troca dos cubos das rodas da frente
material:
2 x cubos das rodas SKF VKBA-3643 com 1 parafuso WHT005437A e 4 parafusos WHT000237A
chave dinamométrica
chave caixa 24mm dozeavada
chave caixa com ponteira dozeavada M12
velho e novo
velho e novo
já sem disco e pinça
com o cubo pronto para tirar
sem o cubo
agora limpo
com o cubo novo
trabalho concluído com o disco e pinça já instalados
tive a preciosa ajuda do liquido de limpeza de travões e uma garrafa de spray que dá para pressurizar com o compressor
instalei também:
sensor ABS lado esquerdo ATE 240711-52713
sensor ABS lado direito ATE 240711-52723
2 x molas das pinças de travão ATE 118116-03511
já que tinha que mexer aproveitei e lubrifiquei os pinos guia das pinças e as calhas onde andam as pastilhas bem como a parte de trás das mesmas
para isso usei:
T_zero Golf
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Re: T_zero Golf
Última edição por T_zero em 11 jun 2020, 15:27, editado 2 vezes no total.
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Re: T_zero Golf
Tzero não brincas em serviço
Uma pergunta, o parafuso novo é original? Não consigo perceber na foto mas parece ter aba larga em vez de anilha, se é o caso, apenas uma curiosidade, normalmente o binário de aperto tem de ser diferente, mais alto, pois a aba larga gera mais Atrito em apertos de força elevada, não sei se nesse caso é relevante e creio que não é, mas fica a curiosidade para quem não sabe.
Pessoalmente não me recordo de ver nesses carros com parafuso e anilha, só me recordo de ver com aba larga como nesse novo.
Uma pergunta, o parafuso novo é original? Não consigo perceber na foto mas parece ter aba larga em vez de anilha, se é o caso, apenas uma curiosidade, normalmente o binário de aperto tem de ser diferente, mais alto, pois a aba larga gera mais Atrito em apertos de força elevada, não sei se nesse caso é relevante e creio que não é, mas fica a curiosidade para quem não sabe.
Pessoalmente não me recordo de ver nesses carros com parafuso e anilha, só me recordo de ver com aba larga como nesse novo.
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Re: T_zero Golf
teve de ser, já fazia um barulho bastante audível a grandes velocidades e troquei nos dois lados
bem então é assim.
todos os parafusos já vêm com o cubo da roda SKF, e são iguais se forem comprados na VW.
-o parafuso de origem antigo sextavado N91040601 depois N90625101, tem uma anilha grossa independente da cabeça do parafuso, o aperto é 200Nm com o carro no ar e mais meia volta depois de estar no chão.
-depois veio o WHT002795, dozeavado, tem a cabeça mais larga e não tem anilha, a parte de baixo da cabeça é canelada, o aperto é 70Nm com o carro no ar e mais um quarto de volta depois de estar no chão.
-agora existe WHT005437 depois WHT005437A, dozeavado, a cabeça é igual ao de cima mas a parte de baixo da cabeça é lisa, o aperto é 200Nm com o carro no ar e mais meia volta depois de estar no chão.
bem então é assim.
todos os parafusos já vêm com o cubo da roda SKF, e são iguais se forem comprados na VW.
-o parafuso de origem antigo sextavado N91040601 depois N90625101, tem uma anilha grossa independente da cabeça do parafuso, o aperto é 200Nm com o carro no ar e mais meia volta depois de estar no chão.
-depois veio o WHT002795, dozeavado, tem a cabeça mais larga e não tem anilha, a parte de baixo da cabeça é canelada, o aperto é 70Nm com o carro no ar e mais um quarto de volta depois de estar no chão.
-agora existe WHT005437 depois WHT005437A, dozeavado, a cabeça é igual ao de cima mas a parte de baixo da cabeça é lisa, o aperto é 200Nm com o carro no ar e mais meia volta depois de estar no chão.
Última edição por T_zero em 19 mai 2020, 23:10, editado 1 vez no total.
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Re: T_zero Golf
Os rolamentos em si são sempre iguais?
Pela descrição que fazes dos parafusos tem lógica essas diferenças, a chave din o que faz é medir o atrito/resistência, não sou grande adepto de sistemas com anilha precisamente por causa disso, geralmente os rolamentos falham mais em sistemas de aperto com anilha, já desde o tempo dos carros mais antigos, não me lembro nunca de ter apanhado um mk5 com anilha.
Pela descrição que fazes dos parafusos tem lógica essas diferenças, a chave din o que faz é medir o atrito/resistência, não sou grande adepto de sistemas com anilha precisamente por causa disso, geralmente os rolamentos falham mais em sistemas de aperto com anilha, já desde o tempo dos carros mais antigos, não me lembro nunca de ter apanhado um mk5 com anilha.
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Re: T_zero Golf
sim, a face onde aperta a cabeça do parafuso tanto é igual no cubo da roda velho como no novo
Última edição por T_zero em 11 jun 2020, 15:23, editado 1 vez no total.
