Mudar turbo de pd115 para pd150

Responder
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Mudar turbo de pd115 para pd150

Mensagem por franciscocastro »

Boas, alguém me consegue ajudar melhor nisto?

Já sei que o turbo do pd150 é de instalação direta no pd115, mas basta desmontar um e montar outro? ou tem mais que se lhe diga?

Agradeço respostas ;)
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Mudar turbo de pd115 para pd150

Mensagem por Mario_Marques »

Amigo, tens milhentos tópicos sobre isso já cheios de informação e imagens, não é aplicação 100% directa mas é fácil, ve os outros tópicos.
Abraço
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Mudar turbo de pd115 para pd150

Mensagem por franciscocastro »

Eu procurei aqui pelo forum e não encontrei nenhum DIY por isso é que perguntei..
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Mudar turbo de pd115 para pd150

Mensagem por Mario_Marques »

Não está nos diy, esta aqui nesta area onde prai 50 pessoas por semana perguntam exatamente o mesmo nos ultimos 15 anos :lol:
Usa a opção de pesquisa do forum, aperecem-te logo prai uns 300 topicos sobre isso.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Mudar turbo de pd115 para pd150

Mensagem por franciscocastro »

Continuo sem o encontrar.. Apenas vi do 110 para o 150 e muda algumas coisas certo? por o 110 ser vp e o meu ser pd.

Alguem me consegue ajudar? Assim comprava já o que era necessario para a instalação..
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Mudar turbo de pd115 para pd150

Mensagem por Mario_Marques »

O processo no 90(alh), 100, 110, 115 é o mesmo.
Nos TDI 130 é que é direto pois fisicamente o vb e va são iguais.

Há vários tópicos sobre o assunto (1500 e tal que me dei ao trabalho de ver :lol: )
Tens é de usar a função de pesquisa do fórum, usar as palavras de pesquisa melhores e depois ter paciência de ler tudo.

Este tópico até bem recente por ex.
viewtopic.php?f=32&t=115700&p=1840900&h ... o#p1840900

E este que está logo aqui na primeira página
viewtopic.php?f=32&t=116212

Mas não existe nenhum tópico tipo Passo a passo de como montar pois a montagem é uma montagem normal de qualquer turbo, só leva é depois o apoio em alguns carros dependendo do ano, o tubo de pressão vermelho ou modificação no caracol frio e caso leve o tubo vermelho eu pessoalmente recomendo, isto sou eu que recomendo pois quase ninguém faz, trocar o tubo da direção assistida ou modificar o original porque caso contrário fica encostado ao tubo vermelho e acaba por causar estragos a longo prazo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
ravager
Amateur
Amateur
Mensagens: 390
Registado: 02 set 2014, 22:02

Re: Mudar turbo de pd115 para pd150

Mensagem por ravager »

Mario_Marques Escreveu: 06 mai 2020, 20:11 O processo no 90(alh), 100, 110, 115 é o mesmo.
Nos TDI 130 é que é direto pois fisicamente o vb e va são iguais.

Há vários tópicos sobre o assunto (1500 e tal que me dei ao trabalho de ver :lol: )
Tens é de usar a função de pesquisa do fórum, usar as palavras de pesquisa melhores e depois ter paciência de ler tudo.

Este tópico até bem recente por ex.
viewtopic.php?f=32&t=115700&p=1840900&h ... o#p1840900

E este que está logo aqui na primeira página
viewtopic.php?f=32&t=116212

Mas não existe nenhum tópico tipo Passo a passo de como montar pois a montagem é uma montagem normal de qualquer turbo, só leva é depois o apoio em alguns carros dependendo do ano, o tubo de pressão vermelho ou modificação no caracol frio e caso leve o tubo vermelho eu pessoalmente recomendo, isto sou eu que recomendo pois quase ninguém faz, trocar o tubo da direção assistida ou modificar o original porque caso contrário fica encostado ao tubo vermelho e acaba por causar estragos a longo prazo.
Infelizmente já dei conta desse pormenor no meu.. o tubo até ver está bom mas aquilo não me está a dar muita confiança.

O que é que eu posso fazer ali? Há algum tubo de origem que dê para lá meter, ou tenho de modificar o que lá está? Em alternativa, posso meter algum tipo de manga por causa da vibração?

