Ralenti instável e motor a vibrar - Octavia II 2.0 TDI

Responder
Fatz
Beginner
Beginner
Mensagens: 24
Registado: 01 jul 2019, 15:32
Veículos: VW Golf VI

Ralenti instável e motor a vibrar - Octavia II 2.0 TDI

Mensagem por Fatz »

Bom dia
Tenho um Skoda Octavia 2.0 TDI 140 Cv Sport de 10/2005 com 260.000km.
Há cerca de 1 ano com o motor ao ralenti, comecei a sentir o motor a dar o género de uns "abanões", que eram mais fortes se estivesse num plano inclinado.
Na altura fui a um concessionário, onde me disseram que seria dos apoios e do sinobloco do motor, embora na opinião deles para ficar definitivamente resolvido talvez o volante do motor também precisasse de ser substituído.
Fui a uma oficina especializada e confirmaram-me o diagnóstico e por conselho da oficina, inicialmente optei por mudar apenas os apoios de motor e sinobloco e apesar de ter reduzido um pouco a vibração manteve-se e com o tempo foi piorando novamente.
Há cerca de um mês optei por mudar o volante do motor e aproveitei para mudar a embraiagem. Infelizmente apesar de ter praticamente desaparecido, senti que ainda continuava a vibrar agora de forma mais intermitente e na oficina disseram-me que tinha um injetor que já não estava bem.
Com passar dos dias comecei a sentir o seguinte:
1. O carro a andar a baixa rotação, 1000- 1300 rpm, por vezes avançava aos soluços;
2. Quando vou a abrandar para parar e coloco o carro em ponto morto sinto o motor a abanar e as rotações não são constantes.
Após uns dias voltei à oficina e deixei o carro para o testarem e chegaram à conclusão que o problema vinha de um injetor (poderia ser o injetor ou a cablagem) e por isso a válvula EGR para compensar fazia o carro dar esses soluços. Por conselho deles, a válvula EGR foi desativada (mecanicamente e software) e os soluços pararam.
Infelizmente o problema descrito em 2. manteve-se e insistiram no injetor. Como vi que não havia grandes certezas, fui à marca. Após darem uma volta com o carro desmontaram o tubo que liga à válvula EGR e disseram que o problema estava numa peça que interliga o tubo à válvula EGR, não me recorda o nome e quando falei na possibilidade dos injetores, não concordaram.
Resultado, o carro continua ao ralenti com as rotações intermitentes e a abanar o motor.
Para terminar, se for ligado à máquina não é detetada qualquer avaria.
Gostava de ouvir as vossas opiniões sobre o que poderá ser, pois qualquer das soluções é bastante cara e como tal quero ter a certeza de que o problema fica resolvido.
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Ralenti instável e motor a vibrar - Octavia II 2.0 TDI

Mensagem por Golf_4_TDI »

Assim de caras está aí um problema feito sem necessidade que foi desativar a válvula EGR. Não resolveu em nada como pudes te ver e ainda vai é causar mais problemas com ela desativada. Agora interessante era saber os valores de correção desses injetores ao ralenti pois sem dados é mandar qualquer coisa que possa ser com base naquilo que dizes.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Ralenti instável e motor a vibrar - Octavia II 2.0 TDI

Mensagem por smdp23 »

Golf_4_TDI Escreveu: 04 ago 2020, 19:36 Assim de caras está aí um problema feito sem necessidade que foi desativar a válvula EGR. Não resolveu em nada como pudes te ver e ainda vai é causar mais problemas com ela desativada. Agora interessante era saber os valores de correção desses injetores ao ralenti pois sem dados é mandar qualquer coisa que possa ser com base naquilo que dizes.
Concordo. Eu há uns anos atrás (em 2008 mais precisamente) tive um "problema" igual e resolvi meramente com a colocação de combustível de melhor qualidade :wink:
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Fatz
Beginner
Beginner
Mensagens: 24
Registado: 01 jul 2019, 15:32
Veículos: VW Golf VI

Re: Ralenti instável e motor a vibrar - Octavia II 2.0 TDI

Mensagem por Fatz »

