Começo desde já por agradecer a minha aceitação aqui no fórum. Já andava a fazer lurking há algum tempo, mas decidi finalmente me registar.
Sou "dono" de uma golf variant VII 1.6 tdi de 110cv bluemotion versão highline de 2015 com 130k km, a qual não me tem criado qualquer problema desde a sua aquisição.
No entanto e como tudo na vida podem surgir imprevistos que nos deixam a pensar.
A situação aqui foi o facto de estar tudo a correr às mil maravilhas, quer profissionalmente quer pessoalmente, até o meu local de trabalho ter sido "movido" para outro sítio, para estar mais perto das empresas com que trabalhamos (o que parece uma solução definitiva).
Quer dizer eu nem devia ficar abalado com tal mudança, uma vez que estou mais perto de casa, amigos e conseguir ver isto como uma ajuda à gestão de stress quotidiano. No entanto, surge o problema "carrinha em andamento".
Não sei se posso ser ingrato ao ponto de estar descontente com esta situação porque imagino a quantidade de pessoas que gostariam de se abster deste stress diário.
A questão aqui é que raramente sentia a carrinha a regenerar muito pelo simples facto de andar diaramente em estrada aberta. Com a mudança de instalações, comecei a percorrer 10km diários e semanais (estrada sem muito transito mas dentro de uma vila) e ao fim de semana (part-time que sempre dá uma ajuda para despesas gerais) cerca de 40km contando com o sábado e o domingo juntos em nacional sem transito.
Eu sei que não é o adequado para este veículo, mas visto ainda estar a pagar a carrinha, não sei que soluções terei neste sentido e intervalo de tempo de pagamento para encontrar uma solução mais viável.
É algo que me preocupa porque primeiro adoro conduzir, depois gosto de estimar as poucas coisas materiais que me dão gosto de adquirir.
Sou simplesmente um rapaz pacato, sem vícios que um dia pensou em investir.
Desculpem o desabafo, mas a solução mais plausível seria a de fazer viagens em AE aquando das regenerações, que com estes curtos trajetos sao possíveis de aparecer de 200 em 200km? A questão seria a forma de conseguir ir para a AE, uma vez que a regeneração pode ser feita logo na ida para o trabalho e não à volta que seria quando tinha mais tempo para a passear. Confuso.
Obrigado malta e boas viagens!
Ajuda - FAP e coisas da vida
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Ajuda - FAP e coisas da vida
Última edição por HugZ em 27 set 2019, 17:53, editado 2 vezes no total.
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Re: Ajuda - FAP e coisas da vida
Antes de mais com esses trajetos mais curtos recomendo-te fazeres intervalos de serviço fixos (150000 km) ou 1 ano, devido a esses trajetos curtos e a regenerações possivelmente adiadas. Fora isso não estaria muito preocupado uma vez que costumas dar uma voltinha maior ao fim de semana.
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Re: Ajuda - FAP e coisas da vida
Bom dia,Golf_4_TDI Escreveu: ↑11 set 2019, 21:03 Antes de mais com esses trajetos mais curtos recomendo-te fazeres intervalos de serviço fixos (150000 km) ou 1 ano, devido a esses trajetos curtos e a regenerações possivelmente adiadas. Fora isso não estaria muito preocupado uma vez que costumas dar uma voltinha maior ao fim de semana.
Cumprimentos
Agradeço por dispensares um bocado do teu tempo para me ajudares.
Poderias-me explicar melhor o que pretendes dizer com os intervalos de serviço fixos?
Cumprimentos.
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Re: Ajuda - FAP e coisas da vida
Intervalo fixo são manutenções de óleo e filtros a cada 15000€ ou anualmente, pois de fábrica vêm para realizar até 30000 km ou até 2 anos mas devido ao circuito realizado e às interrupções de regenerações do filtro de partículas que vão ser mais que muitas, com isso vais contribui para uma degradação rápida do óleo do motor, para para haver tanta degradação desse óleo na sua vida útil e proteger todo os componentes mecânicos do motor e não só, é aconselhado a ter menos tempo esse óleo
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Re: Ajuda - FAP e coisas da vida
X2
Não podia explicar melhor! Exatoqual
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Re: Ajuda - FAP e coisas da vida
Boas,smdp23 Escreveu: ↑12 set 2019, 18:54Intervalo fixo são manutenções de óleo e filtros a cada 15000€ ou anualmente, pois de fábrica vêm para realizar até 30000 km ou até 2 anos mas devido ao circuito realizado e às interrupções de regenerações do filtro de partículas que vão ser mais que muitas, com isso vais contribui para uma degradação rápida do óleo do motor, para para haver tanta degradação desse óleo na sua vida útil e proteger todo os componentes mecânicos do motor e não só, é aconselhado a ter menos tempo esse óleo
Pois dada a situação atual 15000km anuais parece-me uma meta difícil de alcançar, infelizmente.
