Folga no veio seletor da caixa de velocidades ref. EAY 02K

Responder
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Folga no veio seletor da caixa de velocidades ref. EAY 02K

Mensagem por Martins SDI »

Boas pessoal,

Precisava da vossa opinião sobre a seguinte folga que existe na caixa de velocidades do meu Seat Ibiza SDI:



Que vos parece, será uma folga normal? Ou algo excessiva? Já fiz uma pesquisa e encontrei que a folga poderá ser originada pelo parafuso de travamento da caixa que é este que aparece nestas fotos:

Imagem

Valerá a pena troca-lo, ou a folga que apresenta é normal para este tipo de caixa? A caixa que tenho neste carro é uma caixa ref. EAY, salvo erro 02K (corrijam-me se estiver errado).
Última edição por Martins SDI em 26 jun 2020, 14:11, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Folga no veio seletor da caixa de velocidades ref. EAY 02K

Mensagem por Mario_Marques »

Espera aí que eu vou ali buscar o meu olhimetro e já te respondo :D
Martins, não dá para ter uma ideia muito clara, tens de meter a mão e sentir, ver se o curso está ok, etc, esses mecanismos não devem nunca ter mais folga do que a apenas necessária para permitir o movimento.
Pelo vídeo parece perfeitamente nornal, mas é um vídeo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Folga no veio seletor da caixa de velocidades ref. EAY 02K

Mensagem por Martins SDI »

Mario_Marques Escreveu: 26 jun 2020, 14:07 Espera aí que eu vou ali buscar o meu olhimetro e já te respondo :D
Martins, não dá para ter uma ideia muito clara, tens de meter a mão e sentir, ver se o curso está ok, etc, esses mecanismos não devem nunca ter mais folga do que a apenas necessária para permitir o movimento.
Pelo vídeo parece perfeitamente nornal, mas é um vídeo.
Mário, conseguiste ver o vídeo que coloquei? Tive aqui uns problemas de incorporação do vídeo (isto é preciso quase tirar um curso :oops: ), mas já o consegui colocar visível. :D :D .
O mecanismo do seletor em si, já o reconstruí todo com buchas novas e originais. O veio seletor que entra na caixa é que me deixou apreensivo pela folga que aparenta ter. Não sei se será normal. As velocidades entram normalmente, mas se a folga for excessiva, já que estou com a mão na massa aproveitava e trocava também o parafuso de travamento. este é o aspeto de um parafuso de travamento em bom estado:

Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Folga no veio seletor da caixa de velocidades ref. EAY 02K

Mensagem por Mario_Marques »

Sim vi, aparentemente parece tudo normal, até porque se houvesse aí um problema não tinhas grande coisa a fazer.
Não sei se já viste como é uma caixa dessas por dentro e o seu funcionamento, no meu projeto do mk1 tem lá algumas fotos dela desmontada, é uma 020 mas é semelhante a tua, também te recomendo ver este site.

http://www.brokevw.com/5detent.html
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Folga no veio seletor da caixa de velocidades ref. EAY 02K

Mensagem por Martins SDI »

Sim, já conheço esse site, tem aí informação muito relevante. Foi esse site que me chamou à atenção para a possibilidade de eliminação desta pequena folga. Conheço o teu projeto, mas essa parte da caixa passou-me ao lado. Vou ver isso com calma. Para remover esse parafuso de travamento é necessário algum cuidado pelo que já percebi. Porque se estiver partido as esferas caem para dentro da caixa. Há algum truque para evitar que isso aconteça? Talvez colar um iman no próprio parafuso?

Outra questão. O veio inversor, mesmo novo fica com uma folga de cerca de 3mm na bola. Valerá a pena a instalação de uma bola que elimine essa folga? Algo deste tipo:

Imagem

Já deves conhecer, é vendido por esta empresa vende vários kits para upgrade neste tipo de seletores:

https://www.4crawler.com/Diesel/ForSale ... kage.shtml
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Folga no veio seletor da caixa de velocidades ref. EAY 02K

Mensagem por Martins SDI »

Entretanto encontrei a seguinte informação num fórum Russo, valerá a pena substituir algum destes componentes?

