Golf MK4 PD130 Last Edition

Responder
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por paulo1337 »

gongasfrs Escreveu: 03 dez 2019, 19:04 os nossos carros tem uma ligeira afinação de camber mas pouco. mas pode ser desalinhado sim.
hankook ventus prime 3 salvo erro, estou a optar por esta marca em todos os carros aqui de casa e estou satisfeito
Quando meter as jantes vou ver se alinho a direção também ;) Pressão não deve ser porque eu ando sempre em cima dela de mês a mês ou menos...
Fica mais uma boa sugestão, não são muito caros também :D
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Avatar do Utilizador
Golf4rider
Amateur
Amateur
Mensagens: 459
Registado: 29 set 2008, 20:24
Veículos: Golf IV
Localização: Marinha Grande

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por Golf4rider »

Bela jante.. uma revisão e pintura e ficam como novas.. já usei hankook em 17 e foram bons pneus, sempre nas rodas de trás fizeram perto de 30mil sem perder aderência.
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por Silver_Ajm »

paulo1337 Escreveu: 03 dez 2019, 19:56
gongasfrs Escreveu: 03 dez 2019, 19:04 os nossos carros tem uma ligeira afinação de camber mas pouco. mas pode ser desalinhado sim.
hankook ventus prime 3 salvo erro, estou a optar por esta marca em todos os carros aqui de casa e estou satisfeito
Quando meter as jantes vou ver se alinho a direção também ;) Pressão não deve ser porque eu ando sempre em cima dela de mês a mês ou menos...
Fica mais uma boa sugestão, não são muito caros também :D
O desgaste irregular dos pneus por dentro também pode significar cabeçotes e amortecedores em fim de vida...
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por paulo1337 »

Silver_Ajm Escreveu: 03 dez 2019, 20:20 O desgaste irregular dos pneus por dentro também pode significar cabeçotes e amortecedores em fim de vida...
Posso te contar um segredo? Os meus topos também estão quase quase a entregar a alma ao criador :lol: Os amortecedores penso que não se estragavam em 10 mil km...
Tudo a juntar-se para esta combinação de mais dinheiro gasto. Pobre Paulo :mrgreen:
Parece que os sinoblocos vão ser trocados em breve e a como bónus vai ser revista a suspensão...
Ao trocar os topos vão ser trocados também os rolamentos axiais, recomendas substituir mais alguma coisa? (talvez a porca de cima, penso ser autofrenante, não?)
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por paulo1337 »

Golf4rider Escreveu: 03 dez 2019, 19:59 Bela jante.. uma revisão e pintura e ficam como novas.. já usei hankook em 17 e foram bons pneus, sempre nas rodas de trás fizeram perto de 30mil sem perder aderência.
É o que lhes falta, o que mais importa é que já estão do lado de cá ;)
Nada mau mesmo! 30 mil ainda é muito km!
Já estão na lista também! 8)

Abraço
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por Silver_Ajm »

paulo1337 Escreveu: 03 dez 2019, 21:05
Silver_Ajm Escreveu: 03 dez 2019, 20:20 O desgaste irregular dos pneus por dentro também pode significar cabeçotes e amortecedores em fim de vida...
Posso te contar um segredo? Os meus topos também estão quase quase a entregar a alma ao criador :lol: Os amortecedores penso que não se estragavam em 10 mil km...
Tudo a juntar-se para esta combinação de mais dinheiro gasto. Pobre Paulo :mrgreen:
Parece que os sinoblocos vão ser trocados em breve e a como bónus vai ser revista a suspensão...
Ao trocar os topos vão ser trocados também os rolamentos axiais, recomendas substituir mais alguma coisa? (talvez a porca de cima, penso ser autofrenante, não?)
Os casquilhos dos triângulos também são outro componente que também ajuda no desgaste irregular do pneu... O meu golf andava a fazer o mesmo, como já lhe tinha trocado rotulas, ponteiras, bieletes e casquilhada toda, desta vez foram os amortecedores, cabeçotes e rolamentos. Ao que me parece os pneus novos que trago atualmente parecem-me estar com desgaste uniforme... Se trocaste os amortecedores, devias ter trocado também os cabeçotes se já não andavam famosos. Os rolamentos se ainda estiverem em bom estado acho que basta lubrificá-los, a porca também acho que não se costuma mudar.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por paulo1337 »

