Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

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Xinesvsc
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Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

Mensagem por Xinesvsc »

A detecção de fadiga penso que seja mais uma daqueles opções que realmente não são eficazes e o funcionamento é no mínimo duvidoso. Pelo menos é a ideia que tenho. Já a lane assist para quem faz muita AE é um must have e quem conduz à noite é quase obrigatório. É que há sempre aquela momento em que estamos exaustos, piscamos os olhos por 1segundo que acabam por ser 5 segundos e a lane assist pode ser uma mais valia e salvar-nos a pele :D
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Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

Mensagem por VWD-40 »

Certo, a deteção de fadiga acho que é mais fiável pela cronometragem de tempo de condução do que pela análise da interação do condutor com o carro.
A lane até em nacionas às vezes dá aquele toque a um gajo quando vai distraido :?
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AugustoT
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Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

Mensagem por AugustoT »

De facto tenho a mesma opinião no que toca ao detetor de fadiga.
Já fiz uma cheio de sono e nem um piu, outras vezes vou fresco como uma alface e de vez em quando ele lá chateia para ir tomar café....
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Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

Mensagem por VWD-40 »

Opá, sempre é mais uma linha no menu dos assistentes :lol:
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Retrofit câmara 3AA

Mensagem por VWD-40 »

Para aproveitar o infortúnio de ter uma pedrada no vidro, porque não instalar o vidro com suporte para câmara. O vidro para o modelo de 2009 seria 3C8845011C ou H mas quis ser guloso e optei por arriscar no 3C8845011AB (VW CC), sabendo que o suporte para o sensor de chuva e luz seria diferente (circular e não retangular).

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Só falta encher o enterior


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Cablagem para Lane Assist Passat B7

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Sensor de chuva e luz


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Câmara + tampa + espelho (tirado de um Passat B7 de 2013)


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A coisa já se começou a compor aqui

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1º problema: O conector do espelho novo tem 8 pinos e não 6 como no anterior e os terminais são mais largos, não havendo a hipótese de encaixe direto. De acordo com o Elsa, os pinouts são iguais por isso toca a inventar até que ter os todos os conectores e terminais para conseguir um aspecto OEM...


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Espelho no sítio, ligado e a funcionar :). Bora para a cablagem da câmara.

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Fiarada no sítio!

Como o meu cabo VagCom decidiu tirar férias na mesma semana em que recebi o VAS5054 (não sei se foi por ciúmes) e não conhecendo eu quase nada de ODIS, adivinhava-se um desafio interessante.

Depois de alguma pesquisa lá consegui dizer à CAN que havia mais um inquilino na casa e no quadrante apareceram logo as opções de Lane Assist e Trafic Assist! :D (High beam assist nem vê-lo... :oops:)


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Com a ajuda de videos do youtube com o VCDS, lá consegui escolher o canal certo de adaptação no Steering Assist (e o código) para ativar o Lane Assist (mudar o valor de zero para 1)


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Aqui enganei-me a codificar o RNS510... em vez de 10 seria 20 no byte 8 (esqueci-me que se começa a contar do bit zero e não do um). Esta opção é necessária para o Sign Assist, caso contrário aparece erro no quadrante.


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Apesar de estar tudo aparentemente bem configurado, assim que passo pelo primeiro sinal apareceu um erro...embora tenha reconhecido um sinal


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No dia seguinte já não apareceu o erro e já reconhecia mais do que um sinal :cool:

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Conclusão:
- Não foi dos retrofits mais caros que fiz;
- Como a câmara era usada não foi necessário calibrá-la para funcionar, ainda que se note que há uma tendência para o carro ter mais "medo" da faixa da esquerda do que da direita (mas pode ser devido a um desalinhamento das rodas já que o carro ultimamente anda a tentar fugir para a direita... malditas tampas de esgoto...);
- Na estrada nacional, o Lane Assist não serve de grande coisa... e o Sign Assist perde alguns dos sinais que estão no lado de dentro de curvas muito apertadas;
-- No quadrante que tenho, só consigo ver os sinais detetados se estiver na página do Sign Assist... embora gostasse que fosse como no vídeo

- Sign Assist funciona com o meu RNS510 de 2009, firmware versão 5238A e mapas para "EU West V13 - 8348";

- Em estrada aberta, serve para corrigir a maior parte dos desvios de faixa, sem bem que se se guinar para fora da faixa com convicção nem se sente que o Lane assist está a tentar fazer algo; Desenganem-se, se querem piloto automático mais vale comprar um Tesla :)
- Funciona de noite :)
- Resta por o High Beam Assist a funcionar... tentar brincar com a CECM;
- A alavanca com o botão de Lane Assist trazerá algum conforto de operação... já que começa a haver vários menus no quadrante e já se torna complicado rolar até à página de assistentes para ligar/desligar o Lane Assist.

