Radiador de Óleo

Responder
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Radiador de Óleo

Mensagem por johnkk »

No motor do 1.9 tdi 105cv dá para montar o radeador de oleo do pd130/150?

Têm basicamente as mesmas dimensões mas os do 130/150 têm uma espessura maior que o meu o que implica um melhor arrefecimento agora que tenho o carro reprogramado e não queria andar a inventar com bolachas,tubagens e radiadores pendurados na frente,assim ficava "stock".

Com a excepção da posição da entrada dos tubos de água ser diferente,os do meu entram lateralmente no radiador do oleo do lado da caixa de velocidades e os do 130/150 entram por cima,a posição de montagem é a mesma?pela imagem parece ser tudo igual no radeador em si e facilmente os tubos passam a entrar por cima mas um dos "buracos" que aparece na parte que irá encostar ao copo do filtro parece estar numa posição diferente o que implicaria ser montado com os tubos da agua a entrarem por cima mas virados para o lado do radiador da água.
Alguem já o fez? :mrgreen:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Radiador de Óleo

Mensagem por Mario_Marques »

As dimensões não são iguais, o do 130 é bastante maior que o dos 105cv mas a instalação é simples.
Já montei vários, tens ainda os dos TDI 2.0 que são parecidos aos dos 130/150 mas são um pouco mais pequenos, para golf 5 acabam por ser melhores pois o espaço nos mk5 em algumas motorizações não abunda.
Tens obviamente de trocar os tubos de água pelos corretos.
Anexos
IMG_20200516_151925_4.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Radiador de Óleo

Mensagem por SuperGolf »

Boa modificação.
Fiz no meu isso, embora com motor diferente.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Radiador de Óleo

Mensagem por Mario_Marques »

Para quem tiver curiosidade, um permutador de um 130/150 tem muito mais do dobro da capacidade de um 105cv.
Mas o permutador tem tanto de bom como de mau, se o carro tiver problemas escondidos de sobreaquecimento só vai piorar bastante a situação, já ouvi muita gente dizer mal porque tem problemas e certamente não sabem que os têm, a água é 14x melhor condutor de calor que o ar, ora se o motor estiver a sobreaquecer a água a temperatura do óleo vai disparar, os carros só a muita temperatura é que no quadrante passam dos 90graus, só quando vão a muitoooooooo mais de 115graus.
Num golf 5 o ideal para mim, é optar pelo modelo que meti na foto em cima do TDI 170, é ligeiramente mais pequeno que o dos TDI 130/150, não causa tanta interferência com o espaço disponível.

O permutador do mk5 105 sai em muitos carros já desde os golf mk1, golf 2gti, até mesmo nos golf 4 1,8 20vt e outros.

Para quem tem caixas dsg também existem upgrades para o cooler da caixa.

Para caixa ou motor convém apenas instalar se houver realmente uma necessidade comprovada disso, caso contrário é deitar dinheiro fora.

Como outra opção para quem tem o modelo pequeno existe também o dis TDI 110/115 que é intermedio entre o 105 e os 130/150/170 e nesse já não precisas de trocar tubos.

E em cima esqueci de dizer mas também tens quase de certeza de trocar também o parafuso que o fixa, os comprimentos são diferentes, só no caso dos carros que tem já o permutador intermedio o parafuso é igual.


Mesmo os 1.8t 20v mais potentes trazem o permutador mais pequeno, o motivo tem a ver com apesar de terem 210 ou 225cv o carro tem uma eficiência térmica boa, o óleo não aquece tanto e os turbos também são refrigerados a agua pelo que o óleo aquece mais ou menos como num carro normal.
Anexos
IMG_20200517_232449_6.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Radiador de Óleo

Mensagem por SuperGolf »

Mário:

Podes exemplificar os problemas escondidos de sobreaquecimento? Junta ou falha de bombas?

Por norma, os TDI não costumam aquecer, correcto?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Radiador de Óleo

Mensagem por Mario_Marques »

Os problemas escondidos, basta simplesmente as egt estarem demasiado altas coisa que pode acontecer por muitos motivos mesmo num carro "fraco", a temperatura do motor no geral dispara e não se detecta fácil, acaba por se detectar mas demora bastante tempo a detectar pois os carros de origem na grande maioria só tem aquele sensor de temperatura junto á cabeça.
Num carro original já alguém testou isso tudo antes de o colocar á venda no mercado e estando direito não foge muito disso, já vem tudo testado e dimensionado corretamente e geralmente com bom CC(coeficiente de cagaco. :lol: )
Um carro que faça 1100graus de egt por muito tempo não vai ser um radiador de óleo que o vai salvar, pode esconder melhor o problema mas não vai evitar a catástrofe.
Define o que é para ti aquecer e talvez te saiba responder :D
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Radiador de Óleo

Mensagem por SuperGolf »

Já percebi.