Silver_Ajm Escreveu: 04 dez 2019, 08:58 Os casquilhos dos triângulos também são outro componente que também ajuda no desgaste irregular do pneu... O meu golf andava a fazer o mesmo, como já lhe tinha trocado rotulas, ponteiras, bieletes e casquilhada toda, desta vez foram os amortecedores, cabeçotes e rolamentos. Ao que me parece os pneus novos que trago atualmente parecem-me estar com desgaste uniforme... Se trocaste os amortecedores, devias ter trocado também os cabeçotes se já não andavam famosos. Os rolamentos se ainda estiverem em bom estado acho que basta lubrificá-los, a porca também acho que não se costuma mudar.
Sei que os casquilhos não estão grande pistola (os grandes), mas para trocar troco logo tudo, mais vale!
Os topos não troquei porque a troca dos amortecedores não foi feita por mim, foi aquando da revisão para o carro me ser entregue...
Assim sendo aconselhas que reveja o quê?
- Topos de amortecedores
- Rolamentos axiais
- Casquilhos dos triângulos
- Ponteiras de direção
- Tirantes da barra estabilizadora
- Rótulas de suspensão

Caso haja mais alguma coisa diz me, para ver como está isso e ver o que precisa de ser trocado ;)
Obrigado pela ajuda desde já!

EDIT: É necessário lubrificar os rolamentos, mesmo sendo novos?
Os sinoblocos, aconselhas oem ou R32/TT?
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por Silver_Ajm »

No meu carro fiz a troca das ponteiras, barras axiais e rótulas porque tinham os foles todos gretados e mais cedo ou mais tarde iam dar raia, se o teu material estiver bom, sem folga e com os foles direitos, deixa estar. Os sinoblocos aconselho os do S3/TT, os cabeçotes, aconselho originais também, são os que mais duram, os rolamentos dos cabeçotes se estiverem ok, basta abrir e lubrificar, não vale a pena trocares, é claro que se forem novos não é necessário lubrificar.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por paulo1337 »

Silver_Ajm Escreveu: 04 dez 2019, 10:27 No meu carro fiz a troca das ponteiras, barras axiais e rótulas porque tinham os foles todos gretados e mais cedo ou mais tarde iam dar raia, se o teu material estiver bom, sem folga e com os foles direitos, deixa estar. Os sinoblocos aconselho os do S3/TT, os cabeçotes, aconselho originais também, são os que mais duram, os rolamentos dos cabeçotes se estiverem ok, basta abrir e lubrificar, não vale a pena trocares, é claro que se forem novos não é necessário lubrificar.
Eu em relação a topos vai ser para trocar assim como os rolamentos, já que se mexe numa coisa vai logo tudo! Quanto a marcas não sei, mas talvez opte por Monroe devido ao preço... OEM são bastante caros :(
Sim, vai ser para rever isso, só se troca se for preciso ;)
Assim sendo vai ter que levar com os maciços hehe
Obrigado por toda a ajuda amigo Silver!
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por Silver_Ajm »

