Bom dia!
Comprei um um Polo há 2 meses e já ando desesperado porque não á maneira de resolver o problema e o dinheiro já escassa.Primeiramente o carro tem consumos elevados(13/15l aos 100) e tenho condução de peso pluma o que pode ser sintoma de tudo que vou passar a relatar. Apareceu-me a luz do motor... onde de seguida levei o carro ao mecânico,o qual ligou o carro ao computador e o erro que dava era a válvula EGR(foi trocada).Passado uns dias apareceu novamente a dita luz mas desta vez o carro gaguejou e ao arrancar ficava aos soluços sem se quer o carro conseguir desenvolver(onde eu desliguei e liguei o carro e ficou tudo normal),levei o carro novamente ao mecânico,novamente ligado ao computador e desta vez dava erro na sonda do balcão 1(também foi trocada)..andei 1 dia e aparece novamente a luz(sem sintomas extra como da ultima vez) .Normalmente a luz primeiro piscava e depois fixava,então desta vez mal a luz começou a piscar eu desliguei o carro e voltei a ligar e puff...a luz desapareceu. Isto obviamente temporariamente,pois passado 1 dia voltou aparecer mas desta vez nem piscou,fixou logo,ainda tentei de imediato desligar e ligar o carro mas de nada valeu.Novamente no mecânico e o novo erro no computador era a reciclagem resíduos gás escape,o mecânico foi dar umas voltas com o carro na auto estrada para limpar gases e a posteriori trocou o pente dos injectores..mas de nada valeu pois hoje ao chegar a casa depois de um longo dia de trabalho a luz voltou a aparecer. Alguém pode me me ajudar sff?? Cumprimentos
VW POLO 1.2 2005 VERSÃO 9N 5PORTAS
VW POLO 1.2 2005 LUZ Motor volta sempre a acender
-
- Beginner
- Mensagens: 8
- Registado: 22 mar 2020, 04:51
- Veículos: VW POLO 1.2 2005 VERSAO 9N
-
- Beginner
- Mensagens: 8
- Registado: 22 mar 2020, 04:51
- Veículos: VW POLO 1.2 2005 VERSAO 9N
Re: VW POLO 1.2 2005 LUZ Motor volta sempre a acender
UPDATE:
Consegui ligar um adaptador OBD2 ao carro.
1ERRO(a vermelho) :P0401 TRANSMISSAO (exhaust gas recirculation flow insuficcient detected)
apaguei e testei novamente
2ERRO(a amarelo) :P0302 TRANSMISSAO (cylinder 2 misfire detected)
Consegui ligar um adaptador OBD2 ao carro.
1ERRO(a vermelho) :P0401 TRANSMISSAO (exhaust gas recirculation flow insuficcient detected)
apaguei e testei novamente
2ERRO(a amarelo) :P0302 TRANSMISSAO (cylinder 2 misfire detected)
-
- Beginner
- Mensagens: 8
- Registado: 22 mar 2020, 04:51
- Veículos: VW POLO 1.2 2005 VERSAO 9N
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: VW POLO 1.2 2005 LUZ Motor volta sempre a acender
1.2 diesel ou gasolina?
O erro que tens e está claramente escrito aí é uma falha de cilindro, não é boa ideia andares com muitas experiências...
Se for gasolina troca as bobines e vê se o erro muda de cilindro, não te recomendo nada andar com muitas experiências pois quando há esse tipo de erros há sérias hipóteses de causar danos graves no motor mesmo que o problema em si seja na verdade algo simples.
O erro que tens e está claramente escrito aí é uma falha de cilindro, não é boa ideia andares com muitas experiências...
Se for gasolina troca as bobines e vê se o erro muda de cilindro, não te recomendo nada andar com muitas experiências pois quando há esse tipo de erros há sérias hipóteses de causar danos graves no motor mesmo que o problema em si seja na verdade algo simples.
-
- Beginner
- Mensagens: 8
- Registado: 22 mar 2020, 04:51
- Veículos: VW POLO 1.2 2005 VERSAO 9N
Re: VW POLO 1.2 2005 LUZ Motor volta sempre a acender
Mario_Marques Escreveu: ↑27 mar 2020, 17:55 1.2 diesel ou gasolina?
O erro que tens e está claramente escrito aí é uma falha de cilindro, não é boa ideia andares com muitas experiências...
Se for gasolina troca as bobines e vê se o erro muda de cilindro, não te recomendo nada andar com muitas experiências pois quando há esse tipo de erros há sérias hipóteses de causar danos graves no motor mesmo que o problema em si seja na verdade algo simples.