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Re: T_zero Golf
na altura não partilhei convosco:
troca da bomba tandem (bomba vácuo e gasóleo)
a original da LUK estava a babar, e coloquei a Bosch F009D02799 mais a junta metálica
troca da bomba tandem (bomba vácuo e gasóleo)
a original da LUK estava a babar, e coloquei a Bosch F009D02799 mais a junta metálica
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Re: T_zero Golf
hora de fazer a manutenção
o material:
filtro gasóleo Mahle KX178D
filtro pólen LAO181
filtro ar Mahle LX1211
filtro óleo Mahle OX188D
óleo Castrol Edge Turbo Diesel Titanium FST 5W-40
anilha para bujão com borracha no interior
reset para mais 15.000km
com tudo aberto pronto para receber o material novo
já com tudo no sitio, pronto para mais um ano
o que é que vocês sabem desta marca Knecht, que aparentemente faz os filtros para a Mahle ??
o material:
filtro gasóleo Mahle KX178D
filtro pólen LAO181
filtro ar Mahle LX1211
filtro óleo Mahle OX188D
óleo Castrol Edge Turbo Diesel Titanium FST 5W-40
anilha para bujão com borracha no interior
reset para mais 15.000km
com tudo aberto pronto para receber o material novo
já com tudo no sitio, pronto para mais um ano
o que é que vocês sabem desta marca Knecht, que aparentemente faz os filtros para a Mahle ??
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Re: T_zero Golf
troca do óleo de travões e embraiagem
duas latas de ATE SL.6
como ficou no final, limpinho, parece de fábrica.
duas latas de ATE SL.6
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Re: T_zero Golf
Troca da parte interior da polia do compressor de AC, que serve para remover as vibração da correia de acessórios e não danificar o motor AC.
Como estava
Peça nova THERMOTEC KTT020058
Peça antiga NOK T1D34B
Como ficou
Compressor Sanden modelo nº8675F, PXE16, 1K0820803G
Lembro que este compressor não tem embraiagem magnética, o compressor está sempre a rodar.
Como estava
Peça nova THERMOTEC KTT020058
Peça antiga NOK T1D34B
Como ficou
Compressor Sanden modelo nº8675F, PXE16, 1K0820803G
Lembro que este compressor não tem embraiagem magnética, o compressor está sempre a rodar.
Última edição por T_zero em 15 jun 2020, 23:07, editado 1 vez no total.
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Re: T_zero Golf
4x tampas parafusos anti-roubo 1K0601173A
16x tampas parafusos 1K0601173
4x tampas centro jante 3B7601171
4x tampas válvulas ar
para as jantes restauradas que vão chegar
16x tampas parafusos 1K0601173
4x tampas centro jante 3B7601171
4x tampas válvulas ar
para as jantes restauradas que vão chegar
Última edição por T_zero em 22 jun 2020, 17:12, editado 1 vez no total.
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Re: T_zero Golf
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Re: T_zero Golf
Jantes com o material prontas.
Mais os novos Primacy 4 da Michelin para cada roda.
Atenção que a Michelin tem até 14 de agosto uma campanha em que podem receber de volta até 80€, a data é final, mas a campanha está limitada a uma certa quantidade de pneus na sua totalidade.
Para gastar em mais pneus, oficinas, combustível na Galp ou restaurantes com Estrela Michelin.
No caso de pneus 16" são 10€ por cada, também dá para pneus de mota.
Já utilizei na Galp com sucesso.
Mais os novos Primacy 4 da Michelin para cada roda.
Atenção que a Michelin tem até 14 de agosto uma campanha em que podem receber de volta até 80€, a data é final, mas a campanha está limitada a uma certa quantidade de pneus na sua totalidade.
Para gastar em mais pneus, oficinas, combustível na Galp ou restaurantes com Estrela Michelin.
No caso de pneus 16" são 10€ por cada, também dá para pneus de mota.
Já utilizei na Galp com sucesso.
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Re: T_zero Golf
Limpeza do circuito de refrigeração com
limpa radiadores Liqui Moly 2506
e
máquina de limpeza por impulsos Wurth W-Tech
limpa radiadores Liqui Moly 2506
e
máquina de limpeza por impulsos Wurth W-Tech
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Re: T_zero Golf
Sou-te muito franco, não sou grande adepto dessas limpezas, simplesmente porque num carro bem tratado é desnecessário e pode até originar outros problemas.
Tenho um Audi que já ultrapassou largamente a faixa de 1 milhão de kms (tem 1368000km) e circuito de refrigeração como sempre foi bem tratado, está impecável, até se consegue ver o metal limpo das galerias de refrigeração do motor, tal como o vaso está igual a novo ainda, estamos a falar de um carro de 1998 e com muitos kms, se aquele está assim qualquer um consegue, nunca levou nenhum tratamento especial, apenas manutenção.
Ainda tenho o meu golf 1 que não tem muitos kms mas é ainda mais antigo, andou sempre com anticongelante e segundo as faturas mudou toda a vida a cada 4 anos, não tem ponta de ferrugem, á uns anos meti um radiador novo e cortei o antigo para ver como estava por dentro, estava impecável, o radiador foi á vida porque uma caixa/vedante de caixa cedeu.
Tenho um Audi que já ultrapassou largamente a faixa de 1 milhão de kms (tem 1368000km) e circuito de refrigeração como sempre foi bem tratado, está impecável, até se consegue ver o metal limpo das galerias de refrigeração do motor, tal como o vaso está igual a novo ainda, estamos a falar de um carro de 1998 e com muitos kms, se aquele está assim qualquer um consegue, nunca levou nenhum tratamento especial, apenas manutenção.
Ainda tenho o meu golf 1 que não tem muitos kms mas é ainda mais antigo, andou sempre com anticongelante e segundo as faturas mudou toda a vida a cada 4 anos, não tem ponta de ferrugem, á uns anos meti um radiador novo e cortei o antigo para ver como estava por dentro, estava impecável, o radiador foi á vida porque uma caixa/vedante de caixa cedeu.