estive a comparar o boost pedido e medido no grupo 11 do vcds.
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Linha verde é a pressão esperada, certo? Este teste foi feito ao ralenti (a puxar pelo acelerador).
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por golf31996 »

Bom dia, eu sugiro que faça um diagnóstico ao carro . A bomba que referem deve ser a bomba de vácuo.( Que está no seu desenho em cima). Dependendo dos locais um diagnóstico pode andar na casa dos 40euros com IVA. Veja se todos os tubos de vácuo estão conforme o seu desenho. Tente se puder desmontar a egr para ver se está limpa e se puder veja se há vestígios de óleo. Se houver pode ser o turbo a deixar passar e entrar em safe.
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por Mario_Marques »

brucer03 Escreveu: 10 jun 2021, 15:05
Mario_Marques Escreveu: 10 jun 2021, 13:11 Excesso de pressão, por norma não é falta de vácuo
Nesse caso, sendo a N75 responsável por controlar maior/menor pressão para o actuador do turbo, poderá justificar o overboost? (a minha ideia é esta ter "morrido" enquanto a geometria variava.

Mario_Marques Escreveu: 10 jun 2021, 13:11 Podes também medir o vácuo, á saída da bomba na linha principal deverás ter cerca de -0,5/-0,7 na ordem disso dependendo do ciclo da egr e turbo.
Falas da bomba de vácuo, certo? Se não tiver lá essa pressão vou ter que troca-la, é isso?
Esta bomba pelo que já vi aqui no forum tem tendência a falhar (já vou com mais de 220k kms)
Se a n75 está a gemer, não sei se fui suficientemente claro em cima, já era, tem passagem interna, não faz retenção, pode ainda funcionar "qualquer coisa" mas se já não causou, irá causar outros problemas.
Agora podemos é não estar a falar da mesma coisa, mas aquilo que eu conheço delas gemerem é quando estão boas para ir diretamente para o lixo, já deram o que tinham a dar, á uns anos cheguei a colocar cá fotos no fórum a mostrar o que ia á vida e o que provocava o som, o som é aquilo que expliquei em cima, um diafragma dela a vibrar.
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por brucer03 »

Finalmente chegou a pistola para controlar o vácuo, consegui perceber que até ver, a bomba do vácuo está a funcionar (pelo menos durante o teste).

A válvula N75 no meu motor AZV (BKD) não existe, tenho uma multi-válvula (6Q0906625) que controla pelo menos o vácuo da EGR e do actuador do turbo. Fica aqui o diagrama.
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Encontra-se aqui:
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Ao mesmo tempo, consegui isolar o problema mais notante (pressão esperada contra a actual, que causava o overboost), e aqui era mesmo a tal multi-válvula.
Uma vez trocada, como podem ver tenho uma leitura quase identica entre pressão esperada/actual.
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Agora como em jeito de resumo, para mim a válvula não se estraga por si só. Poderá ter a ver com uma bomba de vácuo (tandem) a não funcionar como deveria (já discutido aqui no forum) e finalmente a rebentar com os demais componentes.
Como eu já apanhei numa revisão óleo no filtro do gasóleo já encomendei uma e devo instalar nas próximas semanas.
Que dizem? :o
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por golf31996 »

Boa tarde, o que digo já lhe tinha referido. Faça um diagnóstico ao carro. De que zona e? . Se for da zona na a norte de Coimbra recomendo o user Mário marques ou a solving em São João da madeira. Há também uma casa em Viana do castelo especialista em vag. Se for de lá perto diga para lhe enviar. Não requer peças não gaste dinheiro. Faça tudo apartir do diagnóstico.
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por brucer03 »

golf31996 Escreveu: 20 jun 2021, 13:22 Boa tarde, o que digo já lhe tinha referido. Faça um diagnóstico ao carro. De que zona e? . Se for da zona na a norte de Coimbra recomendo o user Mário marques ou a solving em São João da madeira. Há também uma casa em Viana do castelo especialista em vag. Se for de lá perto diga para lhe enviar. Não requer peças não gaste dinheiro. Faça tudo apartir do diagnóstico.
Boa tarde golf31996, agradeço o conselho e concordo, sendo uma opção válida para quem não se queira chatear. Há sempre pessoas que vivem em zonas mais remotas ou até mesmo fora do país em que deixa de ser solução.
Mas finalmente acho que o forum também serve para partilhar conhecimento e de aí ter criado o tópico.

Neste caso, uma vez que se perceba o diagrama acima e como a pressão é gerada até chegar ao actuador do turbo, acho que facilmente qualquer membro pode testar valores e tirar as próprias conclusões (vcds e pistola de vácuo).
Foi o que aconteceu, ao testar a tal válvula (mesmo já sabendo que algo não estava bem, de acordo com a dica do mestre Mário).

PS: Assim "entre amigos" como se diz na gíria, fui à volkswagen da minha zona e para eles era trocar o turbo somente? 8)
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por brucer03 »

PS: Se calhar não fui claro ao relatar o que foi feito anteriormente. O problema ficou resolvido.
Última edição por brucer03 em 21 jun 2021, 14:38, editado 1 vez no total.
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por SuperGolf »

Por curiosidade....foi a valvula anti-retorno ou a tal mais acima na foto, que funciona em vez da N75 ?
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por brucer03 »

SuperGolf Escreveu: 21 jun 2021, 12:47 Por curiosidade....foi a valvula anti-retorno ou a tal mais acima na foto, que funciona em vez da N75 ?
sim eu chamei-lhe "multi-válvula" em cima mas é este part-number 6Q0906625. Basicamente não abria, ou quando abria não era no tempo (delay) esperado, tanto para o actuador do turbo como para a EGR.
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por golf31996 »

Boa tarde tudo o que foi dito tem a ver com um correto diagnóstico. Muitas vezes o diagnóstico pode ser feito em pouco tempo porque o conhecimento de quem o faz e tão grande que vai logo de encontro ao problema. No seu caso se tivesse confiado que era o turbo ti há gasto imenso dinheiro e tinha o carro na mesma. Tenho referido a todos os users para irem a casas que trabalhem com estes carros. O "user" Mário e uma pessoa,conhecedora, e tendo oficina será sempre uma solução a ter em conta para fazer os trabalhos. Porque evita andar a procura de problemas,pois normalmente vai direito ao mesmo.
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por brucer03 »

Eu compreendo golf31996, mas nem sempre é possível levar o carro à pessoa indicada, seja pela distância, custo, etc.
No caso de muitos (como o "mestre" Mário) nem sempre conseguem aceitar trabalho devido à imensidão de trabalho que têm.

Mas como tinha dito, a existência desta categoria no forum tem a ver com discussão de problemas/avarias que no fim de contas cada um dá o seu "bitaite". Ao esmiuçar este tipo de problemas consegue-se documentar tudo numa base de dados, dísponível para todos, a que cada um consiga ter pontos de referência consoante o problema que tenha.
Da mesma maneira que ninguém é obrigado a participar, mas normalmente os golfistas têm sempre o coração aberto :D
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Re: Turbo nas couves? vacuo? P0234

Mensagem por golf31996 »

Boa tarde portanto colocou uma bomba de combustível/ tendem nova e isso? Poderia dizer mais ou menos para que valores ficou a peça / mais ou menos
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