paulo1337 Escreveu: 04 dez 2019, 11:10
Silver_Ajm Escreveu: 04 dez 2019, 10:27 No meu carro fiz a troca das ponteiras, barras axiais e rótulas porque tinham os foles todos gretados e mais cedo ou mais tarde iam dar raia, se o teu material estiver bom, sem folga e com os foles direitos, deixa estar. Os sinoblocos aconselho os do S3/TT, os cabeçotes, aconselho originais também, são os que mais duram, os rolamentos dos cabeçotes se estiverem ok, basta abrir e lubrificar, não vale a pena trocares, é claro que se forem novos não é necessário lubrificar.
Eu em relação a topos vai ser para trocar assim como os rolamentos, já que se mexe numa coisa vai logo tudo! Quanto a marcas não sei, mas talvez opte por Monroe devido ao preço... OEM são bastante caros :(
Sim, vai ser para rever isso, só se troca se for preciso ;)
Assim sendo vai ter que levar com os maciços hehe
Obrigado por toda a ajuda amigo Silver!
Os topos originais andaram na casa dos 50, 60€ os dois, pelo menos acho que foi quanto me custaram os meus à cerca de 1 ano. Os monroe não faço ideia do valor, nem da durabilidade, mas se a diferença de valor não for muito grande, se fosse eu a ti preferia meter os originais. Os que trazia no meu carro, também originais com 11 anos, já estavam espalmados para aí meio centimetro, mas para o que eu já tenho visto por aí, ainda estavam muito bons... Poupa nos rolamentos que é uma coisa que raramente dá problemas, bastando só lubrificar e coloca uns topos em condições. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por paulo1337 »

Silver_Ajm Escreveu: 04 dez 2019, 11:20
Os topos originais andaram na casa dos 50, 60€ os dois, pelo menos acho que foi quanto me custaram os meus à cerca de 1 ano. Os monroe não faço ideia do valor, nem da durabilidade, mas se a diferença de valor não for muito grande, se fosse eu a ti preferia meter os originais. Os que trazia no meu carro, também originais com 11 anos, já estavam espalmados para aí meio centimetro, mas para o que eu já tenho visto por aí, ainda estavam muito bons... Poupa nos rolamentos que é uma coisa que raramente dá problemas, bastando só lubrificar e coloca uns topos em condições. :wink:
Monroe são 10,29€ topo e rolamento (total de 20,58€), já OEM são 21,75€ cada topo (total de 43,50€), ainda custa a dar! :mrgreen: Vamos ver, se não precisar de muitas mais coisas opto por original!
E os rolamentos, lubrificam se com quê? ATE Plastilube serve? É o que tenho cá por casa :lol:
Problema é que também precisa de travagem à frente (quero ver se faço isso no próximo ano, discos, pastilhas e líquido de travão) e juntando tudo ainda vai uma boa nota! :?
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por Silver_Ajm »

paulo1337 Escreveu: 04 dez 2019, 11:52
Silver_Ajm Escreveu: 04 dez 2019, 11:20
Os topos originais andaram na casa dos 50, 60€ os dois, pelo menos acho que foi quanto me custaram os meus à cerca de 1 ano. Os monroe não faço ideia do valor, nem da durabilidade, mas se a diferença de valor não for muito grande, se fosse eu a ti preferia meter os originais. Os que trazia no meu carro, também originais com 11 anos, já estavam espalmados para aí meio centimetro, mas para o que eu já tenho visto por aí, ainda estavam muito bons... Poupa nos rolamentos que é uma coisa que raramente dá problemas, bastando só lubrificar e coloca uns topos em condições. :wink:
Monroe são 10,29€ topo e rolamento (total de 20,58€), já OEM são 21,75€ cada topo (total de 43,50€), ainda custa a dar! :mrgreen: Vamos ver, se não precisar de muitas mais coisas opto por original!
E os rolamentos, lubrificam se com quê? ATE Plastilube serve? É o que tenho cá por casa :lol:
Problema é que também precisa de travagem à frente (quero ver se faço isso no próximo ano, discos, pastilhas e líquido de travão) e juntando tudo ainda vai uma boa nota! :?
Essa massa apesar de ser vulgarmente usada para lubrificar as guias de carril das pinças de travão, serve perfeitamente para lubrificar esses rolamentos, é uma massa que pode ser usada em plasticos / borrachas / metais. A travagem se não montares um kit de XPTO, por exemplo pastilhas e discos de marcas tipo textar, com cerca de 80€ em material deves fazer a festa.
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por paulo1337 »

