Carro acelerado

Responder
ASantos
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 21 mai 2009, 00:14

Carro acelerado

Mensagem por ASantos »

Boa noite! Comprei um golf VI 1.6 tdi 105cv em julho, Em agosto andei bastante com ele e não notei nada, mas desde meio de setembro que noto que o carro, as vezes, ficar mais acelerado, esta constantemente a ligar a ventoinha e fica com uma condução mais esquisita, se for a baixa rotação (entre as 1200 e as 2000), o carro começa a soluçar, parece que esta alguma coisa a usar a potencia do carro. A semana não faço muitos km, cerca de 8km por dia, 4 de manha e 4 ao final do dia. Mas ao fim de semana ja ando bastante, sempre entre 200km ou mais, inclusive em autoestrada. Alguém sabe do que possa ser? O carro tem neste momento 104mil km, desde julho ja lhe fiz 5000km.

Obrigada pela ajuda.
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1712
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Re: Carro acelerado

Mensagem por CarlosRainho »

Isso é quase de certeza o carro a fazer, ou pelo menos a tentar fazer, a regeneração.. com esses km diários o DPF vai andar a dar muitas dores de cabeça. Isso quando se nota que está a fazer a regeneração devia ir á AE dar um aqueço, ali acima das 3000 rpm uns 15min..
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Carro acelerado

Mensagem por Golf_4_TDI »

CarlosRainho essa informação não está totalmente correta. O processo de regeneração do filtro de partículas foi concebido para ser praticamente imperceptível pelo condutor e o mesmo não necessita de fazer quaisquer cuidados adicinais com isso nas condições ideais e favoráveis para o veículo. Agora quando a luz de indicação do DPF acender no painel de instrumentos aí o condutor deve de tomar os procedimentos descritos e aplicáveis para o veículo em questão consultando o manual do utilizador. Lá descreve absolutamente tudo o essencial para operar o produto em conformidade.

ASantos se o veículo não tem o desenvolvimento útil esperado é certo que algo não está certo, até porque desconfias te disso o que já não é mau de todo, pois há quem não se importe e deixe andar até danos irreversíveis acontecerem. Com isto dito e as poucas informações que descreves é preferível deixares o carro numa oficina da tua confiança para diagnosticar e testar o carro, pois ninguém vai adivinhar e deixar te uma ideia fidedigna e viável do que se passa mesmo com o motor.

Cumprimentos
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
ASantos
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 21 mai 2009, 00:14

Re: Carro acelerado

Mensagem por ASantos »

CarlosRainho Escreveu: 13 out 2020, 22:57 Isso é quase de certeza o carro a fazer, ou pelo menos a tentar fazer, a regeneração.. com esses km diários o DPF vai andar a dar muitas dores de cabeça. Isso quando se nota que está a fazer a regeneração devia ir á AE dar um aqueço, ali acima das 3000 rpm uns 15min..
No domingo fiz cerca de 300km, sendo mais de metade em autoestrada, sempre na casa dos 140km/h, hoje é terça e ja esta a fazer regeneração? apenas fez 16km em urbano, sendo que cerca de metade dessa kilometragem é em via rapida, sempre na casa das 2500rpm. Tenho também um clio dci que á cerca de 2 anos, apenas faz 10km por dia, e não acusa problemas de fap. Funciona sempre direito.
ASantos
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 21 mai 2009, 00:14

Re: Carro acelerado

Mensagem por ASantos »

Golf_4_TDI Escreveu: 13 out 2020, 23:12 CarlosRainho essa informação não está totalmente correta. O processo de regeneração do filtro de partículas foi concebido para ser praticamente imperceptível pelo condutor e o mesmo não necessita de fazer quaisquer cuidados adicinais com isso nas condições ideais e favoráveis para o veículo. Agora quando a luz de indicação do DPF acender no painel de instrumentos aí o condutor deve de tomar os procedimentos descritos e aplicáveis para o veículo em questão consultando o manual do utilizador. Lá descreve absolutamente tudo o essencial para operar o produto em conformidade.

ASantos se o veículo não tem o desenvolvimento útil esperado é certo que algo não está certo, até porque desconfias te disso o que já não é mau de todo, pois há quem não se importe e deixe andar até danos irreversíveis acontecerem. Com isto dito e as poucas informações que descreves é preferível deixares o carro numa oficina da tua confiança para diagnosticar e testar o carro, pois ninguém vai adivinhar e deixar te uma ideia fidedigna e viável do que se passa mesmo com o motor.

