Mola/Amortecedor vs Coilovers - Mitos e cenas

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|Guilherme|
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Mola/Amortecedor vs Coilovers - Mitos e cenas

Mensagem por |Guilherme| »

Boas malta, como sempre, tento ler bastante antes de perguntar mas...há uns quantos 'mitos' que gostava de tentar desmistificar.
O tema da alteração de suspensão é sempre um bocado subjectivo visto que cada pessoa dá uma importância diferente às 3 grandes variáveis: performance/conforto/estética(esta última pode ser dispensável para alguns i know)
No meu caso, procuro a melhoria de performance face ao OEM sem esquecer (totalmente) o conforto e sem pretender baixar o carro para o stance.

Mola/amortecedor:
Kit Koni Sport - H&R/Amortecedor Koni
Kit B12 - Eibach Pro kit / Amortecedor B8

Nestes 2 casos parece-me haver um bom compromisso do que referi acima, sendo que existe o mito dos Koni serem mais rijos. Pelo que li por aqui é mesmo mito, porque quem experimentou os 2 setups, prefere Konisport. A performance melhora bastante, rebaixa q.b e não compromete muito conforto, sendo os b12 demasiado rijo.
Os Koni têm também a vantagem de serem mais fáceis de reparar.

Coilovers
Neste caso há uma vasta gama com mil e uma especificações das quais raramente se tira grande proveito no dia a dia a não ser a nível estético. A grande vantagem que vejo aqui pode ser a opção de não ter um 'setup' fechado, podendo alterar consoante o que acharmos melhor.


Vejo muita malta ainda assim a recomendar meter coilovers, mas recentemente andei no carro de um amigo meu com KW V3 e achei o carro um pouco saltitão em auto estrada quando passávamos por algum desnível. Não está muito baixo, anda-se um bocado aos saltos dentro do carro, é a sensação que tenho.
Sou só eu que tenho esta sensação?
Também vi malta a dizer que quanto mais baixo o carro estiver e a mola menos comprimida, melhor o conforto. Isto é verdade ou é barbaridade?

Nunca andei num carro com os kits de suspensão que mencionei em cima mas fico com receio que sofram do mesmo mal. Gostava de ir em viagem em auto-estrada sem ir aos saltos dentro do carro cada vez que há um desnível na estrada. Sei que vai ficar sempre mais firme que um amortecedor OEM mas assusta-me pensar que pode ficar um verdadeiro cepo, tipo tábua.

Alguém que tenha experimentado vários setups, provavelmente pode partilhar melhor a sua experiência, fiquem à vontade :mrgreen: abraços

Btw, a plataforma em questão é um Bora mk4 150cv

Mario_Marques
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Re: Mola/Amortecedor vs Coilovers - Mitos e cenas

Mensagem por Mario_Marques »

A melhor opção para um carro de dia dia, koni fsd que hoje em dia se chamam special active, não existe nada parecido no que toca a conforto e performance, consegue ter as duas coisas em simultâneo, lado negativo, esta suspensão só serve para quem quer rebaixar nada ou pouco caso contrário deixa de funcionar 100% e pode mesmo danificar as válvulas de frequência, segunda melhor opção koni sport com molas originais ou por ex as molas da própria koni ou as eibach pro kit.
Os koni são extremamente suaves e permitem ajustar a descompressão sem afetar muito vá compressão.

Os b12 não são maus, são bem bons mas não vou a bola com eles porque para b12 ou b6 prefiro koni sport, fazem o mesmo ou melhor, são fáceis de reparar e dão para ajustar a descompressão.

Coilvers, para dia-dia não são grande escolha porque o max de altura de um coilover é bastante baixo, na realidade vais ajustar uma vez e manter dessa forma sempre, isso de baixar mais fica mais confortável é verdade só até certo ponto, o motivo tem a ver com o curso disponível, as vezes as pessoas querem subir mais que o que é aceitável depois não tens curso e a mola fica com os elos todos juntos.
Uns kW v3 são óptimos para uso desportivo, não são coilovers para se ajustar em casa, os v2 são o mais adequado para uso de estrada mais vulgar.

As opiniões que vais ouvir também te podem por ainda mais confuso, há suspensões que não valem nada, no entanto se não. Conheceres outra realidade melhor podes gostar, se conheceres vais achar mau, como diz o ditado, a ignorância as vezes é uma benção.
As vezes vejo pessoas dizer bem de suspensões que eu sei que são péssimas, péssimas em conforto e especialmente performance, no entanto as pessoas dizem maravilhas, que o conforto não é mau e que está espetacular a curvar, comparado com o que estou acostumado são péssimas.
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|Guilherme|
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Re: Mola/Amortecedor vs Coilovers - Mitos e cenas

Mensagem por |Guilherme| »

Pois, eu realmente estava inclinado para os Koni sport, agora levanta-se outra questão, a afinação.
Pelo que também li, é imprescindível afinar bem os amortecedores para não se ter um resultado catastrófico e opiniões que também por aqui já li meio estranhas a meu ver por má afinação.
O ideal será mesmo tentar encontrar alguém que esteja no ramo da competição ou algo do género. Por acaso lembrei-me de um rapaz que trabalha na https://www.maxishocks.com/ passo a publicidade que nem ganho nada com ela.
Trabalharam com a Elisabete Jacinto, e preparavam o camião dela com amortecedores ohlins, na altura até os ajudei a fazer o site e tals.
Talvez façam esse tipo de trabalho, não sei, só tentando...mas é malta que é capaz de estar habilitada para esse tipo de serviços.
Se por acaso avançar, deixo aqui futuramente o meu feedback e o que fiz para quem quiser poder saber o que deve fazer também (para os que tiverem as mesmas dúvidas que eu).

Desde já e mais uma vez, obrigado pela resposta.
Abraço!

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Re: Mola/Amortecedor vs Coilovers - Mitos e cenas

Mensagem por Mario_Marques »

São coisas muito diferentes, os koni sport só afinam descompressão, faz muita diferença sim, é preciso saber também, mas no dia-a-dia provavelmente vais usar apenas uma afinação suave, já uns coilovers usados para o verdadeiro propósito deles afinam o peso do carro nos 4 cantos, e para ajustar isso é que precisas sim de alguém muito experiente e equipamentos próprios, se a juntar a isso tiveres ajuste de compressão e descompressão e quiseres tirar o max deles tens de os afinar sim num círcuito e ter lá contigo os especialistas ou um especialista para fazer os ajustes e memorizar, é algo um pouco exagerado para quem tem um carro normal de dia-dia, tenho clientes que fazem isso mas levam o seu carro de corrida num atrelado e andam lá a limpar milésimas de segundos aos tempos, se vires o meu projeto eu já fiz isso no meu carro e não recomendo, faço porque posso e é o meu trabalho, não recomendo a ninguém cuja preocupação é algo de dia-dia porque é um exagero e quando fazes algo especificamente muito bom numa coisa vai ser mau em outras.
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Re: Mola/Amortecedor vs Coilovers - Mitos e cenas

Mensagem por |Guilherme| »

Sim, os coilovers são um mundo quando usados para o seu propósito verdadeiro. A maioria da malta usa para fins estéticos e até usa de uma forma um bocado perigosa, que diga o pessoal do stance.
Eu falei no pessoal da Maxishocks porque tinha visto que tinhas dito algures nuns posts que a montagem errada pode rebentar logo com uma valvula no amortecedor e a consequente falta de afinação também pode resultar num feedback errado. Sendo ainda uma afinação suave, presumo que convenha ser feita por alguém que conheça bem o comportamento de um amortecedor, testado em várias circunstâncias. Sempre virado para uma condução em estrada, de dia-a-dia, não tão exaustivamente para valer milésimas em circuito porque como disseste e bem, não faz sentido nem vai acontecer.

Mas pronto assim que tiver novidades, partilho por aqui. Um abraço e obrigado :D

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Re: Mola/Amortecedor vs Coilovers - Mitos e cenas

Mensagem por Mario_Marques »

Os koni trazem instruções, infelizmente existem muitas pessoas que "sabem tudo" e não as lê por isso.
Não se pode por ex usar uma pneumática que grandeeeeeee parte das oficinas usa, pneumática nuns koni sport é quase garantia de danificar no primeiro dia as válvulas.
A afinação da descompressão para estrada, com molas normais vais andar perto do mínimo ou nada mesmo.
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Re: Mola/Amortecedor vs Coilovers - Mitos e cenas

Mensagem por Mario_Marques »

Isto é um dyno de uns koni sport vs uma suspensão original, o teste não é num VW.
Essencialmente é o que se pode esperar deles, conseguem ser suaves como uma suspensão original, mas também bastante mais rígidos, extremamente ate se necessário/desejado.

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Para quem não percebe estes gráficos, linha azul koni, linha vermelha OEM, curva de cima compressão, curva inferior "dureza" em descompressão.
Este teste foi feito por uma empresa independente.

A afinação é obviamente permanente, não se ajustam sozinhos, maior ou menor descompressão é tudo acertado á mão.
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Re: Mola/Amortecedor vs Coilovers - Mitos e cenas

Mensagem por |Guilherme| »

Obrigado pela partilha Mário, acho que vai ser útil para mais malta. O que dizes 'a ignorância as vezes é uma benção' é bem verdade :mrgreen:
Não quer dizer ainda assim que o pessoal não experimente outros caminhos mas...para quem não quer andar a trocar de material várias vezes ou quem não tem dinheiro para aprender com os erros por más escolhas, acho que estes posts fazem sentido.

Muchas gracias e assim que tiver novidades partilho.
Um abraço

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Re: Mola/Amortecedor vs Coilovers - Mitos e cenas

Mensagem por Mario_Marques »

Eu tenho no meu golf uns coilovers bons e caros á anos e cada dia que passa estou mais a caminho de os tirar, o motivo é simples, quando tens 20 e poucos anos, altura que comprei o carro, as prioridades eram umas, agora com perto de 40 são outras, dou mais valor a outras coisas, ter um carro baixo condiciona a utilização.
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Re: Mola/Amortecedor vs Coilovers - Mitos e cenas

Mensagem por |Guilherme| »

Ehehe True. Já curtiste bastante de certeza! Abraço

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