Esses serviços anuais tens alguma previsão de preços?
Óleo castrol edge 5w40?
Fica a nota que sempre que o sentir a regenerar vou fazer os possíveis para dar uma voltinha para a AE.
Abraço.
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Re: Ajuda - FAP e coisas da vida
Em termos de custo é idêntico, pois tem que se usar exatamente o mesmo óleo. Claro que a melhor regeneração é efetuada em andamento com rotações a rondar as 2500 rpm mas se não interromper pode ser feita e concluída ao ralenti, sem qualquer problema.
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Re: Ajuda - FAP e coisas da vida
Ou seja,
Imaginemos que vou para o trabalho, agora com estes circuitos curtos de cerca de 6km de ia, e o carro começa a regenerar logo de manha. É natural que tenha de desligar o carro para ir trabalhar, ficando a regeneração possível de ser feita mais ao fim da tarde quando voltar a pegar nele? E imaginemos que ao fim dessa mesma tarde não é possivel ir para a AE por algum motivo, pode ficar a regenerar parado em espaço aberto ou tenho de ir dar uma volta mais pequena?
Obrigado.
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Re: Ajuda - FAP e coisas da vida
Claro que sim.HugZ Escreveu: ↑13 set 2019, 09:45 Imaginemos que vou para o trabalho, agora com estes circuitos curtos de cerca de 6km de ia, e o carro começa a regenerar logo de manha. É natural que tenha de desligar o carro para ir trabalhar, ficando a regeneração possível de ser feita mais ao fim da tarde quando voltar a pegar nele?
Pode ficar a fazer a regeneração ao ralenti sem problema.
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Re: Ajuda - FAP e coisas da vida
Muito obrigado.smdp23 Escreveu: ↑13 set 2019, 12:42Claro que sim.HugZ Escreveu: ↑13 set 2019, 09:45 Imaginemos que vou para o trabalho, agora com estes circuitos curtos de cerca de 6km de ia, e o carro começa a regenerar logo de manha. É natural que tenha de desligar o carro para ir trabalhar, ficando a regeneração possível de ser feita mais ao fim da tarde quando voltar a pegar nele?
Pode ficar a fazer a regeneração ao ralenti sem problema.
Tenho assistido a situações em que a ventoinha fica ligada depois de desligar o carro. Foi feita uma regeneração activa?
A ver se estes dias pego no manual da viatura para reler estes pormenores hehe
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Re: Ajuda - FAP e coisas da vida
Em principio quer dizer que estava a fazer uma regeneração e foi interrompida e devido à elevada temperatura do filtro de partículas a ventoinha ficará ligada até chegar a um temperatura mais baixa, chegam a estar a trabalhar mais de 10 minutos...
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Re: Ajuda - FAP e coisas da vida
Pois, agora uma pessoa vê isso tudo a acontecer.
Não queria nada que isso fosse frequente, estou numa situação um bocado meh.
Por um lado tenho o intervalo de tempo que eu pensei ser melhor para pagar a carrinha para a manter e por outro o de tentar encurtar esse mesmo intervalo para a despachar.
Achas que em 3 anos haverá assim problemas de maior mantendo-se esta rotina?
Bem acho que se vai indo e vai-se vendo hehe
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Re: Ajuda - FAP e coisas da vida
Se não houver muitas interrupções pelo caminho, não vai haver problemas de maior.
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Re: Ajuda - FAP e coisas da vida
Boas @smdp23, relativamente às regenerações, ontem ao chegar a casa não reparei que o carro estava a regenerar apesar de sentir ali um aumento nos consumos aquando uma viagem de cerca de 40km e desliguei o carro na garagem. Mal senti as ventoinhas ligadas ao sair do carro, peguei no mesmo e fui passeá-lo em estrada aberta durante 10-15minutos.
Ou seja ao ter desligado o carro naquele momento interrompi-a e não valeu a pena ter dado uma volta após isso ou a regeneração foi na mesma bem feita após este "passeio"?
- smdp23
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Re: Ajuda - FAP e coisas da vida
Ao ter desligado, interrompeu. Não deu conta da rotação no ralenti estar mais elevada? Na questão de ter dado uma volta logo de seguida, fez bem, pois assim garantiu que não voltava a interromper a regeneração.