Golf 1 GTi de 79 - Coletor / Linha de Escape

Responder
António Ramos
Rookie
Rookie
Mensagens: 98
Registado: 24 abr 2008, 15:34
Localização: Castelo Branco
Contacto:

Golf 1 GTi de 79 - Coletor / Linha de Escape

Mensagem por António Ramos »

Boa noite,

Após 12 anos de utilização desportiva do meu Golf 1 GTi (1ª Série) de 1979, tendo o mesmo sido campeão nacional de rallyes de regularidade histórica em 2015 e vice-campeão em 2017, estou agora reconverte-lo para a sua condição totalmente original, com a devolução do seu "coração" (motor) original 1.6 EG.

Nesse sentido venho pedir a V/ ajuda para o seguinte:

Necessito adquirir um coletor original ou tipo original, e a respetiva linha de escape completa, também original - onde é que poderei adquirir este material na melhor relação preço / qualidade???

O coletor original é 4-2-1?!... E a linha de escape é de 45 mm?!...

Agradeço toda a ajuda que me possa ser facultada sobre este assunto.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf 1 GTi de 79 - Coletor / Linha de Escape

Mensagem por Mario_Marques »

Olá Antônio, se o golf é o que estou a pensar já o vi algumas vezes tanto em revistas como ao vivo, eu á uns anos trabalhei na assistência do Pedro Couceiro.
Em relação ao escape do gti 1.6 eg, mesmo que não tenha o escape original, se tiver um de qualidade, geralmente não desvaloriza o carro, mas se quiser optar pelo original, ele era um 4-2-1 de 45mm, o coletir novo já não se arranja, foi descontinuado, só usados e não costuma ser fácil, o resto da linha arranja-de fácilmente material de reposição réplica do original e não é caro.
Para os 1.8 dx ainda existe tudo novo de origem até, mas é diferente dos eg.
Imagem do eg:
Anexos
golf-mk1-1223 (1).png
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Rodolfo Pereira
Pro
Pro
Mensagens: 1613
Registado: 10 mai 2010, 15:38
Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
Localização: Earth.. among the others

Re: Golf 1 GTi de 79 - Coletor / Linha de Escape

Mensagem por Rodolfo Pereira »

Boa tarde Sr. António,

Se estiver interessado tenho um escape completo original para motor EG para vender composto por colector e downpipe originais VW e resto do escape com 2 panelas.

Talvez ainda tenha as duas peças de metal que envolvem o downpipe.
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
António Ramos
Rookie
Rookie
Mensagens: 98
Registado: 24 abr 2008, 15:34
Localização: Castelo Branco
Contacto:

Re: Golf 1 GTi de 79 - Coletor / Linha de Escape

Mensagem por António Ramos »

Mario_Marques Escreveu: 20 mar 2021, 23:27 Olá Antônio, se o golf é o que estou a pensar já o vi algumas vezes tanto em revistas como ao vivo, eu á uns anos trabalhei na assistência do Pedro Couceiro.
Em relação ao escape do gti 1.6 eg, mesmo que não tenha o escape original, se tiver um de qualidade, geralmente não desvaloriza o carro, mas se quiser optar pelo original, ele era um 4-2-1 de 45mm, o coletir novo já não se arranja, foi descontinuado, só usados e não costuma ser fácil, o resto da linha arranja-de fácilmente material de reposição réplica do original e não é caro.
Para os 1.8 dx ainda existe tudo novo de origem até, mas é diferente dos eg.
Imagem do eg:
Boa tarde Mário Marques,

Utilizei o meu VW Golf GTi MKI (1ª Série) de 1979 em competição desde 2008 até 2017.

Fui, com ele, Campeão Nacional de Ralis de Regularidade Histórica em 2015, vice-campeão em 2017, e campeão de Ralis de Regularidade Histórica da Extremadura (Espanha), em 2013. Fui ainda 10º à Geral no Rallye de Portugal Histórico em 2016, tendo sido o melhor classificado entre mais de uma dúzia de Golf's 1 e entre os automóveis com cilindradas inferiores a 1.800 c.c.

Teve de facto um enorme mediatismo, quer em reportagens televisivas, quer através da publicação de dezenas, para não dizer centenas, de fotos, em revistas nacionais e estrangeiras.

Queria aqui colocar umas fotos, mas como não o faço há muito tempo, esqueci-me de como proceder. Na segunda-feira já peço ajuda ao meu colaborador de informática para o efeito.

Neste momento estou a meio da viagem, talvez já para lá de meio, da devolução do Golf 1 GTi (1ª Série) ao seu estado 100% original. E, tenho de confessar que, apesar das muitas alegrias que me deu, o meu objetivo é vendê-lo, dada a cotação que o mesmo atingiu.

Em sua substituição para a competição adquiri em 2015 um VW Golf 2 GTi 16V, cuja preparação se atrasou muitíssimo, estando agora muito perto de ver a luz do dia!...

Como resolvi deixar de utilizar o Golf 1 GTi em competição no final do ano de 2017, adquiri para utilizar enquanto o Golf 2 16V não estivesse pronto, um Toyota Corolla GTi-16 de 1988, carro excelente, com o qual fui novamente Campeão Nacional em 2018 e em 2019, com muitas vitórias, e um 6º lugar absoluto no Campeonato da Europa de 2019.

Entretanto, ao devolver o Golf 1 GTi à originalidade, como tenho muito material de competição do mesmo, resolvi adquirir em dezembro passado um VW Golf 1 GLS de 5 portas de 1978, sendo o objetivo passar para ele toda a mecânica XPTO que estava no GTi, no caso um motor 1.8 DX trabalhado, com coletor 4-1, linha de escape completa PowerSprint de 60, etc., etc.

Bom, mas já chega de conversa, sobre o "célebre" Golf 1 GTi (1ª Série) de 1979 e demais Golf's!...

Agradeço-lhe imenso a sua ajuda em relação ao coletor e linha de escape original para o motor 1.6 EG!... Já tenho uma solução engatilhada no estrangeiro para o coletor e a linha de escape, mas, hoje ao ler a publicação do Rodolfo, como ainda não procedi à encomenda, irei analisar o material que ele tem e respetivas condições de aquisição.

Um abraço
António Ramos
Rookie
Rookie
Mensagens: 98
Registado: 24 abr 2008, 15:34
Localização: Castelo Branco
Contacto:

Re: Golf 1 GTi de 79 - Coletor / Linha de Escape

Mensagem por António Ramos »

Rodolfo Pereira Escreveu: 27 mar 2021, 18:02 Boa tarde Sr. António,

Se estiver interessado tenho um escape completo original para motor EG para vender composto por colector e downpipe originais VW e resto do escape com 2 panelas.

Talvez ainda tenha as duas peças de metal que envolvem o downpipe.
Caro Rodolfo Pereira,

Devido a uma semana de intensíssimo trabalho, não tive oportunidade de ver a sua publicação, cuja informação muito lhe agradeço, tendo-lhe já enviado uma MP acerca do assunto em apreço.

Um abraço
António Ramos
Rookie
Rookie
Mensagens: 98
Registado: 24 abr 2008, 15:34
Localização: Castelo Branco
Contacto:

Re: Golf 1 GTi de 79 - Coletor / Linha de Escape

Mensagem por António Ramos »

Graças ao pedido de ajuda colocado neste magnífico fórum, consegui tratar do assunto do coletor / escape para o Golf GTi 1.6 MKI (1ª Série) de 1979, em articulação direta com um dos seus membros. Muito obrigado.
Responder