Descarbonizacao 1.6 tdi

Responder
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Danidasanic »

Esta fim de semana como não tinha nada de jeito para fazer , decidi entreter me com a admissão do tdi cá de casa.

Acabei por ver também o apoio do motor do lado da caixa por ouvir o barulho (q vários já se queixaram) estranho que parece que algo está a roçar quando se vira à esquerda .. folguei o apoio e reparei que ele tem uma folga significativa , suficiente para se ouvir bater na parede do apoio.

Aqui fica fotos da operação . Resumidamente a operação é relativamente fácil , fiz tudo nas calmas para ver o estado do material e limpar outro . O colector tem 2/3 parafusos (XZN) por baixo mais lixados de tirar mas fora isso é algo que se faz bem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por Danidasanic em 23 mar 2020, 12:25, editado 2 vezes no total.
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por smdp23 »

Bom trabalho. Já agora com que produto realizaste a limpeza? Esses intercoolers são uma grande treta para limpar como deve de ser...
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Danidasanic »

smdp23 Escreveu: 23 mar 2020, 11:05 Bom trabalho. Já agora com que produto realizaste a limpeza? Esses intercoolers são uma grande treta para limpar como deve de ser...
Obrigado! Ainda deu uma boa dor de costas :mrgreen:

Para limpar foi basicamente com o que tinha de melhor por aqui . Apc industrial , spray de travões e agua destilada quente (borrifado a jato) para ajudar a limpar e para não deixar o interior contaminado . Nem sei quanto tempo levei só no colector mas foi seguramente mais de uma hora.
Aquela passagem interna dos gases de escape dentro do coletor é uma ideia de caca , podiam perfeitamente ter feito o mesmo de forma a que pudesse ser limpo
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por smdp23 »

É que esse intercoolers são uma treta para lavar, pois é constituído por 2 grelhas e entre elas é sempre muito complicado limpar. Tenho uma Passat de 150cv onde já foi limpo e está com bom aspeto mas a carrinha apresentar alguma perca de potência e descobrimos que mesmo após a limpeza tem uma obstrução de entrada de ar a rondar os 40%... Vou optar mesmo por comprar um novo e tentar arranjar algum produto eficaz para tentar desobstrui-lo, daí ter perguntado com o produtor que usou. Mas a minha Passat tinha o intercooler um pouco pior que essa :shock:

Imagem
Imagem
Imagem


Em principio deixarei as 2 válvulas EGRs desativadas e assim o problema nunca mais volta :mrgreen: Pois essa EGR de alta pressão diretamente na cabeça do motor é uma absoluta caca...
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Danidasanic »

smdp23 Escreveu: 23 mar 2020, 15:59
Em principio deixarei as 2 válvulas EGRs desativadas e assim o problema nunca mais volta :mrgreen: Pois essa EGR de alta pressão diretamente na cabeça do motor é uma absoluta caca...
Como é que mediste a obstrução na admissão ? Eu não estou a pensar em anular nada , vou deixa lo trabalhar como é suposto ele trabalhar, até achei que a admissão estava muito boa , é claro que a parte do intercooler é uma bosta para limpar mas eu no teu lugar usaria mistolim (ainda tens o mistolim churrasqueira que é mais potente) para borrifar aquilo tudo até não sair mais lixo, idealmente com algo com alguma pressão ou que saia em jato para entrar dentro do intercooler e umas 3\4 latas de spray dos travoes para ajudar mais um scotch brite para ajudar a limpar as paredes (ainda usei uma escova de dentes e um pincel). Esse colector parece mais lixado de aceder

Imagem

Imagem

Imagem

Esse bloco tem 2 Egr's ? aonde fica a outra ?
Última edição por Danidasanic em 28 mar 2020, 23:04, editado 3 vezes no total.
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por smdp23 »

Não consigo ver as fotos. Tem 2 EGRs sim, uma é essa no coletor de admissão a outra é junto ao radiador da EGR que fica no filtro de partículas. Procura a referência 04L131501C, ficas logo a saber de onde é.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Danidasanic »

Já vi , é o V339 ...tenho que o desmontar também

Eu tou a ver bem as fotos e refiz o link , acho que estão ok
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por smdp23 »

Danidasanic Escreveu: 23 mar 2020, 19:38 Já vi , é o V339 ...tenho que o desmontar também

Eu tou a ver bem as fotos e refiz o link , acho que estão ok
Verifica bem o radiador, pois costumam furar e pode acontecer os gases irem para a água ou a situação inversa e daí muitas vezes resultar em ficar sem ar quente no interior do habitáculo ;)
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Mario_Marques »

Bom trabalho, isso até devia estar na área DIY.
Um conselho, para evitar/reduzir significativamente o acumular de lixo podes instalar um tanque separador para o respiro do Carter(CCV), o que te faz criar essa goma é a mistura de óleo+partículas de pó, se eliminares um dos 2, neste caso o óleo, o sistema mantém-se seco e como tal não agarra tanto lixo.
Não utilizes mistolim, isso é alumínio!!!......no alumínio só se deve usar derivados de petróleo, por ex gasóleo ou gasolina que sao óptimos solventes.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Danidasanic »

Obrigado

Eu sei bem o porquê de ficar assim , já não é o primeiro carro que limpo .. já pensei na ideia de meter a oil catch can para o tubo do pcv mas ainda não me decidi em relação ao assunto e a real necessidade de o fazer .
Não usei mistolin mas qual é o problema do produto ? é ecológico e não tóxico ao ambiente , nunca ouvi de alguem ter tido algum problema com este desengordurante , alem disso passei agua destilada quente e spray de travões . Não acredito que haja qualquer problema com o uso destes produtos , ainda para mais porque existem vários produtos feito de alumínio para cozinha
Angelo Abreu
Amateur
Amateur
Mensagens: 501
Registado: 17 jul 2017, 09:41
Veículos: VW EOS Top 2.0 TDI
Localização: Funchal

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Angelo Abreu »

Aposto que aquilo ao que o Mário se refere é mesmo incompatibilidade de material... Basta pensar que existem sistemas de refrigeração que não podem, ou não devem, trabalhar com certos líquidos refrigerantes.

