Vamos lá ao Busílis da Questão

Responder
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Vamos lá ao Busílis da Questão

Mensagem por |Guilherme| »

Boas rapaziada, pelo que li, este tema é batido mas como já há tópicos de 2008 decidi guardar a pá e não desenterrar :mrgreen:
viewtopic.php?f=32&t=1848

BARULHO DO TABLIER!!! Está básicamente a dar comigo em louco, vem da zona central e como muitos descrevem, desaparece quando pomos a mão em cima. Já li mil e uma coisas, como panos do pó entre o vidro e o tablier, borracha entre o vidro e o tablier, empurrar o tablier contra o vidro e reapertar.
Vi várias dicas mas...na altura como era tudo muito recente ainda não havia grande marge para os prós e contras das sugestões lol.

Alguém que tenha tido esse problema e o tenha conseguido mesmo resolver? Vai haver sempre quem diga 'Epá mete a música mais alta' ou 'Carros velhos já sabes'. Tranquilo, mas como está agora, tá-me mesmo a complicar com o sistema nervoso.

Ps: Tenho o carro nos trincos, não há cá injectores marados, motor aos saltos, nada. O barulho vindo da ventilação central é mesmo super irritante, mesmo praticamente com o carro ao relantim às vezes.


Btw, em ultimo caso, caguei, vou ter de pagar a alguém para me desmontar o tablier. O problema é que ninguém aceita estes trabalhos, sabe-se lá porquê lol. Malta mecânica, não tá para isso, detailers também não, bate chapas esquece...Alguém faz ideia de quem será a 'especialidade' mais adequada a este tipo de trabalhos?

Abraços
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Vamos lá ao Busílis da Questão

Mensagem por SuperGolf »

Eu separei a consola das mudanças fisicamente do tablier e melhorou bastante. Os ruidos que tenho e no canto superior esquerdo do porta luvas que se recusa a fechar bem, embora o pareça...
Depois toda a zona da consola a volta do radio está mal....mas nada de grave.

De resto é o normal da idade....uns piores que outros.
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Vamos lá ao Busílis da Questão

Mensagem por Martins SDI »

Num carro com quase 20 anos não é de esperar outra coisa. Os barulhos no tablier acumulam-se porque as esponjas interiores estão todas desfeitas. desmontando e substituindo-as 95% dos barulhos desaparecem. Casa para resolver isso é difícil, porque a desmontagem e montagem leva pelo menos 4-5 horas de trabalho e é chato levar 150€ pelo trabalho de eliminar uns barulhinhos. Para além do que, é provável estragar peças ao desmontar.. A solução ideal seria desmontares isso em casa e resolveres todos os barulhos com calma.
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Vamos lá ao Busílis da Questão

Mensagem por |Guilherme| »

Obrigado pelo feedback pessoal. Sim, a questão é realmente essa, isto basicamente é uma pequena loucura. Um gajo a avaliar o dinheiro que gasta nestas porcarias já tinha comprado 2 carros novos mas um gajo padece de uma doença qualquer marada e como vender tá fora dos planos, tenho que tentar ver o que se pode fazer.

@Martins SDI, é a ideia que tenho, para fazer bem feito tem mesmo que se passar por esse 'inferno' mas vamos ver se alguém alinha em fazer isto lol.
@Super, eu vi no post de 2008 que andavas à aranhas com isto também, acredito que uma pessoa se habitue com tempo, vou ver no que a coisa dá.

Obrigado uma vez mais!
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Vamos lá ao Busílis da Questão

Mensagem por Mario_Marques »

|Guilherme| para te dar uma experanca ou fundo do túnel, o meu golf 4 não tem um único ruído do tablier, únicos ruídos do meu carro inteiro vem do botão do travão de mão e do espelho da luz do plafonier que se partiu sem lhe tocar provavelmente devido á vibrabracao que não se sente mas está lá, e a patilha está lá dentro pois ainda não me dei ao trabalho de corrigir isso ainda, como tal em mau piso parece que tem lá um parafuso de dentro, sendo que o meu carro saiu de fabrica com a bem dura suspensão sport e jantes de 17, andou também maus de 200mil kms com coilovers e condução nada meiga, além de muitas outras coisas que incluem apoios de motor powerflex e vários abusos.



Obviamente não há milagres nem o meu carro é especial de corrida...!
Há uns anos desmontei-o todo e ao voltar a montar refiz tudo e usei isolamento de proteção para ruídos estrategicamente colocado, bem como afastei a consola do tablier.
O isolamento que usei não tem nada de especial, é tecido próprio em fita igual ao que vem de origem mas coloquei sem poupar e em todo o lado, mesmo entre componentes, depois ao apertar e instalar as peças foi tudo feito com imenso cuidado.
Fiz isso em mais alguns carros mas depois do último fiz um fecho nisso para nunca mais pois a verdade é que é uma coisa que dá bastante trabalho e gasta imensas horas, o propósito dos que fiz excepto o meu era trocar o radiador de sofagem ou trocar pelo tablier sem tampa ou instalar climatronic pois se fosse só para tirar ruídos provavelmente nem tinha aceite os trabalhos.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Vamos lá ao Busílis da Questão

Mensagem por |Guilherme| »

Ok @Mário, vi uma luz ehehehe. Epá, se eu tivesse juízo nem me aventurava nisto mas enfim, acredito que seja possível melhorar bastante o que está neste momento e acaba por ser porreiro ter um carro antigo mas com estes problemas resolvidos. Enfim, estou em negociações com um amigo meu Detailer, mas não sei se ele estará para isto ehehe. Seria para fazer na onda do que estás a dizer, basicamente fazer bem feito. Obrigado pelo feedback. um abraço
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Vamos lá ao Busílis da Questão

Mensagem por SuperGolf »

Há uns anos atrás via-se nos projectos muito bons detalhes nesta matéria...

