Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Responder
rui 130
Pro
Pro
Mensagens: 1131
Registado: 06 nov 2006, 13:38
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por rui 130 »

Mario_Marques Escreveu: 11 mai 2021, 22:30 Á partida não te deveriam chatear, até porque em muitos carros, por ex no meu sai com isso de fabrica, não como essa mas a "K" , poderiam pegar numa situação como referi, de estar a causar interferência, aí depende do modelo exato da barra e do carro exato pois o espaço nessa zona varia consoante a motorização do carro, o sistema de escape e ter ou não direção assistida.
Essas mais simples pelo aspecto delas acho que não deverão causar interferência, agora esta que é talvez a melhor, causa:
Imagem

Com alguns paciência da para fazer muito melhor que isso que está nessa foto, esse tipo de construção é quase o que oferece melhor suporte, tanto lateral como longitudinal, da para fazer melhor ainda, quando tiver a mecânica nova, escape, tudo feito para saber exatamente onde tenho espaço, vou fazer uma versão mais xpto disso.
Boas Mário. Qual a barra que "K" que te referes?
O meu vem com a barra estabilizadora à frente e atrás mas não traz nenhuma barra de reforço. Esta foto é do teu?
Tal como já referiste neste chassi faz bastante falta. Lembro-me de ter comprado um MK1 com os braços todos abertos. Tive que o mandar para a sucata pois além de terem rachado estava todo podre nessa zona.
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Rui, a barra K, é original de fábrica.
Imagem
Geralmente quando parte o pessoal não da fé disso, depois com tempo por ter a rachadela acaba por apodrecer tudo daí para fora, a rachadela deixa entrar humidade/água, fica lá depositada e faz estragos, mas tem reparação, só não fica é nada barato, a VW classic parts ainda vende grande parte dos painéis novos, chão completo, longarinas, etc.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
catskills
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 24 set 2007, 17:38
Veículos: MK6 GTI "35"; MK4 1.8t 20v; Jetta MK4 tdi 115, Mk4 R32 dsg
Localização: Essen, Alemanha
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update

Mensagem por catskills »

Mario_Marques Escreveu: 16 out 2020, 21:13 Bem, hoje sinto-me realizado e venho partilhar :mrgreen:

depois de muito maturar onde expremer mais uns limões no motor original, estilo troféu FEUP, ou seja, tentar tirar tudo que for possível usando só aquilo que o carro já tem de origem e pouco mais e depois tentar a técnica de condução mais limpa possível, consegui de uma miséria fazer um herói, ora fica o antes, onde está ainda pior que de origem, perdi 1segundo inteiro por causa dos travões maiores

Imagem

E isto foi o que consegui em modo "tudo que dá"
Imagem

Isto foi conseguido com jogar com pressão dos pneus, alinhamento, novo acerto de ignição (forçosamente tive de usar gasolina 98 para não correr o risco de fazer KaBuM!), Isolar o coletor de admissão, knock sensor com um pequeno kitanço, remoção do sistema de aquecimento de ar e uma entrada de ar adicional, ajuste do afm, reprogramação, suspensão, técnica de condução a 200% e este arzinho super frio que está agora de noite.

No miserável teste anterior já tambem praticamente todas coisas descritas em cima, só não tinha o ajuste de ignição maluco, não estava frio como hoje, alinhamento e pressão dos pneus por rever e a minha condução foi tipo 70% pois a visibilidade não era boa.
Agora é que vi isto, é muita fruta!!! Fantástico trabalho :shock:
A informação dos travões também foi interessante, não tinha noção que o carro perdia tanta aceleração só com uma simples troca de travões, o peso na roda faz mesmo muita diferença, nunca tinha era visto em lado nenhum dados concretos sobre quanto se pode perder.
Tuned @ Der projekt & MB POWER
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Sem nenhuma novidade para apresentar, venho só mostrar o novo brinquedo que vai ajudar no desenvolvimento de performance tanto de motor como de dinâmica, já tinha mostrado o microscópio para análise de componentes, agora tenho um sensor térmico infra vermelho que me ajuda a compreender e medir o que se passa realmente no carro a nível do motor, sistema elétrico, refrigeração, travões, suspensão, admissão, escape, pneus, etc.
Anexos
flir_20210727T235646.jpg
flir_20210727T235629.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Silver_Ajm »

Mário não tarda tens aí em casa instalado um gabinete médico automóvel. :mrgreen: É uma câmara térmica tipo daquelas de verificar pontes térmicas em edifícios?
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3151
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por sflopes »

Mário o pai Natal/2021 chegou muito cedo com a primeira prenda.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

sflopes Escreveu: 28 jul 2021, 12:34 Mário o pai Natal/2021 chegou muito cedo com a primeira prenda.
Foi uma prenda forçada pela necessidade, é uma ferramenta para trabalho. :?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por joaodh92 »

Muito interessante, por acaso no meu local de trabalho tem lá uma câmara dessas. E já pensei que dava jeito às vezes para ver algumas situações.

Normalmente a cabeça do motor em funcionamento normal atinge que temperaturas?

Não sei porque mas tenho a sensação que o motor do meu MK1 aquece mais que o tdi do MK3 isto em ritmos normais de condução. Apesar da temperatura do anticongelante estar normal.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

joaodh92 Escreveu: 07 ago 2021, 12:13 Muito interessante, por acaso no meu local de trabalho tem lá uma câmara dessas. E já pensei que dava jeito às vezes para ver algumas situações.