Silver_Ajm Escreveu: 04 dez 2019, 12:04 Essa massa apesar de ser vulgarmente usada para lubrificar as guias de carril das pinças de travão, serve perfeitamente para lubrificar esses rolamentos, é uma massa que pode ser usada em plasticos / borrachas / metais. A travagem se não montares um kit de XPTO, por exemplo pastilhas e discos de marcas tipo textar, com cerca de 80€ em material deves fazer a festa.
Eu já usei para lubrificar outros componentes, mas por acaso esse rolamento não fazia ideia que lubrificação levava :lol:
Vou montar travagem ATE, e anda mais ou menos por esses valores também, acho que com ATE não fico mal servido, antes pelo contrário!
A ver se um fim de semana perco um tempinho (que é muito difícil) para ir ver o que precisa de substituição ;)

Obrigado por toda a ajuda!
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Silver_Ajm
Moderador
Moderador
Mensagens: 9823
Registado: 22 abr 2008, 10:18
Veículos: Golf IV TDI 115cv 2001
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por Silver_Ajm »

paulo1337 Escreveu: 04 dez 2019, 13:20
Silver_Ajm Escreveu: 04 dez 2019, 12:04 Essa massa apesar de ser vulgarmente usada para lubrificar as guias de carril das pinças de travão, serve perfeitamente para lubrificar esses rolamentos, é uma massa que pode ser usada em plasticos / borrachas / metais. A travagem se não montares um kit de XPTO, por exemplo pastilhas e discos de marcas tipo textar, com cerca de 80€ em material deves fazer a festa.
Eu já usei para lubrificar outros componentes, mas por acaso esse rolamento não fazia ideia que lubrificação levava :lol:
Vou montar travagem ATE, e anda mais ou menos por esses valores também, acho que com ATE não fico mal servido, antes pelo contrário!
A ver se um fim de semana perco um tempinho (que é muito difícil) para ir ver o que precisa de substituição ;)

Obrigado por toda a ajuda!
Sim, se conseguires ATE por esse preço, não ficas mal servido não, neste momento é o que trago no carro, a meu ver o kit é superior à textar e pagid que também já usei. :wink: De salientar que por exemplo no meu caso as pastilhas apesar de serem ATE, vinha na face oposta ao material de fricção gravada a marca mintex, portanto a mintex também fabrica para a ATE. A plastilube segundo li também pode ser usada na lubrificação de rolamentos, esses rolamentos por não serem rolamentos muito rotativos também não necessitam de um lubrificante XPTO. :wink:
Golf IV TDI Highline 01
Membro Nº 1745
Feedback
paulo1337
Amateur
Amateur
Mensagens: 686
Registado: 18 jun 2017, 11:21
Veículos: Golf IV

Re: Golf MK4 PD130 Last Edition

Mensagem por paulo1337 »

Silver_Ajm Escreveu: 04 dez 2019, 13:43 Sim, se conseguires ATE por esse preço, não ficas mal servido não, neste momento é o que trago no carro, a meu ver o kit é superior à textar e pagid que também já usei. :wink: De salientar que por exemplo no meu caso as pastilhas apesar de serem ATE, vinha na face oposta ao material de fricção gravada a marca mintex, portanto a mintex também fabrica para a ATE. A plastilube segundo li também pode ser usada na lubrificação de rolamentos, esses rolamentos por não serem rolamentos muito rotativos também não necessitam de um lubrificante XPTO. :wink:
Valores exatos, atualmente consigo a combinação de discos e pastilhas ATE por 76,24€ (são os normais, nada de PowerDisc nem de pastilhas cerâmicas)
Quando chegar a altura disso (ainda vai demorar um bom bocado!) logo te digo quem fabrica as minhas :lol: :lol: :lol:
Obrigadíssimo por toda a ajuda Silver, és grande! :wink:

E tudo indica que ainda este ano chegue:
:arrow: Pernos de segurança
:arrow: 4 centros novos
Estou a pensar em comprar também uns autocolantes da BBS para colar nos centros atuais, mas até ver não passa de ideias :mrgreen:

Grande e forte abraço a todos que vão acompanhando!
Se algo te é importante, fá-lo, mesmo que as chances não estejam a teu favor!

Imagem
Responder