Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update
Por curiosidade: A maior deformação é no topo do cilindro Mário?
- Mario_Marques
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update
Acontece na zona onde a pressão é maior, ou seja, perto do ponto morto superior, na parte de cima do cilindro, a pressão máxima ocorre toda nessa zona, isto falando de coisas normais de um motor saudável, na parte de baixo já acabou a queima e a válvula de escape já está a fazer descarga para iniciar o ciclo de exaustão do cilindro, neste caso há um cruzamento de válvulas (overlap) de cerca de 110 ou 113 graus, já não me recordo bem, com a árvore de cames que ele trazia de fabrica.
Mas há outros tipos de desgaste, por ex, neste caso o meu motor tem uma cambota de curso longo, há zonas onde o esforço lateral é mais pronunciado que num motor de curso curto, a vantagem do curso longo é que consegue produzir mais binário por causa da alavanca extra.
Eu escolhi particularmente uma cambota de curso longo pois este motor com a centralina/processamento de mapa de ignição original nunca vai poder fazer mais de 6300rpm 3 nunca vou conseguir alterar isso, só consigo alterar o ponto de ignição estático e consigo alterar o mapa de combustível, mas faça o que fizer nunca faz mais rpm.
Mas há outros tipos de desgaste, por ex, neste caso o meu motor tem uma cambota de curso longo, há zonas onde o esforço lateral é mais pronunciado que num motor de curso curto, a vantagem do curso longo é que consegue produzir mais binário por causa da alavanca extra.
Eu escolhi particularmente uma cambota de curso longo pois este motor com a centralina/processamento de mapa de ignição original nunca vai poder fazer mais de 6300rpm 3 nunca vou conseguir alterar isso, só consigo alterar o ponto de ignição estático e consigo alterar o mapa de combustível, mas faça o que fizer nunca faz mais rpm.
- SuperGolf
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update
Obrigado pela explicação cientifica. O meu velho Kadett 1.3 salvo erro tinha motor superquadrado ou curso curto.
É sempre fascinante saber estes pequenos detalhes acerca de macânica....obrigado uma vez mais, Mário.
É sempre fascinante saber estes pequenos detalhes acerca de macânica....obrigado uma vez mais, Mário.
- Mario_Marques
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update
Um motor de curso curto, no caso de uma preparação para performance, tem a vantagem de geralmente conseguir um óptimo desempenho em altas rpm, óbviamente com tudo o resto a acompanhar.
Eu no meu caso escolhi bloco longo e tudo o resto para extrair o máximo possível em regimes até max 6300rpm e vou usar também uma caixa com relação diferente para manter o motor mais tempo em regimes mais baixos, só com a alteração de curso, por norma num motor VW 8v é expectável sempre um aumento de pelo menos 20Nm em toda a faixa de regime, geralmente estes blocos(só a troca de bloco apenas)produzem cerca de 160-180Nm.
Eu no meu caso escolhi bloco longo e tudo o resto para extrair o máximo possível em regimes até max 6300rpm e vou usar também uma caixa com relação diferente para manter o motor mais tempo em regimes mais baixos, só com a alteração de curso, por norma num motor VW 8v é expectável sempre um aumento de pelo menos 20Nm em toda a faixa de regime, geralmente estes blocos(só a troca de bloco apenas)produzem cerca de 160-180Nm.
- Mario_Marques
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update
Bem, hoje sinto-me realizado e venho partilhar
depois de muito maturar onde expremer mais uns limões no motor original, estilo troféu FEUP, ou seja, tentar tirar tudo que for possível usando só aquilo que o carro já tem de origem e pouco mais e depois tentar a técnica de condução mais limpa possível, consegui de uma miséria fazer um herói, ora fica o antes, onde está ainda pior que de origem, perdi 1segundo inteiro por causa dos travões maiores.
Original(não 100% mas isto não difere).
E isto é o resultado miserável com a troca de travões, perdeu 1segundo inteiro pelo menos em aceleração(fora tudo o resto), fica mais lento que de origem mesmo tendo alguns melhoramentos, tudo causado só pela troca de travões que são mais pesados:!:
E isto foi o que consegui em modo "tudo que dá"
Isto foi conseguido com jogar com pressão dos pneus, alinhamento, novo acerto de ignição (forçosamente tive de usar gasolina 98 para não correr o risco de fazer KaBuM!), Isolar o coletor de admissão, knock sensor com um pequeno kitanço, remoção do sistema de aquecimento de ar e uma entrada de ar adicional, ajuste do afm, reprogramação, suspensão, técnica de condução a 200% e este arzinho super frio que está agora de noite.
No miserável teste anterior já tambem praticamente todas coisas descritas em cima, só não tinha o ajuste de ignição maluco, não estava frio como hoje, alinhamento e pressão dos pneus por rever e a minha condução foi tipo 70% pois a visibilidade não era boa.
depois de muito maturar onde expremer mais uns limões no motor original, estilo troféu FEUP, ou seja, tentar tirar tudo que for possível usando só aquilo que o carro já tem de origem e pouco mais e depois tentar a técnica de condução mais limpa possível, consegui de uma miséria fazer um herói, ora fica o antes, onde está ainda pior que de origem, perdi 1segundo inteiro por causa dos travões maiores.
Original(não 100% mas isto não difere).
