Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Responder
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Bom noite,

Finalmente sou o feliz proprietário de um golf mk1.
A procura foi extensa mas finalmente adquiri um e foi um GTI.

O carro encontra-se em mau estado no entanto vai ser todo restaurado, provavelmente ficava mais em conta comprar um em bom estado mas nunca iria ficar como eu queria.

O carro a nível de chapa está bastante bom, no entanto a mecânica e interior está bastante mau.

Vou deixando aqui algumas fotos do processo apesar de não serem muitas e de o carro já estar quase todo desmontado.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Boa tarde, alguém já teve a experiência de refazer os tubos de gasolina do sistema k-jet?
Wagen D
Admin
Admin
Mensagens: 2089
Registado: 16 out 2006, 18:20
Veículos: Rabbit '81 1.6d
Localização: Guimarães

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Wagen D »

Boa Tarde João,

Parabéns pela compra e pela coragem.

Quanto a tua duvida existe a venda novos sim:
https://eu.vwheritage.com/wc133vinj8vg1 ... v-vw-spare

Bom trabalho.

Cump.
Avatar do Utilizador
smdp23
Pro
Pro
Mensagens: 2983
Registado: 27 set 2017, 09:57
Veículos: VW Golf Variant GTD DSG
Localização: Azeitão / Barreiro
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por smdp23 »

A sair mais um excelente projeto 8)
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

VW Golf Variant GTD DSG

StandConde Lda
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

As limpezas de peças continua, segue algumas fotos do coletor

Imagem
Imagem

Vou ter de adquirir uma suspensão completa, estou bastante indeciso entre estas 2:
https://www.oemperformance.com/home/pro ... lf-i-17-5/

https://www.oemperformance.com/home/pro ... vw-golf-1/

Não pretendia que o carro fica-se demasiado duro. No entanto os coilovers podia ser uma mais valia pois por agora o carro vai andar com jante 13 e num futuro talvez ande por vezes com jante 15.

Algum feedback de algum destes conjuntos montados num golf mk1?
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Experiência pessoal, quando estava na mesma situação que tu, a pensar no que comprar experimentei alguns carros de pessoal que me deixou, e aconteceu tipo o pessoal na opinião deles estar altamente e dizerem maravilhas e quando testei fiquei completamente desiludido em alguns casos (os ap foi um deles) com o conforto e a condução no geral, sendo que o meu ponto de comparação era o meu carro com suspensão original VW sport(gti, gli, sportline cabriolet, rivage cabriolet) em franco bom estado, nos carros de jante 13 ainda consegues ter um Conforto muito aceitável por muito mau que seja o conjunto, com 15 a conversa é outra, fica bastante pior e em algumas situações horrível!!!!!!
Se procuras o melhor compromisso deixa as molas originais se estiverem ainda ok e forem mesmo as originais e coloca uns amortecedores de qualidade, mas depois já se sabe que é uma questão de prioridades de cada pessoa, para mim a prioridade é condução e conforto, mas depois também vai depender de cada pessoa, experiência que tem e comparação.
Eu meti os koni sport e molas eibach pro kit, de todos que testei era o que tinha o comportamento mais parecido ao original o carro ficou esteticamente agradável e se fores ver por aí fora o melhor feedback é sempre bom tanto dos amortecedores como das molas no mk1, mas estou seriamente a pensar voltar as molas originais porque as eibach são muito moles e com pneu 50 em algumas situações bate muito a mola, é muito mole e fecha-se, outro problema é que ao baixar o braço fica inclinado para cima se não levar extensão na rótula e afeta muito o conforto nestes carros além de colocar muito esforço no túnel do chassis.

Resumindo, experimenta todos os carros que puderes, mas experimenta bem, bom piso, mau piso, lombas, apertar nas curvas, dar gás, se das bastante valor ao prazer de condução de um carro espigadito vais acabar por perceber o que quero dizer.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Boas Mário, obrigado pelo feedback.
Infelizmente uma das molas do GTI está partida, tenho outro setup de molas mas é de um golf 1 normal. Vou ter mesmo de adquirir o setup completo.
Infelizmente aqui na zona não conheço ninguém com golf mk1 que tenha um dos setups que eu estava a pensar.

Acho que vou ter de apostar um pouco às escuras :?
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Como o pessoal antigamente gostava de inventar. A consola foi cortada para colocar o rádio.
Enquanto não aparece uma consola direita arranjei um suporte para os manómetros, depois de pintada acho que vai ficar aceitável.
Tenho uma consola de um cabrio mas infelizmente não é igual.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

De que zona és? Se fores do porto ou arredores conheço pessoal que não se importa de deixar dar uma volta.
Eu creio que existe á venda umas molas réplica fiel das originais, na verdade são muito idênticas as eibach prokit, mas as eibach tem pitch diferentes, mesmo diâmetro de aço, mesmo número de elos, só muda o pitch o que faz com que o carro fique um pouco mais baixo e mole, as originais são mais duras que as eibach prokit.
Podes também tentar numa sucata e afins, as molas são fáceis de identificar pelas marcas de tinta, se vires as tuas elas têm umas marcas de tinta, essas marcas definem o modelo de mola.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Mario_Marques Escreveu: 15 set 2019, 20:43 De que zona és? Se fores do porto ou arredores conheço pessoal que não se importa de deixar dar uma volta.
Eu creio que existe á venda umas molas réplica fiel das originais, na verdade são muito idênticas as eibach prokit, mas as eibach tem pitch diferentes, mesmo diâmetro de aço, mesmo número de elos, só muda o pitch o que faz com que o carro fique um pouco mais baixo e mole, as originais são mais duras que as eibach prokit.
Podes também tentar numa sucata e afins, as molas são fáceis de identificar pelas marcas de tinta, se vires as tuas elas têm umas marcas de tinta, essas marcas definem o modelo de mola.
Sou de Famalicão, ir ao Porto é na boa. Gostava de andar num com coilovers da AP para ver se realmente é desconfortável ou não.
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

Boa noite, por vezes os restauros não passa apenas por comprar e reparar peças. Aqui fica a nova aquisição. A ver se me vai ajudar a testar o sistema k-jet bem como nos esquemas eléctricos

Imagem

Por vezes arranjam-se bons negócios na Amazon, este é a edição antiga que tem boa informação
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

Se quiseres dar um salto ao Porto um dia destes consigo-te arranjar a testares possívelmente 2 sets de koni diferentes bem diferentes, um deles num carro com praticamente tudo novo em folha Material aftermarket e molas eibach pro kit aplicado e jantes de 15, outro com jante 13 e o kit performance original VW da época que é só amortecedores koni com molas VW originais( tenho de confirmar com o dono que não sei se está nas boxes em obras) os ap ficam em Condeixa perto de Coimbra.
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
RubenJetta-gli
Amateur
Amateur
Mensagens: 305
Registado: 02 fev 2011, 01:30
Veículos: vw jetta mk1 TX 1.8 8v
Localização: Casal de Cambra

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por RubenJetta-gli »

Já andei em mk1 com kit suspensão/mola, os referidos koni e aprova bem, mas ficas sempre pendente da altura das molas. Coils já testei muitos, JOM, TA, KW, AP e BC Racing. De todos, a nível de preço/qualidade e é o que tenho montado no meu jetta são os AP, para mim foi a melhor coisa que fiz depois de ter rolado algum tempo com TA. Kw, são muito bons, mas para uma kw v1 prefiro dar menos dinheiro e ter os AP que fazem o mesmo. Por 890€ já consegues os Bc Racing que são muito bons, já com algumas regulações tal como os kw v3.
Hill Crew member nº96
Imagem
Avatar do Utilizador
Mario_Marques
Moderador
Moderador
Mensagens: 18415
Registado: 18 nov 2005, 01:12
Veículos: Demasiados veículos.
Localização: Porto/CH/DE/UK
Contacto:

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por Mario_Marques »

A única queixa que tenho no meu são as molas especificamente na frente, muito moles para o amortecedor, possivelmente vou trocar as molas ou instalar anéis de compressão.
Por serem muito moles com koni na minha configuração perde conforto na frente em algumas situações pois os koni ajustam descompressão e não dureza como toda a gente diz, ou seja, bons para molas duras, maus para molas moles, devia ter metido o conjunto completo da koni que trazia molas penso que Fabricadas pela h&r.
A altura com 15 ficou assim, está ao ponto de ficar fixe sem entrar no mundo de criar muitas limitações ao uso do carro, sendo que a minha prioridade é a condução e não o aspeto.
As molas são as eibach prokit, muito mais baixo já me ia começar a causar problemas.
Anexos
IMG_20190921_225052_5.jpg
IMG_20190921_225103_5.jpg
IMG_20190921_225037_8.jpg
Imagem
Imagem
SUBA-WHO?

Participa no Concurso fotografia CGP :arrow: viewforum.php?f=70
joaodh92
Moderador
Moderador
Mensagens: 828
Registado: 03 out 2008, 20:12
Veículos: mk3

Re: Golf mk1 GTi 1.6 L97A

Mensagem por joaodh92 »

O natal parece que chegou mais cedo :P
A ver se entretanto se começa a montar algumas coisas fora da carroçaria.

Imagem
Responder