Toc irritante - Direcção...

Responder
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Lfmm »

Eu andei 2 ou 3 anos com um toc toc que fazia ao subir e descer um lancil, as vezes ao virar a direcção e ao travar e resultou ser folga dentro da caixa de direcção. Troquei bastantes peças e o barulho continuava. Coloquei uma caixa usada e o problema ficou resolvido já la vão 2 anos.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Silver_Ajm »

É precisamente esse o meu problema, também noto esse tok tok a subir e descer superfícies e quase de certeza que o problema é o mesmo...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Lfmm
Amateur
Amateur
Mensagens: 652
Registado: 28 abr 2008, 12:09
Veículos: Vw Bora TDI ARL
Localização: Tavira, Algarve

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Lfmm »

Silver_Ajm Escreveu: 25 abr 2020, 22:55 É precisamente esse o meu problema, também noto esse tok tok a subir e descer superfícies e quase de certeza que o problema é o mesmo...

Foi dificil descobrir pois ja tinha trocado tudo e mais alguma coisa e ninguem descobria o problema. Arranjei uma caixa usada na norsider por 80€ e o problema ficou resolvido.
Vw Bora TDI 150Cv ARL 320.000km e somando
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Mario_Marques »

As folgas, seja onde forem, se forçarem da maneira certa conseguem vê-las todas, é relativamente simples, no caso das caixas de direção, já vi acontecer, uma pancada mais forte lixar os dentes em zonas específicas da cremalheira, tipo estragar um ou 2 dentes mas geralmente faz depois sempre ruido não costuma fazer ocasionalmente e da para ver, só que ver aí já implica passar esforço em toda a caixa pois pode ter um ou dois dentes danificados e os outros todos direitos.
Quando se vai á inspeção, aquele teste que fazem de esforço da direção, é algo do gênero que tem de ser feito na oficina mas em tudo e usar força á homem não é força á menina como já vi fazer(isto no caso dos casquilhos, rótulas requer delicadeza e sensibilidade). :D
Já vi pessoas trocarem caixas de direção também por terem as bieletes lixadas apenas e quando trocaram veio tudo e claro, ficou sem folga pois a que veio tinha bieletes sem folgas quem trocou não as tinha testado, para testar é a mesma coisa, fazer esforço e apertar o fole para sentir.
Verificar todas as peças num golf 4, na loucura demora 2h já com o tempo de fumar 20cigarros incluído.
As coisas mais difíceis de verificar são os casquilhos do charrion e problemas relacionados com a rotação da mola, isso pode ser bastante traiçoeiro, se por algum motivo o prato superior da mola não rodar super livre acontece aquilo que expliquei Antes, a mola fica sobre tensão e depois pode mandar um belo estouro bem irritante a ir ao sítio, é dos problemas mais difíceis de encontrar num golf 4 e carros da mesma plataforma pois parece que está sempre tudo bem.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Mario_Marques »

Andei á procura de vídeos, no geral estão todos mal exemplificados mas este está razoável para testar problemas relacionados com a cx de direção e rótulas associadas, se quiserem testar a cx de direção o procedimento é o mesmo mas tem de ser feito em todos os dentes da cremalheira da cx de direção e é preciso fazer com pouca força e muita força com uma pessoa dentro a segurar no volante, para os 2 lados na totalidade para testar todos os dentes do pinhao e cremalheira.
Atenção que as vezes dá falsos problemas na caixa de direção que as vezes estão na coluna ou na rótula que liga a cx á coluna, isso também deve ser verificado.
Problemas na caixa de direção normalmente são muito desagradáveis e estão sempre presentes, não aparecem aleatoriamente, sente-se mesmo folga no volante a conduzir em alguns ângulos do volante.
Algumas referências úteis, geralmente a cx de direção antes de dar batidas verte óleo, se levar uma pancada, algo tão simples como a estacionar bater no passeio com a roda muito curvada pode causar danos e batidas antes de começar a verter oleo, travar num buraco e levar pancada pode rodar a cremalheira e causar danos, algumas cx de direção tem ajuste de folga e muitas vezes é apenas uma questão de ajuste, é muito frequente o pessoal lixar bieletes e os mecânicos menos experientes/formados trocarem as cx de direção em vez de só as peças danificadas.
Chuva pode danificar as cremalheiras(corrói, fica água meses dentro dos foles em alguns carros).

Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por SuperGolf »

Obrigado pelo vídeo Mário, mas isso já fiz e a uns anos troquei essa peça que o fulano detectou...violetas, certo?

Ambas as rodas estão sem falhas. Confesso que não andei a rodar a torto e direito.

A caixa, foi trocada por ti, mas vou ser sincero, acho que este ruído já la andava. Esse teste que falas de certeza que nunca foi feito....

O topo dos amortecedores.....é uma boa hipótese. Estarão os rolamentos da concorrência lixados?

Coluna ou na rótula que liga a cx á coluna, é também uma boa hipótese.

Do que consigo transmitir, é que apenas surge quando há forças G envolvidas, ou o virar com o carro em andamento, (marcha atrás como já disse). Simples rodar a direcção sem estar em andamento, dificilmente dá resultados.

Em resumo, é complicado e não é para qq um. Ao tirar o carro da garagem, já sei que vou ouvir estalos....ponto final. :roll:
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Silver_Ajm »

No meu caso quase de certeza absoluta que é a caixa de direção que faz umas batidas, não são batidas fortes do tipo das originadas pelas molas, só noto a subir pequenas irregularidades e ultimamente já se nota também às vezes a passar em buracos, noto uma certa vibração nos pedais quando isso acontece. Folga acho que não tenho, já fiz esse teste nas rodas e noto só a caixa folga, mas noto essa pequena pancada... Os vieletes, rótulas e ponteiras foram até trocadas por ti Mário, devem ter uns 100000kms e aparentemente ainda parecem estar novas, de qualquer das formas também irei testar melhor tudo isso. Não sei se ainda te recordas mas a minha caixa de direção já na altura tinha muita ferrugem no óleo, até me alertaste...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Mario_Marques »

Esteja onde estiver, se dá pancadas há folgas, para ver as folgas o procedimento é sempre a mesma coisa, no caso da caixa de direção é preciso é testar toda a cremalheira pois pode ter danos num ponto específico e de resto estar boa, muitas vezes a folga também dá para eliminar ajustando, não sei de cabeça se são as koyo ou as outras que não permitem ajuste.
Há mais que um modelo de caixa de direção e de coluna de direção no golf 4, não são retrocompatíveis.
O óleo deve ser o indicado e mudado a cada 60mil kms ou 5 anos, o que acontecer primeiro, é relativamente barato de substituir nestes carros e previne muita despesa.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por SuperGolf »

Como mudaste a caixa, o meu é completamente novo. Além disso tem uma pequena fuga e ando sempre com um frasco com original para acrescentar caso seja necessário....

A primeira que montaste no dia seguinte tinha uma linda poça verde....estás recordado Mário? Tiveste que a levar de volta.

Eu ate ia a oficina, mas acho que não eram capazes de dar conta do recado assim como eu.
No ar as rodas estão firmes e tudo no sitio....isto terá de ser feito por alguém como tu Mário.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Mario_Marques »

Super, podes ter uma caixa montada á 5 minutos, ou um carro novo saido do stand novo, se levar uma mocada assim mal mal jeitosa já era, já vi acontecer isso em carros com dias de uso, basta a situação de travar com a roda num buraco ou numa lomba, dar um toque num passeio, se for forte ou mal jeitosa a nível de ângulo geralmente causa alguns danos.
Essa fuga é na união dos tubos, uma peça que custa uns 70centimos, uma anilha, mas que da imenso trabalho a mudar, na altura levou novo, quando modificasse o tubo da direção assistida quem fez devia ter por segurança metido nova novamente, desde que nunca falte óleo á partida não tens problemas mas o óleo ao sair se for por ex para peças de borracha vai dar cabo delas, ficam tipo manteiga.