A questão dos soluços em baixa rotação em que o carro por vezes avançava literalemente aos solavancos, ficou resolvida depois da desativação da EGR, por isso presumo que tenha sido disso.
O que não compreendo é o facto do carro continuar a ter o motor a "abanar" ao ralenti.
Em relação aos valores de correção dos injetores como posso fazer para saber isso?
Muito obrigado
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Ralenti instável e motor a vibrar - Octavia II 2.0 TDI

Mensagem por Golf_4_TDI »

Até porque a EGR suaviza bastante o trabalhar do motor ao ralenti, logo por isso...
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18420
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Ralenti instável e motor a vibrar - Octavia II 2.0 TDI

Mensagem por Mario_Marques »

Fatz Escreveu: 05 ago 2020, 11:58 A questão dos soluços em baixa rotação em que o carro por vezes avançava literalemente aos solavancos, ficou resolvida depois da desativação da EGR, por isso presumo que tenha sido disso.
O que não compreendo é o facto do carro continuar a ter o motor a "abanar" ao ralenti.
Em relação aos valores de correção dos injetores como posso fazer para saber isso?
Muito obrigado
Não necessariamente, se o motor tiver alguns problemas a egr deixa de funcionar bem, além de que dá para testar a egr e ver se a mesma tinha efetivamente algum problema, se não tiver o problema não está lá, só está é disfarçado sem ela.

De uma forma simples, tens de fazer um diagnóstico em condições senão das duas uma, ou resolves por sorte ou mexes em tudo á sorte, gastas dinheiro e só com sorte resolves, mecânica é uma ciência, não é uma coisa de sorte ou acaso.


Quase tudo que descreves em cima da indicação de problemas relacionados com comando do motor e injecao.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Fatz
Beginner
Beginner
Mensagens: 24
Registado: 01 jul 2019, 15:32
Veículos: VW Golf VI

Re: Ralenti instável e motor a vibrar - Octavia II 2.0 TDI

Mensagem por Fatz »

Muito obrigado pelo esclarecimento Mário
Vou efetuar um diagnóstico à injecção e depois deixo aqui o feedback.
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Ralenti instável e motor a vibrar - Octavia II 2.0 TDI

Mensagem por Martins SDI »

Não sei se estará relacionado. Eu tive um problema idêntico num dos carros cá de casa e depois de muitas voltas, descobriu-se que o problema estava no regulador de pressão da bomba de pressão do combustível.
Fatz
Beginner
Beginner
Mensagens: 24
Registado: 01 jul 2019, 15:32
Veículos: VW Golf VI

Re: Ralenti instável e motor a vibrar - Octavia II 2.0 TDI

Mensagem por Fatz »

Refere-se ao "Regulador de pressão da bomba de combustível"? Na marca não me falaram nisso mas sim no Corpo da Borboleta de distribuição (OEM- 038128063L), justificando os problemas com outro que me queixei e não tinha falado ainda aqui. O carro em frio pega normalmente, em quente "arrasta" cerca de 2 segundo a ignição.
Conforme explicou o Mário, o objetivo da desativação da EGR foi "esconder" o problema real.
Fatz
Beginner
Beginner
Mensagens: 24
Registado: 01 jul 2019, 15:32
Veículos: VW Golf VI

Re: Ralenti instável e motor a vibrar - Octavia II 2.0 TDI

Mensagem por Fatz »

Olá a todos
Ponto da situação da minha "odisseia"
Problemas atuais do meu carro:
1 - Carro avança aos soluços quando circula em baixa rotação (+- 1200rpm) e baixa velocidade (10/20 km)
2 - Quando vou para parar o carro e o desengato em andamento, o motor tem um ralenti instável e as rotações sobem e descem como se estivesse a acelerar.
3 - Ao desligar o motor, ouço um ruído metálico e ao colocar a trabalhar em quente tem alguma diiculdade.
4 - Quando está parado, ao ralenti, sinto o motor por vezes a "abanar"

5 - Já substitui: Apoios motor; sinobloco; volante e embraiagem.

Diagnóstico:
1 - Numa oficina autorizada
Disseram-me que avaria era em 2 injetores, embora o aconselhável seja substituir os 4. Não fizeram este de injetores por não ter equipamento.

