Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Responder
ML Dany
Rookie
Rookie
Mensagens: 91
Registado: 02 nov 2019, 12:20
Veículos: Golf VII

Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por ML Dany »

Boa noite. Alguém já teve problemas com a sofagem no golf VII 1.6 tdi 105 cv. Neste momento tenho uma avaria na sofagem. Não tenho ar quente no carro. É a água que está no vaso, quando o carro aquece sobe acima do nível. Por vezes até sai fora.
ricardo123
Rookie
Rookie
Mensagens: 86
Registado: 10 set 2019, 16:10
Veículos: VW Golf Variant VII

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por ricardo123 »

ML Dany Escreveu: 13 jan 2020, 23:05 Boa noite. Alguém já teve problemas com a sofagem no golf VII 1.6 tdi 105 cv. Neste momento tenho uma avaria na sofagem. Não tenho ar quente no carro. É a água que está no vaso, quando o carro aquece sobe acima do nível. Por vezes até sai fora.
Já respondi no outro tópico mas aproveito para colocar aqui algumas questões.
Quando dizes aquece estás a referir à temperatura normal do motor, em que a temperatura vai aumentando gradualmente até atingir o valor normal ou ultrapassa esse «normal»?
A água está a sair por cima, pela válvula de segurança do vaso de expansão?
E de que cor está a água?
ML Dany
Rookie
Rookie
Mensagens: 91
Registado: 02 nov 2019, 12:20
Veículos: Golf VII

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por ML Dany »

Sim a temperatura normal nos 90 graus. A cor da água está suja. Já me disseram k também pode ser da bomba de água k tem uma válvula para abrir a água para o radiador de sofagem pode estar avariada.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Golf_4_TDI »

Se o líquido de refrigeração está sujo o circuito tem de ser lavado e enxaguado com o produto de limpeza adequado. O radiador de climatização tem de ser substituído, a limpeza é inútil se já chegou a esse ponto de não passar calor. A bomba de água do motor não interfere diretamente com a climatização do habitáculo, tem uma bomba de água elétrica dedicada para o circuito de climatização.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Jotas
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 17 jul 2013, 01:50
Veículos: VW Golf VII Tdi 105cv

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Jotas »

Boa noite
Eu tenho um Golf VII 1.6 tdi de 2013 e estou com o mesmo problema. A Sofagem nao dá calor

Na VW disseram-me que tinha de mudar todo o sistema de refrigeração, e ainda não me disseram quanto custaria. Na altura mudaram a agua da refrigeração, disseram que fizeram uma limpeza e a sofagem ficou a fazer calor, mas passado uns dias voltou ao mesmo
Agora fui a uma oficina fora da marca onde me disseram que o problema era o radiador que estaria entupido, e foi mudada a agua e colocado um liquido para permitir que a agua circulasse em todo o radiador. Funcionou durante 1 dia, mas voltou a deixar de funcionar

Agora dizem-me que poderá ser uma bomba elétrica avariada ?? alguém tem conhecimento sobre este tipo de avaria?

O ML Dany resolveu o problema? se sim, como?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Mario_Marques »

Jotas, terem metido água para tentar limpar é uma prática muito comum mas é péssimo e geralmente com tempo leva a problemas piores.
A forma correta de diagnosticar esse problema é, primeiro, ver se o motor atinge realmente a temperatura de operação, para isso é preciso ter acesso a uma forma de ver a temperatura por obd pois o quadrante do carro não tem precisao suficiente para isso, a temperatura tem de estar acima dos 86graus, caso esteja, o segundo passo é ver se os 2 tubos que vao ao radiador da sofagem estão quentes o suficiente, aqui vê-se por ex com una pistola IR ou algo equivalente, se estiverem ok, próximo passo, ver por obd se todos os mecanismos da sofagem funcionam corretamente, se funcionarem se os outros testes anteriores estiverem ok, o problema está no radiador de sofagem, é um problema algo comum nessa geração de carros.
Importante, as temperaturas que referi ver por obd devem ser vistas com o carro a andar, pois parado pode atingir a temperatura necessária e ao andar arrefecer.

Muitas viaturas de 2009 a 2017 do grupo vw sofrem desse mal, os favos do radiador são muito estreitos e acabam as vezes obstruídos, limpar não vai resultar praticamente em todos os casos (já abri alguns radiadores com esse problema e é praticamente impossível limpar aquilo, só mesmo usando químicos fortes que causariam problemas piores) pode causar outros problemas piores, o facto desse radiador entupir não permite sequer sangrar o sistema corretamente, e por isso, geralmente quando se mexe fica bom e depois volta ao mesmo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Danidasanic »

Dentro da escala do mostrador de temperatura, até é muito preciso (ja testei) . O problema é saber a origem dessa situação para que possa ser resolvido , segundo os relatos mais comuns desta situação , há uma boa probabilidade de estar relacionado com o saco de silicato e o rompimento do mesmo . Sinceramente não sei quais veículos trazem esse saco porque existem vasos diferentes , possivelmente dependendo da data de produção .. supondo que o líquido não está a desaparecer mas sim obstruído no sistema , aquilo que recomendo é primeiro testar o radiador da sofagem e após confirmar , limpeza do sistema e enchimento do mesmo com g12evo . Mudas a cada 3 anos do líquido , é uma boa forma de evitar problemas e oxidação.

