Golf cabriolet 1.8, "Short Shift", página 46

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Uma coisa já concluída, ductos de escape e alargar sedes de escape, total 18h de trabalho.
Para quem anda nos youtubes não parece muito o que está feito mas está feito tudo o que é preciso, mais era para estragar e ficar bem na foto :lol:
Próximo vai ser válvulas ou câmara de combustão, ainda me falta umas ferramentas que vou ter de fabricar pois não "existem" a venda no mercado.
Os ductos de admissão pouco ou nada vão ser mexidos pois já são muito bons, apenas a sede de válvula vai ter de ser cortada para alargar.
O trabalho mais importante e também delicado vai ser nas válvulas e câmara de combustão.
Anexos
IMG_20191029_191419_9.jpg
IMG_20191029_191410_7.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Albernas
Amateur
Amateur
Mensagens: 382
Registado: 05 abr 2010, 20:08

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Albernas »

Muito bom trabalho .
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por joaodh92 »

Trabalho de mestre ;)

Num motor do gti original tem alguma vantagem melhorar apenas os dutos de admissão e escape? Ou não se vai obter ganhos sem fazer outro tipo de alteraçoes?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Numa fase inicial o foco nunca é nós dutos, a maioria dos dutos é muito menos restrito que as válvulas(quando digo válvulas refiro-me a área de passagem), os dutos é mais a questão da forma deles do que propriamente o tamanho até um certo patamar.
As vezes mexer nos dutos até piora pois corres o risco de perder velocidade e depois o que se nota é que o motor fica morto e depois puxa bem num determinado regime, quando o motor vai em rotação alta e o ar já tem velocidade.
A área aberta da válvula quase sempre é mais restrita que os ductos e o que te restringe é sempre a área menor, imagina uma mangueira e metes o dedo na frente, onde está o dedo é onde está a restrição e só passa a água que o dedo deixa por muito larga que seja a mangueira.
Nestas fotos estão algumas das maiores restrições mas há mais e muitas delas parecem insignificantes quando na realidade são muito importantes.
A sede mais estreita que a válvula e a bolsa á volta da válvula, com 1mm de lift na cam a passagem está quase fechada, não passa nada.
O ducto de escape é o menos importante pois o pistão ao subir limpa o cilindro, eu só mexi no escape para tirar zonas onde se possa formar pontos quentes e ajustei as guias para ficar tudo na medida correta, é importante sim é ter um bom escape que depois ajude na evacuação, com boa pulsação.
Eu não estou a fazer nada á vista, muito xpto mas estou a fazer o necessário para um carro de estrada e sem massacrar muito a cabeça pois não quero correr o risco de furar uma galeria ou apanhar um poro na fundição.
Anexos
IMG_20191030_225055_5.jpg
IMG_20191030_224742_6.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

E já está a bomba do golf mk3 cabriolet aplicada no mk1.
Tudo isto por causa do reservatório de óleo.
Anexos
IMG_20191101_210209_5.jpg
IMG_20191101_200732_5.jpg
IMG_20191101_200710_0.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

joaodh92 Escreveu: 30 out 2019, 22:25 Trabalho de mestre ;)

Num motor do gti original tem alguma vantagem melhorar apenas os dutos de admissão e escape? Ou não se vai obter ganhos sem fazer outro tipo de alteraçoes?
João tenho aqui um ex melhor para exemplificar o que disse em cima, este motor tem válvula de 39,5mm e em baixo nas fotos está a medida da sede 100% original e a modificada ainda não finalizada.
De nada serve escanar a cabeça toda se não se remover o que está realmente a restringir.
A válvula é também outro ponto que vai ser melhorado e que restringe muito.
Relembro sempre que este serviço que estou a fazer não é todo bonito e não vende mas é tudo o que é realmente necessário, uma cabeça toda bonita não vai fazer muito melhor que está, com azar ainda faz pior pois se tiver muito aberta o ar perde velocidade, os dutos de origem desta cabeça já são muito bons e não lhes vou sequer mexer a nível de diâmetro só vou alterar mas pouco algumas formas, isto parece feito a olho mas não é, por trás do serviço tem bastante equipamento especializado para testar e comprovar os ganhos, bem como bastante informação técnica e tenho também já uns anos nisto, não é chegar e começar a cortar á sorte e rezar para que ficando bonito funcione. :mrgreen:
Fazer este tipo de serviços num motor destes é de certa forma ser teimoso pois o motor vai ficar bom e forte mas mesmo assim com sorte vai ter o desempenho de um 16v original sendo que ainda estou para já limitado pela gestão de motor original, meter um 16v era muito mais fácil e barato, só faço isto porque posso, teimosia e porque quero manter o aspecto do cofre do motor original 8v, eu não recomendo fazer este serviço pois não é algo barato e não faz o que as vezes prometem.
Esta cabeça vai ser acompanhada também por uma árvore de cames diferente da original bem como uma admissão diferente que está nas páginas anteriores e um escape diferente, uma caixa de velocidades com rapports alterados, etc, no total na fase inicial se me der 115cv ou lá perto e 160nm com a gestão original já me dou por extremamente feliz, mas o potencial real é muito superior a isso, o potencial são cerca de 150cv ao motor com alterações a suportar isso, isto falando em preparação estrada, pois com preparação mais agressiva é possível bem mais num 8v, estes números provavelmente não impressionam muito para quem não tem noção do que estou a fazer, mas o carro vai ser bastante rápido e acima de tudo extremamente agradável de conduzir no dia-dia, sendo relativamente económico e muito fiável, com o bónus de ter potencia sempre disponível, vai ser um carro alterado que não vai parecer um carro alterado.
O meu objectivo não é potência maluca pois para isso tinha deixado estar o G60 turbo que lá meti que fazia mais de 200cv ás rodas ou o 1.8 modificado mas sim ganhar binário e controlo de condução coisa que tanto o 1.8 modificado ou o G60 turbo não ofereciam, o 1.8 fazia só altas e pouco tempo de rotação util, só tinha realmente vitalidade em cerca de 1300rpm de utilização, o G60 turbo era inconduzivel e ia acabar por me desmanchar o carro todo.
Anexos
IMG_20191104_220659_6.jpg
IMG_20191104_220652_6.jpg
IMG_20191104_215936_7.jpg
IMG_20191104_215808_3.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Primeira parte concluída, alargar sedes de válvulas de escape e admissão, eliminar arestas e pontos quentes, acertar volume da câmara, cortar ângulos de sedes, teste de velocidade e fluxo, correção do ângulo de entrada dos dutos de admissão.