2 - Na marca
Substituir volante de motor e embraiagem (Ok....) por causa do "abanar" do motor;
Substituir válvula reguladora (corpo da borboleta) por causa da instabilidade do ralenti e do ruído ao desligar;
Mandar lubrificar motor de arranque por causa da dificuldade a pegar em quente;
Teste aos injetores não fizeram porque segundo eles, ao fazer o teste se há 2 que não funcionam bem, corre-se o risco de estragar os outros dois e como tal não deram qualquer opinião sobre os injetores, embora em off achem que talvez seja por isso que o carro avança aos soluço...

E agora pergunto. O que é que se passa com o carro? Duas oficinas e não conseguem dar um diagnóstico decente ou pelo menos com algumas semelhanças?
Mudo injetores? mudo válvula reguladora?
Que filme...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18420
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Ralenti instável e motor a vibrar - Octavia II 2.0 TDI

Mensagem por Mario_Marques »

Eu ia escrever novamente a mesma coisa que já escrevi em cima mas já vi que não vale a pena, estás a fazer precisamente o que eu disse, não estás a investir em diagnóstico em condições e estás a investir em coisas que nem precisas, vais chegar ao fim com uma pipa de massa estourada e só com sorte vais resolver o problema, e quando resolveres vais pensar que foi uma grande coisa, mas na verdade não foi.

Ambas as oficinas podem ter razão e ambas estar erradas, alguma delas te apresentou dados concretos ou uma explicação com base em dados concretos de testes? :wink:
Há testes que não implicam sequer mexer fisicamente nos injetores, há outros testes que implica pelo menos remover a tampa de válvulas, que se faz se houver desconfiança vinda do teste anterior.


"Mudo injetores? mudo válvula reguladora?"

Não, não tens provas de nada, da a entender que não foi feito diagnóstico, ou eu percebi mal.
Alguns dessas oficinas teve lá o carro para efetivamente fazer um diagnóstico e orçamento da resolução?
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Ralenti instável e motor a vibrar - Octavia II 2.0 TDI

Mensagem por smdp23 »

Fatz Escreveu: 16 set 2020, 14:12 E agora pergunto. O que é que se passa com o carro? Duas oficinas e não conseguem dar um diagnóstico decente ou pelo menos com algumas semelhanças?
Mudo injetores? mudo válvula reguladora?
Que filme...
Como já respondi noutro fórum, verifica a cablagem, se tiver boa, nada como fazer como o Mario_Marques está a indicar, fazer efetivamente um diagnóstico e não lançar apostas para o ar.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Fatz
Beginner
Beginner
Mensagens: 24
Registado: 01 jul 2019, 15:32
Veículos: VW Golf VI

Re: Ralenti instável e motor a vibrar - Octavia II 2.0 TDI

Mensagem por Fatz »

Mas isso foi o que pedi em ambas as oficinas... Para me fazerem testes aos injetores e verificarem a cablagem e:
Na oficina autorizada (Bosch Car Service) disseram-me que não fazem o teste dos injetores e não tem forma de testar a cablagem. (Pode explicar como é verificada a cablagem?)
Na oficina da marca disseram-me que ao fazer o teste dos injetores se corre o risco de ficarem os restantes estragados (também há contágio nos injetores???)

Obrigado
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18420
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Ralenti instável e motor a vibrar - Octavia II 2.0 TDI

Mensagem por Mario_Marques »

Assim é complicado, é que no manual de fabrica explica precisamente como fazer esse procedimento, primeiro teste por obd, depois teste de retorno/bomba tandem, depois medição da cabelagem, medição no injetor (impedância), verificação da folga.
Houve vários carros com problemas de injetores.

Da uma vista de olhos aqui

viewtopic.php?t=88917
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Fatz
Beginner
Beginner
Mensagens: 24
Registado: 01 jul 2019, 15:32
Veículos: VW Golf VI

Re: Ralenti instável e motor a vibrar - Octavia II 2.0 TDI

Mensagem por Fatz »

Obrigado pelo esclarecimento Mário.
Uma vez que na marca e na oficina autorizada (Bosch car service) da minha zona não conseguem ou não tem vontade de fazer nada disso, acha que uma oficina Roadie por exemplo me consegue fazer os testes todos?
Grato pela atenção dispensada.
Responder