Sofagem Morna

Responder
razzon99
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 09 out 2020, 03:11
Veículos: golf mk3 1.9d

Sofagem Morna

Mensagem por razzon99 »

Boas malta,

Tenho um mk3 1.9d que nestas ultimas semanas tenho tentando por impecável, pelo menos ao nivel de mecanica. O carro estava sem termostato e eu nem à 2 semanas coloquei um a pensar que iria resolver o problema de eu não ter aquecimento a nivel da sofagem. Após a montagem percebi que o problema só iria ser resolvido tapando as comportas do ar frio/quente, já que não faziam a selagem do ar. Isso tudo feito, fiquei com ar quente na sofagem mas hoje o carro começou a não ter ar quente, ou seja, só da morno e notei que a temperatura não se mantem nos 90º, apenas vai aos 80 (no quadrante) mas eu ouço a ventoinha a disparar e desce novamente para os 70/75º. Alguém poderá ter ideia do que seja?
A unica coisa que tenho a mencionar é que só anda, para já, com agua destilada no sistema de refrigeração mas sempre no nivel max. Poderá ter influencia?

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Sofagem Morna

Mensagem por gongasfrs »

1° devias passar na secção de apresentação do fórum.
Depois se fizeres uma pesquisa vais ver apanhar muitos tópicos desse género.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Sofagem Morna

Mensagem por Silver_Ajm »

Podes eventualmente ter o radiador da sofagem entupido já que já resolveste o problema das vedações das comportas e o termostato é novo... É estranho é a ventoinha disparar e a temperatura no quadrante não estar nos 90º... Salvo erro as ventoinhas disparam aos 94º a 1a velocidade e aos 97 ou 98º a segunda... O facto de andar só com água destilada não influencia a sofagem não aquecer.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
razzon99
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 09 out 2020, 03:11
Veículos: golf mk3 1.9d

Re: Sofagem Morna

Mensagem por razzon99 »

também fiquei na dúvida se realmente fosse o radiador da sofagem mas antes até de meter o termostato pus uma mangueira na tubagem do radiador para tirar a "teima", só após isso é que realmente meti o termostato. Acho realmente estranho. Por uma pesquisa que fiz, vou substituir o sensor de temperatura e depois, caso não resolva, vou optar por trocar o termostato já que posso por engano ter comprado um que faz a abertura mais cedo...
razzon99
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 09 out 2020, 03:11
Veículos: golf mk3 1.9d

Re: Sofagem Morna

Mensagem por razzon99 »

Acham que é possivel o sensor da ventoinha estar a disparar mais cedo ( cerca dos 80º) e por isso o termostato não atingir a temperatura dos 87º e não abrir? Isso explicaria o porque de não ter ar quente dentro do carro e do ponteiro estar sempre a oscilar entre os 80 e os 70º
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Sofagem Morna

Mensagem por Silver_Ajm »

Podem realmente ter mudado o termocontato do radiador para as ventoinhas dispararem mais cedo, há muito quem o faça para evitar esquentamentos nesses motores...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
razzon99
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 09 out 2020, 03:11
Veículos: golf mk3 1.9d

Re: Sofagem Morna

Mensagem por razzon99 »

Atualização: Meti um novo sensor de temperatura e a ventoinha aciona mas não nos 90º(do quadrante). Poderá ser erro do quadrante? Já estou por tudo. O ar da sofagem continua meio morno... mesmo apos a ventoinha disparar uma ou duas vezes...
razzon99
Beginner
Beginner
Mensagens: 5
Registado: 09 out 2020, 03:11
Veículos: golf mk3 1.9d

Re: Sofagem Morna

Mensagem por razzon99 »

Continuo com este problema incomum. Depois de ter mudado o termostato, ter verificado se o radiador da sofagem estava entupido, ter sangrado o sistema duas vezes e ter mudado o sensor para as ventoinhas dispararem a temperatura correta, o quadrante aponta sempre para os 80º/70º em andamento. A ventoinha dispara aos 80º no quadrante. Poderá ser o sensor da falange que fica na frente do motor?Incrivelmente a sofagem só da morno mas em certos momentos, se a desligar e ligar, o ar aquece mais mas acaba por arrefecer passado uns segundos... Vou tentar ver se por acaso em relação a sofagem pode os cabos de aço que podem não estar colocados corretamente...
O mais estranho é que na altura que fiz esse serviço de ter selado as comportas e depois de ter andando um pouco com o carro, o carro chegou me a ir aos 90º e o ar a dar bem quente...
Avatar do Utilizador
linunixx
Beginner
Beginner
Mensagens: 21
Registado: 24 set 2020, 22:15
Veículos: Golf II 1.6 GTD
Localização: Coimbra

Re: Sofagem Morna

Mensagem por linunixx »

já experimentaste ligar a sofagem no quente enquanto andas na cidade, por norma é bem mais quente porque andas bem mais devagar e o trânsito é lento. E é normal que a temperatura baixe assim que ligas a sofagem no máximo
Se tens muito tempo livre compra um mk2.
Responder