[DIY GERAL TDI AMF] - Substituir Correia de Distribuição TDI

Responder
Albernas
Amateur
Amateur
Mensagens: 382
Registado: 05 abr 2010, 20:08

[DIY GERAL TDI AMF] - Substituir Correia de Distribuição TDI

Mensagem por Albernas »

Vídeo de ferramenta para trancar motor VAG, neste caso é um motor TDI - AMF :
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [DIY TDI]Substituir Correia de Distribuição TDI

Mensagem por Mario_Marques »

Albernas, não leves a mal pois é uma critica construtiva para quem vir e não souber como se faz isso corretamente, isso não é serviço bem feito, é o tipo de serviço que leva um motor a ficar com problemas ou uma falha catastrófica, não sei se o propósito foi apenas mostrar as ferramentas de bloqueio do motor e como funcionam, mas quem não souber vai achar que não houve aí nada de errado e houve aí várias coisas erradas e algumas que podem acabar por ser mesmo muito mas, isso é como fazem numa oficina mesmo muito má, aquele serviço onde se o carro entrar bom sai muitas vezes mau.

A correria ou está toda comida ou é de péssima qualidade pois entrou com o rolete no sitio e sem sequer meteres o tensor na posição de montagem e soltar a polia da árvore de cames, com uma correia original não consegues sem a estragar, tem de se tirar o rolete, soltar a polia da árvore de cames e colocar o tensor na posição própria de montagem.

A polia da árvore de cames tem de se soltar sempre para a tensão da correia ficar igual e também para permitir a montagem mais fácil.

Os pernos devem ser trocados.

Tudo deve ser apertado com chave dinamometrica.e respeitar religiosamente os valores de fabrica.

Tudo deve ser muito bem limpo antes de montar seja o que for, deve ficar tudo impecável.

Nunca se deve remover absolutamente nada com chaves de impacto.

A chave no vídeo está mal metida ou não encaixa corretamente nos dentes, por acaso tenho chave original e chamou-me logo a atenção quando estava a começar a ver o vídeo

No fim de tudo o ponto deve ser visto no VCDs e fazer correção se necessário.

Atenção, isto é uma critica construtiva pois quem não souber como se faz direito vai achar que é como está no vídeo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Albernas
Amateur
Amateur
Mensagens: 382
Registado: 05 abr 2010, 20:08

Re: [DIY TDI]Substituir Correia de Distribuição TDI

Mensagem por Albernas »

Obrigado pelas informações, sempre atento :D . Aqui o principal é mesmo mostrar a ferramenta, o intuito principal do vídeo é esse. A correia não entrou assim tão facilmente ,o video foi editado sem essa parte eu tive de desapertar a poli da árvore a cames, só não aparece ai no vídeo .
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [DIY TDI]Substituir Correia de Distribuição TDI

Mensagem por Mario_Marques »

No vídeo entrou fácil quando comparando a uma original e como foi feito, no vídeo entrou com o rolete e sem o tensor estar na posição de montagem sequer e a polia da cam nem mexeu, esse tensor tem uma posição própria para montagem, numa correia original ou boa entra mesmo justa com tudo feito devidamente, como foi feito no vídeo nunca entrava uma correia original pois fica mesmo toda justa, antes que perguntes, já tentei á fazer isso, sem a estragar é impossível. :mrgreen:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Albernas
Amateur
Amateur
Mensagens: 382
Registado: 05 abr 2010, 20:08

Re: [DIY TDI]Substituir Correia de Distribuição TDI

Mensagem por Albernas »

A correia custou a entrar, eu cortei o vídeo por causa disto mesmo . A poli da árvore a cames eu desapertei só na altura de esticar a correia . A correia de facto não era de origem, era um kit da Gates, tenho montado muitas desta marca e nunca tive problemas , tenho como bom material . Os parafusos de árvore de cames não tinha no kit dai não os ter substituído . Eu sei que é preciso sempre substitui-los , dai alguns kits os trazerem, e claro dar os apertos todos com a chave dinamómetro , isso tenho que dizer que não fiz . Mas olhe que nunca vi e pelo que estive a ver não é preciso afinar nada o ponto com o VCDs , ao desapertar o carreto da árvore a cames não influencia nada o ponto, porque só joga com o careto de fora, o de dentro não mexe, pelo que eu sei o desapertar a poli só serve para poder esticar a correia por todo mais uniforme-mente . Estive a consultar manuais e nenhum diz que é preciso afinar nada com maquina de diagnostico .
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: [DIY TDI]Substituir Correia de Distribuição TDI

Mensagem por Mario_Marques »

Albernas, tudo que eu disse não é obrigatório mas é como o fabricante definiu e tem a sua lógica, eu não inventei nada, é como foi inventado.
Não se afina o ponto no VCDs, confere-se e ajusta-se mecanicamente pois por vezes é necessário corrigir o efeito dinâmico da correia, uma coisa é o ponto estático que é o ponto de partida inicial quando se faz a montagem, depois pode-se fazer o ajuste fino do ponto dinâmico que é onde a "magia" acontece, a correia não é uma peça sólida.
Não querendo estar a ser mais que ninguém nem desvalorizar o trabalho de ninguém, trabalhei muitos anos para o departamento técnico da vw entre outras coisas, não tenho alguma experiência, tenho mesmo bastante pelo menos nesse tipo de motores e como tal trato alguns assuntos com bastante minúcia, e tento sempre incentivar as pessoas a fazerem o melhor possível, não quer dizer que outros métodos não funcionem mas quem "inventou" os motores e os seus componentes definiu e justificou o porquê de se fazer certas coisas e de determinadas maneiras, tive a sorte de poder aprender e partilho, ninguém consegue olhar para uma correia e a olho ver 1,5 graus de diferença, porém esses 1,5 graus ou até menos podem fazer uma diferença dramática no comportamento do motor pois a cam comanda o motor e pressurizar e comanda a injeção.
A polia da árvore de cames soltar-se sempre para equilibrar a tensão e facilitar também a montagem devendo de ficar a meio para permitir correções futuras, e se for uma correia original não entra com o rolete no sitio e sem o tensor estar na posição de montagem, essa pecinha serve para o colocar na posição de montagem:
Imagem

Isto é uma montagem parecido ao que deve ser feito falta aí obviamente a parte da limpeza, substituição dos pernos e ajuste dinâmico mas é essencialmente isso:

Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Albernas
Amateur
Amateur
Mensagens: 382
Registado: 05 abr 2010, 20:08

Re: [DIY TDI]Substituir Correia de Distribuição TDI

Mensagem por Albernas »

Mais uma vez obrigado pela informação e pelo tempo disponibilizado a ensinar e esclarecer melhor a montagem da correia, a de facto certas coisa que não forem bem feitas como disse, e ainda bem que existem estes Forum e pessoas como o Sr. Mário Marques para nos dar estas explicações . Na próxima já irei fazer de outra maneira e tomar mais atenção nesses pormenores.
Responder