Daí já termos falado em que se deveria ter um sensor a saída dos gases.....
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Radiador de Óleo

Mensagem por johnkk »

Andei a ver e á partida vou optar pelo do modelo 115cv,quanto menos alterações melhor.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Radiador de Óleo

Mensagem por Mario_Marques »

Os tubos de água não são caros e tens de qualquer forma de purgar o circuito de água com um ou outro bem como tens de trocar o parafuso de fixação em ambos.
Se usares o modelo do tdi 170 que meti a foto do meu mk5 em cima não tens grandes problemas, o do 130 é que é maior e bate logo num suporte do tubo do ic.
Mas o do 110-115 pode ser suficiente consoante as necessidades termicas que tiveres, normalmente só utilizo isso em carros que justifica fazer isso por algum motivo, muita gente até nem tem qualquer problema com temperaturas de oleo ou temperaturas no geral e quem tem muitas vezes não é por aqui que devem resolver o problema mas onde ele esta realmente.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Radiador de Óleo

Mensagem por johnkk »

O de 115 parece ser suficiente para o que pretendo e não carece de grandes alterações á excepção do parafuso de fixação tudo o resto se mantem stock,mais uma vez obrigado pela dica ;-)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Radiador de Óleo

Mensagem por Mario_Marques »

A diferença entre montares o do 115 para o outro é apenas remover mais 2 abraçadeiras e instalar os tubos novos que há á venda na origem e não são caros.
Mas se sabes que o do 115 é suficiente para ti realmente não vale a pena inventar mais.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Radiador de Óleo

Mensagem por johnkk »

Hoje estive na oficina por causa da troca do turbo e vou também aproveitar para trocar preventivamente as capas das bielas,aproveitei também para ver o radiador de oleo e o espaço que existe....e não é muito,terá uns 2cms(para baixo),depois bate no tubo do IC,por isso terei que medir o meu e comparar com as medidas do que pretendo colocar e ver se realmente é possivel .
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Radiador de Óleo

Mensagem por Mario_Marques »

Não sei se percebeste mas dei-me ao trabalho de ir á oficina tirar fotos para te mostrar que dá, como fica e diferença.
A foto que coloquei em cima é do meu golf 5 pessoal, está lá montado e não está a bater em lado nenhum.
Tanto é possível que tenho no meu e se procurares bem até mesmo cá no fórum encontras outros projetos antigos no fórum de golf 5 com essa peça montada por mim, se fores para o maior tens é de usar o dos TDI 170, o dos 130/150 também cabe mas fica extremamente á justa.
Tens de ter atenção que nada pode ficar a roçar nele pois é de alumínio e o aperto do parafuso deve ser respeitado pois se for apertado de menos pode ficar com fugas, a mais, a longo prazo pode rebentar o permutador.
Eu não sei se também já percebeste pois cheira-me que não deves estar cá no fórum á muitos anos, mas eu ja levo alguns anos disto, não há grande coisa que não tenha feito e testado.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
johnkk
Amateur
Amateur
Mensagens: 215
Registado: 29 out 2018, 18:51
Veículos: VW Golf V Variant

Re: Radiador de Óleo

Mensagem por johnkk »

Agradeço a foto que colocas-te a titulo de exemplo,qual é a motorização do teu?o meu é um BXE e no meu carro tenho um tubo do radiador da agua a passar entre o radiador da agua e o de oleo e por baixo deste tenho os tais +-2cms do tubo do IC que passa por baixo,outra coisa que reparei é que muito possivelmente o radiador de oleo já terá sido trocado por outro de maiores dimensões,o que lá está não tem quase de certeza os 5,4cms de profundidade que o indicado originalmente é suposto ter mas só medindo mesmo ou procurar uma referencia para saber ao certo,muito provavelmente já será o tal do 115cv que falas como alternativa ao original e que não será necessário trocar tubos,mas apenas suponho.Com estas voltas descobri o que suponho ser a valvula de retorno de gasoleo(???)emendada com um tubo de inox com menos diametro do que o original de plastico que se deve ter partido e fizeram esta enginheirice :-) .
Ando por aqui á talvez um ano,ano e meio,e carros alemães é o 1ºque tenho,antes era só carros Italianos e Franceses,tenho tido em conta as opinões dos camaradas do forum que me têm ajudado a resolver algumas situações que surgiram com a minha carrinha,o user Cristo e outro camarada ajudaram-me a resolver um problema de descarga da bateria consequência de troca de quadrante e que necessitava de uma gateway mais recente,no caso das capas das bielas depois de ler uma serie de opiniões entre elas a tua optei por comprar material VAG (no caso do turbo também),por aqui tenho aproveitado a experiência de alguns cracks cada um na sua area,quem diz eu diz mais users que junto da malta mais experiente com estes carros acabam por ter ideia da solução para alguns problemas ou ideias que vão surgindo, ;-)
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Radiador de Óleo

Mensagem por SuperGolf »

O Mário tinha uma foto em que mete o permutador do 110, 115 e 130/150 lado a lado, para se ter uma ideia.

Salvo erro só existem esses 3. Acho que a tenho noutro PC.
Responder