Tive também tubo de malha de aço que alimentava o óleo do turbo, e tive de o tirar fora porque para além de estar a perder óleo numa das uniões (era só um "gemido" mas já sabemos o que acontece aos "gemidos" a médio prazo, passam a "berros"), o artista que meteu aquilo passou-o por cima da falange do anticongelante e estava a encostar ao plástico. Levou um OEM com as braçadeiras e suportes OEM como deve ser (o dono anterior nem isso foi capaz de fazer, tirou braçadeiras e o suporte do colector de escape) e siga.
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Mudar turbo de pd115 para pd150

Mensagem por franciscocastro »

Alguém me consegue ajudar neste duvida, em relação a hibridar um vnt15 (1749v) o melhor é hibridar para o 1749vb ou outra coisa?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Mudar turbo de pd115 para pd150

Mensagem por SuperGolf »

Hibridar é um erro....
Compra um VB e não inventes....acredita, alguns de nós já passámos por isso tudo.
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Mudar turbo de pd115 para pd150

Mensagem por franciscocastro »

Eu pensei em hibridar porque ao menos sei que está novo e eu próprio o conseguia montar devido a não mudar nada, os 1749vb não estou a arranjar nenhum em condições..
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Mudar turbo de pd115 para pd150

Mensagem por SuperGolf »

Reconstruido penso que andará pelos 450 da própia marca, entregando o velho.

Tens ai uma boa opção.
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Mudar turbo de pd115 para pd150

Mensagem por franciscocastro »

Não queria continuar com o vnt15.. por isso é que não dá essa opção
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Mudar turbo de pd115 para pd150

Mensagem por SuperGolf »

Já passei por essa fase.....agora se meter é novo. Ponto final.

O que já gastei em reparações, comprava quase 2 VB`s novos.

Lição aprendida.
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Mudar turbo de pd115 para pd150

Mensagem por franciscocastro »

Vbs novos onde é que posso ir buscar? Comprar um reconstruído numa casa de turbos não é boa opção?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Mudar turbo de pd115 para pd150

Mensagem por Mario_Marques »

O único reconstruído que vale a pena é o original da Garrett mas precisavas ter outro igual para dar á retoma.
Qualquer casa de turbos vende vb, os preços não serão muito diferentes entre elas, é uma questão de pedires orçamentos.
O problema dos reconstruídos nas casas de turbos é que nunca saem 2 iguais, se é que me faço entender.
Podes ter sorte de sair ok á primeira ou não, depois é a questão de não terem geralmente o mesmo rendimento de um original e de nada serve estar a tentar melhorar o rendimento se depois não metemos as melhores peças com o melhor rendimento para o fazer, nenhuma casa de turbos consegue replicar a mesma qualidade do produto original, podem chegar muito perto mas fica diferente.
As casas de turbos as vezes recuperam turbos que não tem qualquer recuperação, ou porque já estão fora de medida, ou porque tem o difusor de escape partido, etc, ninguém vai reconstruir com perfeição o coletor de escape que no caso do vb é diferente dos outros todos e se não estiver bom o turbo não tem o mesmo rendimento.
Para uma aplicação normal um turbo recuperado serve perfeitamente, para ir trabalhar, ir sair ao domingo, etc....para performance precisas do melhor senão não faz sentido estar a mexer, pois vais gastar dinheiro, tempo e não vais ter os resultados que era suposto ter.
Eu já modifico carros desses quase exclusivamente a muitos anos, se houvesse uma solução tão boa mais barata já teria ido para ela, tanto que já fui ao início quando um turbo era caríssimo e hoje em dia só uso original ou então prefiro nem fazer.
Antigamente um turbo custava uns bons 1500e, uma casa de turbos recuperava por 350-550 dependendo do caso, hoje em dia pouco mais compras novo que é garantido que vai durar anos e fazer o que era suposto.
Há muitas peças nos carros em especial performance que não vale a pena inventar, só vale para quem não pensa longo prazo ou não quer saber de qualidade.
Se isso fosse o teu carro de andar uma vez por mês e ir ao picanço dizia que se lixe, mete qualquer coisa, se queres andar descansado, podes dar as voltas que quiseres, se o tiveres muito tempo vai-me dar razão pois eu trabalho nisso á muito tempo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder