Reprogramação

Responder
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Reprogramação

Mensagem por franciscocastro »

Boas, hoje fui fazer uma reprogramação no meu golf 115 cavalos que pelos vistos já estava reprogramado, foi na repropower, ele fez 175cv apenas sem cat, sem egr e maf anulada no final disseram me que tinha de trocar o turbo por estar em overboost, por isso queria alterar para o do 130, alguém conhece alguém que esteja a vender ou onde encontrar um numa condição boa?

Já agora o que acham da reprogramação? e que estragos tenho se acontecer alguma coisa com o turbo estar em overboost?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Reprogramação

Mensagem por SuperGolf »

175cv.....com o turbo de origem? :mrgreen:
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Reprogramação

Mensagem por franciscocastro »

Pois.. o 1749 do 130 é o va ou vb?
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Reprogramação

Mensagem por franciscocastro »

Onde posso comprar o do 130 e como é que consigo ver se está em bom estado?
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Reprogramação

Mensagem por SuperGolf »

115cv =1748V
130cv=1749VA
150cv=1749VB

O do 130 é o VA e jamais um turbo do 115cv fara mais do que uns 150cv....talvez noutros temps qd eram novos...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Reprogramação

Mensagem por Mario_Marques »

franciscocastro Escreveu: 05 mai 2020, 20:04 repropower, ele fez 175cv apenas sem cat, sem egr e maf anulada
Parece que temos milagreiros que em 2020 descobriram a pólvora :lol:
Volta e meia aparecem.
Quantos fez á roda? lol
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Reprogramação

Mensagem por franciscocastro »

Boas,

Voltei a afinar o carro, agora com o 1749vb novinho em folha e no entanto o carro está pior do que original, está com 165cv e 380 e qualquer coisa de binario, mas parece um carro atmosferico, não puxa e em autoestrada demora muito a passar dos 140km/h isto é normal devido a reprogramação? Fui afina-lo onde fiz a primeira repro..
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Reprogramação

Mensagem por franciscocastro »

E só sinto o turbo a encostar um bocadinho de nada apartir das 3700rpm prai, mas na folha mostra que ele abre as 2700rpm
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Reprogramação

Mensagem por Silver_Ajm »

franciscocastro Escreveu: 25 mai 2020, 13:53 E só sinto o turbo a encostar um bocadinho de nada apartir das 3700rpm prai, mas na folha mostra que ele abre as 2700rpm
Provavelmente tens que mudar de reprogramador...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Reprogramação

Mensagem por franciscocastro »

Eu estou a perguntar porque como o meu turbo estava em overboost antes de ser reprogramado e colocado um turbo novo secalhar sentia mais do que o suposto.. A verdade é que ganhei 50cv e um bom binário e o carro parece me morto, nunca me tinha acontecido tentar puxar na autoestrada e ele comportar-se assim.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Reprogramação

Mensagem por Mario_Marques »

O teu turbo original até podia estar a fazer mega Boost em vez de overboost :mrgreen: que aqueles 175cv são impossíveis de obter se o carro for devidamente medido, há uma coisa que se chama limites físicos das coisas, o turbo por mais pressão que faça, imaginando que aguentava a rotação e temperatura sem partir, que aguentam até certo ponto, a partir do momento em que atinge o limite de eficiência da compressora só te está a mandar ar quente para o motor, aumenta a pressão devido ao aquecimento mas não mete mais ar que a trabalhar na zona de eficiência, ou seja, só está a estragar material.
Os 165 já é um valor mais realista, mas se mediste no mesmo sítio é de desconfiar.
Se puderes coloca ai os testes pois estou curioso para ver a potência á roda e condições de teste desses 175cv.
O resto, infelizmente preparar carros, ainda para mais antigos e usados não é uma brincadeira de montar peças, é preciso saber o que se está a fazer, quando é um carro novo em bom estado muita coisa passa despercebida, usados se não estiverem ok, mínima falha ou erro pode acabar em transtornos.
Um vb não tem a mesma resposta dos turbos mais pequenos, se tiver é que algo está mal, mas sendo o teu ponto de referência um turbo com problemas nunca se sabe o que ai está.

