Descarbonizacao 1.6 tdi

Responder
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Danidasanic »

calço hidráulico é um bom nome técnico :mrgreen: parece me difícil poder acontecer com a admissão destes motores e a ideia aqui é só fazer manutenção preventiva , ao abrir vou ver se há algum problema ou não, no entanto água ele não está a passar garantidamente

quanto ao desengordurante, dei me ao trabalho de arranjar a ficha técnica e de segurança do produto e na sua composição não existe qualquer substância mencionada ou derivada dessas, por isso à partida o colector não se vai desfazer em pó :wink:
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por smdp23 »

Danidasanic Escreveu: 25 mar 2020, 11:55 Mas o furo é mesmo no interior do permutador? E a água vai para a admissão? A solução é comprar egr nova nessas situações?
Os que tenho apanhado é no interior, sim. A solução é mesmo comprar o radiador, é vendido em separado da EGR ;)
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Mario_Marques »

Danidasanic Escreveu: 25 mar 2020, 23:14 calço hidráulico é um bom nome técnico :mrgreen: parece me difícil poder acontecer com a admissão destes motores e a ideia aqui é só fazer manutenção preventiva
É mesmo esse o termo técnico e geralmente é catastrófico para o motor pois não consegue comprimir líquidos e como tal geralmente acontece isto:

Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Danidasanic »

Mario_Marques Escreveu: 26 mar 2020, 12:47
É mesmo esse o termo técnico
Para mim é uma má tradução , eu chamo lhe bloqueio hidráulico
smdp23 Escreveu: 26 mar 2020, 10:56
Danidasanic Escreveu: 25 mar 2020, 11:55 Mas o furo é mesmo no interior do permutador? E a água vai para a admissão? A solução é comprar egr nova nessas situações?
Os que tenho apanhado é no interior, sim. A solução é mesmo comprar o radiador, é vendido em separado da EGR ;)
Então e como acontece o contrário, ar na água? .. a tendência natural é a água entrar na egr , suponho
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Mario_Marques »

Não é má tradução, é o termo usado vulgarmente, pois a água atua como um calço, mas bloqueio também não era mau, apesar que um bloqueio não implica preencher necessariamente um espaço e um calço sim, e o termo bloqueio hidráulico é utilizado para outras coisas pois é um tipo de dispositivo. :wink:
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Danidasanic »

Mario_Marques Escreveu: 26 mar 2020, 15:49 Não é má tradução, é o termo usado vulgarmente, pois a água atua como um calço, mas bloqueio também não era mau, apesar que um bloqueio não implica preencher necessariamente um espaço e um calço sim, e o termo bloqueio hidráulico é utilizado para outras coisas pois é um tipo de dispositivo. :wink:
um bloqueio é um bloqueio , acho que não há melhor definição e neste caso é hidráulico , ou seja, de fluido\liquido ..já o calço eu não conheço essa definição que mencionas te e também não encontro uma semelhante.

destrocar dinheiro também se diz vulgarmente e não é correto :wink: não é por aí
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18416
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Mario_Marques »

O que basicamente estás a dizer é que quando tive a disciplina de dinâmica de fluidos andei um semestre a ouvir sempre o termo errado :mrgreen:
Calço hidráulico, e como opção tens bloqueio hidrostático, mas num motor o termo vulgar é calço hidráulico, bloqueio hidráulico normalmente é um dispositivo.
Não vou dizer que não seja possível pois entretanto já houve um novo acordo ortográfico e já muita coisa mudou.
No geral acho que deu para perceber a ideia :mrgreen:
Ah, destrocar existe ou existia, vá, as pessoas usam é o termo erradamente, inclusive vinha no dicionário, destrocar é desfazer uma troca.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Danidasanic »

Danidasanic Escreveu: 26 mar 2020, 20:40
destrocar dinheiro também se diz vulgarmente e não é correto :wink: não é por aí
não é isso que as pessoas vão fazer quando pedem para destrocar" , por isso é que não é correto ..como esse existem muitos outros exemplos

Também tive muitas disciplinas ao longo dos anos e nunca vi a palavra com outra definição do que aquela que sempre teve , o acordo ortográfico não mudou a definição e parece me que de facto a acção que a água desempenha é mesmo de bloquear neste caso , já o calço tem uma definição muito especifica mas é claro que podes continuar a dizer como sempre disseste , eu também acho que é valido mas pouco correto pela definição da palavra
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por smdp23 »

Danidasanic Escreveu: 26 mar 2020, 15:18 Então e como acontece o contrário, ar na água? .. a tendência natural é a água entrar na egr , suponho
Também tinha a mesma ideia mas pela explicação que me deram, depende sempre da pressão exercida pelo ar e o que tenho visto é mesmo esse ar a entrar na tubagem de circulação de água. Esta semana já tirei um intercooler entupido na circulação de água de uma Passat de 2015 com apenas 90000 km :twisted: mandei tirar o radiador da EGR e lá estava a maldita passagem de gases para a água... Esta carrinha, tinha levado em agosto passado o radiador do habitáculo.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Danidasanic »

smdp23 Escreveu: 27 mar 2020, 10:34
Danidasanic Escreveu: 26 mar 2020, 15:18 Então e como acontece o contrário, ar na água? .. a tendência natural é a água entrar na egr , suponho
Também tinha a mesma ideia mas pela explicação que me deram, depende sempre da pressão exercida pelo ar e o que tenho visto é mesmo esse ar a entrar na tubagem de circulação de água. Esta semana já tirei um intercooler entupido na circulação de água de uma Passat de 2015 com apenas 90000 km :twisted: mandei tirar o radiador da EGR e lá estava a maldita passagem de gases para a água... Esta carrinha, tinha levado em agosto passado o radiador do habitáculo.
Hoje fui ver se limpava a egr mas tive que desistir a meio do processo..folgar as abraçadeiras de mola sem usar o alicate apropriado é uma porcaria , é ainda maior quando essas abraçadeiras estão em sítios lixados . Desmontei tudo por cima , ficou a faltar os dois tubos do permutador da egr e desapertar a abraçadeira metálica mas como vi que ia ser lixado tirar as abraçadeiras por baixo com , depois para meter no sitio ia perder muito tempo por isso decidi deixar para depois de ter o alicate para estas abraçadeiras .

Imagem

Já agora , sabes se esta peça de plástico no meio do cabo das mudanças costuma ter um pouco de folga?

Imagem

ja detectei o problema das outras fotos e refiz o link
Última edição por Danidasanic em 28 mar 2020, 22:58, editado 1 vez no total.
nelson pires
Beginner
Beginner
Mensagens: 27
Registado: 04 mai 2011, 19:09
Veículos: Seat Leon 5f

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por nelson pires »

Até dá medo de ver,no meu antigo Ibiza 6L 130 tdi ainda me aventurava a fazer alguns trabalhos, e certas coisas era fácil de fazer, agora estes motores 1.6 ou 2.0 CR tdi são lixados e dá me a sensação que a qualidade de certos suportes e fixação de tubos são de má qualidade,e tudo apertado de mau acesso!
Dantes para remover palas de sol,plásticos,faróis era só desapertar parafusos agora é só patilhas de plástico e certos plasticos só saem com ferramentas especiais!
Enfim
Cumprimentos
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por smdp23 »

Infelizmente esta nova geração de motores é mesmo uma complicação, principalmente pela quantidade de tubagem de água existente. Mas tudo se faz com paciência e ferramenta adequada.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Avatar do Utilizador
claudio
Rookie
Rookie
Mensagens: 148
Registado: 29 nov 2008, 21:43
Localização: lisboa chelas

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por claudio »

Tenho um motor 1.6tdi de 120cv e sinto que o carro precisa de levar uma limpeza dessas.

Sou muito curioso, mas neste motor não me meto a mexer.

Neste momento tenho a fap e a egr junto à fap off eletronicamente, mas sinto o carro as vezes meio preso e do nada solta se e volta a prender :?
Responder