Bons retrofits 8)
Última edição por VWD-40 em 27 jul 2019, 12:41, editado 2 vezes no total.
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Re: Passat CC 170 DSG (AKA CC RETRO )

Mensagem por smdp23 »

Toca meter tudo isso a funcionar ;) Sempre em constante evolução.
Cumprimentos Sérgio Pinheiro

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Retrofit CCM Passat B7 + ELV modificação

Mensagem por VWD-40 »

Desde que mudei o quadrante (e perder o menu conforto), que o carro andava a pedir uma CCM compatível. O problema é que o imobilizador está na CCM... :/ mas com ajuda prometida do camone a quem comprei o quadrante a coisa adivinha-se um pouco mais fácil.

Desmontar CCM 3C0959433R (por de trás do porta luvas)
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Esventrar as CCM's e sacar os chips onde está a info do imobilizador, descarregar os dados dos 2 chips, enviar os dumps para o camone que me vendeu o quadrante e reprogramar o chip da CCM 3AA959433B
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Menu conformo de volta :)
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Nova mensagem no quadrante quando se desliga a ingnição... supostamente é para avisar que faz "trancagem dupla" das portas e quem estiver dentro não consegue sair
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Para codificar, optei por ir bit a bit e tentar activar as opções da forma que estava a CCM antiga mas quando trancava o carro abria-se a tampa do combustível e quando a tentava abrir com o botão não acontecia nada...
Assim sendo, segui o conselho original de copiar a codificação inteira da CCM antiga para a nova e voilá :)
Depois foi só adicionar as duas chaves (remoto) para abrir e fechar as portas

No entanto, quando se tira a chave da ignição a mensagem de erro do ELV tornou-se ainda mais visível... rrrrrrrrrrr... desde que mudei a CAN que isto anda a chatear....

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Como ainda tinha algum tempo atirei-me ao ELV. Segui o método bronken (que é consistente com os esquemas do Elsa) e já está! :D

Bons retrofits
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Side Assist Retrofit

Mensagem por VWD-40 »

Este é um dos assistentes mais curiosidade me suscitou. Teoricamente é um "simples" avisador de ângulo morto mas na realidade é um bocadinho mais do que isso ;).

Bem, como o sistema requer a montagem de 2 radares por dentro do parachoques traseiro não há outra forma de o fazer.
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Algumas contas de cabeça para fixar os suportes de um VW CC num Passat CC (esta opção só apareceu nos B7)
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Cablagem instalada, vamos lá espreitar o quadrante... a cinza? Ahhhh.... faltam as luzes dos espelhos!
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Como não tinha arranjado capas dos espelhos e não tinha paciência para dar quase 100€ mais pintura, usei uma técnica caseira para instalar as lâmpadas de aviso do sistema:
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Após ter tudo montado continuava a teima do sistema em não funcionar... acusava falta de adaptação básica, ou seja, calibração.

Depois de pesquisar na net e de ter reunido vários testemunhos, lá optei por recorrer aos senhores da marca para calibrar os radares do Lane Assist.

Em Braga, esse serviço é feito pela M&Costa mas na sucursal da Audi. Esse serviço teria o custo de 170€ (roubo tendo em conta que a máquina na Kufatec custa 1270€) e demoraria 2h30...

Assim sendo susti a respiração e lá levei o meu menino. Ao fim de 2h de ter lá entrado fui avisado que ainda não tinham conseguido passar da fase de diagnóstico :android:.

Passado algum tempo vieram-me com a estória que aquele carro não trás de origem aquele sistema e que se pelo menos os radares (3AA 907 566 e 3AA 907 568) que são da versão "D" fossem da "A" ainda poderiam fazer alguma coisa... ou se soubesse de um VIN de um VW CC para ver se o "software" assume... (comecei a arrepender-me de ter ido à marca :cry:).

Entretanto o n4s lá me enviou uns VIN's mas quando falei com os camones já tinham o carro no parque à minha espera, sempre com a justificação que era um sistema adaptado e que não vinha naquele carro. Cobraram-me 51€ por busca de erros assistida... sem comentários.

