Que nada mais é que um restauro, por assim dizer. Com alguns lamirés de modificação aqui e ali.
Este Polo 9N 1.2 Comfortline AC de Maio/02 teve uma vida normal de carro diário de uma senhora no Alentejo, desde novo até ter ido parar a um stand aqui perto no Algarve no final do mês de maio, onde a minha mãe, depois de ter passado por ele, perguntou ao homem (foi o mesmo onde compramos a Accord de família) quanto fazia por ele.
Estava por 1350, entretanto consegui puxar para 1200 e ainda me descontou 20€ por ter o carro na reserva. Portanto ficou por 1180€. Um carro que ainda se encontra nos OLX e CJ desta vida por 1500€ com 200.000+ km em cima.
Este tinha 180.000
Comprei-o mesmo sabendo dos defeitos, dos afazeres, porque olha apaixonei-me pelo carro. Já tinha andado num destes em miúdo quando eram novos, e no meu circulo de familia e amizades houve sempre um Skoda, Seat ou VW pelo que conheço a qualidade alemã. E quando andei nele caiu a ficha - este carro é (quase) tudo aquilo que procuro num carro. Só ficou a faltar o computadorzito do consumo, até porque tou a achar o consumo exagerado, mas também, ele é 200kg mais pesado do que o 106, tem mais cilindrada, tenho andado com AC o tempo todo, e noto que puxo mais por ele até porque o 1.2 parece-me um pouco morto antes das 2000rpm...se calhar é feitio e não defeito...
Sendo um carro que me foi garantido que estava ótimo de mecânica, foi fácil a decisão.
Adiante, por agora só tenho a foto que pus na apresentação que volto a pôr aqui para não parecer uma parede de texto:
E eis aquilo que tenho planeado para fazer no carro:
- Pintura. A foto está tirada do lado melhor. O outro lado tem muitos defeitos assim como teto e capô estão todos queimadinhos. No capô ainda passei um polish que melhorou a parte do queimado (e irei fazer o mesmo no tecto até pintar) mas o verniz descascado continua lá, ainda que disfarçado.
- Fechadura da porta do passageiro traseira esquerda bloqueada. Ao que parece é problema comum.
- FC marado (talvez por causa do problema em cima) resultado tenho de trancar tudo á mão e com a chave. Mas ás vezes funciona.
- Recirculação de ar desliga sozinha, não sei porquê
- O pedal da embraiagem está a "morder" um pouco abaixo. Tipo quase no tapete. Não é algo que eu não me habitue mas para descobrir que tinha que me sentar mais à frente que o normal foi um bocado como tirar a carta outra vez
- Rádio aftermarket Blaupunkt o painel tá marado, quero meter um Sony DSX-A410BT e talvez colunas se achar necessário, não sei quais são as potências das colunas frontais (os Sony costumam mandar 55w por canal e eu até sou um gajo de ouvir música alto e com bass por isso convém não rebentar as colunas xD)
- Meter colunas atrás
- Nova manete de mudanças e fole
- Esta unidade não veio com porta copos. Quero meter os do Lupo/Arosa por baixo do rádio, como vi num fórum alemão.
- O carro apita para mim 3 vezes em andamento sem acender nada. Quero ver o que se passa.
- Apesar de ter levado revisão do circuito de refrigeração antes da compra, tem uma questão que não sei se é feitio ou não, que é - em cidade chega aos 90ºC mas se vir um pouco de estrada aberta passa logo para os 60ºC ou menos - quase no inicio do termómetro
- Barulho de pneus entre os 70 e os 90km/h. Talvez qualidade dos pneus, talvez algo desalinhado.
- Quando for altura de trocar pneus vou por a medida padrão (165/70 R14). Eu sou daqueles que prefere conforto ao "estilo" e o carro já é bem bonito de qualquer das formas. Está a calçar de momento uns 195/55 R15 mas de marca branca, e foram postos hà meses.
- Indeciso se compro jantes de liga leve ou se mando pintar as jantes de ferro. LL de 14 polegadas com 5 furos é algo um pouco dificil de encontrar, mas se eu ficar com a mesma medida já tenho mais escolha. Continuar com tampões, só se estiverem muito bem agarrados e não me apetece andar com braçadeiras nas rodas como já vi xD
- Novas óticas frontais. As actuais estão amareladas e baças e têm de ser mudadas até à próxima inspeção (Maio '21)
- Bancos da frente têm rasgos. Meto uma capa e dou isso por feito
- Soft touch descascado no painel central. Outra coisa aparentemente comum, mas não "morro" se raspar essa gosma toda e ficar com o plástico nú. A não ser que não se recomende tal coisa.
- Talvez dar um lamiré de tinta nos plásticos internos que estão um pouco gastos.
- Talvez também meter película nos vidros traseiros
- Pintar/forrar os puxadores a prateado
- Meter matriculas do novo modelo - a matricula deste polo é toda composta de caracteres largos, e tenho gostado de ver em carros com a mesma condição. Mas só alguns. Há por aí outros muita mal feitos. Além disso, as placas, a de trás está suja por dentro e com bolhas, e a da frente estava partida, e o vendedor fez uma nova, mas está desalinhada e cada vez que reparo morro um bocadinho por dentro xD