Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Responder
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por Silver_Ajm »

Já fizeste alguma vez a média à mão dividindo os litros de gasóleo pelos kms percorridos? As médias do cb têm uma margem de erro, mas também não é nenhum exagero... Se tens o sensor de temperatura marado e a EGR também, é começar por dar uma geral ao carro e por isso a andar direito.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por Golf_4_TDI »

X2

Muito provavelmente essa EGR tem o diafragma rompido e não aciona a válvula. Há que testar isso.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
gongasfrs
Moderador
Moderador
Mensagens: 14971
Registado: 30 mar 2010, 21:36
Veículos: vw golf IV, vw polo 6N2 e KTM 450
Localização: região centro, Coimbra

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por gongasfrs »

gorytarrafa Escreveu: 25 nov 2019, 19:56
gongasfrs Escreveu: 07 fev 2011, 08:58 amigo tenta começar pelo sensor, depois andas um tempo e vez, mas tipo faz a media num papel tipo 40l fazem X kms e depois vez a media, se continuar a fazer valores altos ve se tens a tua EGR toda babada de oleo que esteja a trabalhar bem ou assim..

cumpr
Olá boas , eu sei que o topico é antigo mas precisava mesmo de ajuda ,recentemente comprei um golf iv variant Tdi com motor de 130cv , eu sei que ainda é o meu 1* carro a diesel e como andei semprte com carros a gasolina ate agora tenho que começar a conduzir de maneira diferente mas ate me tenho adaptado muito bem mas tenho notado que os consumos no computador de bordo estão super altos , eu dentro da cidade não ando a puxar feito maluco e diariamente dá-me consumos de 12L aos 100, as vezes até vai aos 14-15l sem puxar muito, no instantaneo nem se fala ás 3-4000 RPM as vezes vai até aos 40l/100. A carrinha já conta com quase 300.000klm , notei que tenho a valvula EGR toda babada como falaram acima , a minha pergunta é qual das peças poderá fazer com que dê esses valores tão altos , sensor de temperatura avariado ou a dar as ultimas , valvula EGR ? Ela tem o relenti certinho e de motor parece excelente ,ate agora não tenho problemas é so mesmo estes consumos altos . Agradecia alguma ajuda visto ser noob nestas andanças dos Tdi.
e o consumo real é de quanto?
Avatar do Utilizador
gorytarrafa
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 30 out 2019, 06:45
Veículos: VW Golf IV 1J5 130

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por gorytarrafa »

gongasfrs Escreveu: 27 nov 2019, 18:45
gorytarrafa Escreveu: 25 nov 2019, 19:56
gongasfrs Escreveu: 07 fev 2011, 08:58 amigo tenta começar pelo sensor, depois andas um tempo e vez, mas tipo faz a media num papel tipo 40l fazem X kms e depois vez a media, se continuar a fazer valores altos ve se tens a tua EGR toda babada de oleo que esteja a trabalhar bem ou assim..

cumpr
Olá boas , eu sei que o topico é antigo mas precisava mesmo de ajuda ,recentemente comprei um golf iv variant Tdi com motor de 130cv , eu sei que ainda é o meu 1* carro a diesel e como andei sempre com carros a gasolina ate agora tenho que começar a conduzir de maneira diferente mas ate me tenho adaptado muito bem mas tenho notado que os consumos no computador de bordo estão super altos , eu dentro da cidade não ando a puxar feito maluco e diariamente dá-me consumos de 12L aos 100, as vezes até vai aos 14-15l sem puxar muito, no instantaneo nem se fala ás 3-4000 RPM as vezes vai até aos 40l/100. A carrinha já conta com quase 300.000klm , notei que tenho a valvula EGR toda babada como falaram acima , a minha pergunta é qual das peças poderá fazer com que dê esses valores tão altos , sensor de temperatura avariado ou a dar as ultimas , valvula EGR ? Ela tem o relenti certinho e de motor parece excelente ,ate agora não tenho problemas é so mesmo estes consumos altos . Agradecia alguma ajuda visto ser noob nestas andanças dos Tdi.
e o consumo real é de quanto?
Pelas ultimas contas 20€ a volta de 190 klm , mas reparei que o consumo no CB tem duas posiçoes 1/2 e estava na 2 e aí não mexia , passei pra 1 e já baixou um pouco mas fica pelos 10 continua alto . Epah perdoem-me mas ainda não percebo muito , tenho a carrinha a um mes mais ou menos.
Última edição por gorytarrafa em 03 dez 2019, 04:09, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
gorytarrafa
Beginner
Beginner
Mensagens: 6
Registado: 30 out 2019, 06:45
Veículos: VW Golf IV 1J5 130

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por gorytarrafa »

Golf_4_TDI Escreveu: 26 nov 2019, 13:39 X2

Muito provavelmente essa EGR tem o diafragma rompido e não aciona a válvula. Há que testar isso.
Ela a babar está mas não muito, foi o 1* alerta que o meu cunhado me deu , mas ele disse que nestes motores as EGR babam muito, certo ?
Golf_4_TDI
Pro
Pro
Mensagens: 1550
Registado: 08 out 2012, 15:10
Veículos: Golf IV

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por Golf_4_TDI »

Quando avariadas naturalmente.
Ex
VW Master Technician - Técnico Eletromecânico
VW High Voltage Technician - Técnico de Alta Voltagem