Cumprimentos
Desde que tenho o carro, não me acendeu qualquer luz de regeneração. Alias, eu mesmo em urbano, tento sempre fazer as passagens de caixa sempre nas 3000rpm ja para o carro desenvolver um pouco. Compreendo que o trajecto nao é muito longo, e que a temperatura ideal apenas é atingida quando estou a chegar ao destino.
fafe
Amateur
Amateur
Mensagens: 494
Registado: 20 jul 2007, 22:32
Veículos: Golf IV PD100
Localização: Aveiro/Figueiró Dos Vinho

Re: Carro acelerado

Mensagem por fafe »

ASantos Escreveu: 13 out 2020, 22:43 Boa noite! Comprei um golf VI 1.6 tdi 105cv em julho, Em agosto andei bastante com ele e não notei nada, mas desde meio de setembro que noto que o carro, as vezes, ficar mais acelerado, esta constantemente a ligar a ventoinha e fica com uma condução mais esquisita, se for a baixa rotação (entre as 1200 e as 2000), o carro começa a soluçar, parece que esta alguma coisa a usar a potencia do carro. A semana não faço muitos km, cerca de 8km por dia, 4 de manha e 4 ao final do dia. Mas ao fim de semana ja ando bastante, sempre entre 200km ou mais, inclusive em autoestrada. Alguém sabe do que possa ser? O carro tem neste momento 104mil km, desde julho ja lhe fiz 5000km.

Obrigada pela ajuda.
No inicio do ano o meu começou assim. Acabou por acender a luz do erro: EGR nas couves. E só fazia autoestrada. Depois de fazer a regeneração do filtro de partículas ficava bom ate uns 200-300km depois voltava ao mesmo.
GOLF IV TDI PD100 A maquina :wink: :D 8)
GOLF VI TDI 1.6 105 :evil: :x :?
PEUGEOT 207 1.4 16V 90CV :| :| :|
VOLVO V40 2.0D 120cv Ocean Race :D 8) :mrgreen:
Imagem
CarlosRainho
Pro
Pro
Mensagens: 1712
Registado: 26 ago 2009, 21:21
Veículos: Golf mk3 GTD, Golf mk6 2.0 TDI 110

Re: Carro acelerado

Mensagem por CarlosRainho »

Golf_4_TDI Escreveu: 13 out 2020, 23:12 CarlosRainho essa informação não está totalmente correta. O processo de regeneração do filtro de partículas foi concebido para ser praticamente imperceptível pelo condutor e o mesmo não necessita de fazer quaisquer cuidados adicinais com isso nas condições ideais e favoráveis para o veículo. Agora quando a luz de indicação do DPF acender no painel de instrumentos aí o condutor deve de tomar os procedimentos descritos e aplicáveis para o veículo em questão consultando o manual do utilizador. Lá descreve absolutamente tudo o essencial para operar o produto em conformidade.
Eu quando ainda tinha FAP notava e bem quando estava a regenerar, de impercetível não tinha nada. Nunca acendeu a luz de aviso do FAP e falhei algumas regeneracões. Eu fazia mais de 500km por semana.. regenerava 2 vezes por mês, mas nem sempre quando estava em AE. Ele a fazer 8 km por dia daqui a nada tem o filtro colmatado.
Há quem tenha um carro, eu tenho um Golf :)
asmith
Beginner
Beginner
Mensagens: 20
Registado: 06 out 2018, 18:12

Re: Carro acelerado

Mensagem por asmith »

Em andamento não se nota a regeneração só se parar o carro é que se nota que o relanti fica à volta das 1000rpm e a ventoinha pode entrar em funcionamento, mas em andamento normal é impercetível.

Isso o soluçar e perder potencia não é normal... das duas uma ou tenta ir a um mecânico para ligar ao computador ou deixa andar até avariar de vez. Se puderes tenta ver antes que agrave a outros componentes.
Quanto aos 8km diários não me parece nada critico sabendo que ao fim de semana costumas andar mais, ou seja deves andar numa de 20% cidade 80% autoestrada o que é saudável.
ASantos
Beginner
Beginner
Mensagens: 23
Registado: 21 mai 2009, 00:14

Re: Carro acelerado

Mensagem por ASantos »

Ontem voltou a acontecer o mesmo, fui direto para a AE, fiz uns 20min a cerca de 3000rpm. Cheguei a casa estava normal, hoje andou o dia todo normal. Vamos a ver se resolve, e vou estar mais atento as regenerações.

Obrigada pelos comentarios.
Responder