Site original:
http://remontvw.spb.ru/2013/03/01/mekha ... lf2-golf3/

Traduzido:
https://translate.google.pt/translate?h ... 2-golf3%2F
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Folga no veio seletor da caixa de velocidades ref. EAY 02K

Mensagem por Martins SDI »

Mario_Marques Escreveu: 26 jun 2020, 14:07 Espera aí que eu vou ali buscar o meu olhimetro e já te respondo :D
Martins, não dá para ter uma ideia muito clara, tens de meter a mão e sentir, ver se o curso está ok, etc, esses mecanismos não devem nunca ter mais folga do que a apenas necessária para permitir o movimento.
Pelo vídeo parece perfeitamente nornal, mas é um vídeo.
Estive a verificar novamente e relativamente ao curso, mexendo o veio com a mão, noto que parece arranhar. O retentor também aparenta vazar um pouco de valvulina. Será o rolamento lixado? Sabes se é fácil de mudar? Saírá com o mecanismo, ou entrará à pressão?

Estou tentado a substituir o parafuso, retentor e rolamentos. Ainda não tirei o parafuso porque tenho medo que esteja partido e se desfaça fazendo com as esferas caiam para dentro da caixa..
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Folga no veio seletor da caixa de velocidades ref. EAY 02K

Mensagem por Mario_Marques »

Foi pena não te teres lembrado disso mais cedo pois mandei uma carrada de peças para o lixo.
Se tiveres interesse é só vires buscar(porto), vai para a sucata, já não tem seletor, garfos, quinta mudança e mais algumas coisas que tirei para fazer umas engenhocas para o meu golf 1, é uma caixa diesel.

Está caixa ficou encravada em terceira por desgaste excessivo no seletor, nesse que estás a pensar renovar, depois fez curso a mais e os dentes de trancar mudança nas anilhas seletoras saltaram fora ficando permanentemente encravada em terceira, era fácil de reparar mas comprei só para tirar a quinta e pouco mais quando tive o motor G60 turbo, usei a quinta diesel para fazer um pouco mais de ponta.

Vai para o lixo os restos dela, não tem grande coisa a aproveitar pois o que está ainda lá é tudo coisas que não costuma dar problemas.
Se quiseres vir buscar ou alguém que avise, ah, se quiserem ser amigos e tiveres por aí um cabo de velas beru, qualquer VW e qualquer cabo ajudar-me pois preciso de um cachimbo :mrgreen:
Anexos
IMG_20200630_202356_7.jpg
IMG_20200630_202610_2.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Folga no veio seletor da caixa de velocidades ref. EAY 02K

Mensagem por Martins SDI »

:) Mário agradeço a oferta mas em principio já não vou precisar de desmontar tudo. Hoje ganhei coragem e lá tirei o parafuso. Felizmente estava inteiro, mas a esfera tem mais de 1mm de folga e quando em pressão fica meia presa e arranha, tipo rolamento gripado. Com o parafuso fora o selector trabalha suavemente, por isso depreendo que o rolamento do veio esta bom. Entretanto já encomendei um parafuso novo na Seat, deve chegar amanhã.



(Cabo de velas não tenho senão oferecia-to de boa vontade😉)
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Folga no veio seletor da caixa de velocidades ref. EAY 02K

Mensagem por Silver_Ajm »

Mário essa cloche é compatível com uma caixa asd? Tenho uma caixa ASD com um buraco devido ao conhecido problema daquele pino que salta do diferencial e está encostada à uns anos... lol
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Folga no veio seletor da caixa de velocidades ref. EAY 02K

Mensagem por Martins SDI »

Mario_Marques Escreveu: 30 jun 2020, 20:30 Foi pena não te teres lembrado disso mais cedo pois mandei uma carrada de peças para o lixo.
Até gostava de abrir a minha caixa para ver o estado geral das peças e dos rolamentos, mas para já não tenho conhecimentos para isso. :mrgreen:
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Folga no veio seletor da caixa de velocidades ref. EAY 02K

Mensagem por Martins SDI »

Problema resolvido. Afinal o meu palpite estava correto. O problema estava mesmo no parafuso, que embora não estivesse morto, tinha alguma folga. Foi trocado e já não existem folgas na alavanca selectora. O parafuso novo, embora tenha a mesma referência do antigo, já é uma peça revista. Deixo aqui foto do velho vs novo:

Imagem

Imagem

Imagem

E um vídeo do selector após troca:



Diferença na alavanca:

Imagem

Agradeço a todos que tentaram ajudar.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Folga no veio seletor da caixa de velocidades ref. EAY 02K

Mensagem por Mario_Marques »

Silver_Ajm Escreveu: 01 jul 2020, 12:23 Mário essa cloche é compatível com uma caixa asd? Tenho uma caixa ASD com um buraco devido ao conhecido problema daquele pino que salta do diferencial e está encostada à uns anos... lol
Não dá, esta é uma 020, é compativel com a do martins e outras mas a asd não é.


Martins SDI, boa! por pouco dinheiro evitaste muitas chatices, não é bom ter folgas ai, quando digo ai falo nesse mecanismo todo e não nessa peça em particular, pois depois pode levar aquilo que descrevi, fazer curso a mais e ploft!
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Folga no veio seletor da caixa de velocidades ref. EAY 02K

Mensagem por Martins SDI »

Mario_Marques Escreveu: 02 jul 2020, 17:59 Martins SDI, boa! por pouco dinheiro evitaste muitas chatices, não é bom ter folgas ai, quando digo ai falo nesse mecanismo todo e não nessa peça em particular, pois depois pode levar aquilo que descrevi, fazer curso a mais e ploft!
Sim, o investimento foi pequeno, e nem é muito trabalhoso trocar os casquilhos, fiz tudo em casa. Acredito que muita gente nem ligue a este tipo de folgas, até porque no meu caso as velocidades até entravam bem. Mas eu sou picuinhas no que respeita a folgas..

Falta-me apenas trocar este um casquilho:

Imagem

Não o troquei ainda porque para o meu carro só se vende a peça completa, que custa 60€ 🙄 e o meu ainda estava num estado aceitável. Mas entretanto descobri que a VW também vende a bucha plástica em separado para carros mais antigos por 5€. (Desconfio que mudaram a peça porque agora já não devem ensinar os mecânicos a rebitar...😂) Já encomendei 2. Deixo a referência caso alguém precise: 191 711 208 A

Imagem

Aproveito para te perguntar, que massa costumas usar para lubrifica estes seletores? Estive a ver e a massa da VW custa 40€. Há alguma massa aftermarket que também seja adequada?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Folga no veio seletor da caixa de velocidades ref. EAY 02K

Mensagem por Mario_Marques »

Uso uma PTFE que é própria para não reagir com plásticos e borrachas, encontras de várias marcas, eu uso uma da ATE que é semelhante ao que vem hoje em dia por ex com casquilhos powerflex, só se mete um pouquinho de nada, se tiver muita o lixo agarra e depois fica pior que se não tivesse massa nenhuma.


Eu acho que fazes muito bem pois uma das principais razões do pessoal lixar seletores e caixas é não tratar logo do mal enquanto está no início, depois agrava e causa esforço acabando por causar danos graves.

A caixa que está aí escangalhada nas fotos foi á vida precisamente por isso pois o interior funcional da caixa estava imaculado, tudo que estragou foi comando da caixa por causa de folgas, era de um vizinho meu, até me deu a caixa pois o mecânico dele tinha dito que não tinha recuperação, tinha recuperação, o único problema era no seletor que levou ao dentes saírem por curso excessivo, e ficou encravada em terceira sendo impossível desengrenar, de resto a caixa estava imaculada, nenhum desgaste.

Por prai 40e de peças teve de trocar uma caixa inteira, não sei quanto gastou mas com tudo deve ter sido umas quantas vezes mais, fora 2 semanas o carro de trabalho parado á espera de encontrar caixa de substituição.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder