Compreendo o teu pensamento, mas neste caso o pessoal (pelo menos falo por mim) quer saber para se poder precaver do eventual problema.
VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - ASZ
-
- Expert
- Mensagens: 703
- Registado: 20 jan 2015, 18:59
Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor OFF!!!
-
- Amateur
- Mensagens: 400
- Registado: 06 abr 2012, 01:25
- Veículos: GolfV Sport 2.0TDI BKD / Saxo 1.5d
Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor OFF!!!
Epá sou-te sincero, como é BXE assumi logo qual foi o problema, tinha só curiosidade em como aconteceu. Às vezes são histórias do caneco!
-
- Pro
- Mensagens: 3177
- Registado: 20 nov 2014, 19:40
- Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
- Localização: Lisboa
Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor OFF!!!
Também tenho na família esse motor, daí também gostar de saber o que aconteceu mas respeito quem não divulga.
-
- Pro
- Mensagens: 1912
- Registado: 03 jan 2012, 01:27
- Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
- Localização: Porto
Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor OFF!!!
Os segmentos foram à vida, o custo de reparação era superior ao valor de um motor portanto optei por comprar um PD160 (BPX) para colocar. Daqui a 2 semanas já devo ter o carro a rolar novamente
-
- Pro
- Mensagens: 1912
- Registado: 03 jan 2012, 01:27
- Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
- Localização: Porto
Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor OFF!!!
Alteração efectuada com sucesso!
Motor BPX a rolar... com esta alteração foi feita uma ou outra modificação forçada...
Assim que puder coloco aqui umas fotos do processo!
Motor BPX a rolar... com esta alteração foi feita uma ou outra modificação forçada...
Assim que puder coloco aqui umas fotos do processo!
-
- Master
- Mensagens: 6369
- Registado: 27 ago 2008, 16:34
- Veículos: Golf V GTI Ed. 30
- Localização: Portugal
Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor OFF!!!
Parabéns! Excelente upgrade!brunopenela Escreveu: ↑11 jan 2020, 19:31 Alteração efectuada com sucesso!
Motor BPX a rolar... com esta alteração foi feita uma ou outra modificação forçada...
Assim que puder coloco aqui umas fotos do processo!
É certo que foi forçado, mas pronto... Resolveste pelo melhor, é o que interessa.
-
- Pro
- Mensagens: 1912
- Registado: 03 jan 2012, 01:27
- Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
- Localização: Porto
Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor OFF!!!
Exactamente... Até agora sem problemasShoduchi Escreveu: ↑11 jan 2020, 20:53Parabéns! Excelente upgrade!brunopenela Escreveu: ↑11 jan 2020, 19:31 Alteração efectuada com sucesso!
Motor BPX a rolar... com esta alteração foi feita uma ou outra modificação forçada...
Assim que puder coloco aqui umas fotos do processo!
É certo que foi forçado, mas pronto... Resolveste pelo melhor, é o que interessa.
Última edição por brunopenela em 28 jan 2020, 16:20, editado 1 vez no total.
-
- Pro
- Mensagens: 1912
- Registado: 03 jan 2012, 01:27
- Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
- Localização: Porto
Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor BPX
Cá estão as fotos do swap BPX:
Alterações para o swap:
Furo no bloco para adaptar o sensor da cambota do 105;
Sensor e pulley da cam do 105;
Tubagem do IC que passa no filtro do óleo teve ser alterada para uma do Leon ARL (provisório).
No próximo mês irei colocar um IC XXL em alumínio e tubagens em inox lacadas em preto para acabar de vez com as fugas nas tubagens! Estou farto de andar a colocar parafusos nos encaixes rápidos, porque mais tarde ou mais cedo vão cedendo...
Entretanto aproveitei para fazer um pequeno upgrade que vai ser instalado pelo nosso master cristo amanhã:
Alterações para o swap:
Furo no bloco para adaptar o sensor da cambota do 105;
Sensor e pulley da cam do 105;
Tubagem do IC que passa no filtro do óleo teve ser alterada para uma do Leon ARL (provisório).
No próximo mês irei colocar um IC XXL em alumínio e tubagens em inox lacadas em preto para acabar de vez com as fugas nas tubagens! Estou farto de andar a colocar parafusos nos encaixes rápidos, porque mais tarde ou mais cedo vão cedendo...
Entretanto aproveitei para fazer um pequeno upgrade que vai ser instalado pelo nosso master cristo amanhã:
Última edição por brunopenela em 03 fev 2020, 17:59, editado 11 vezes no total.
-
- Pro
- Mensagens: 1912
- Registado: 03 jan 2012, 01:27
- Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
- Localização: Porto
Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor BPX
Mais uma alteração! Volante c/ comandos e módulo volante Golf VI
Obrigado ao cristo_844!!!
Obrigado ao cristo_844!!!
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18481
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor BPX
O corpo do filtro de óleo da para modificar, soldar e maquinar e usar tudo original, está foto é de um que montei em 2009.
Dá a sensação pelas tuas fotos que não fizeste o furo da cambota para usar o insersor original, isso geralmente nunca fica bem pois a olho não se consegue ver 3 graus de diferença a mais ou a menos, também se tem de trocar além do sensor da cam a própria pulley.
Como podes ver está tudo visualmente 100% original, já vai com 11 anos desde a conversão, originalmente era um bls, tem um turbo de transporter aplicado e mediu na altura 232cv em Maha.
Dá a sensação pelas tuas fotos que não fizeste o furo da cambota para usar o insersor original, isso geralmente nunca fica bem pois a olho não se consegue ver 3 graus de diferença a mais ou a menos, também se tem de trocar além do sensor da cam a própria pulley.
Como podes ver está tudo visualmente 100% original, já vai com 11 anos desde a conversão, originalmente era um bls, tem um turbo de transporter aplicado e mediu na altura 232cv em Maha.
- Castiel
- Pro
- Mensagens: 1669
- Registado: 11 jan 2012, 09:28
- Veículos: GOLF V
Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor BPX
Mário, é impressão minha, ou o permutador desse que tu alteraste é maior?Mario_Marques Escreveu: ↑31 jan 2020, 16:53 O corpo do filtro de óleo da para modificar, soldar e maquinar e usar tudo original, está foto é de um que montei em 2009.
Dá a sensação pelas tuas fotos que não fizeste o furo da cambota para usar o insersor original, isso geralmente nunca fica bem pois a olho não se consegue ver 3 graus de diferença a mais ou a menos, também se tem de trocar além do sensor da cam a própria pulley.
Como podes ver está tudo visualmente 100% original, já vai com 11 anos desde a conversão, originalmente era um bls, tem um turbo de transporter aplicado e mediu na altura 232cv em Maha.
A ideia foi pegar num Bluemotion, e torná-lo num modelo único. Até agora tenho conseguido...
Facebook - https://www.facebook.com/OEM-Improvemen ... 857902064/
YouTube https://www.youtube.com/c/OEMImprovemen ... s/featured
Facebook - https://www.facebook.com/OEM-Improvemen ... 857902064/
YouTube https://www.youtube.com/c/OEMImprovemen ... s/featured
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18481
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor BPX
Castiel o permutador nao é o original do bpx mas é muito semelhante, é de um TDI de 170cv, a diferença é que dá mais espaço num dos lados e assim não tive de alterar nada nas tubagens pois um dos requisitos do dono era o carro ser 100% feito com peças novas originais sem alterações significativas para a Manutenção ser fácil e sem truques, o permutador do bpx é retangular e um canto fica a bater nas tubagens, esse um dos lados é mais estreito, o permutador é semelhante ao que instalei por ex no carro do sudochi e outros cá do fórum, mk1, MK2, mk3, mk4, mk5, por ex, o meu mk1 tem o permutador intermedio dos 3 que existem, o meu mk4 tem o grande, e da ainda para alterar significativamente a eficiência deles.
