Muito fumo branco pelo escape

Responder
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18417
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por Mario_Marques »

Tu na bomba tandem tens uma entrada de óleo para lubrificar a bomba, se tiveres problemas na bomba isso acontece pois a pressão do gasóleo é superior a do circuito de óleo.

Outra possibilidade se realmente é gasóleo, é o vedante superior do injetor ou algo relacionado estar com problemas.
Isto falando sempre em coisas "normais"

Deves tratar disso quanto antes pois isdo vai romper o motor todo, o gasóleo dissolve o óleo do motor, deixa de lubrificar o motor corretamente.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
dgidgio
Rookie
Rookie
Mensagens: 121
Registado: 20 nov 2012, 11:03
Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

Quem me "desenrascou" a bomba disse-me que o problema que ela tem é perder gasóleo para fora, e não para dentro do motor. Seria muito azar esta outra bomba também deitar gasóleo para dentro.
O injector nunca saiu do sitio, esteve sempre bem apertado (apesar do suporte dele se ter soltado).

Pois, é um "ver se te avias" a recolocar óleo e gasóleo... €€€€€€€€€€€€€€€€
Última edição por dgidgio em 10 jan 2020, 21:46, editado 2 vezes no total.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por Silver_Ajm »

Se o vedante da bomba estiver em bom estado, nunca na vida passa gasóleo para dentro do motor por esses cantos que assinalaste. Se a bomba não tem passagem, só pode haver passagem pelos vedantes dos injetores.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
dgidgio
Rookie
Rookie
Mensagens: 121
Registado: 20 nov 2012, 11:03
Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

Outra coisa muito estranha, e que ninguém percebe, nas cavidades aos cantos esquerdo e direito da cabeça do motor estavam muitos bocadinhos de plástico partidos. Ninguém sabe de onde vieram. A régua que liga as fichas aos injectores está intacta. Poderá ter alguma coisa a ver com o sucedido ou será alguma parte da tampa partida?

O que tirei lá de dentro:
IMAG0107.jpg
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por Silver_Ajm »

Muito estranho, não terão deixado lá alguma ferramenta ou outro utensílio de plástico durante alguma intervenção? Logicamente isso não é normal...
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18417
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por Mario_Marques »

dgidgio Escreveu: 10 jan 2020, 21:31 Quem me "desenrascou" a bomba disse-me que o problema que ela tem é perder gasóleo para fora, e não para dentro do motor. Seria muito azar esta outra bomba também deitar gasóleo para dentro.
O injector nunca saiu do sitio, esteve sempre bem apertado (apesar do suporte dele se ter soltado).

Pois, é um "ver se te avias" a recolocar óleo e gasóleo... €€€€€€€€€€€€€€€€
Acredita que sei o que te estou a dizer, isto não é uma questão de opinião, conheço a construção desses motores bem.
Não estou a dizer que tenhas o problema, mas que é possível acontecer.
Não tens muitas possibilidades de te passar gasóleo para o óleo, tens a bomba tandem, injetores com má vedação e cabeça rachada, uma das 3 vai ser, isto se não tiveres os injetores mijar nos cilindros e o gasóleo a passar pelos segmentos, não é fácil acontecer e terias de ter péssima compressão para isso acontecer sem empenar uma biela.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
dgidgio
Rookie
Rookie
Mensagens: 121
Registado: 20 nov 2012, 11:03
Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

Antes de isto acontecer ele tinha um trabalhar inconstante.
Arrancava com ele e funcionava bem, ao fim de algumas centenas de metros passava a trabalhar mal, sem força, depois acelerava e funcionava bem, depois outra vez a perder força, e era assim.

E pelo erro que deu no VAG: 16686 - Cylinder 2 - P0302 - 000 - Misfire Detected - Intermittent

Estou inclinado para o injector
dgidgio
Rookie
Rookie
Mensagens: 121
Registado: 20 nov 2012, 11:03
Veículos: Golf 5 1.9 tdi 105 cv

Re: Muito fumo branco pelo escape

Mensagem por dgidgio »

E prontos, tal como previa o problema era no injector.
O o-ring superior estava feito em 3 bocados.
Responder