Golf 5 1.9 TDI Bateria OEM

Responder
Quinzico
Amateur
Amateur
Mensagens: 261
Registado: 22 ago 2015, 16:17
Veículos: Golf 5 Variant
Localização: Lisboa

Golf 5 1.9 TDI Bateria OEM

Mensagem por Quinzico »

Boa tarde, podem dizer-me as características da bateria que vem com os golf5? Ah, e tamanho?

Obrigado :)
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Golf 5 1.9 TDI Bateria OEM

Mensagem por gongasfrs »

se fores ao site da varta metes o modelo e aparece. Salvo erro a da varta é a E11
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Golf 5 1.9 TDI Bateria OEM

Mensagem por sflopes »

A E44 a medida é a mesma e tem melhor desempenho amperagem 77 e arranque 780
E11 amperagem 74 e arranque 680.
Quinzico
Amateur
Amateur
Mensagens: 261
Registado: 22 ago 2015, 16:17
Veículos: Golf 5 Variant
Localização: Lisboa

Re: Golf 5 1.9 TDI Bateria OEM

Mensagem por Quinzico »

Obrigado,

Realmente estou a ver 74Ah, mas tenho ideia que a bateria que veio com o carro tinha menos que isso (60Ah ou menos). Alguém que tenha a bateria original? :P
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Golf 5 1.9 TDI Bateria OEM

Mensagem por sflopes »

Quando se muda é para melhor da que vem de origem a de origem é de certeza mais fraca.
Quinzico
Amateur
Amateur
Mensagens: 261
Registado: 22 ago 2015, 16:17
Veículos: Golf 5 Variant
Localização: Lisboa

Re: Golf 5 1.9 TDI Bateria OEM

Mensagem por Quinzico »

Eu preferia por uma igual a de origem, porque será mas barata mas também por causa do tempo de carga.

Alguém tem ideia dos Ah da que vem de origem?
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Golf 5 1.9 TDI Bateria OEM

Mensagem por gongasfrs »

podes meter uma mais forte mas não convém ser muito superior ou pode dar asneira cuidado. A potência da bateria original deve depender dos extras do carro. Um básico não precisa de uma tão forte como um full extras

O site da varta recomenda
blue e11
Silver e44
Blue d24
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Golf 5 1.9 TDI Bateria OEM

Mensagem por SuperGolf »

gongasfrs:

Vou discordar aqui. Até pode meter uma bateria na mala e duplicar a amperagem....não acarreta rigorosamente nenhum problema.

Desde que a voltagem seja a recomendada, é sem stresses.

Eu esta semana mudei no meu carro a bateria e meti uma Varta Silver E38, de 74A. Não meti maior, porque não é possivel, senão metia de 90A.
POrtanto, como já dito, maior é melhor.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Golf 5 1.9 TDI Bateria OEM

Mensagem por gongasfrs »

SuperGolf Escreveu: 15 set 2020, 20:50 gongasfrs:

Vou discordar aqui. Até pode meter uma bateria na mala e duplicar a amperagem....não acarreta rigorosamente nenhum problema.

Desde que a voltagem seja a recomendada, é sem stresses.

Eu esta semana mudei no meu carro a bateria e meti uma Varta Silver E38, de 74A. Não meti maior, porque não é possivel, senão metia de 90A.
POrtanto, como já dito, maior é melhor.
tinha ideia que não podias aumentar muito mais a potência da bateria. Além do alternador sufrer mais a instalação e outros componentes podiam sofrer também
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Golf 5 1.9 TDI Bateria OEM

Mensagem por SuperGolf »

Pelo contrário, quando por exemplo metes o carro a trabalhar, a titulo de exemplo, com 200Amperes, todo o circuito vai ficar mais estável, nomeadamente a centralina.

Ao contrário, uma bateria fraca, com o motor de arranque a arrancar, vais "sugar" toda a energia, e é exemplo disso o radio por exemplo por uns segundos ir abaixo.

Penso que dá para ter a ideia.
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14965
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Golf 5 1.9 TDI Bateria OEM

Mensagem por gongasfrs »

SuperGolf Escreveu: 15 set 2020, 22:45 Pelo contrário, quando por exemplo metes o carro a trabalhar, a titulo de exemplo, com 200Amperes, todo o circuito vai ficar mais estável, nomeadamente a centralina.

Ao contrário, uma bateria fraca, com o motor de arranque a arrancar, vais "sugar" toda a energia, e é exemplo disso o radio por exemplo por uns segundos ir abaixo.

Penso que dá para ter a ideia.
Tinha mesmo ideia de ser ao contrário e já ter lido isso por aqui. Sempre aprender :) obrigado
Quinzico
Amateur
Amateur
Mensagens: 261
Registado: 22 ago 2015, 16:17
Veículos: Golf 5 Variant
Localização: Lisboa

Re: Golf 5 1.9 TDI Bateria OEM

Mensagem por Quinzico »

Pelo que sei, a bateria não deve ser muito maior porque não conseguirás carregar a bateria totalmente se fizeres muitos trajetos relativamente curtos, o que levava a uma rápida deterioração da bateria. É por isso q também não quero ir além dos 75AH no meu Golf.
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Golf 5 1.9 TDI Bateria OEM

Mensagem por SuperGolf »

Se o carro vem com uma bateria de 80A e metes de 90A, não vem mal nenhum ao mundo, pelo contrário...

Um carro basta trabalhar alguns minutos para "repor" a energia gasta no arranque ;)
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Golf 5 1.9 TDI Bateria OEM

Mensagem por Golf_4_TDI »

Uma bateria sobredimensionada para o carro (não propriamente em tamanho claro) parece ser uma boa aposta se o alternador fosse também sobredimensionado para o efeito. Dois carros exatamente iguais, basta um ter a mais bancos aquecidos por exemplo e, a bateria e alternador podem ser já diferentes. É tudo projetado com rigor e nada é feito ao acaso no processo. Se mais fosse melhor tinhamos carros 1.0 com alternador refrigerados a líquido e baterias de Audi A8, que normalmente são 2 baterias incluisive, uma para a partida do motor e outra para a rede multiplexada com as 50 ou 80 unidades de comando que equipa 😅

Tensão e corrente são coisas completamente diferentes que se interligam entre si. Basicamente tensão é o valor nominal de trabalho dos componentes, neste caso 12V. A corrente é o consumo desses mesmos componentes. A bateria é essencialmente precisa para o arranque do motor e alimentar a tensão nominal dos componentes, o consumo dos mesmos é regulado pelo alternador. Quando mais carga se exigir no circuito elétrico mais "amperagem" o alternador vai debitar.

Agora eu deixo como ponto de reflexão; temos uma bateria mega fodastica que dá um poder de arranque brutal ao motor de arranque (e ele até gosta e agradece) e depois dessa descarga como acham que o alternador projetado para a bateria original se vai sentir?! É capaz de ficar um bocadinho à rasca, se fosse novo nem moça faria, agora pensem bem num carro com 5, 10, 20 anos e já nem a 80% o alternador está sequer...
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf 5 1.9 TDI Bateria OEM

Mensagem por Silver_Ajm »

Golf_4_TDI Escreveu: 17 set 2020, 18:43 Uma bateria sobredimensionada para o carro (não propriamente em tamanho claro) parece ser uma boa aposta se o alternador fosse também sobredimensionado para o efeito. Dois carros exatamente iguais, basta um ter a mais bancos aquecidos por exemplo e, a bateria e alternador podem ser já diferentes. É tudo projetado com rigor e nada é feito ao acaso no processo. Se mais fosse melhor tinhamos carros 1.0 com alternador refrigerados a líquido e baterias de Audi A8, que normalmente são 2 baterias incluisive, uma para a partida do motor e outra para a rede multiplexada com as 50 ou 80 unidades de comando que equipa 😅

Tensão e corrente são coisas completamente diferentes que se interligam entre si. Basicamente tensão é o valor nominal de trabalho dos componentes, neste caso 12V. A corrente é o consumo desses mesmos componentes. A bateria é essencialmente precisa para o arranque do motor e alimentar a tensão nominal dos componentes, o consumo dos mesmos é regulado pelo alternador. Quando mais carga se exigir no circuito elétrico mais "amperagem" o alternador vai debitar.

Agora eu deixo como ponto de reflexão; temos uma bateria mega fodastica que dá um poder de arranque brutal ao motor de arranque (e ele até gosta e agradece) e depois dessa descarga como acham que o alternador projetado para a bateria original se vai sentir?! É capaz de ficar um bocadinho à rasca, se fosse novo nem moça faria, agora pensem bem num carro com 5, 10, 20 anos e já nem a 80% o alternador está sequer...
Por acaso também era essa a ideia que tinha, se se sobredimensionar a bateria, convêm sobredimensionar também o alternador. Conheço quem tenha um mk4 com os mesmo extras que o meu à excepção de ter aquelas velas de pré aquecimento do liquido de refrigeração na flange do sensor de temperatura, o carro dele tem um alternador de 120ah e o meu de 90ah...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Responder