VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - ASZ

Responder
ers49_k
Expert
Expert
Mensagens: 703
Registado: 20 jan 2015, 18:59

Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor OFF!!!

Mensagem por ers49_k »

NARESERVA Escreveu: 03 dez 2019, 21:46 Epá também estou curioso!

Já se sabe que aqui na tuga o que dá audiências é saber das dificuldades dos outros, para ficarmos com a sensação que para nós a coisa até não vai muito mal... :cry:
Compreendo o teu pensamento, mas neste caso o pessoal (pelo menos falo por mim) quer saber para se poder precaver do eventual problema.
NARESERVA
Amateur
Amateur
Mensagens: 400
Registado: 06 abr 2012, 01:25
Veículos: GolfV Sport 2.0TDI BKD / Saxo 1.5d

Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor OFF!!!

Mensagem por NARESERVA »

ers49_k Escreveu: 04 dez 2019, 08:27
NARESERVA Escreveu: 03 dez 2019, 21:46 Epá também estou curioso!

Já se sabe que aqui na tuga o que dá audiências é saber das dificuldades dos outros, para ficarmos com a sensação que para nós a coisa até não vai muito mal... :cry:
Compreendo o teu pensamento, mas neste caso o pessoal (pelo menos falo por mim) quer saber para se poder precaver do eventual problema.
Epá sou-te sincero, como é BXE assumi logo qual foi o problema, tinha só curiosidade em como aconteceu. Às vezes são histórias do caneco!
sflopes
Pro
Pro
Mensagens: 3152
Registado: 20 nov 2014, 19:40
Veículos: Golf v 2.0 tdi 140cv
Localização: Lisboa

Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor OFF!!!

Mensagem por sflopes »

Também tenho na família esse motor, daí também gostar de saber o que aconteceu mas respeito quem não divulga.
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor OFF!!!

Mensagem por brunopenela »

Os segmentos foram à vida, o custo de reparação era superior ao valor de um motor portanto optei por comprar um PD160 (BPX) para colocar. Daqui a 2 semanas já devo ter o carro a rolar novamente :)
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor OFF!!!

Mensagem por brunopenela »

Alteração efectuada com sucesso!
Motor BPX a rolar... com esta alteração foi feita uma ou outra modificação forçada...
Assim que puder coloco aqui umas fotos do processo!
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Shoduchi
Master
Master
Mensagens: 6369
Registado: 27 ago 2008, 16:34
Veículos: Golf V GTI Ed. 30
Localização: Portugal

Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor OFF!!!

Mensagem por Shoduchi »

brunopenela Escreveu: 11 jan 2020, 19:31 Alteração efectuada com sucesso!
Motor BPX a rolar... com esta alteração foi feita uma ou outra modificação forçada...
Assim que puder coloco aqui umas fotos do processo!
Parabéns! Excelente upgrade! :D

É certo que foi forçado, mas pronto... Resolveste pelo melhor, é o que interessa. :)
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor OFF!!!

Mensagem por brunopenela »

Shoduchi Escreveu: 11 jan 2020, 20:53
brunopenela Escreveu: 11 jan 2020, 19:31 Alteração efectuada com sucesso!
Motor BPX a rolar... com esta alteração foi feita uma ou outra modificação forçada...
Assim que puder coloco aqui umas fotos do processo!
Parabéns! Excelente upgrade! :D

É certo que foi forçado, mas pronto... Resolveste pelo melhor, é o que interessa. :)
Exactamente... Até agora sem problemas :)
Última edição por brunopenela em 28 jan 2020, 16:20, editado 1 vez no total.
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor BPX

Mensagem por brunopenela »

Cá estão as fotos do swap BPX:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Alterações para o swap:

:arrow: Furo no bloco para adaptar o sensor da cambota do 105;
:arrow: Sensor e pulley da cam do 105;
:arrow: Tubagem do IC que passa no filtro do óleo teve ser alterada para uma do Leon ARL (provisório).

No próximo mês irei colocar um IC XXL em alumínio e tubagens em inox lacadas em preto para acabar de vez com as fugas nas tubagens! Estou farto de andar a colocar parafusos nos encaixes rápidos, porque mais tarde ou mais cedo vão cedendo...

Entretanto aproveitei para fazer um pequeno upgrade que vai ser instalado pelo nosso master cristo amanhã:

Imagem
Última edição por brunopenela em 03 fev 2020, 17:59, editado 11 vezes no total.
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor BPX

Mensagem por brunopenela »

Mais uma alteração! Volante c/ comandos e módulo volante Golf VI

Imagem

Obrigado ao cristo_844!!!
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor BPX

Mensagem por Mario_Marques »

O corpo do filtro de óleo da para modificar, soldar e maquinar e usar tudo original, está foto é de um que montei em 2009.
Dá a sensação pelas tuas fotos que não fizeste o furo da cambota para usar o insersor original, isso geralmente nunca fica bem pois a olho não se consegue ver 3 graus de diferença a mais ou a menos, também se tem de trocar além do sensor da cam a própria pulley.
Como podes ver está tudo visualmente 100% original, já vai com 11 anos desde a conversão, originalmente era um bls, tem um turbo de transporter aplicado e mediu na altura 232cv em Maha.
Anexos
IMG_20200131_165223_1.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
Avatar do Utilizador
Castiel
Pro
Pro
Mensagens: 1669
Registado: 11 jan 2012, 09:28
Veículos: GOLF V

Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor BPX

Mensagem por Castiel »

Mario_Marques Escreveu: 31 jan 2020, 16:53 O corpo do filtro de óleo da para modificar, soldar e maquinar e usar tudo original, está foto é de um que montei em 2009.
Dá a sensação pelas tuas fotos que não fizeste o furo da cambota para usar o insersor original, isso geralmente nunca fica bem pois a olho não se consegue ver 3 graus de diferença a mais ou a menos, também se tem de trocar além do sensor da cam a própria pulley.
Como podes ver está tudo visualmente 100% original, já vai com 11 anos desde a conversão, originalmente era um bls, tem um turbo de transporter aplicado e mediu na altura 232cv em Maha.
Mário, é impressão minha, ou o permutador desse que tu alteraste é maior?
A ideia foi pegar num Bluemotion, e torná-lo num modelo único. Até agora tenho conseguido...
Facebook - https://www.facebook.com/OEM-Improvemen ... 857902064/
YouTube https://www.youtube.com/c/OEMImprovemen ... s/featured
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor BPX

Mensagem por Mario_Marques »

Castiel o permutador nao é o original do bpx mas é muito semelhante, é de um TDI de 170cv, a diferença é que dá mais espaço num dos lados e assim não tive de alterar nada nas tubagens pois um dos requisitos do dono era o carro ser 100% feito com peças novas originais sem alterações significativas para a Manutenção ser fácil e sem truques, o permutador do bpx é retangular e um canto fica a bater nas tubagens, esse um dos lados é mais estreito, o permutador é semelhante ao que instalei por ex no carro do sudochi e outros cá do fórum, mk1, MK2, mk3, mk4, mk5, por ex, o meu mk1 tem o permutador intermedio dos 3 que existem, o meu mk4 tem o grande, e da ainda para alterar significativamente a eficiência deles.
Existem principalmente 3 modelos de permutador em turbo diesel tipo EA827, havendo depois algumas variações desses 3 modelos, até 105cv é um pequeno, depois há um intermedio que sai nos TDI 110 e 115, depois o grande de 130cv para cima.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor BPX

Mensagem por brunopenela »

Mario_Marques Escreveu: 31 jan 2020, 16:53 O corpo do filtro de óleo da para modificar, soldar e maquinar e usar tudo original, está foto é de um que montei em 2009.
Dá a sensação pelas tuas fotos que não fizeste o furo da cambota para usar o insersor original, isso geralmente nunca fica bem pois a olho não se consegue ver 3 graus de diferença a mais ou a menos, também se tem de trocar além do sensor da cam a própria pulley.
Como podes ver está tudo visualmente 100% original, já vai com 11 anos desde a conversão, originalmente era um bls, tem um turbo de transporter aplicado e mediu na altura 232cv em Maha.
Boas Mário! Logo na primeira foto dá para ver o furo no bloco para usar o sensor original. Quanto à pulley da cam também foi usada a do 105, faltou mencionar isso!
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18418
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor BPX

Mensagem por Mario_Marques »

Não estás a perceber o que eu estou a falar porque de certeza não instalaram o sensor corretamente, foi instalado "a olho" essa cambota não tem a reentrância para meteres a chave de precisão própria de instalar esse sensor, a tua cambota só tem os furos dos 6 parafusos, falta o sétimo furo para colocar a chave.
Não é obrigatório, mas é altamente recomendável, eu pessoalmente nunca instalaria isso sem o insersor pois sem ele não tens precisão, se isso estive por ex 2 ou 3 graus fora não consegues ver e é a diferença entre um motor durar 200mil ou um milhão pois toda a gestão do motor a nível de comando de injeção se baseia nesse sensor.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
brunopenela
Pro
Pro
Mensagens: 1912
Registado: 03 jan 2012, 01:27
Veículos: Golf V 1.9 PD160 BPX
Localização: Porto

Re: VW GOLF V 1.9TDI "CJ" - Motor BPX

Mensagem por brunopenela »

Mario_Marques Escreveu: 03 fev 2020, 18:04 Não estás a perceber o que eu estou a falar porque de certeza não instalaram o sensor corretamente, foi instalado "a olho" essa cambota não tem a reentrância para meteres a chave de precisão própria de instalar esse sensor, a tua cambota só tem os furos dos 6 parafusos, falta o sétimo furo para colocar a chave.
Não é obrigatório, mas é altamente recomendável, eu pessoalmente nunca instalaria isso sem o insersor pois sem ele não tens precisão, se isso estive por ex 2 ou 3 graus fora não consegues ver e é a diferença entre um motor durar 200mil ou um milhão pois toda a gestão do motor a nível de comando de injeção se baseia nesse sensor.
Ok já percebi o que estás a falar... realmente não sei se o mecânico usou a ferramenta de precisão para instalar o sensor! Mandei-te mp
"The only constant is change"

Projecto: viewtopic.php?f=21&t=102025
Responder