"Ideias e material OEM para o Golf - check
Orçamento para aplicação - uncheck"

True story by Telmo Abreu :wink:
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por Mario_Marques »

gorytarrafa Escreveu: 03 dez 2019, 04:05

Pelas ultimas contas 20€ a volta de 190 klm , mas reparei que o consumo no CB tem duas posiçoes 1/2 e estava na 2 e aí não mexia , passei pra 1 e já baixou um pouco mas fica pelos 10 continua alto . Epah perdoem-me mas ainda não percebo muito , tenho a carrinha a um mes mais ou menos.
Isso só te diz o custo, não podes calcular médias com exatidão com base em euros, tens de obviamente calcular em litros pois o preço do gasóleo varia, em 20e, se meteres a 1,4€ ou a 1,3€ da logo um litro de diferença!
As egr não babam muito, só babam quando tem problemas que muitas vezes estão relacionados com falta de cuidados, seja num VW ou qualquer outro carro que use a mesma tecnologia de egr.

Há montes de coisas que podem fazer o carro gastar muito, pneus e pressão dos mesmos, tamanho das jantes, alinhamento, tipo de condução e velocidade, ar condicionado sempre ligado, estado do motor, ponto do motor, problemas em sensores especial maf, injetores com folga excessiva, turbo, fugas de ar, motor carbonizado, alternador em mau estado, termostato sempre aberto, sensor temperatura que dá info a ecu avariado, filtros, etc, etc.

Quando se compra um carro usado já com bastante idade é sempre uma boa ideia dar uma geral profunda, o que se gasta nisso poupa-se mais tarde em combustível e chatices.

Só um termostato avariado ou o sensor de temperatura facilmente mete um carro em algumas situações a gastar quase mais 2l aos 100 que o normal e a andar pior.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
AlexShouki
Beginner
Beginner
Mensagens: 1
Registado: 07 fev 2020, 04:18
Veículos: Vw Jetta 1.9 TDI

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por AlexShouki »

Boas, sou novo aqui no fórum então estou meio à nora se estou a escrever no sítio certo ou não.

Eu tenho um Jetta 1.9 TDI de 2006 e ele recentemente começou a "consumir" que nem um doido. Quando inicio marcha, já tenha andado com ele ou não, dá me consumos de 85L entre 1500-2000rpm, em 2nda dá-me consumos de 50L, em 3ra de 25L. Em 4rta e 5ta faz dos 13L aos 20L mas depois vai baixando até aos 6L. Isto sem ser para arranca e sem colar o pedal ao chão.
Isto aconteceu como que de um momento para o outro.
O carro mal aquece e é difícil chegar aos 90° e a andar devagar não se mantém nos 90° como vi sobre um comentário aí.

Isso da reprogramação baixar os consumos, devo fazer?
O que pensam que possa ser?
Vi aí comentários sobre EGR, termóstato e um sensor, podem explicar melhor?

Obrigado desde já pela ajuda!
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9840
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por Silver_Ajm »

Se o carro não atinge os 90º deves começar por resolver primeiramente esse problema que provavelmente será o termostato colado na posição aberto.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18480
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por Mario_Marques »

Amigo se não aquece até á temperatura normal de funcionamento gasta mais que o normal e também não é saudável para o motor, o problema pode ser no termostato ou no sensor, tem de se confirmar qual dos dois é.

Em relação a isso da média instantânea é normal ao início ser muito alta pois é uma média, logo só vai baixar ao andar, o carro parado a trabalhar também gasta.....

Reprogramar, em determinadas situações reduz, outras aumenta, nem sempre reduz, mas quem não fizer contas o computador de bordo as vezes mente, em especial quando reprogramado, um carro desses direito faz consumos muito bons ate, tenho um e a média é ligeiramente abaixo de 5l sem grandes cuidados de condução.

O sensor é o que dá info á ecu se o motor está quente para controlar devidamente a injeção, a frio os carros metem mais gasóleo que o necessário e também alteram o avanço, ou seja, piora os consumos se tiver problemas, mas o sensor pode estar ok e o problema ser no termostato.

A egr e um sistema de recirculação de gases de escape, tem várias funções, principal baixar a temperatura interna dos cilindros através da recirculação de gases de escape inertes, ao mesmo tempo que o faz baixa o valor de pressão do turbo naquele momento e baixa o valor de injeção para não desperdiçar combustível acabando por ajudar nos consumos, ajuda também o motor a atingir mais depressa a temperatura ideal de funcionamento, isto explicado de uma forma muito básica, o sistema é bom se estiver a funcionar bem e o motor cuidado, infelizmente quando não há manutenção bem feita acaba por as vezes fazer mal, mas os problemas são facilmente evitáveis se houver cuidados de manutenção.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
SuperGolf
Moderador
Moderador
Mensagens: 9407
Registado: 19 dez 2006, 23:18

Re: Consumo Medio Muito alto ! Ajuda pfv

Mensagem por SuperGolf »

também notei de há 2 meses para cá não conseguir fazer os habituais 1000km com um depósito...presumo que tenha haver com o tempo mais frio.
Este fds passado apenas fiz uns +-930km, sem levar a reserva, pois não gosto de o ver muito encostado.

Cumps,
Responder