Venho aqui deixar o meu feedback do resultado.
Como referi anteriormente,nao tinha interesse em desconectar os tubos dos travoes,por duas razoes:
1º nao tinha com que tapar os tubos,iriam assim "esvaziar"o reservatorio..nem tempo para fabricar qquer coisa com que tapar...
2ºapesar de cá ter já o oleo p substituir(que já está mais que na hora),na altura (3 semanas atraz ) o tempo estava muito humido/chuvoso,logo nao seria a melhor altura para trocar este tipo de oleo,já que absorve a humidade..
Assim deixei essa tarefa para mais tarde,para as ferias.
Resolvi entao ver se dava para fazer a coisa sem desconectar as linhas, e com um pouco de paciencia lá fui desapertanto tudo ...tive de soltar o suporte do eixo ao chassis para ter mais espaço.
com o casquilho já totalmente à mostra ,deu para ver que estava completamente rebentado.
Até aqui tudo correu bem.
Depois de ver alguns videos no youtube,da trabalheira que era sacar o casquilho já agarrado ao eixo em que cortavam o interior para ficar apenas o anel exterior do casquilho ,ainda assim resolvi saca-lo todo inteiro,apenas tive de cortar a extremidade(batente) que era em plastico para poder inserir o apoio do saca,sacrifiquei a minha navalha e martelo p cima e saiu que foi um mimo.
Do meu kit extratores de sinoblocos da wurth,selecionei as péças adequadas e fui apertando a porca para ir puxando o sinobloco,estranho foi que a porca estava sempre frouxa,conseguia rodar a mao a porca.Resultado o casquilho saiu sem qualquer esforço.
Para o meu espanto o interior do eixo(alojamento do casquilho) estava miraculosamente limpo e sem um risco na tinta
(e eu já munido de escovas de aço para o berbequim )
.
Neste lado(notase alguma oxidaçao/ferrugem na entrada ,no lado direito estava muito melhor.
Reparei que os meus casquilhos(ainda de origem,18anos) eram em plastico,se calhar por isso que nao havia ferrugem nenhuma
Foi só lubrificar e inserir o novo.
Do lado direito é que a coisa complicou...
Gostava de saber como sai o parafuso ,já que bate no deposito do gasoleo
(se estivesse montado ao contrario éra so titar a porca e o parafuso saía para fora....
Là tive de desapertar também o suporte ao chassi ,baixar tudo e sacar o parafuso.
Tirando isto,tudo correu muito bem(como do outro lado)
O unico stress que tive foi apertar de novo dois (dos 4)parafusos ao chassis...nao queriam entrar pq o suporte estava ligeiramente descentrado...
Ainda danifiquei o inicio da rosca (do chassi)de um,de tentar apertar o parafuso,estava a enrroscar inclinado,felizmente tenho um jogo de machos e avivei a rosca,nao foi nada de especial,mas podia ser grave ..se continua-se a insistir.
Para contornar isto tive de montar a roda e descer o carro para a posiçao de repouso e assim o suporte ir ao sitio e apertar os parafusos.
Aproveitei e afrouxei os 4 parafusos do suporte do lado esquerdo para tirar o stress...notei que o casquilho no batente tinha uma folga em cima da espessura de uma folha de serra, e estava a fazer alguma força no lado de baixo. Assim afroxei os 4 parafusos ,o suporte "acertou-se" e apertei de novo os parafusos.
Coisa "mai linda"
agora até dá gosto acelarar de novo nas curvas
O eixo está muito bom,apenas uns pontitos de ferrugem muito superficial,aproveitei para dar uma engraxadela em tudo que era sitio ali e no plastico da cava da roda ,pois espero só voltar a mexer ali so daqui a 18anos
Resumindo,é um trabalho que qualquer hobista com um pouco de abilidade consegue fazer,porem á sempre o risco de alguma coisa correr mal,desapertar e voltar a apertar um parafuso parece ser coisa facil mas pode dar muita dor de cabeça...