Se o carro bate tem de ter uma folga, se não tivesse não batia, agora pode é ser algo que só está presente em determinadas situações de esforço/ângulo de direção/ângulo de suspensão, mas está lá de certeza.

A título de curiosidade, em 300mil kms já troquei:

Cabeçotes e rolamentos da frente 3 vezes(vou agora para a quarta).
Casquilhos todos dos braços 2 vezes
Todas as rótulas e bialetes 2 vezes
Casquilhos do charrion e casquilho da caixa de direção 1vez
Cabeçotes traseiros 1 vez
Casquilhos barra estabilizadora 3 vezes
Jogo de reparação da guia de pinça de travão da frente 2 vezes.
Casquilhos do eixo traseiro 1vez
Rolamentos das rodas da frente 1 vez por precaução.

Sendo que uso sempre peças OEM VW em alguns casos modelos reforçados compatíveis, ex os casquilhos s3 nos braços e charrion, ou aftermarket de qualidade superior.

Isto tudo por ter notado folgas, sendo que o meu carro tem jantes de 17" de origem e pneus com muita aderência, que agrava mesmo significativamente o desgaste(comparativamente a carros iguais com jantes mais pequenas que dou assistencia quase desde novos) sempre levou uma condução intensa e geralmente bastante peso dentro da mala, como malas de ferramentas, peças pesadas, caixas, motores, etc.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Mario_Marques »

Se forem ao YouTube há lá uma Parafernalha de ruídos relativamente fáceis de resolver para um mecânico, este por ex, os topos de amortecedores ko.
Segundo os comentários ainda estava até na garantia.



Isto é um exemplo de uma cx de direção semelhante ao golf 4 com problemas no controlo hidráulico, deve ter fugas internas.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por SuperGolf »

Obrigado pela descrição pormenorizada Mário (mais uma vez).

Desses videos, nenhuma situação se aplica ao meu. O 2 video já notei uma vez por falta de oleo, mas acrescentei e ficou logo bom.
A fuga que tenho é na conexão do tubo com o metal. Não pelo oring que faz a conexão do tubo com a caixa. No entanto está agendado meter novo e reparar/meter tubo novo.

Vou ver se hoje faço um video e meto aqui, a simular as pancadas. Vou fazer com o carro desligado e apenas empurrando.
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Mario_Marques »

Tinha ideia por uma imagem que me tinhas enviado de teres uma fuga no banjo do tubo que aperta na cx de direção.
Tu consegues replicar o ruído sem ser com o carro a trabalhar?! Só a empurrar?! Se assim é é provavelmente algo muito fácil de descobrir.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por Silver_Ajm »

Mario_Marques Escreveu: 28 abr 2020, 14:45 Tinha ideia por uma imagem que me tinhas enviado de teres uma fuga no banjo do tubo que aperta na cx de direção.
Tu consegues replicar o ruído sem ser com o carro a trabalhar?! Só a empurrar?! Se assim é é provavelmente algo muito fácil de descobrir.
No meu caso consigo replicar o barulho sem o carro a trabalhar, agora não consigo é ver de onde vem a folga, mas da próxima vez que subir o carro já vou seguir a tua dica e apertar os foles da caixa de direção de forma a perceber se a folga vem dos vieletes, ou mesmo da caixa de direção.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9352
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Toc irritante - Direcção...

Mensagem por SuperGolf »

Mario_Marques Escreveu: 28 abr 2020, 14:45 Tinha ideia por uma imagem que me tinhas enviado de teres uma fuga no banjo do tubo que aperta na cx de direção.
Tu consegues replicar o ruído sem ser com o carro a trabalhar?! Só a empurrar?! Se assim é é provavelmente algo muito fácil de descobrir.

Mário já o fiz na garagem em Gaia. No entanto, ontem pus o tlm no chão, pus a gravar, meti a chave e empurrei e o malvado recusou-se a dar estaladelas. :mrgreen:

Qd sair com o mesmo e estacionar novamente, vou ver se reproduzo o ruido.

Stay tuned! :arrow:

Silver:
Depois partilha alguma novidade.
Responder