Existem principalmente 3 modelos de permutador em turbo diesel tipo EA827, havendo depois algumas variações desses 3 modelos, até 105cv é um pequeno, depois há um intermedio que sai nos TDI 110 e 115, depois o grande de 130cv para cima.
Existem principalmente 3 modelos de permutador em turbo diesel tipo EA827, havendo depois algumas variações desses 3 modelos, até 105cv é um pequeno, depois há um intermedio que sai nos TDI 110 e 115, depois o grande de 130cv para cima.
-
- Pro
- Mensagens: 1912
- Registado: 03 jan 2012, 01:27
- Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
- Localização: Porto
Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor BPX
Boas Mário! Logo na primeira foto dá para ver o furo no bloco para usar o sensor original. Quanto à pulley da cam também foi usada a do 105, faltou mencionar isso!Mario_Marques Escreveu: ↑31 jan 2020, 16:53 O corpo do filtro de óleo da para modificar, soldar e maquinar e usar tudo original, está foto é de um que montei em 2009.
Dá a sensação pelas tuas fotos que não fizeste o furo da cambota para usar o insersor original, isso geralmente nunca fica bem pois a olho não se consegue ver 3 graus de diferença a mais ou a menos, também se tem de trocar além do sensor da cam a própria pulley.
Como podes ver está tudo visualmente 100% original, já vai com 11 anos desde a conversão, originalmente era um bls, tem um turbo de transporter aplicado e mediu na altura 232cv em Maha.
- Mario_Marques
- Moderador
- Mensagens: 18481
- Registado: 18 nov 2005, 01:12
- Veículos: Demasiados veículos.
- Localização: Porto/CH/DE/UK
- Contacto:
Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor BPX
Não estás a perceber o que eu estou a falar porque de certeza não instalaram o sensor corretamente, foi instalado "a olho" essa cambota não tem a reentrância para meteres a chave de precisão própria de instalar esse sensor, a tua cambota só tem os furos dos 6 parafusos, falta o sétimo furo para colocar a chave.
Não é obrigatório, mas é altamente recomendável, eu pessoalmente nunca instalaria isso sem o insersor pois sem ele não tens precisão, se isso estive por ex 2 ou 3 graus fora não consegues ver e é a diferença entre um motor durar 200mil ou um milhão pois toda a gestão do motor a nível de comando de injeção se baseia nesse sensor.
Não é obrigatório, mas é altamente recomendável, eu pessoalmente nunca instalaria isso sem o insersor pois sem ele não tens precisão, se isso estive por ex 2 ou 3 graus fora não consegues ver e é a diferença entre um motor durar 200mil ou um milhão pois toda a gestão do motor a nível de comando de injeção se baseia nesse sensor.
-
- Pro
- Mensagens: 1912
- Registado: 03 jan 2012, 01:27
- Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
- Localização: Porto
Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor BPX
Ok já percebi o que estás a falar... realmente não sei se o mecânico usou a ferramenta de precisão para instalar o sensor! Mandei-te mpMario_Marques Escreveu: ↑03 fev 2020, 18:04 Não estás a perceber o que eu estou a falar porque de certeza não instalaram o sensor corretamente, foi instalado "a olho" essa cambota não tem a reentrância para meteres a chave de precisão própria de instalar esse sensor, a tua cambota só tem os furos dos 6 parafusos, falta o sétimo furo para colocar a chave.
Não é obrigatório, mas é altamente recomendável, eu pessoalmente nunca instalaria isso sem o insersor pois sem ele não tens precisão, se isso estive por ex 2 ou 3 graus fora não consegues ver e é a diferença entre um motor durar 200mil ou um milhão pois toda a gestão do motor a nível de comando de injeção se baseia nesse sensor.