Está última parte que vou dizer é muito importante, se antes tinhas problemas no turbo, podes estar a tê-los na mesma, um turbo a trabalhar num motor que esteja ok geralmente dura muitos anos até sofrer o desgaste natural, muitas vezes o pessoal não tem desgaste natural tem sim problemas originados na gestão do turbo ou injeção, se se trocar o turbo sem ver tudo o novo turbo pode acabar igual ou pior que o anterior.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Reprogramação

Mensagem por SuperGolf »

Qd meti o VB também estranhei a forma como puxava....não tinha tante "ejuculação precoce" como o original....

Agora....enquanto o original morria algures nos 3500, com o VB já voava sem parar até as 4200rpms....isso numa sexta longa ainda é qq coisa...e nem vou comparar a forma como la chegava....

O Mário disse tudo: uma casa sem alicerces depois pode abanar ao menor tremor......
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Reprogramação

Mensagem por franciscocastro »

SuperGolf Escreveu: 25 mai 2020, 19:42 Qd meti o VB também estranhei a forma como puxava....não tinha tante "ejuculação precoce" como o original....

Agora....enquanto o original morria algures nos 3500, com o VB já voava sem parar até as 4200rpms....isso numa sexta longa ainda é qq coisa...e nem vou comparar a forma como la chegava....

O Mário disse tudo: uma casa sem alicerces depois pode abanar ao menor tremor......
Sim isso eu acredito que se sinta mais tarde, mas o meu tem de ter alguma coisa mal porque ele original andava igual como agora e agora supostamente tem os 165cv..

Hoje vou tirar o turbo outra vez e manda~lo para a casa porque na repropower disseram me que o barulho que eu estava a ouvir era a compressora a rooçar na tampa, caso seja tenho um novo graças a garantia e depois vou ver se eles me afinam outra vez o carro desta vez sem custos porque não fiquei satisfeito com o resultado..
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Reprogramação

Mensagem por franciscocastro »

Mario_Marques Escreveu: 25 mai 2020, 17:22 O teu turbo original até podia estar a fazer mega Boost em vez de overboost :mrgreen: que aqueles 175cv são impossíveis de obter se o carro for devidamente medido, há uma coisa que se chama limites físicos das coisas, o turbo por mais pressão que faça, imaginando que aguentava a rotação e temperatura sem partir, que aguentam até certo ponto, a partir do momento em que atinge o limite de eficiência da compressora só te está a mandar ar quente para o motor, aumenta a pressão devido ao aquecimento mas não mete mais ar que a trabalhar na zona de eficiência, ou seja, só está a estragar material.
Os 165 já é um valor mais realista, mas se mediste no mesmo sítio é de desconfiar.
Se puderes coloca ai os testes pois estou curioso para ver a potência á roda e condições de teste desses 175cv.
O resto, infelizmente preparar carros, ainda para mais antigos e usados não é uma brincadeira de montar peças, é preciso saber o que se está a fazer, quando é um carro novo em bom estado muita coisa passa despercebida, usados se não estiverem ok, mínima falha ou erro pode acabar em transtornos.
Um vb não tem a mesma resposta dos turbos mais pequenos, se tiver é que algo está mal, mas sendo o teu ponto de referência um turbo com problemas nunca se sabe o que ai está.

Está última parte que vou dizer é muito importante, se antes tinhas problemas no turbo, podes estar a tê-los na mesma, um turbo a trabalhar num motor que esteja ok geralmente dura muitos anos até sofrer o desgaste natural, muitas vezes o pessoal não tem desgaste natural tem sim problemas originados na gestão do turbo ou injeção, se se trocar o turbo sem ver tudo o novo turbo pode acabar igual ou pior que o anterior.

Logo a tarde ponho aqui as duas folhas, a primeira com o turbo em overboost e agora esta com o VB.
franciscocastro
Rookie
Rookie
Mensagens: 118
Registado: 13 mar 2019, 15:32
Veículos: VW Golf IV AJM Highline

Re: Reprogramação

Mensagem por franciscocastro »

Disseram me que era o turbo a raspar na repropower quando ouviram o barulho e só me voltavam a afinar quando isso estivesse resolvido, no entanto hoje fui a casa de turbos, desmontaram a parte fria do turbo e o turbo estava direitinho, ele era novo em folha e estava como tal.
Amanhã vou ver se me tratam da electrónica.
Uma questão, eu tenho a egr com uma junta cega mas o tubo de oleo que vai para a EGR estava mal apertado e então tinha uma folga, isso pode ser o problema do barulho? Ou como está anulada não faz efeito?
Responder