Havia um user que ate forrou a carroçaria toda por dentro com um material colado tipo borracha, só para melhorar o isolamento e reduzir barulhos interiores...

Hoje em dia andam preocupados com auto colantes ou lá o que é....
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Vamos lá ao Busílis da Questão

Mensagem por |Guilherme| »

Ehehehe sim e em meter lambra como diz o outro. Prioridades. Prefiro, de longe, ter o carro direitinho do que ter o motor meia volta antes de partir com 300cv nos bancos de potência da moda generosos :mrgreen:
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Vamos lá ao Busílis da Questão

Mensagem por SuperGolf »

Amén!
Deve ser da idade...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Vamos lá ao Busílis da Questão

Mensagem por Mario_Marques »

|Guilherme| Escreveu: 21 mai 2020, 20:47 Ok @Mário, vi uma luz ehehehe. Epá, se eu tivesse juízo nem me aventurava nisto mas enfim, acredito que seja possível melhorar bastante o que está neste momento e acaba por ser porreiro ter um carro antigo mas com estes problemas resolvidos. Enfim, estou em negociações com um amigo meu Detailer, mas não sei se ele estará para isto ehehe. Seria para fazer na onda do que estás a dizer, basicamente fazer bem feito. Obrigado pelo feedback. um abraço
Se é teu amigo estás com sorte, há vários motivos para muita gente não aceitar esses serviços, primeiro, bem feito são mais de 20 horas de trabalho(falo dos que reparei onde tirei mesmo tudo fora, bem mais que só o tablier) e alguns serviços não são fáceis para uma pessoa sozinha, se fores a uma oficina que te cobre 15e á hora já sabes no que vai dar, ao desmontar muitos plástico já não vao estar muito saudáveis e há uma grande probabilidade de partirem uns poucos e vão ter de ser substituídos ou se possível reparados o que muitos donos não aceitam lá muito bem.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
|Guilherme|
Expert
Expert
Mensagens: 778
Registado: 17 jul 2015, 03:11
Veículos: VW Bora 1.9 TDI 150 cv + iva
Localização: Lisboa

Re: Vamos lá ao Busílis da Questão

Mensagem por |Guilherme| »


Se é teu amigo estás com sorte, há vários motivos para muita gente não aceitar esses serviços, primeiro, bem feito são mais de 20 horas de trabalho(falo dos que reparei onde tirei mesmo tudo fora, bem mais que só o tablier) e alguns serviços não são fáceis para uma pessoa sozinha, se fores a uma oficina que te cobre 15e á hora já sabes no que vai dar, ao desmontar muitos plástico já não vao estar muito saudáveis e há uma grande probabilidade de partirem uns poucos e vão ter de ser substituídos ou se possível reparados o que muitos donos não aceitam lá muito bem.
É meu amigo mas já me disse que não uma vez :mrgreen: Não foi um 'Não' foi mais um 'Epá..deixa lá isso'. Sim, é sem dúvida um trabalho chato, muito chato mesmo e sujeito ao que dizes, a partir encaixes, etc..Tem que se avaliar um bocado o trabalho, prós e contras todos para ver no que a coisa vai dar.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Vamos lá ao Busílis da Questão

Mensagem por Mario_Marques »

Para te dar uma ideia, nessa foto é só a primeira parte, depois tirei tudo o resto até se ver o chassis.
Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Vamos lá ao Busílis da Questão

Mensagem por Martins SDI »

Tirar o tablier não é difícil, apenas trabalhoso. Há uns anos instalei A/C no Ibiza 6K2 cá de casa e para isso tive de tirar a soufagem, o que me obrigou a tirar o tablier. Na altura aproveitei e substituí todas as esponjas do tablier, apliquei fita de tecido nas cablagens, reapertei todas as uniões do tablier e isolei todos os pontos onde poderia existir contacto entre peças, especialmente de plásticos. Posso-te dizer que consegui eliminar praticamente todos os barulhos que existiam no tablier. Por isso, se fizeres o mesmo conseguirás eliminar esses barulhos que te chateiam, e no teu caso até tens uma grande vantagem porque a qualidade do material de construção do interior do teu carro é bastante superior ao do meu Ibiza.

Na altura que instalei o A/C também tive o mesmo problema que tens, nenhuma oficina aceitou o trabalho, o que me obrigou a fazer alguma pesquisa e a fazer o trabalho todo em casa. Se procurares no Youtube deves ter videos de como desmontar o tablier. Alternativamente, podes pedir a alguém que tenha ELSAWIN o procedimento para desmontagem do mesmo.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Vamos lá ao Busílis da Questão

Mensagem por Mario_Marques »

Tirar em casa é talvez a melhor hipótese de todas, de preferência se esse tal amigo ajudar e tiver jeito.
Ter o manual é altamente recomendável.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Martins SDI
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 19 jun 2012, 20:36
Veículos: Seat Ibiza 6K2 SDI

Re: Vamos lá ao Busílis da Questão

Mensagem por Martins SDI »

Uma dica, Se optares por desmontar, verifica se não tens objetos soltos dentro da soufagem. Eu no meu carro tinha um pino de plástico. 😁
Responder