Outra coisa que é preciso ter cuidado é o uso de certos desengordurantes em componentes de vedação... Desengordurantes e sprays de limpeza. Cá na oficina já tivemos vários casos de sprays de limpeza que dilatam vedantes e desengordurantes tão abrasivos que começam a corroer as jantes ou inutilizam os diversos apoios (barra estabilizadora, motor, caixa, etc) em tempo recorde! Basta lavar com o produto 2 ou 3 vezes e já se começa a ouvir barulhos...

Arranjem um anel de vedação e façam um teste:

- coloquem o vedante dentro da tampa do spray e pulverizem quantidade suficiente para o deixar embebido...
- deixem-no de um dia para o outro e depois verifiquem a elasticidade, diâmetro, etc
- se estiver em condições, têm um spray de limpeza seguro
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Mario_Marques »

Angelo, as vezes a questão não é ser necessariamente abrasivo, mas sim ser um produto solvente, são coisas diferentes, aluminios devem ser limpos com solventes derivados de petroleo pois não reagem com eles, mas borrachas, plasticos, e derivados de petroleo já não devem pois há o risco de se estragarem.
O problema do mistolim no aluminio, quando digo mistolim falo do tradicional tira gorduras pois eles têm muitos produtos diferentes, é que na sua composição tem cloreto\hipoclorito\dicloro de sódio(sal) e outros derivados deste, que dá cabo do aluminio, transforma o aluminio em sulfato de aluminio e coisas piores, aquele pó branco que se vê no aluminio de fundição á beira mar por ex.

Tudo que é vedantes é sempre boa ideia colocar novo.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Danidasanic
Amateur
Amateur
Mensagens: 330
Registado: 17 jan 2020, 14:08
Veículos: mk7 variant

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Danidasanic »

Angelo Abreu Escreveu: 25 mar 2020, 09:40 Aposto que aquilo ao que o Mário se refere é mesmo incompatibilidade de material... Basta pensar que existem sistemas de refrigeração que não podem, ou não devem, trabalhar com certos líquidos refrigerantes.

Outra coisa que é preciso ter cuidado é o uso de certos desengordurantes em componentes de vedação... Desengordurantes e sprays de limpeza. Cá na oficina já tivemos vários casos de sprays de limpeza que dilatam vedantes e desengordurantes tão abrasivos que começam a corroer as jantes ou inutilizam os diversos apoios (barra estabilizadora, motor, caixa, etc) em tempo recorde! Basta lavar com o produto 2 ou 3 vezes e já se começa a ouvir barulhos...

Arranjem um anel de vedação e façam um teste:

- coloquem o vedante dentro da tampa do spray e pulverizem quantidade suficiente para o deixar embebido...
- deixem-no de um dia para o outro e depois verifiquem a elasticidade, diâmetro, etc
- se estiver em condições, têm um spray de limpeza seguro
Eu limpei por fora , não por dentro claro .. quando algum se desfizer eu aviso , até lá vou aceitar as recomendações de uso deles como válidas.

Problemas com borrachas nunca tive que nunca achei boa ideia limpar dessa forma
smdp23 Escreveu: 24 mar 2020, 11:07

Verifica bem o radiador, pois costumam furar e pode acontecer os gases irem para a água ou a situação inversa e daí muitas vezes resultar em ficar sem ar quente no interior do habitáculo ;)
Mas o furo é mesmo no interior do permutador? E a água vai para a admissão? A solução é comprar egr nova nessas situações?
Última edição por Danidasanic em 25 mar 2020, 12:05, editado 1 vez no total.
Angelo Abreu
Amateur
Amateur
Mensagens: 501
Registado: 17 jul 2017, 09:41
Veículos: VW EOS Top 2.0 TDI
Localização: Funchal

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Angelo Abreu »

Mario_Marques Escreveu: 25 mar 2020, 11:08 Angelo, as vezes a questão não é ser necessariamente abrasivo, mas sim ser um produto solvente, são coisas diferentes, aluminios devem ser limpos com solventes derivados de petroleo pois não reagem com eles, mas borrachas, plasticos, e derivados de petroleo já não devem pois há o risco de se estragarem.
O problema do mistolim no aluminio, quando digo mistolim falo do tradicional tira gorduras pois eles têm muitos produtos diferentes, é que na sua composição tem cloreto\hipoclorito\dicloro de sódio(sal) e outros derivados deste, que dá cabo do aluminio, transforma o aluminio em sulfato de aluminio e coisas piores, aquele pó branco que se vê no aluminio de fundição á beira mar por ex.

Tudo que é vedantes é sempre boa ideia colocar novo.
Incompatibilidade de material... Oxidação, dissolução, hidrólise...
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Descarbonizacao 1.6 tdi

Mensagem por Mario_Marques »

Exactamente, algo do género, em português, fica quilhado :lol:
A questão das fugas, vocês com auxilio de um compressor de ar podem e devem testar o circuito, não é costume acontecer, mas se houver água a passar para o circuito de admissão pode ser catastrofico para o motor pois irá possivelmente fazer calço hidraulico.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Responder