E isto é o resultado miserável com a troca de travões, perdeu 1segundo inteiro pelo menos em aceleração(fora tudo o resto), fica mais lento que de origem mesmo tendo alguns melhoramentos, tudo causado só pela troca de travões que são mais pesados:!:
E isto foi o que consegui em modo "tudo que dá"
Isto foi conseguido com jogar com pressão dos pneus, alinhamento, novo acerto de ignição (forçosamente tive de usar gasolina 98 para não correr o risco de fazer KaBuM!), Isolar o coletor de admissão, knock sensor com um pequeno kitanço, remoção do sistema de aquecimento de ar e uma entrada de ar adicional, ajuste do afm, reprogramação, suspensão, técnica de condução a 200% e este arzinho super frio que está agora de noite.
No miserável teste anterior já tambem praticamente todas coisas descritas em cima, só não tinha o ajuste de ignição maluco, não estava frio como hoje, alinhamento e pressão dos pneus por rever e a minha condução foi tipo 70% pois a visibilidade não era boa.
- SuperGolf
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Re: Golf cabriolet 1.8, continuação da preparação de motor pag25 update
Nao sou expert, mas os valores reduziram mais de 1 segundo, pelo que vejo.....
POde nao ser muito....mas acaba por o ser.
Um dia tenho de ver isso, mas ao vivo e a funcar.
POde nao ser muito....mas acaba por o ser.
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- Mario_Marques
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31
Super, o ganho foi de 3,7segundos no clássico 0-100, o que não parece mas é uma brutalidade, tendo em conta o que fiz que foi só espremer o que já tinha, imagina virem dois carros, passa um, contas 3,7 segundos, passa o outro.
Sendo que quando troquei a travagem perdi 1 segundo inteiro em aceleração, o carro original fazia em torno dos 11seg e com os travões passou logo para 12seg, foi bem notória a perda de aceleração com a montagem dos travões maiores, devido ao seu também peso maior.
Obviamente que isto foi mesmo tipo experiência de laboratório com todas e mais algumas condições ideais a favor e ninguém imagina o trabalho que deu, andei mais de um mês com experiências só na ignição, pressão de pneus e alinhamento, sem o frio que se fez sentir ontem, sem a pressão atmosférica ideal de ontem, sem o valor perfeito de humidade de ar de ontem não seria possível, é daquelas coisas que se me contassem sem mostrar provas eu não me acreditaria.
Sendo que quando troquei a travagem perdi 1 segundo inteiro em aceleração, o carro original fazia em torno dos 11seg e com os travões passou logo para 12seg, foi bem notória a perda de aceleração com a montagem dos travões maiores, devido ao seu também peso maior.
Obviamente que isto foi mesmo tipo experiência de laboratório com todas e mais algumas condições ideais a favor e ninguém imagina o trabalho que deu, andei mais de um mês com experiências só na ignição, pressão de pneus e alinhamento, sem o frio que se fez sentir ontem, sem a pressão atmosférica ideal de ontem, sem o valor perfeito de humidade de ar de ontem não seria possível, é daquelas coisas que se me contassem sem mostrar provas eu não me acreditaria.
- gongasfrs
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31
gabo te a paciência para esses testes todos
estas de parabéns Mário
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31
Foi de facto um ganho significativo . É de gabar toda a paciência e o trabalho minucioso para se obterem as condições perfeitas e estes resultados .
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31
Mestre Mário trabalho excelente.Mas só ao alcance de quem domina a mecânica de A a Z.
Parabéns.
Parabéns.
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31
Esses 3.7 segundos dos 0 aos 100km/hora é fenomenal.
Também quero o meu assim. ☹☹☹.
Abraço.
Também quero o meu assim. ☹☹☹.
Abraço.
- Mario_Marques
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31
Rui, atenção, não fez 3,7, senão até lhe saia a tinta, baixou foi 3,7 segundos, de 12,4 para 8,7, é preciso ter atenção que isto é extremamente difícil de repetir, eu basicamente usei tudo que era possível para fazer isto andar para a frente e foram várias tentativas até conseguir isto, fiz basicamente como o pessoal que vai para as pistas de sal no deserto onde tentam tirar cada migalhinha possível, onde até o vento faz diferença, mas espero como o motor 2.0 conseguir isto diariamente.
Por falar no 2.0, já está a aguardar a montagem da cabeça, isto será só uma primeira fase, vou meter o motor a rolar uns 5000kms e depois abrir novamente, agora quero só ver se o bloco está ok, pois este motor não anda á mais de 20 anos.
Por falar no 2.0, já está a aguardar a montagem da cabeça, isto será só uma primeira fase, vou meter o motor a rolar uns 5000kms e depois abrir novamente, agora quero só ver se o bloco está ok, pois este motor não anda á mais de 20 anos.
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31
Boas Mário. Sim os 3.7s de ganho aos 100km/hora.
Fazer 8.7 é excelente. E se dizes que perdeste 1 segundo por causa da alteração da travagem ainda mais diferença há.
Fazer 8.7 é excelente. E se dizes que perdeste 1 segundo por causa da alteração da travagem ainda mais diferença há.
- SuperGolf
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31
Parece (a olho) em bom estado o motor.
Como te conheço, mas medir todos os parâmetros possíveis....ehehe
Como te conheço, mas medir todos os parâmetros possíveis....ehehe
- Mario_Marques
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Re: Golf cabriolet 1.8, teste motor "original" pág 31
O bloco foi desmontado peça a peça, limpo e medido, mas para já foram reutilizadas todas as peças do bloco original, vou acabar a montagem do motor para o poder montar no carro, andar com ele alguns kms e depois aí será novamente aberto e será renovado com peças novas, como ele está parado á muitos anos e o estado real dele é uma incógnita, vou andar com ele para melhor poder avaliar o estado.
A única coisa especial para já vai ser a cabeça que preparei e vou usar neste motor, tudo o resto para já será original.
A única coisa especial para já vai ser a cabeça que preparei e vou usar neste motor, tudo o resto para já será original.