Decidido a não desistir, e depois de trocar algumas ideias do n4s acerca das implicações do sistema funcionar no modo Master-Slave e por eu ter comprados os radares em vendedores e países diferente, encontrei um puto nas Eslovénia ou lá que crlh era aquilo que se dedica a fazer retrofits. Disse-me como os gajos da marca deveriam ter feito para por o ODIS-S a fazer o trabalho como se tratasse de um VW CC (ainda disse que não era preciso ser muito inteligente para fazer isso... bastava por em identificação manual e escolher o ano do carro igual ao dos radares--- dah! :poop:). Testei com o meu ODIS-S e criou logo um test plan para calibrar os radares, só me faltava a ligação à net e a máquina, claro.

Também me disse que nunca tinha montado num carro radares provenientes de 2 carros diferentes e que se viessem do mesmo carro já calibrados não teria problemas.

Nesta fase fiquei indeciso de entre ir outra vez aos senhores da M&Costa dar 170€ ou comprar radares usados do mesmo VW CC carro por pouco mais do que isso e vender os que tenho... foi fácil de fazer a escolha! :)

Depois de trocar bastantes mensagens para assegurar que eram do mesmo veículo lá recebi estes belos exemplares com suporte e tudo!
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Hora de desmontar (outra vez) o para choques traseiro mas já quase é rotina é à F1, lol.
So far so good! :)
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Sem erros
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Hora de Test Drive!!!! :?
Toca a montar tudo (aproveitei para substituir os parafusos todos do parachoques traseiro e algum clips plásticos da cobertura da mala que tinha partido)
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E como o que malta quer é vídeos aqui vai o 1º (peço desculpa pela agitação na imagem mas o contentamento era muito)
Aqui dá para ver que quando ultrapassamos outros carros também mostra um aviso (supostamente quando a diferença de velocidade é <15 km/h)
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=AsEnNe2TruY[/youtube]

Aqui dá para ver que a luz acende mais cedo quando os carros se aproximam com mais velocidade...
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=9LKeg__C-oU[/youtube]

A intensidade das luzes é regulável!
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Notas:
- Não estava à espera que funcionasse tão bem, sendo radares com calibração feita noutro carro com um para choques ligeiramente diferente do meu e tendo eu cortado os apoios para conseguir encaixar os radares no meu carro.
- O Side Assist Plus é mesmo um plus já que manda flashes intensos caso se aproxime das linhas quando existem carros nas zonas de risco nas faixas adjacentes.
- Depois de perceber o que significam os 2 tipos de avisos que as luzes dos espelhos mandam para os olhos, dá uma sensação de mais controlo e atenção ao que os senhores que vêm por de trás do carro andam a fazer. Dei por mim a pensar distraidamente para mim mesmo que coisa era aquela a piscar freneticamente no espelho e depois reparar que vinha lá um acelera a todo o gás. À partida não seria problema porque eu não iria mudar de faixa mas fiquei ciente desse risco.
- Deteta motas... e até bicicletas que ultrapasso devagar (não devem de ser em carbono... forretas!)
- Após estes 2 anos de uso (sim, esta info é recessa) tive uma situação em que este assistente foi provavelmente a diferença entre ter um acidente e seguir o resto da noite tranquilamente. Circulava numa variante em Braga com 2 faixas no mesmo sentido, à noite e com chuva. À minha frente seguia um carro cada vez mais lento e quando me preparo para o ultrapassar acende a luz do espelho do condutor. Perdi algum tempo a pensar porque raio estava a avisar se não via nenhum carro pelo espelho nem estava a passar numa zona de gradeamentos (por vezes dá falsos positivos). Nisto passa um carro com as luzes apagadas sossegadinho na sua mundo iluminado pelos iluminação pública... WTF


Moral da coisa:

-Se quiserem evitar depender da oficina da marca para este retrofit COMPREM RADARES USADOS DO MESMO VEÍCULO! Eu, para poupar alguns trocos acabei por gastar mais dinheiro e ter mais dores de cabeça por ter comprado radares a bom preço mas de veículos diferentes. Um dos vendedores enganou-se e enviou-me o radar do lado contrário. Como era caro devolver e não tinha garantias que iria correr bem acabei por ficar com 3 radares (que vou agora por à venda). Como a oficina da marca não conseguiu fazer a calibração acabei por gastar mais algum dinheiro sem proveito...

- Não desistam quando tudo parece correr mal :D


Boas lutas
Golf III GTD 75cv (+550 000 Km = so far, so good)
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