1.2 Gasolina, já mudei bobine e não mudou o erro. Continua on
"P401-Transmissão
Exhaust gas recirculation flow insuficient detected"
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: VW POLO 1.2 2005 LUZ Motor volta sempre a acender
Esse erro é o menos preocupante, o outro é sim muito grave.
Para esses tens de fazer medição a ver se realmente há caudal insuficiente, pode ser a egr avariada ou simplesmente a precisar de limpeza, pode ser uma fuga algures, pode ser um problema no cálculo de massa de ar devido a vários sensores.
Para esses tens de fazer medição a ver se realmente há caudal insuficiente, pode ser a egr avariada ou simplesmente a precisar de limpeza, pode ser uma fuga algures, pode ser um problema no cálculo de massa de ar devido a vários sensores.
-
- Beginner
- Mensagens: 8
- Registado: 22 mar 2020, 04:51
- Veículos: VW POLO 1.2 2005 VERSAO 9N
Re: VW POLO 1.2 2005 LUZ Motor volta sempre a acender
Mario_Marques Escreveu: ↑27 mar 2020, 19:01 Esse erro é o menos preocupante, o outro é sim muito grave.
Para esses tens de fazer medição a ver se realmente há caudal insuficiente, pode ser a egr avariada ou simplesmente a precisar de limpeza, pode ser uma fuga algures, pode ser um problema no cálculo de massa de ar devido a vários sensores.
EGR já foi mudada, limpeza fui para a auto-estrada a ver se limpava mas nada e inclusive já mudei injectores
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: VW POLO 1.2 2005 LUZ Motor volta sempre a acender
Lê o que disse em cima, tem de se medir/testar a não ser que queiras passar a vida a trocar peças ou a apostar na sorte, aquilo que estiver mal vai estar bem evidente pois está a causar erros, um dos sinais de cálculo de diferencial não está correto e causa erro.
-
- Beginner
- Mensagens: 8
- Registado: 22 mar 2020, 04:51
- Veículos: VW POLO 1.2 2005 VERSAO 9N
Re: VW POLO 1.2 2005 LUZ Motor volta sempre a acender
Sou leigo em mecânica ... é preciso medir/testar exactamente o quê, e como?Mario_Marques Escreveu: ↑27 mar 2020, 22:16 Lê o que disse em cima, tem de se medir/testar a não ser que queiras passar a vida a trocar peças ou a apostar na sorte, aquilo que estiver mal vai estar bem evidente pois está a causar erros, um dos sinais de cálculo de diferencial não está correto e causa erro.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: VW POLO 1.2 2005 LUZ Motor volta sempre a acender
Aí nem é bem mecânica, mas sim a lógica da gestão de motor.
O erro diz que tens fluxo insuficiente de egr, na verdade não existe nada a medir o fluxo da egr na maior parte dos casos,o que diz á ecu se há ou não fluxo da egr geralmente é o valor de maf ou outros sensores que devem sofrer alterações quando a egr abre e não acontece nada ou acontece fora das especificações, alguns carros têm um sistema de medição de diferencial mas são raros ainda.
Não sei concretamente qual o sistema que o teu carro utiliza mas qualquer um deles é fácil ver o que está mal pois vai apresentar valores fora do normal.
Se tiveres por ex a borboleta de admissão suja ou a precisar de calibração/cuidados e a mesma não estiver a fechar na totalidade por causa disso, o valor de maf e map vai ficar alto e vai despoletar esse erro, isto é só um exemplo, pois até agora ainda não disseste sequer qual é o motor exato logo se não sabes, ainda por cima não das informações completas é impossível ajudar-te.
O erro diz que tens fluxo insuficiente de egr, na verdade não existe nada a medir o fluxo da egr na maior parte dos casos,o que diz á ecu se há ou não fluxo da egr geralmente é o valor de maf ou outros sensores que devem sofrer alterações quando a egr abre e não acontece nada ou acontece fora das especificações, alguns carros têm um sistema de medição de diferencial mas são raros ainda.
Não sei concretamente qual o sistema que o teu carro utiliza mas qualquer um deles é fácil ver o que está mal pois vai apresentar valores fora do normal.
Se tiveres por ex a borboleta de admissão suja ou a precisar de calibração/cuidados e a mesma não estiver a fechar na totalidade por causa disso, o valor de maf e map vai ficar alto e vai despoletar esse erro, isto é só um exemplo, pois até agora ainda não disseste sequer qual é o motor exato logo se não sabes, ainda por cima não das informações completas é impossível ajudar-te.
-
- Beginner
- Mensagens: 8
- Registado: 22 mar 2020, 04:51
- Veículos: VW POLO 1.2 2005 VERSAO 9N
Re: VW POLO 1.2 2005 LUZ Motor volta sempre a acender
Motor exacto? Sei que é um polo 1.2 a gasolina versão 9N de 2005,alguma info extra que deva verificar de forma a me poderem orientar?
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: VW POLO 1.2 2005 LUZ Motor volta sempre a acender
Já estamos a chegar a algum lado, suponho que é o 1.2 12v, 3 cyl gasolina, esses carros não tem sensor de massa de ar, tem map, iat e TPS, logo as chances são que tens algures problemas no TPS, que vai de encontro ao que disse em cima, possivelmente precisa ser limpo, testado e calibrado, e convém ver se não há fugas na gestão de vácuo, ou seja em todas as peças que ligam na admissão, provavelmente se fores ao valor de map o que estiver a acontecer de mal vai estar bem á vista, depois é só encontrar a causa algures em todo o circuito de admissão, basta um tubito roto ou desengatado que não seja fácil de ver ou pode ir a algo mais complexo como a admissão toda entupida.
A lógica da egr é, em determinadas condições abre e ao abrir existem valores que se alteram, se por algum motivo não alterarem para o devido valor, causa erros desse gênero.
A ecu sabe se a egr abriu porque altera o valor map e lambda(lambda só usam algumas ecu) quando a egr abre, ao abrir a egr o valor map sobe(fica positivo).
É boa ideia ver também se a egr está a atuar e se a borboleta de admissão e tps não estiver nas especificações o valor map da errado.
A lógica da egr é, em determinadas condições abre e ao abrir existem valores que se alteram, se por algum motivo não alterarem para o devido valor, causa erros desse gênero.
A ecu sabe se a egr abriu porque altera o valor map e lambda(lambda só usam algumas ecu) quando a egr abre, ao abrir a egr o valor map sobe(fica positivo).
É boa ideia ver também se a egr está a atuar e se a borboleta de admissão e tps não estiver nas especificações o valor map da errado.
-
- Beginner
- Mensagens: 8
- Registado: 22 mar 2020, 04:51
- Veículos: VW POLO 1.2 2005 VERSAO 9N
Re: VW POLO 1.2 2005 LUZ Motor volta sempre a acender
vou ver se arranjo um mecânico aqui pela minha zona que possa verificar isso.Anda complicado com tanta gente de quarentena e oficinas fechadasMario_Marques Escreveu: ↑30 mar 2020, 20:08 Já estamos a chegar a algum lado, suponho que é o 1.2 12v, 3 cyl gasolina, esses carros não tem sensor de massa de ar, tem map, iat e TPS, logo as chances são que tens algures problemas no TPS, que vai de encontro ao que disse em cima, possivelmente precisa ser limpo, testado e calibrado, e convém ver se não há fugas na gestão de vácuo, ou seja em todas as peças que ligam na admissão, provavelmente se fores ao valor de map o que estiver a acontecer de mal vai estar bem á vista, depois é só encontrar a causa algures em todo o circuito de admissão, basta um tubito roto ou desengatado que não seja fácil de ver ou pode ir a algo mais complexo como a admissão toda entupida.
A lógica da egr é, em determinadas condições abre e ao abrir existem valores que se alteram, se por algum motivo não alterarem para o devido valor, causa erros desse gênero.
A ecu sabe se a egr abriu porque altera o valor map e lambda(lambda só usam algumas ecu) quando a egr abre, ao abrir a egr o valor map sobe(fica positivo).
É boa ideia ver também se a egr está a atuar e se a borboleta de admissão e tps não estiver nas especificações o valor map da errado.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18480
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: VW POLO 1.2 2005 LUZ Motor volta sempre a acender
Sim amigo, é normal, eu também não estou a fazer serviços também, é um sacrifício que pode eventualmente salvar vidas, não há carro ou dinheiro que pague uma vida e se houver saúde logo se recupera isto mais tarde.
Se tu tiveres uma máquina de diagnóstico boa, alguma ferramenta básica, limpar o corpo da borboleta e fazer nova reaprendizagem não é um bicho de 7 cabeça.
Se tu tiveres uma máquina de diagnóstico boa, alguma ferramenta básica, limpar o corpo da borboleta e fazer nova reaprendizagem não é um bicho de 7 cabeça.