Próximo, trabalho de válvulas, guias, retentores de válvulas, despolir e corrigir se necessário os ductos de admissão :)
Anexos
IMG_20191105_230507_9.jpg
IMG_20191105_230500_8.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Uma coisa só para garantir novamente que não vou gastar dinheiro duas vezes, voltar a confirmar, agora com cabeça e válvulas limpas, a folga das guias.

Fica a info, admissão max 1mm, escape max 1,3mm.
Anexos
IMG_20191107_195011_3.jpg
IMG_20191107_195023_2.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
catskills
Amateur
Amateur
Mensagens: 421
Registado: 24 set 2007, 17:38
Veículos: MK6 GTI "35"; MK4 1.8t 20v; Jetta MK4 tdi 115, Mk4 R32 dsg
Localização: Essen, Alemanha
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por catskills »

Não percebo nada disso grande mestre mas tem aspecto de caro e dar muito trabalho.
Se isso por para ficar como o motor que montante para o Jonas vais ter de meter cola nesses pneus. :lol:
Tuned @ Der projekt & MB POWER
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

Não vai ficar até porque o motor dele era o meu G60 turbo que estava montado neste carro, a minha ideia é fazer algo muito mais civilizado e muito mais agradável de conduzir, apesar da potência com que vai ficar não vai ser nada de impressionante vai ficar com boa relação peso potência e um binário generoso sempre disponível, o binário deste motor andará na casa dos 160Nm para cima o que é muito bom.
Para já o motor está em stand by novamente e agora estou a fazer outra coisa que estava nos meus planos, montar novamente uma travagem de 280mm mas com êmbolo maior, agora vai ter pinças com êmbolos de 54mm e uma ventilação melhor.
Uma nota importante, os travões originais até davam muito bem conta do recado e não tinha nada a apontar, bem pelo contrário, isto claro, depois de refazer tudo de novo, mas fruto de ter metido uma bomba principal muito grande agora tenho de meter também êmbolos maiores para aumentar a relação hidráulica e tornar o pedal mais mole, possivelmente vou ser forçado também a meter pneus com muito mais aderência ou quiçá mais tarde reduzir novamente o diâmetro.

As fotos não estão por ordem e é só uma visão geral dos trabalhos em curso, ainda não está pronto.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Mario_Marques »

E pronto, depois do protótipo, a versão final em aço bom com tratamento de endurecimento muito mais robusta e com os desvios e tolerâncias todas corrigidas para ficar tudo como se viesse de fabrica.
Anexos
IMG_20200114_151418_0.jpg
IMG_20200114_151458_6.jpg
IMG_20200114_151442_8.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3153
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por sflopes »

Mário isso parece um trabalho de ourives,ou seja de luxo.
Rodolfo Pereira
Pro
Pro
Mensagens: 1613
Registado: 10 mai 2010, 15:38
Veículos: Diz que é uma espécie de VW..
Localização: Earth.. among the others

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Rodolfo Pereira »

Mario_Marques Escreveu: 14 jan 2020, 15:38 E pronto, depois do protótipo, a versão final em aço bom com tratamento de endurecimento muito mais robusta e com os desvios e tolerâncias todas corrigidas para ficar tudo como se viesse de fabrica.
Mário posso-te comprar um par desses adaptadores feitos por ti também para montagem de travagem 280mm no meu gti mk1?

Manda mensagem privada.

Bons trabalhos, como sempre.
Golf GTI Mk1 - viewtopic.php?f=63&t=90541
OEM Style - You probably should be using it too..
https://www.facebook.com/ClubeGolfPortugal
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por Silver_Ajm »

Sempre a fabricar material de 1a qualidade...😉
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
RABBIT GTI
Expert
Expert
Mensagens: 997
Registado: 04 jan 2010, 22:56
Veículos: VW Golf IV TDI / Golf III GTI 20th
Localização: algures neste país
Contacto:

Re: Golf cabriolet 1.8 AP, preparação de motor pag25 update

Mensagem por RABBIT GTI »

Eh pah tu não paras, está aí uma cena bem catita!! ansioso de ver esse carro pronto 8) abraço
Responder