Já agora , suponho que fizeram um teste de diagnóstico ao carro para despistar outros tipos de problemas
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Mario_Marques »

Eu não percebi o que quiseste dizer com dentro da escala do mostrador, mas o quadrante analógico do mk7 e muitos outros VW tem uma precisão muito baixa, 30graus de diferença em algumas circunstâncias, eu não mencionei isso por acaso, sei mesmo o que estou a dizer... :wink:
Sim, o saco de silicatos é em muitos casos o que originou tudo ou agravou.
Se fizeres o teste que mencionei corretamente e ao pormenor identificas a origem.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Danidasanic »

Mario_Marques Escreveu: 14 jan 2021, 09:00 Eu não percebi o que quiseste dizer com dentro da escala do mostrador, mas o quadrante analógico do mk7 e muitos outros VW..
A escala começa nos 50 e vai ate 130°c , salvo erro , aquilo que te posso dizer é que já monitorizei a temperatura do mostrador ao mesmo tempo que estava a ver no radio e no obdeleven , e o valor batia certo e isto na fase de aquecimento (entre os 50-90) , suponho que não seja caso único
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Mario_Marques »

Danidasanic de certeza não estás a ver da mesma maneira que eu.... :wink: pois a margem de erro ainda é generosa em alguns pontos, o carro começa a marcar 90 antes de os atingir e mantém os 90 mesmo passando, a escala/manometro para situações de diagnóstico tipo isto em que 10 graus fazem logo muita diferença, não tem precisao suficiente/tempo de reação, mas de qualquer das formas isto é só uma verificação que se deve fazer.
O processo de diagnóstico é o que eu descrevi, verificar se o sistema atinge temperatura necessária, ver se há circulação no radiador, ver se os mecanismos de controlo de temperatura para o Interior estão ok, se todos os testes anteriores bem feitos derem ok só resta uma única hipótese que é o próprio radiador da sofagem que é conhecido que nos anos que referi pode sofrer desse mal.
Atenção que eu não estou a inventar nada, o diagnóstico é feito assim mesmo, exclusão de partes e análise de valores, caso não seja feito é toda a vida a trocar peças e pecinhas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Danidasanic »

A margem de erro é praticamente inexistente na minha carrinha e se tiveres a duvidar posso tirar foto com a temperatura que quiseres , ainda a vir para casa estava a ver novamente
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Mario_Marques »

Danidasanic como digo, não estás a ver como eu, sei bem o que estou a dizer, agora, dependendo do estado do sistema, há carros que se nota mais que outros, e também depende de como se vê, se não houver uma variação é óbvio que não se vai ver o que não existe(daí isto ser um teste) mas a temperatura em andamento não está 100% constante nos 90, por razões óbvias o quadrante não pode ter muita precisão senão andava sempre aos saltos cada vez que subia ou descia, tem um tempo de reação lento, e por ex nos carros em que lê em mais que uma posição (ex GTI) há diferenças bem grandes entre posições pois o líquido no motor não está todo á mesma temperatura, teres 84 graus ou 90 é a diferença entre no máximo te sair ar mesmo bem quente ou sair morno a fugir para o frio, daí eu ter mencionado que se deve usar também uma pistola IR.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Mario_Marques »

Isto é um golf mk5 mas o processo/sistema é o mesmo desde os mk3 até aos atuais mk8.



Existe uma variação e diferença, a variação e diferença vai ser visível ou não dependendo do estado do sistema, temperatura e forma como é feito o teste.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Danidasanic »

A variação entre obdeleven e ponteiro é minima 1\2ºc , em carga pode chegar aos 3\4 (do que tive tempo para ver) mas a centralina começa logo a corrigir esse valor , a gestão e eficiência térmica do sistema de refrigeração nestes motores é muito superior ao presente no mk6 , quanto mais nas outras gerações . Epa , em temperaturas não concordo minimamente , a cima de 40\50ºc já tenho ar morno e não se nota sequer diferença para lá dos 70's\80 porque já está numa temperatura que não faz muito sentido sequer ser usado no habitáculo e até pela transformação térmica de agua-ar através do radiador, estamos a falar de uma diferença mínima entre 84 e 90 .. andei eu durante uns tempos com o termostato lixado no astra e nem notava por ter ar quente a mais , o liquido andava nos 60's\70 grande parte das vezes
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Problema na sofagem Vw golf VII 1.6 tdi 105

Mensagem por Mario_Marques »

Danidasanic, o teu carro não te dá diferença porque não tem felizmente nada que a provoque, ou seja, não tem problemas, se tiver um problema aparece o defeito, e muitas vezes este defeito só vês por obd, para isso é que se faz o diagnóstico, para ver se há irregularidades, se algo está mal, para se identificar a causa e não se andar a trocar ou fazer coisas á sorte.
Eu não sei quantos carros já reparaste desse modelo com esse ou outros problemas mas eu já levo alguns anos de experiência.
O sensor tem as suas limitações físicas(posicionamento e a alterações rápidas de temperatura) e elétricas, bem como o sistema de refrigeração, apesar de ter uma gestão realmente muito boa, não é infalível nem perfeito e há eventualmente diferenças como é normal haver em qualquer sistema de permuta térmica.

A temperatura que te sai da sofagem depende de várias coisas, no caso de um radiador obstruído, mas com passagem algures ainda, mesmo estando quente, a área quente do radiador é pequena e tem uma grande perda térmica, por ex, um cenário, motor perfeitamente quente e sem problemas, temperatura verificada ok, os 2 tubos do radiador quentes e á mesma temperatura, ligas na temperatura máxima com velocidade baixa e sai até ar quente, não a queimar como é normal quando está impecável, mas quente, aumenta-se a velocidade da ventoinha para o máximo e o ar fica muito mais frio, porquê, a velocidade com que perde carga térmica é superior a velocidade com que ganha.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder