Óleo galp longlife III

Responder
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: Óleo galp longlife III

Mensagem por brucer03 »

mankot Escreveu: 30 jul 2020, 23:41 Fiz uma revisão no meu VI 2.0 TDI na Midas e colocaram este óleo.

Mas depois definiram a próxima revisão no CB para daí a um ano ou 15000km?

Este óleo é suposto durar 1 ano e 15000 ou 2 anos e 30000?
Fiquei sem perceber qual óleo :)
Fix the problems, not the symptoms :)
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Óleo galp longlife III

Mensagem por SuperGolf »

Embora o meu Mk IV não tenha FAP nem essas paneleirices, na Terça de tarde comprei de Espanha Motul Specific 505.01 a €28,00 5L.
Na quarta de manha estava em minha casa.

Sem espigas.
mankot
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 06 jul 2011, 10:57
Veículos: golf VI

Re: Óleo galp longlife III

Mensagem por mankot »

brucer03 Escreveu: 31 jul 2020, 07:15
mankot Escreveu: 30 jul 2020, 23:41 Fiz uma revisão no meu VI 2.0 TDI na Midas e colocaram este óleo.

Mas depois definiram a próxima revisão no CB para daí a um ano ou 15000km?

Este óleo é suposto durar 1 ano e 15000 ou 2 anos e 30000?
Fiquei sem perceber qual óleo :)
O Galp Fórmula Longlife III.

A referência exata (viscosidade) não sei qual é mas imagino que tenham colocado a adequada.
Avatar do Utilizador
brucer03
Rookie
Rookie
Mensagens: 124
Registado: 18 out 2015, 18:48
Veículos: Golf IV AHW + Golf V AZV

Re: Óleo galp longlife III

Mensagem por brucer03 »

Não conheco tal "óleo" mas normalmente o pessoal do forum usa LiquiMolly/Motul/Castrol (entre outros), desde que sigam especificação de cada motor.
A nível da viscosidade depende mesmo da motorização que tenhas, e depois que seja compativel com a bomba de óleo (que tenha sido desenhada para tal viscosidade).

Tens por aqui um tópico muito bom sobre o que se ganha/perde enquanto usas um nível superior/inferior de viscosidade (quando compativel com o teu motor), e sobretudo quando queres obter mais protecção nos bronzes do motor (nível de zinco).

Eu pessoalmente, para o 2.0TDI sem FAP uso LiquiMolly TopTec 4100 (5W40).
Fix the problems, not the symptoms :)
mankot
Beginner
Beginner
Mensagens: 12
Registado: 06 jul 2011, 10:57
Veículos: golf VI

Re: Óleo galp longlife III

Mensagem por mankot »

brucer03 Escreveu: 31 jul 2020, 22:57 Não conheco tal "óleo" mas normalmente o pessoal do forum usa LiquiMolly/Motul/Castrol (entre outros), desde que sigam especificação de cada motor.
A nível da viscosidade depende mesmo da motorização que tenhas, e depois que seja compativel com a bomba de óleo (que tenha sido desenhada para tal viscosidade).

Tens por aqui um tópico muito bom sobre o que se ganha/perde enquanto usas um nível superior/inferior de viscosidade (quando compativel com o teu motor), e sobretudo quando queres obter mais protecção nos bronzes do motor (nível de zinco).

Eu pessoalmente, para o 2.0TDI sem FAP uso LiquiMolly TopTec 4100 (5W40).
O meu é um VI 2.0 TDI de 110cv.

A questão é se mesmo não sabendo a referência que colocaram, este óleo sendo LongLife é suposto durar os 2 anos e 30000km (o intervalo especificado pela marca) ou se devo já fazer nova troca dado que já passou 1 ano e 15000km e o aviso já apareceu?
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1545
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Óleo galp longlife III

Mensagem por Golf_4_TDI »

O intervalo de manutenção flexível, aka Long Life, tem o mínimo de 15000 km/1 ano até no máximo pode ir aos 30000 km/2 anos. Tal como o nome diz é um intervalo flexível e muita gente tem a ilusão de que o carro vai fazer sobre qualquer circunstância os 30000km ou 2 anos, contudo não é bem assim. Existem algumas variáveis que influência a troca antecipada do óleo que é calculado pela unidade de comando do motor sendo uma delas (a mais preocupante para mim) a contaminação do lubrificante pelo combustível (e entre outros, condensação, etc...). O tipo de trajetos, ciclos térmicos, regenerações do DPF, a carga e aceleração imposta ao motor, sensor de nível de óleo, estilo de condução sensor de qualidade de óleo e muitos outros dados recolhidos pela unidade de comando do motor acaba por determinar uma estimativa aquando da troca do óleo.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Óleo galp longlife III

Mensagem por SuperGolf »

Em resumo:

A evitar o use de Long Life, ou usando, trocar a cada 15K ou um ano.

Não tem de que.
Responder