Normalmente a cabeça do motor em funcionamento normal atinge que temperaturas?

Não sei porque mas tenho a sensação que o motor do meu MK1 aquece mais que o tdi do MK3 isto em ritmos normais de condução. Apesar da temperatura do anticongelante estar normal.
Eu investi nisto e numa camara de super slow motion, coisas que dão jeito para o meu trabalho, eu não tenho a certeza mas acho que o teu trabalho e o meu de hoje em dia têm algumas coisas em comum, construção de automoveis e tecnologia para eles, fiarada e eletronica :D

Essa sensação que tens está extremamente correta, o que acontece é que na verdade, dentro da camara de combustão, um diesel na verdade produz muito mais calor que um motor a gasolina, mas converte essa energia térmica em trabalho com grande eficiência, um motor a gasolina atinge uma temperatura inferior, mas converte menos energia em trabalho e como tal transmite esse calor pela peças fora e escape e torna o compartimento do motor mais quente, um bom pedaço.

E deixo cá a minha nova "invenção", um display de narrow band(em volt), enquanto não chega a wideband, sempre é uma ajuda a monitorizar a mistura
Imagem
Imagem

Eu ainda não tive oportunidade de investigar muito a nível de temperaturas, mas um dos meus objetivos é arranjar forma de transmitir menos calor para o coletor de admissão.
Posso já dizer que usar manta de escape enrolada no escape não resolve o problema e até o piora contrariamente aquilo que muita gente acredita, a manta acumula o calor e não faz bom isolamento, isto falando num sistema de manta que a maior das pessoas usa.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Já há alguma colheita de dados, e nestas imagens destaca-se o calcanhar de Aquiles dos motores com cabeça unilateral, por lapso não coloquei na imagem as temperaturas, mas é chegou aos 150 graus nos ductos do coletor de admissão.
Anexos
flir_20210811T210513.jpg
flir_20210811T210525.jpg
flir_20210811T210618.jpg
flir_20210811T210726.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por joaodh92 »

Uma cabeça crossflow deve fazer imensa diferença não?
Eu no meu já reparei que mesmo andando normal o coletor de admissão fica bastante quente.
Não sei se fazer uma espécie de chapa defletora ajudaria a arrefecer um pouco essa zona.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

Uma cabeça cross flow no que toca a temperatura do coletor de admissão é imensamente melhor, não te sei dizer em números mas sei que o facto de não estar em cima do coletor de escape faz imensa diferença, eu atualmente já tenho instalada á algum tempo una chapa senão era muito pior mas tenho de tratar de melhorar aquela zona, as peças que fizer agora para este motor também vão dar no 2.0 apesar que o coletor do 2.0 vai ter muito maior fluxo e como tal as temperaturas vão ser significativamente inferiores, de ressalvar que o meu carro tem e á partida vai ter sempre catalisador, o que agrava um pouco as temperaturas de escape.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por SuperGolf »

OFFTOPIC

Os melhores sensores de heat, são salvo erro da Flir ou algo começado por F que não me recordo, que é usado ate´por militares...

Continuação de bom projecto, Mário!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Mario_Marques »

É o que tenho, Flir, aparece nas imagens, e é precisamente "mil spec" :wink:
Quase todo o meu equipamento de trabalho, inclusive o meu PC Dell, GPS, tlm, ferramentas, etc, são especificação militar, sou obrigado a ter em alguns sítios, e na verdade é muito mais durável e resistente.

Eu nas fotos esqueci-me foi de deixar as legendas com as temperaturas, mas deu 150graus na zona do coletor de admissão(houve aqui cuidados a medir para não ser enganado, foi medido tipo 4 segundos logo após a paragem do carro, pois se deixar parado desligado atinge muito mais que isso pois o calor do escape passa todo para o coletor), ou seja, tenho ali muito que ganhar a nível de rendimento do motor, segundo as normas SAE por cada 10graus é 1%, logo se fizer ali una redução de 100graus, que me parece possível, tenho naquele ponto/situação específica em que atinge aquela temperatura, um ganho de 10%.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Albernas
Amateur
Amateur
Mensagens: 382
Registado: 05 abr 2010, 20:08

Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31

Mensagem por Albernas »

Mario_Marques Escreveu: 11 mai 2021, 22:30 Á partida não te deveriam chatear, até porque em muitos carros, por ex no meu sai com isso de fabrica, não como essa mas a "K" , poderiam pegar numa situação como referi, de estar a causar interferência, aí depende do modelo exato da barra e do carro exato pois o espaço nessa zona varia consoante a motorização do carro, o sistema de escape e ter ou não direção assistida.
Essas mais simples pelo aspecto delas acho que não deverão causar interferência, agora esta que é talvez a melhor, causa:
Imagem

Com alguns paciência da para fazer muito melhor que isso que está nessa foto, esse tipo de construção é quase o que oferece melhor suporte, tanto lateral como longitudinal, da para fazer melhor ainda, quando tiver a mecânica nova, escape, tudo feito para saber exatamente onde tenho espaço, vou fazer uma versão mais xpto disso.
Ao andar a ver material para o meu Cabrio vi isto aqui :
https://www.werk34.de/de/vorderachs-kre ... 20993.html
É um pouco caro, mas deixo aqui o link pode haver alguém interessado .
Responder